Curioso. Não sendo eu da área da saúde, o meu conhecimento é mais de "senso-comum", reforçado com alguma pesquisa por gosto pessoal. Tinha ideia que os antibióticos teriam tido um impacto bem maior.
Agradeço também a correcção em relação à Malária. Esta questão dos vectores é muito interessante e vasta. Existe em Águas de Moura (Palmela) um pólo do INSA (Ricardo Jorge) dedicado a estas questões. Fazem um trabalho excelente e, na minha opinião, muitíssimo interessante.
Esta é a parte que, infelizmente, a maioria das pessoas não compreende. A questão do indivíduo/comunidade no contexto da saúde.
Acho que existe um enorme caminho a fazer nesta área. Um exemplo (não querendo entrar em OT), seria importante obrigar certas pessoas com Gripe a ficar em casa. Pessoas que lidam com o público no dia-a-dia. Porque eles vão certamente transmitir a doença a um determinado número de pessoas, mas entre esses, alguns não irão resistir (pelas co-mobilidades). Tudo isto tem "custos" a diversos níveis, tanto humanos como mesmo financeiros.