É por estas e por outras, que não compreendo porque raio há tanta vontade desenfreada em encerrar cursos de ensino superior, cujos quais em PT têm altos índices de desemprego.
Bom, na realidade, é bem verdade que o Estado gasta bastante na formação desses profissionais, e depois pouco ou nenhum retorno obtém da parte deles. Temos pena!
Eu, quando acabar o meu curso, se tiver hipótese de trabalhar em PT, com as mínimas e dignas condições, tenho todo o gosto em ficar. Todavia, como há muito que deixei de acreditar em milagres, há que abrir "portas ao horizonte".
Hmm eu quando disse que a nossa população era pouco qualificada referia-me a toda a população activa.
A população jovem (até aos 35) está dentro da média de qualificação da OCDE. Se incluíres toda a população em idade activa, saltamos logo para o fundo da lista.
A partir do momento em que tens uma série de cursos que produzem quantidades industriais de profissionais para os quais não consegues dar vazão ou simplesmente não há necessidade, faz todo o sentido fechar ou reduzir vagas. Principalmente quando estão a consumir recursos e a qualidade é suspeita.
Chama-se gestão de expectativas.