É obvio que se uma pessoa tem onde ganhar mais e melhor não há necessidade de estar à espera que lhe caiam clientes no stand e queiram carros, porque a verdade é que há poucos...muito graças ao IA e à dupla tributação já existentes...e também a ideologias altivas por parte de vários (sublinho o vários, não todos) vendedores.
Dou-te um exemplo, o meu pai comprou um Starlet em 99 (que é o meu actualmente), e preço de revista custava 2500 cts, ficou por 2800 com um vendedor da Toyota...no dia em que o foi levantar estava lá um Corolla com o mesmo equipamento por 2800 cts...claro que o sinal já lá estava e tava tudo assinado...tá assinado...mas o vendedor perdeu um amigo e um cliente...
Em 2003 o meu pai comprou um Corolla no mesmo stand e sabes com quem fez o negócio?Com o gerente...não quis saber de nenhum vendedor para nada!O preço do carro de revista era 22000 euros, com PM e Airbags de cortina (não eram de série em 2003, penso eu). O carro exposto custava 22500 a passar, e ficou-lhe por 21500...o meu pai não se pode gabar que fez bom negócio com o Starlet porque não o fez, mas à medida que foi abrindo os olhos a par de muita gentinha, conseguiu um bom negócio no Corolla, agora diz-me lá, como se podem gabar os vendedores do seu trabalho?Só desvalorizam os clientes, c@gam para eles, depois querem milagres...o meu pai faz questão de NUNCA mais tratar com os vendedores...e o filho o mesmo caminho seguirá, a não ser que o negócio valha a pena, claro!
Agora a questão fundamental, o teu ponto de vista é que uma pessoa só é cliente a partir do momento que pretende fazer negócio com um carro, mas ai corrijo-te, um cliente é cliente desde o momento que entra na porta de uma loja ou stand ou se aproxima de alguém que representa uma dessas entidades. Podes não ser mal educado, mas o simples facto de não "perder" tempo com pessoas que claramente não vão, naquele momento, comprar algum carro, não faz de ti uma melhor pessoa e uma melhor atitude, acredita...
Sou estudante, acabo este ano o curso, tenho carro. Espero trocar no prazo máximo de 1 a 3 anos por outro, e não sei qual vai ser...mas se as coisas forem como agora, novo não vai ser, mas se fosse, por exemplo, tenho a certeza que na Fiat de Vila Real NUNCA NA VIDA COMPRARIA!!!E sabes porquê?Porque quis fazer um test-drive ao novo GP, ficaram de me ligar e c@garam pra mim!!!Mas o problema é que um dia eu posso querer um GP, "nunca digas nunca!", e lá, de certeza que não me vou esquecer...também gostarias, por exemplo, de não perceber nada de computadores, ires a uma loja tipo CHIP7 só para quereres informações sobre um pc e o gajo dar-te um folheto e dizer-te educadamente que está lá tudo o que precisas saber, e atender com outro aroma um cliente que pretende comprar mesmo um pc...é graças a mentalidades como essa que nascem tópicos como este, por exemplo...já fui vendedor, embora não de carros, e garanto-te que sempre expliquei e perdi tempo com pessoas que nada queriam de negócios comigo, mas pelo menos levaram a sensação de que havia uma pessoa simpática disposta a explicar tudo e a perder algum do seu tempo com elas...agora criar uma postura de que "eu é que estou a fazer um favor aos que aqui entram"..., a médio prazo...perdem...porque uma empresa não vive só dos clientes...mas sim de NOVOS clientes...cada vez mais funciona assim, quem não se adaptar a esta ideologia, dará conta dos resultados a médio prazo...vão ver!Cmps!