Vendedores e as aparências

Curiosamente tive uma experiencia muito boa numa concessão da Porsche !

Ia a passar por lá, tinha tempo disponivel e fui, como admirador da marca, ver o que tinham exposto !

Assim que entrei fui prontamente recebido e cumprimentado. Com a tradicional pergunta "O que posso fazer por si"... Abri de imediato o jogo e disse, "olhe, nao perca muito tempo comigo, uma vez que estou so a ver, se nao se importar"...

Ao que o vendedor retorquiu: "Esteja à vontade, se quiser alguma informação ou algum catalogo, eu estou ali. Já agora permita-me que lhe deixe o meu cartao"...

E pronto, simples e eficaz...ele perdeu 1 minuto, e deixou-me à vontade...

Não custa nada, é bom atendimento ! Pode nao ter feito nenhuma venda ali naquele momento, mas prefere nao arriscar... Pq ele nao sabe de que forma eu, ou outro que entrasse no meu lugar, não seria determinante numa futura venda !

Pois aconteceu-me precisamente o mesmo num stand da BMW que visitei - o S-Drive. Enquanto tinha o meu carro na revisão dei uma volta pelos stands vizinhos para fazer tempo.
Quando entro no da BMW, também abri o jogo com o vendedor e disse-lhe que só estava ali para ver os carros que gostava bastante, e para fazer tempo enquanto o meu ficava pronto na oficina ao lado.
O vendedor foi extremamente correcto comigo, deixou-me ver os carros que eu entendi eu dei-me o seu cartão para eu posteriormente marcar um test-drive.

Nota final 1: Eu não estava de Fato e Gravata.
Nota final 2: Também entrei no Stand da Seat - Autocompetição, e ninguém me ligou nenhuma. Estavam lá dois vendedores sentados sem fazer nada e nenhum se dignou a dirigir-me a palavra.

Cumprimentos,

Até ver nunca tive razões de queixa em stand nenhum. Fui sempre bem atendido e de forma atenciosa.

E não ando de fato[:D], mas também nunca ando "mal vestido" ou mal apresentado.

Mas conheço muitas situações como as que foram relatadas. Ainda estou à espera que me toque a mim.[:D]

tb das vezes q n fui bem atendido n me xateei mto, fiz como faço em todo o lado, virei as costas e fui me embora o q n falta por ai é gente a querer vender carros.

É o resultado de um inquérito noticiado hoje:
«Um estudo divulgado esta segunda-feira pelas Selecções do Reader’s Digest mostra que 97 por cento dos portugueses "não depositam nenhuma confiança na classe política"».
Em matéria de confiança, os políticos ficam mesmo no fundo da tabela, com pior fama que os vendedores de automóveis: «93 por cento dos inquiridos "não tem muita ou mesmo nenhuma confiança" nos vendedores de automóveis».

Os políticos e os vendedores de automóveis são os profissionais em quem os portugueses menos confiam, segundo um estudo hoje divulgado pelas Selecções do Reader's Digest.
Além disso, revela que 93 por cento dos inquiridos "não tem muita ou mesmo nenhuma confiança" nos vendedores de automóveis.

Afinal os vendedores nao sao tao maus como pintam,os politicos sao piores,segundo portugueses!!!

É obvio que se uma pessoa tem onde ganhar mais e melhor não há necessidade de estar à espera que lhe caiam clientes no stand e queiram carros, porque a verdade é que há poucos...muito graças ao IA e à dupla tributação já existentes...e também a ideologias altivas por parte de vários (sublinho o vários, não todos) vendedores.

Dou-te um exemplo, o meu pai comprou um Starlet em 99 (que é o meu actualmente), e preço de revista custava 2500 cts, ficou por 2800 com um vendedor da Toyota...no dia em que o foi levantar estava lá um Corolla com o mesmo equipamento por 2800 cts...claro que o sinal já lá estava e tava tudo assinado...tá assinado...mas o vendedor perdeu um amigo e um cliente...

Em 2003 o meu pai comprou um Corolla no mesmo stand e sabes com quem fez o negócio?Com o gerente...não quis saber de nenhum vendedor para nada!O preço do carro de revista era 22000 euros, com PM e Airbags de cortina (não eram de série em 2003, penso eu). O carro exposto custava 22500 a passar, e ficou-lhe por 21500...o meu pai não se pode gabar que fez bom negócio com o Starlet porque não o fez, mas à medida que foi abrindo os olhos a par de muita gentinha, conseguiu um bom negócio no Corolla, agora diz-me lá, como se podem gabar os vendedores do seu trabalho?Só desvalorizam os clientes, c@gam para eles, depois querem milagres...o meu pai faz questão de NUNCA mais tratar com os vendedores...e o filho o mesmo caminho seguirá, a não ser que o negócio valha a pena, claro!

Agora a questão fundamental, o teu ponto de vista é que uma pessoa só é cliente a partir do momento que pretende fazer negócio com um carro, mas ai corrijo-te, um cliente é cliente desde o momento que entra na porta de uma loja ou stand ou se aproxima de alguém que representa uma dessas entidades. Podes não ser mal educado, mas o simples facto de não "perder" tempo com pessoas que claramente não vão, naquele momento, comprar algum carro, não faz de ti uma melhor pessoa e uma melhor atitude, acredita...

Sou estudante, acabo este ano o curso, tenho carro. Espero trocar no prazo máximo de 1 a 3 anos por outro, e não sei qual vai ser...mas se as coisas forem como agora, novo não vai ser, mas se fosse, por exemplo, tenho a certeza que na Fiat de Vila Real NUNCA NA VIDA COMPRARIA!!!E sabes porquê?Porque quis fazer um test-drive ao novo GP, ficaram de me ligar e c@garam pra mim!!!Mas o problema é que um dia eu posso querer um GP, "nunca digas nunca!", e lá, de certeza que não me vou esquecer...também gostarias, por exemplo, de não perceber nada de computadores, ires a uma loja tipo CHIP7 só para quereres informações sobre um pc e o gajo dar-te um folheto e dizer-te educadamente que está lá tudo o que precisas saber, e atender com outro aroma um cliente que pretende comprar mesmo um pc...é graças a mentalidades como essa que nascem tópicos como este, por exemplo...já fui vendedor, embora não de carros, e garanto-te que sempre expliquei e perdi tempo com pessoas que nada queriam de negócios comigo, mas pelo menos levaram a sensação de que havia uma pessoa simpática disposta a explicar tudo e a perder algum do seu tempo com elas...agora criar uma postura de que "eu é que estou a fazer um favor aos que aqui entram"..., a médio prazo...perdem...porque uma empresa não vive só dos clientes...mas sim de NOVOS clientes...cada vez mais funciona assim, quem não se adaptar a esta ideologia, dará conta dos resultados a médio prazo...vão ver!Cmps!

Tudo o que dizes faz completo sentido na tua prespectiva, na prespectiva de qualquer vendedor de automoveis que trabalhe por objectivos não faz sentido algum. Nenhum vendedor "perde" tempo com clientes para comprar carro daqui a 2 ou 3 anos...porque tens um objectivo a cumprir senão no fim do mês levas uma miseria para casa.

E digo-te muito sinceramente, eu vou a uma loja exprimentar ou fazer o que quer que seja quando esta na altura de comprar, não para comprar daqui a não sei quantos meses...exactamente porque é uma perda de tempo para mim o fazer antes, e para quem me esta a atender.

Só quem não é vendedor é que não compreende isto.

É o resultado de um inquérito noticiado hoje:
«Um estudo divulgado esta segunda-feira pelas Selecções do Reader’s Digest mostra que 97 por cento dos portugueses "não depositam nenhuma confiança na classe política"».
Em matéria de confiança, os políticos ficam mesmo no fundo da tabela, com pior fama que os vendedores de automóveis: «93 por cento dos inquiridos "não tem muita ou mesmo nenhuma confiança" nos vendedores de automóveis».

Os políticos e os vendedores de automóveis são os profissionais em quem os portugueses menos confiam, segundo um estudo hoje divulgado pelas Selecções do Reader's Digest.
Além disso, revela que 93 por cento dos inquiridos "não tem muita ou mesmo nenhuma confiança" nos vendedores de automóveis.

Afinal os vendedores nao sao tao maus como pintam,os politicos sao piores,segundo portugueses!!!
E essa prespectiva pode ser completamente ao contrario. Volto mais uma vez a dizer, eu enquanto vendedor, é raro confiar num cliente... agora deixo-te a ti a pensar porquê...:)

Eu acho que não podemos generalizar! Muitas das vezes o mau tratamento que recebemos num sítio são os problemas do trabalho e pessoais a manifestarem-se no vendedor.
E quanto ao facto de ser Dr. ou Eng. ninguém é adivinho. E duvido que por dizer que tenho um titulo nobiliarquico que resulte num melhor atendimento, o mais certo é caír no rídiculo.
Posso dizer que até agora o melhor atendimento que tive foi quando comprei o meu anterior VW e em parte pq quem estava lá no atendimento era um amigo de escola que já me conhecia bem.
E se calhar até é engraçado quando nos confudem com alguém com menos posses e provamos o contrário!

Eu acho que não podemos generalizar! Muitas das vezes o mau tratamento que recebemos num sítio são os problemas do trabalho e pessoais a manifestarem-se no vendedor.
E quanto ao facto de ser Dr. ou Eng. ninguém é adivinho. E duvido que por dizer que tenho um titulo nobiliarquico que resulte num melhor atendimento, o mais certo é caír no rídiculo.
Posso dizer que até agora o melhor atendimento que tive foi quando comprei o meu anterior VW e em parte pq quem estava lá no atendimento era um amigo de escola que já me conhecia bem.
E se calhar até é engraçado quando nos confudem com alguém com menos posses e provamos o contrário!

Neste ponto discordo, ninguém tem de provar quando vai comprar um carro se tem posses ou se não nem posses, e jamais tentar provar alguma coisa.

Será que quêm comprar um topo de gama tem necessáriamente mais posses do que quêm compra um útilitário? Até poderá não ser o caso...

Existem "n" opções de vida e objectivo quando se compra um carro, pode ser para ter simplesmente um meio de transporte, pode ser para ter prazer de condução, pode ser para ter mais segurança para os filhos que transporta, pode ser para ter status, entre mais não sei quantas opções!

Para quem defende os vendedores sem paciência, olhe para o caso dos restaurantes... Se formos bem vestido temos direito a tratamento diferencial?! E nas idas ao Hospital, Finanças e Bancos?! E nestas últimas, quem nos atende não tem nada a para nos vender.

Devo dizer que tenho 23 anos e quando andava para comprar o carro fui a 3 Stands das redondezas. A diferença de tratamento foi notória. Na BMCar sempre fui tratado com muito profissionalismo, rigor e educação. Na Stand Conrado estavam a falar do carro com pouca convicção, pouca alma, como se estivessem a trabalhar para nada (bem que se arrependeram e ligaram-me a perguntar se queria experimentar o carro quando já o tinha feito e encomendado). Na Baviera Gaia encontrei o "vendedor tipo". Um rapaz muito descontraído, acessivel e interessado, que queria mesmo vender-me um carro. Acabei por comprar na BMCar, um bocado levado pelo vendedor que sempre foi impecável e foi aquele com quem passei mais tempo (desde Março que lá ía falar com ele a perguntar se já tinham novidades).

Tudo o que dizes faz completo sentido na tua prespectiva, na prespectiva de qualquer vendedor de automoveis que trabalhe por objectivos não faz sentido algum. Nenhum vendedor "perde" tempo com clientes para comprar carro daqui a 2 ou 3 anos...porque tens um objectivo a cumprir senão no fim do mês levas uma miseria para casa.

E digo-te muito sinceramente, eu vou a uma loja exprimentar ou fazer o que quer que seja quando esta na altura de comprar, não para comprar daqui a não sei quantos meses...exactamente porque é uma perda de tempo para mim o fazer antes, e para quem me esta a atender.

Ainda hoje estive a falar com 1 vendedor e pelo que ele me disse nao considero que os vendedores ou pelo menos ele ganhe 1 miseria.Achei bastante bom,ja para nao falar no que ele ganha de comissao por cada venda.O unico senao é mesmo ter que vender tantos carros por mes e aí compreendo a pressao e por vezes certas atitudes de pressionar o cliente a comprar ja.Enfim sao negocios.Tambem nao considero que perder 5 minutos com o cliente num stand ou meia hora num test drive seja muito para quem mais tarde pelo atendimento possa vir a comprar la 1 carro.
Afinal de contas serao assim tantos os clientes que pedem 1 test drive ou vao a 1 stand com a intençao so de de ver e nao comprar para o vendedor nao perder algum tempo com ele?
É que parece que os vendedores sao medicos que nao podem perder 1 minuto que seja e os concessionarios sao o continente que é sempre gente a entrar e a sair.

Agora se se o vendedor so receber consoante aquilo que vende aí tem razao em nao perder muito tempo com o cliente que nao faz tençoes em comprar mas mais 1 vez pergunto como sabes qual faz e qual nao faz?
Tambem dou-te razao quando dizes que 1 pessoa so deve ir a 1 loja quando faz tençoes de comprar pois eu faço o mesmo e sinceramente acho triste 1 pessoa ir de preposito a 1 concessionario so para ir passear e fazer 1 test drive sem tençoes de comprar.
Mas olha que aprendi uns truques com o vendedor hoje,quando lhe perguntei como ele sabia quem ia comprar ou so ia ver ele disse-me que geralmente quem vai comprar dirige-se logo a 1 carro especifico e quem vai ver anda la a passear pelo concessionario a ver todos os carros.Aí é 1 boa manobra de distingir as pessoas.Quanto ao vestuario ele tambem me disse que desconfia mais rapido de 1 pessoa toda bem vestida do que 1 que va com 1 roupa casual e la isso é verdade pois qualquer 1 pode ir bem vestido,se vai mais casual é porque querem ir la comprar e nao se importam com que os outros pensam.

Last edited:
+ 1 volto a repetir nunca fui mal atendido,todos foram muito simpaticos,tambem nao foram muitos visto nao ser daqueles que entra num concessionario so para ver mas ja comprei alguns carros e ainda hoje fui muito bem recebido atendido e tive bastante tempo a conversa com 1 vendedor de 1 forma clara e honesta..se todos fossem assim...Alguns criticam por serem mal recebidos eu critico por vezes os vendedores estarem a falar connosco e a nós da-nos a sensaçao de impostorismo e de desconfiança pois dizem o que gostamos de ouvir e se pedirmos 1 opiniao sobre 1 extra se tiverem 1 carro la com isso acham bem,agora se for 1 que tenham que mandar vir de fabrica ja dizem que nao vale a pena e tal.
Epa sejam sinceros e tenham 1 conversa com o cliente sem pressoes por exemplo.

Last edited:
E essa prespectiva pode ser completamente ao contrario. Volto mais uma vez a dizer, eu enquanto vendedor, é raro confiar num cliente... agora deixo-te a ti a pensar porquê...:)

A diferença é que quem larga uns milhares de euros é o cliente e nao o vendedor portanto se as vezes o cliente mente dizendo que encontrou mais barato aqui ou ali a ver se lhe fazem mais barato naop ha que censurar,pois concessionarios ha muitos,se nao compramos aqui,compra-se ali e nao enganamos propriamente ninguem,pois apresenta-se 1 preço,aceitam muito bem,negocio fechado,nao aceitam paciencia amigos na mesma.
Quando é o vendedor é mais lixado pois como disse nos extras acontece muito isto que falei,no preço de certeza que voçes ganham mais por quanto menos desconto fizerem,pois senao qual era o mal de fazerem mesmo o minimo que podem fazer?
Dai a desconfiança do cliente,pois o vendedor diz que é o minimo mas as vezes noutro lado fazem mais barato e aí o minimo ja passa a ser por 1 valor igual ao outro sitio.
E estou a falar de viaturas novas pois usadas o que nao falta é gente burlada com carros com problemas etc...mais 1 vez sao os negocios,se fosse eu se calhar fazia o mesmo pois o que interessa é vender,a todo o custo muitas vezes.
Estou errado?
Diz me que razoes tens de desconfiar do cliente?Se ele for ao teu concessionario para comparar preços nao o podes censurar e como ganhas o teu salario ao fim do mes tens sempre que ser o mais educado possivel com quem te entrar la dentro...digo eu[:cool:]

Resumindo o cliente é que deixa ficar uns milhares de euros no concessionario logo tem que tentar que lhe façam o minimo de preço possivel,o vendedor fica sempre a ganhar pois vende 1 carro para a marca.

Last edited:
Procura os vendedores que vendem automóveis mais caros e reconhecidamente de melhor qualidade.

Vais reparar que se o vendedor souber o que estiver a fazer, vai portar-se de forma profissional e tratar-te bem. Porque nunca se sabe com quem se fala e até lhe dá gosto apresentar os automóveis.

Porém, se o vendedor for um imberbe que não gosta, não sabe e não quer saber, vai procurar encontrar um ou outro momento para te chatear.

Procura os vendedores que vendem automóveis mais caros e reconhecidamente de melhor qualidade.

Vais reparar que se o vendedor souber o que estiver a fazer, vai portar-se de forma profissional e tratar-te bem. Porque nunca se sabe com quem se fala e até lhe dá gosto apresentar os automóveis.

Porém, se o vendedor for um imberbe que não gosta, não sabe e não quer saber, vai procurar encontrar um ou outro momento para te chatear.

O problema é mesmo esse muitos nao sabem quase nada do produto que estao a vender,nós sabemos mais do que eles e se fizermos 1 pergunta sobre o carro muitas vezes ficam a olhar para nós sem resposta.De certeza que a muitos clientes ja lhes aconteceu isso.
Nem sei como é possivel venderem 1 coisa que nao percebem nada quando a nós basta 1 rapida busca na internet para sabermos tudo ou quase tudo do carro.

Neste ponto discordo, ninguém tem de provar quando vai comprar um carro se tem posses ou se não nem posses, e jamais tentar provar alguma coisa.

Será que quêm comprar um topo de gama tem necessáriamente mais posses do que quêm compra um útilitário? Até poderá não ser o caso...

Existem "n" opções de vida e objectivo quando se compra um carro, pode ser para ter simplesmente um meio de transporte, pode ser para ter prazer de condução, pode ser para ter mais segurança para os filhos que transporta, pode ser para ter status, entre mais não sei quantas opções!

Uma vantagem de nos confundirem com alguém com menos posses é o facto de o desconto ser maior!
Por norma sempre que vou efectuar uma compra elevada como é o caso de um carro, vou sempre vestido de forma casual. Pois se acharem que estou à rasca para comprar este ou aquele carro já sabem que não podem esticar muito a corda! A surpresa vem depois do preço combinado e está lá o "dinheiro chapa batida" sem recorrer a créditos como inicialmente poderiam expectar.
Por exuberâncias na vestimenta e adereços como joias e afins em nada abona numa boa compra.

Cumps

Com a compra do Opel foi exactamente a mesma coisa. Fui à Lemos & Irmão para comprar um Opel Corsa e da maneira que atenderam fiquei muito descontente com o stand. Mal me davam as informações que queria saber. Um dia fui a Coimbra em passeio e lembramo-nos de passar na Auto-Industrial. Estavam quase a fechar e mesmo assim foram super simpaticos. Vendedores 5 estrelas mesmo, do melhor que se pode pedir. Escusado será dizer que o carro acabou por vir de Coimbra.

Como é claro e vi que compreendes é a minha opinião, mas claro que uma pessoa faz sempre o melhor que pode...principalmente quando o que está em causa é o pão nosso de cada dia!

A diferença é que quem larga uns milhares de euros é o cliente e nao o vendedor portanto se as vezes o cliente mente dizendo que encontrou mais barato aqui ou ali a ver se lhe fazem mais barato naop ha que censurar,pois concessionarios ha muitos,se nao compramos aqui,compra-se ali e nao enganamos propriamente ninguem,pois apresenta-se 1 preço,aceitam muito bem,negocio fechado,nao aceitam paciencia amigos na mesma.
Quando é o vendedor é mais lixado pois como disse nos extras acontece muito isto que falei,no preço de certeza que voçes ganham mais por quanto menos desconto fizerem,pois senao qual era o mal de fazerem mesmo o minimo que podem fazer?
Dai a desconfiança do cliente,pois o vendedor diz que é o minimo mas as vezes noutro lado fazem mais barato e aí o minimo ja passa a ser por 1 valor igual ao outro sitio.
E estou a falar de viaturas novas pois usadas o que nao falta é gente burlada com carros com problemas etc...mais 1 vez sao os negocios,se fosse eu se calhar fazia o mesmo pois o que interessa é vender,a todo o custo muitas vezes.
Estou errado?
Diz me que razoes tens de desconfiar do cliente?Se ele for ao teu concessionario para comparar preços nao o podes censurar e como ganhas o teu salario ao fim do mes tens sempre que ser o mais educado possivel com quem te entrar la dentro...digo eu[:cool:]

Resumindo o cliente é que deixa ficar uns milhares de euros no concessionario logo tem que tentar que lhe façam o minimo de preço possivel,o vendedor fica sempre a ganhar pois vende 1 carro para a marca.

Resumindo, eu tenho de ser honesto com alguem que não é comigo e ainda tenho de entender como normal ? É que é já a seguir....ate posso conseguir fazer melhor, mas a partir do momento que o apanho a mentir leva logo uma corrida...

Lamento, só sou honesto e so tento ajudar quem o é comigo, quem não é bem pode ir dar um volta a outro lado...

Last edited:
Resumindo, eu tenho de ser honesto com alguem que não é comigo e ainda tenho de entender como normal ? É que é já a seguir....ate posso conseguir fazer melhor, mas a partir do momento que o apanho a mentir leva logo uma corrida...

Lamento, só sou honesto e so tento ajudar que o é comigo, quem não é bem pode ir dar um volta a outro lado...

Já vi que a Peugeot Portugal não anda a dar lá mt boa formação aos seus vendedores...

Lamento, só sou honesto e so tento ajudar que o é comigo, quem não é bem pode ir dar um volta a outro lado...

Concordo... só é pena é a Marca não se responsabilizar pelos erros, mas isso são outros 500.

[:blush:]

Back