vírus Zika

Mas e os laboratórios, farmácias, distribuidores?

Não acredito que não haja cura para o HIV depois de quase 40 anos, por exemplo, mas me parece mais rentável vender os remédios que só controlam o vírus do que algo que cure.

Tens o exemplo que contraria essa teoria nos mais recentes medicamentos para a Hepatite C.

Aqui está um perfeito exemplo de como o sistema educacional actual cultiva ignorância. Aproximem-se meninos, mas não toquem pois esta espécie pode tornar-se agressiva quando esbarra com a realidade.

A cerca dos teus comentários tenho só uma coisa a dizer achas que os governos seus lideres suas varias instituições assim como praticamente toda a grande família da saúde são assim tão parvos?
você esquece que 100 anos a traz morrer com 40, 50 de morte natural era completamente vulgar.

A cerca dos teus comentários tenho só uma coisa a dizer achas que os governos seus lideres suas varias instituições assim como praticamente toda a grande família da saúde são assim tão parvos?
você esquece que 100 anos a traz morrer com 40, 50 de morte natural era completamente vulgar.

Muito porque as condições de vida e higiene eram muito diferentes.

Um caso corriqueiro é termos médicos que receitam sempre o medicamento que dá mais comissão, por alguma razão nos hospitais os delegados de saúde dos laboratórios parecem lapas de volta dos médicos. Há gente boa, gente má e muitos interesses económicos envolvidos.

Um caso corriqueiro é termos médicos que receitam sempre o medicamento que dá mais comissão, por alguma razão nos hospitais os delegados de saúde dos laboratórios parecem lapas de volta dos médicos. Há gente boa, gente má e muitos interesses económicos envolvidos.

isso não prova, è naturalmente normal que as coisas sejam com são não posso falar de médicos com segundas intenções.
independentemente das condições de higiene da altura bastava apanhares um doença qualquer para ires de vela, bastava uma boa gripe em muitos casos.

O grande aumento da esperança de vida foi devido a 2 grandes progressos: 1) Condições de higiene com água potável e saneamento básico e 2) descoberta das vacinas. Foram os 2 grandes impulsionadores da longevidade. Os antibióticos também mas com menor repercussão. Por isso, tirando as vacinas, os progressos da medicina em termos de medicamentos ou tecnologias de saúde contribuíram pouco para a longevidade.

Anti-vaxxers ao poder!!!

Espero que pelos menos não tenham ou não possam ter filhos....ainda se pega essa paralisia cerebral:sh)

O grande aumento da esperança de vida foi devido a 2 grandes progressos: 1) Condições de higiene com água potável e saneamento básico e 2) descoberta das vacinas. Foram os 2 grandes impulsionadores da longevidade. Os antibióticos também mas com menor repercussão. Por isso, tirando as vacinas, os progressos da medicina em termos de medicamentos ou tecnologias de saúde contribuíram pouco para a longevidade.

Curioso. Não sendo eu da área da saúde, o meu conhecimento é mais de "senso-comum", reforçado com alguma pesquisa por gosto pessoal. Tinha ideia que os antibióticos teriam tido um impacto bem maior.

Agradeço também a correcção em relação à Malária. Esta questão dos vectores é muito interessante e vasta. Existe em Águas de Moura (Palmela) um pólo do INSA (Ricardo Jorge) dedicado a estas questões. Fazem um trabalho excelente e, na minha opinião, muitíssimo interessante.

Ora se muita gente começar a não vacinar os filhos associado aos 5% de vacinados que podem não desenvolver produção de anticorpos para evitar a doença, se esta se torna frequente na população, até 5% dos vacinados podem ainda assim estar em risco de doença.

Daí a importância de vacinar. Não apenas serve para quem leva a vacina como serve para proteger aqueles que não podem receber a vacina (grávidas, lactentes menos 6 meses, imunodeprimidoso, etc) mas que ficam protegidos se a maioria das pessoas à sua volta estiver protegido da doença.

Esta é a parte que, infelizmente, a maioria das pessoas não compreende. A questão do indivíduo/comunidade no contexto da saúde. :(

Acho que existe um enorme caminho a fazer nesta área. Um exemplo (não querendo entrar em OT), seria importante obrigar certas pessoas com Gripe a ficar em casa. Pessoas que lidam com o público no dia-a-dia. Porque eles vão certamente transmitir a doença a um determinado número de pessoas, mas entre esses, alguns não irão resistir (pelas co-mobilidades). Tudo isto tem "custos" a diversos níveis, tanto humanos como mesmo financeiros.

Curioso. Não sendo eu da área da saúde, o meu conhecimento é mais de "senso-comum", reforçado com alguma pesquisa por gosto pessoal. Tinha ideia que os antibióticos teriam tido um impacto bem maior.

Agradeço também a correcção em relação à Malária. Esta questão dos vectores é muito interessante e vasta. Existe em Águas de Moura (Palmela) um pólo do INSA (Ricardo Jorge) dedicado a estas questões. Fazem um trabalho excelente e, na minha opinião, muitíssimo interessante.

Esta é a parte que, infelizmente, a maioria das pessoas não compreende. A questão do indivíduo/comunidade no contexto da saúde. :(

Acho que existe um enorme caminho a fazer nesta área. Um exemplo (não querendo entrar em OT), seria importante obrigar certas pessoas com Gripe a ficar em casa. Pessoas que lidam com o público no dia-a-dia. Porque eles vão certamente transmitir a doença a um determinado número de pessoas, mas entre esses, alguns não irão resistir (pelas co-mobilidades). Tudo isto tem "custos" a diversos níveis, tanto humanos como mesmo financeiros.

Eu já ficava feliz se ensinassem as pessoas a não serem porcas, e a lavar devidamente as mãos. Isso e incutir na cabeça dos portugueses, que não se tosse nem se espirra para as mãos, mas sim para o antebraço. É que espirrar para a mão, em termos de transmissão de microorganismos, é pior a emenda que o soneto.

Só isto, já era mais do que suficiente para reduzir em grande parte a probabilidade de contágio e transmissão da gripe.

Faz-me mesmo impressão são aquelas pessoas que estão com gripe... e metem-se a espirrar, tossir e a falar mesmo ao pé de uma pessoa [8b]

Eu até tenho cuidado em nem sequer cumprimentar ninguém com 2 beijos ou me aproximar muito quando estou engripado... Mas há gente a quem digo "Nem te cumprimento porque estou assim assim" que me respondem "ah isso não faz mal". A minha ideia imediata é "Se algum dia estiverem na situação oposta, nem avisam sequer".

Isto é praticamente uma utopia, mas se TODAS as pessoas com gripe tivessem imenso cuidado para evitar a transmissão (quem sabe até usar mascara) poderia ser o fim dela.

Última edição:
Faz-me mesmo impressão são aquelas pessoas que estão com gripe... e metem-se a espirrar, tossir e a falar mesmo ao pé de uma pessoa [8b]

Eu até tenho cuidado em nem sequer cumprimentar ninguém com 2 beijos ou me aproximar muito quando estou engripado... Mas há gente a quem digo "Nem te cumprimento porque estou assim assim" que me respondem "ah isso não faz mal". A minha ideia imediata é "Se algum dia estiverem na situação oposta, nem avisam sequer".

Isto é praticamente uma utopia, mas se TODAS as pessoas com gripe tivessem imenso cuidado para evitar a transmissão (quem sabe até usar mascara) poderia ser o fim dela.

Pois...

O comum mortal português ainda acha que esse tipo de doença é castigo divino, ou obra de uma corrente de ar, ou de apanhar chuva na tola! [:D][:)][8b]

Isto. Mudei-me há 3/4 meses para Londres. A 1º coisa que pensei quando andei no metro foi: "Estou lixado, vou passar a vida doente, esta porcaria esta sempre a abarrotar".
Pelo menos na minha empresa aqui (ao contrário de em Portugal) as pessoas quando doentes ficam em casa, há os "sick leave", em consequência não fiquei doente uma única vez até agora. Infelizmente, existe muito o hábito de se ir trabalhar constipado em Portugal, não só no atendimento ao público, mas em "open spaces" é terrível, basta começar um que é o inverno todo com malta doente.

Isto. Mudei-me há 3/4 meses para Londres. A 1º coisa que pensei quando andei no metro foi: "Estou lixado, vou passar a vida doente, esta porcaria esta sempre a abarrotar".
Pelo menos na minha empresa aqui (ao contrário de em Portugal) as pessoas quando doentes ficam em casa, há os "sick leave", em consequência não fiquei doente uma única vez até agora. Infelizmente, existe muito o hábito de se ir trabalhar constipado em Portugal, não só no atendimento ao público, mas em "open spaces" é terrível, basta começar um que é o inverno todo com malta doente.

O mesmo pela Alemanha. Até acho que existe abusos disto mas o facto é que raramente se vê pessoas doentes no escritório e na rua.

Mas tenho ideia que o ar frio é mais seco e por essa razão tem tendência para secar as nossas vias respiratórias e assim facilitar a entrada de vírus no organismo.

Sobre isso muito sinceramente não sei...

Sei que o grande problema do frio é que mais gente se junta em espaços fechados, logo a taxa de transmissão acaba por ser maior.

Sobre isso muito sinceramente não sei...

Sei que o grande problema do frio é que mais gente se junta em espaços fechados, logo a taxa de transmissão acaba por ser maior.

A ideia que tenho em relação as gripes é que no o ar frio e seco do inverno tem tendência para secar as nossas mucosas das vias respiratórias logo facilita a entrada de vírus pelas vias respiratórias.
O vírus da gripe desenvolve-se melhor no frio e é mais frequente no inverno que no verão portanto de andarmos muito tempo a respirar ar frio ficamos mais expostos ao vírus, logo o mito tem alguma base de verdade não têm é a ver com a temperatura do ar (como as pessoas pensam) mas sim com a humidade do mesmo, o mesmo acontece com os ares condicionados que retiram a humidade do ar por isso muitas pessoas ficam doentes quando expostas a ambientes com ar condicionado.

Isto depois aliado ao facto de as pessoas no inverno ficarem mais tempo em espaços fechados com o ar muito saturado facilita muito a propagação do virus.

Última edição:
Pois é... São todos uns maltrapilhos... Sacanas, pá! Qual zika, qual quê... Vacinas? Isso é tudo forma de dar milhões às farmacêuticas e, já agora, de envenenar o pessoal com substâncias altamente tóxicas para os manter doentes (e assim ganharem mais uns milhões com o tratamento dessas doenças), e fazer crianças autistas, porque virus, isso é "para meninos". Muitos deles nem existem, como o HIV e, outros tantos, são manipulados pelo Homem para, lá está, lucrar uns milhões.

Por mim, e sem querer ser rude ou mal-educado, podem continuar no vosso mundo apedeuta e das teorias da conspiração, porque enquanto assim fôr, vão ser felizes. Pior mesmo, é quando cairam na realidade, e perceberem que há certos vírus, com os quais não devemos brincar.

E, por falar em brincar, a título de brincadeira, já dizia o meu prof de Microbiologia: "os vírus e o seu comportamento, são mais imprevisíveis do que as mulheres".

fazer das doenças um negócio seria bizarro no mínimo

mas por exemplo eu sempre acreditei que os vírus dos computadores eram fabricados pelas empresas dos anti-virus

Voltar
Superior