Eu acho que neste tópico anda tudo a falar de coisas diferentes.
Concordo com o Axxantis, e o seu professor, mas isso não pode ser generalizado para tudo, mas em muitos casos é "falta" de inteligência no sentido que optimizando ou automatizando certos processos o trabalho aparece feito muito mais rápido, daí o que é dito em jeito de piada por muitos superiores que preferem preguiçosos porque arranjam maneiras simples de fazer coisas complexas.
O exemplo do Karma, que eu tambem estou a ser vitima agora, de trabalhar das 8h às 16h ou parecido, não pode cair aqui de paraquedas, na europa central o metodo de trabalho não é igual, dessas 8h às 16h o tempo para almoçar é uns 30 minutos, não existe pausas para ler as noticias, beber café(no sentido de socializar..).
São 8horas realmente produtivas, onde tudo foi planeado com antecedência, e o trabalho efectuado vai exactamente ao que se pretende. E no final do dia a produtividade foi bastante superior aos que estão em Portugal, ou noutras empresas, a trabalhar até às 20h ou 21h e ainda têm orgulho nisso ( Quando trabalhei em Portugal vi pessoas a ter orgulho nisso, e juro que não percebo como se pode ter orgulho nisto, principalmente pessoas que são pais de familia ).
Claro que o karma, eu, e muita gente quando temos que dar um esforço extra, o fazemos, mas é algo com periodos temporais definidos, assim como objectivos, e se quisermos fora disso melhorar e optimizar coisas, já o fiz, o melhor é mesmo o fazer sem dar a conhecer ao resto da empresa, porque culturalmente é bastante mal visto andar a fazer horas extras, é sinal que não somos eficientes.
Mas são coisas que não é só importar para Portugal, é diferente, a começar pelo socialmente aceite fazer horas extras, onde sair na hora de saida é extremamente mal visto.
Mas uma coisa é certa, se a maneira portuguesa de trabalhar fosse boa, a produtividade não estava a meio da tabela.