Volvo EX30 2023

Hoje recebi uma proposta de 50.740€ para o EX30 com os seguintes extras: cor cloud blue, vidros escuros traseiros, bancos e volante aquecido.
Nivel de equipamento intermédio, e single motor extend range de 272 cv.
Face ao preço que vi no configurador onde não tem as despesas de preparação esperava que ficasse uns 2000/3000€ mais barato do que o preço que me deram.
Na proposta está lá um desconto de 1999€ ao preço de tabela deles.

Tenta negociar. Seguindo a proposta que recebi para essa configuração (extended,plus), se adicionasse essa cor e esses dois extras, ficaria em torno dos 47.250 pvp, com despesas, chave na mão. Despesas de preparação são mais altas para particulares, algumas centenas de euros, não milhares.

Hoje recebi uma proposta de 50.740€ para o EX30 com os seguintes extras: cor cloud blue, vidros escuros traseiros, bancos e volante aquecido.
Nivel de equipamento intermédio, e single motor extend range de 272 cv.
Face ao preço que vi no configurador onde não tem as despesas de preparação esperava que ficasse uns 2000/3000€ mais barato do que o preço que me deram.
Na proposta está lá um desconto de 1999€ ao preço de tabela deles.

Parece-me muito...

Tenho aqui proposta com data de 13 de dezembro de 2023, quando lá fui à Volvo, tudo igual à tua proposta (cor, bancos e voltante aquecidos e vidros escuros traseiros), mas para o Twin Motor Performance AWD 428cv Plus, por 52.075€

Agora que há esse desconto de 1999€, a minha proposta sería actualizada para 50.076€.

Portanto, a tua proposta é quase 700 euros acima e tem o motor (traseiro) de 272cv enquanto que a minha proposta é para o motor duplo (AWD) de 428cv.

Na minha proposta a preparação e legalização é 860€. Será que na tua é mais alto este valor?

Na minha está assim:

Preço Base: 40.300€
Total Opções: 1.170€
ISV: 0€
SIGPU: 7,20€
SOGILUB: 0,62€
Acessórios e serviços: 0€
Preparação e Legalização: 860€

Total com IVA: 52.075€

Em que difere da tua?

Já fiquei um bocado assustado com isso que disseste. Se eu agora quando lá voltar me pedirem o mesmo ou mais do que me pediram em dezembro, pelo mesmo produto e apesar de haver um suposto desconto de 2 mil euros que não havia em dezembro, é motivo para repensar...

-

Tenta negociar. Seguindo a proposta que recebi para essa configuração (extended,plus), se adicionasse essa cor e esses dois extras, ficaria em torno dos 47.250 pvp, com despesas, chave na mão. Despesas de preparação são mais altas para particulares, algumas centenas de euros, não milhares.

Não é fácil compreender esta divergência nos valores. Só vejo 3 possibilidades:

1 - O msantos também tem extra a nível do design interior e escolheu o "interior mist" ou "interior breeze" mas esqueceu-se de nos dizer. Mesmo assim a diferença seria de 1000-1300€;

2 - Ao LuisPedro estão por algum motivo a fazer desconto adicional além dos 2000€, que não me parece;

3 - Ao msantos deram-lhe uma proposta com algum tipo de erro.

O que posso dizer é que tenho proposta prévia ao desconto de 2000€, em que se fossem aplicados, teria por 50.075€ o Twin Motor Performance 428cv AWD, Plus, cor cloud blue, bancos e voltante aquecidos e vidros escuros traseiros. Já com todas as despesas incluídas, até Preparação e Legalização (860€).

IMG-4918.jpg

-

Attachments

• IMG-4918.jpg
    IMG-4918.jpg
    168.7 KB · Views: 0
Vamos ver com o que tenho, SMER plus sem extras, 47.800

-2000 desc.
+677 cor
+399 vidros
+363 bancos e volante aquecido

pvp. teórico 47.239

proposta que tinha antes da descida dos 2000:
yblBxnN.jpeg

queres que te envie nr telefone do comercial em privado?

Obrigado.

Por agora não preciso do contacto. Se vier a precisar depois dou-te um toque por aqui ou por privado.

Mas a tua proposta bate certo com a minha. Se à minha retirarmos os 1170€ de opções, que na tua está a 0€, temos 47.800€ para 51.900€, ou se aplicarmos os 2000€ de desconto: 45.800€ e 49.900€

Ou seja, 3100€ pela diferença de ser Twin Motor, faz sentido.

Basicamente espero lá voltar e que a proposta seja exactamente a mesma de dezembro, mas com 2000€ a menos, ou seja, 50.075€. Se não for assim, aí sim, vou-te pedir o contacto do comercial que te tem atendido.

E também ainda tenho a expectativa de poupar 676 euros adicionais, pelo que comentei uns posts acima, pois ao que parece se encomendar daqui a 1-2 meses, a cor cloud blue já deverá ser gratuita. Até sou capaz de lá ir antes e dizer que estou praticamente decidido a comprar, mas que me avisem assim que a produção passar ao MY25.

-

Do core para o plus, são quase 4000€ de diferença.

A diferença entre ambos é, a mais no plus:
Espelho interior antiencadeamento
Sensores dianteiros (core só traseiros, além da camara)
Pilot assist avançado
AC bizona + sensor de qualidade de ar
Leds interiores xpto às cores com temas
Chave digital no telemovel (só para telemóveis de topo com tecnologia UWB)
Carregador wireless telefone
Soundbar harman kardon (em vez de soundbar oem)

Tejadilho e capas espelhos preto (cor da carroçaria no core)
Jante 19, 245 vs jante 18, 225

No meu caso, a única situação que daria mais importância seria a soundbar, mas não me parece justificar a diferença. Esteticamente até prefiro o tejadilho da cor do resto da carroçaria, que só está disponível na versão core, e não me importa a jante mais pequena.

Pena que os 2k€ de desconto estejam associados apenas a crédito. Este carro de PVP a começar nos 36k€ ficaria um pouco mais interessante...mas se descesse 5k€ (e não 2k€) ficaria na minha short-list seguramente.

Do core para o plus, são quase 4000€ de diferença.

A diferença entre ambos é, a mais no plus:
Espelho interior antiencadeamento
Sensores dianteiros (core só traseiros, além da camara)
Pilot assist avançado
AC bizona + sensor de qualidade de ar
Leds interiores xpto às cores com temas
Chave digital no telemovel (só para telemóveis de topo com tecnologia UWB)
Carregador wireless telefone
Soundbar harman kardon (em vez de soundbar oem)

Tejadilho e capas espelhos preto (cor da carroçaria no core)
Jante 19, 245 vs jante 18, 225

No meu caso, a única situação que daria mais importância seria a soundbar, mas não me parece justificar a diferença. Esteticamente até prefiro o tejadilho da cor do resto da carroçaria, que só está disponível na versão core, e não me importa a jante mais pequena.

Obrigado. Como tinhas partilhado foto de proposta para o Plus, pensei que fosse esse que estivesses a pensar comprar. E o raciocínio que fiz, na comparação Plus Twin Motor V.S. Plus Single Motor Extended Range, acaba por estar correcta.

No meu caso, que considero o Single Motor Core já de si muito boa proposta para o carro que é, a questão é que um gajo começa a pensar e, no configurador da Volvo, na versão Single Motor normal, do Core para o Plus a diferença são 3.013€. Para mim, vale essa diferença, portanto em termos de versão optaría sempre pelo Plus.

Depois, um eléctrico que faz (wltp) 344km ou um eléctrico que faz 476km, são carros muito diferentes e essa diferença em usado (tendo em conta que considero vender entre os 2 e os 4 anos) continua a valorizar o carro, se calhar acima da proporção da desvalorização no seu todo. São 5.996€. Aqui sim, ainda é qualquer coisa, mas para mim justifica-se naquilo que mencionei, além de que este "upgrade" também acrescenta algo mais ao carro, na configuração pelo menos as jantes mudam.

E depois disto, por 2.700€ acede-se ao upgrade para o Twin Motor 428cv, que acrescenta 156cv e tracção integral, mais um ou outro pormenor. E aqui sim, não tenho qualquer dúvida. Mas claro que depende dos critérios de cada um e no fundo considero interessantes ambas as opções (single motor ou twin motor), apenas o single motor extended range nunca compraria tengo o outro mais potente por apenas mais 5% do valor total do carro.

Já a diferença do Core para o Plus, para mim vale o valor que pedem. O sistema de som premium, os sensores dianteiros e o tejadilho preto, só por si já me convencem, o resto é bónus.

As jantes é outra situação... Gosto mesmo muito do desenho das que vêm com o Twin Motor Plus, de 19', mas ontem vi num vídeo que são de plástico. Pareciam liga leve. E para colocar o extra das de liga leve de 20', são 892€. E fica o pneu com um perfil muito baixo, já tive más experiência com jantes empenadas por embater em passeios em pneus de perfil baixo.

Se as de plástico de 19' a Volvo as tivesse para venda a um preço justo (<150€ cada jante), sempre ficava mais tranquilo, pois qualquer azar resolvia-se de forma barata. Algo que poderei perguntar quando lá voltar.

Pena que os 2k€ de desconto estejam associados apenas a crédito. Este carro de PVP a começar nos 36k€ ficaria um pouco mais interessante...mas se descesse 5k€ (e não 2k€) ficaria na minha short-list seguramente.

Então caro amigo, como vai isso?

Eu acho que o desconto associado a crédito é o de 4 mil euros. Este de 2 mil euros que os colegas falam aqui no tópico, parece ser um desconto directo sem contrapartidas associadas.

-

Os 2k não estão associados a credito, as propostas que tenho são todas chave na mão e pagamento imediato... Apenas não sei se o core standard está é abrangido nestes descontos mas acredito que sim.

Além disso, estão com uma campanha de financiamento para 36 meses com tan de 2.5% (cerca de 4.5% tae) que me parece francamente bom tendo em conta o panorama actual.

As jantes é outra situação... Gosto mesmo muito do desenho das que vêm com o Twin Motor Plus, de 19', mas ontem vi num vídeo que são de plástico. Pareciam liga leve. E para colocar o extra das de liga leve de 20', são 892€. E fica o pneu com um perfil muito baixo, já tive más experiência com jantes empenadas por embater em passeios em pneus de perfil baixo.

-

As jantes são todas de liga leve, mas levam um aplique aerodinâmico em plástico!

Estou um bocado apertado de tempo mas ficam aqui as 2 propostas que recebi para o de 272 cv e para o de 428 cv.
Ambos para o nível de equipamento intermédio.
No de 428 cv ou esqueceram-se de meter nos opcionais os vidros escurecidos ou então vem de série.
Já vi que pelo menos na preparação estão a cobrarem-me mais, pedem 1000€.

4e9013ebc969ed85e4d8ab42e09cf653.jpg

Os 2k não estão associados a credito, as propostas que tenho são todas chave na mão e pagamento imediato... Apenas não sei se o core standard está é abrangido nestes descontos mas acredito que sim.

Além disso, estão com uma campanha de financiamento para 36 meses com tan de 2.5% (cerca de 4.5% tae) que me parece francamente bom tendo em conta o panorama actual.

Ah ok, tinha percebido mal e depois ainda fui ao site ver e como não encontrei nada a esse respeito, acabei por assumir que fosse associado ao financiamento.

Esse financiamento com a TAN a 2.5% até é bastante bom, diga-se.

Então caro amigo, como vai isso?

Eu acho que o desconto associado a crédito é o de 4 mil euros. Este de 2 mil euros que os colegas falam aqui no tópico, parece ser um desconto directo sem contrapartidas associadas.

Olá Jack, espero que estejas bem.

Esse desconto de 4mil € vi no site, mas, como expliquei no post anterior, o de 2mil é que não encontro.

Cá estamos. Tirando o que está mal, de resto, está tudo bem :)

Sim, ao que parece os 2 mil euros de desconto é daqueles descontos não anunciados mas que os vendedores podem fazer. Quando lá fui em Dezembro o vendedor disse-me que não podiam mesmo fazer qualquer desconto. Até me mostrou uma tabela onde estava escrito "0%".

Portanto, o que mudou terá sido isso, se antes a margem era zero, agora já é qualquer coisinha.

Quanto ao desconto dos 4 mil euros, tal como tu, também fiquei com interesse quando vi isso, ainda mais acumulando os 2 mil de desconto mais esses 4 mil, deixava o carro a um preço muito interessante. Mas depois o LuisPedro explicou isto aqui no tópico:

Atenção que o apoio de 4000€ obriga a 96 meses e taeg de 9.2%

A tan 2.5 / taeg 4.5 é para 35 meses e o valor residual é praticamente 50% do pvp, ou seja, necessitas de ter mais de 20 mil € ao 36º mês para ficar com o carro.

No caso de seres particular e por isso a dedução do iva ser irrelevante, parece-me que a melhor opção continua a ser deslocares-te ao teu banco pessoal e pedires um leasing nas mesmas condições que pretenderias o crédito (entrada inicial e duração), com um valor residual baixo (tipo 1%), e com isto conseguirás uma taxa em torno dos 5% (ou menos), sem truques. A taxa de um financiamento leasing é sempre inferior à de um crédito nestes casos.

Mesmo para crédito externo, a volvo está a fazer cerca de 2000€ de desconto abaixo do pvp anterior e está a oferecer a wallbox (cerca de 900€) + cartão de carregamento com 500€ de plafond.

Eu estou nessa situação, estava a 'negociar' um core extended e recebi a nova proposta actualizada ontem com essas condições.

Portanto se comprar este carro o financiamento que vou pedir deve ser directamente no banco, pois como estou em vias de transferir crédito imobiliário de um banco para outro, pode ser que contratando também crédito automóvel me consigam dar (ainda que ligeiramente) melhores condições em ambos.​

-

Boas... por aquí :)

Então que tal?

LuisPedro, e demais companheiros, alguém avançou para a encomenda?

Reparei agora, no site da Volvo que, no contexto deste meu post, que cito:

Tenho visto uns quantos vídeos do EX30 no Youtube, alguns bens interessantes, mas vou partilhar apenas este, porque é capaz de ser relevante para quem está a considerar comprar um.

Ao que parece, a partir de Maio deixam de produzir o MY24 e passam para o MY25, que tem os updates referidos no vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=mGkUaVM27gM

No meu caso, que se comprar será o cloud blue, no caso de ser o MY25, poupo 676 euros. Não é muito, mas vale a espera adicional de mais 1-2 meses.

O update nos botões do volante também me parece que vale qualquer coisinha.

E pelo que ele diz, é bem possível que na versão plus passe a ser possível escolher outro tipo de interior, pois de momento o cloud blue (e mais algumas cores) só contemplam a opção de interior indigo blue. Que não me convence muito. Também não deverei estar disposto a gastar 1000 (ou +) euros para mudar de indigo blue para outro interior, mas pelo menos haverá essa opção a considerar, uma vez que ainda não vi ao vivo nenhuma das opções e depois de ver posso mudar de ideias.

Deviam era ter acrescentado a opção de um head-up display, isso sim era de valor...

Aproveito para deixar uma questão. Em dezembro quando estive na Volvo, ainda não tinham o carro mas fizeram-me uma proposta. O vendedor falou nessa coisa manhosa que colocaram no local do painel de instrumentos, isso que mede o nível de atenção do condutor, e eu perguntei-lhe se dava para desligar. Ele disse-me que sim. Porém tenho visto muitos vídeos, alguns muito completos em que exploram o carro todo, e ainda não vi ninguém a indicar que isso se pode desligar.

Será que dá mesmo para desligar?

Aquilo o que dá vontade é de meter um visor à frente com um velocímetro.

-

Parece ser que o MY25 já está "on". Ou seja, as encomendas a partir daqui já serão do MY25. Digo isto porque a cor azul claro agora é "grátis". Ao passo que a cor cinzenta que era a de origem, agora é paga (676€). Pelo que suponho que a alteração no volante também já estará efectiva, o tal detalhe ao nível dos botões.

Se bem que hoje vi pela primeira vez um, na rua, mesmo ao pé de casa, cinzento, e a cor fica-lhe mesmo muito bem. É capaz de ser a cor que salienta mais as linhas do carro. Mas pronto, ainda assim optaria pelo azul claro e agora que fica mais em conta, ainda melhor. Vão é haver muitos azuis claros, pois no MY25 é a única cor que não acrescenta custo ao carro.

Ainda não decidi se encomendo já um ou não. Tenho algum receio que nos próximos 6 meses possa surgir algum tipo de incentivo e/ou maior desconto na marca, que acabariam por ter o impacto de me desvalorizar desde logo o carro no mercado de segunda mão. E como a ideia é vender entre 2 e 4 anos, para não ser muito mau negócio, o ideal era até comprar abaixo do preço "normal", ou seja, com algum desconto especial.

Se compro por 50 e passados 12 meses outras pessoas compram o mesmo carro por 44, são mais 6 mil a pesar na desvalorização. Ou se aparece um eléctrico de certa forma equivalente (ou melhor) de outra marca, mas por 30 mil euros... Tipo algo Tesla Model 2... Isso também inevitável e automáticamente retiraria valor ao meu.

Não fosse esta preocupação, e encomendaria agora. Só se fizer um renting, assim não me preocupo com desvalorizações nem "desgastes", mas em renting, a 5 anos, estou a dar o valor total do carro (50) e no final fico sem ele, enquanto que num crédito bancário acabo por pagar 60, mas no final o carro é meu e vale certamente mais de 10 mil euros.

Não é nada fácil decidir, com todas estas variáveis em jogo. Daí que são bem vindos quaisquer comentários ou opiniões.

EDIT: Sim, o volante também já vem com a melhoria nos botões, pois no configurador a foto do interior do carro em que se vê o volante, já mostra os botões fisicamente separados uns dos outros.

EDIT2: E agora já não tem EX30 escrito ali na faixa lateral anterior, fica apenas a faixa preta, sem nada escrito. Passou a ter a inscrição EX30 na parte de trás, como é tradicional em praticamente todos os carros. Pequenas alterações, a meu ver melhorias, mas sem grande impacto... ganhavam mais em acrescentar um head-up display ou um opcional de display en frente ao condutor.

-

Last edited:

Então que tal?

Parece ser que o MY25 já está "on". Ou seja, as encomendas a partir daqui já serão do MY25. Digo isto porque a cor azul claro agora é "grátis". Ao passo que a cor cinzenta que era a de origem, agora é paga (676€). Pelo que suponho que a alteração no volante também já estará efectiva, o tal detalhe ao nível dos botões.

Se bem que hoje vi pela primeira vez um, na rua, mesmo ao pé de casa, cinzento, e a cor fica-lhe mesmo muito bem. É capaz de ser a cor que salienta mais as linhas do carro. Mas pronto, ainda assim optaria pelo azul claro e agora que fica mais em conta, ainda melhor. Vão é haver muitos azuis claros, pois no MY25 é a única cor que não acrescenta custo ao carro.

Ainda não decidi se encomendo já um ou não. Tenho algum receio que nos próximos 6 meses possa surgir algum tipo de incentivo e/ou maior desconto na marca, que acabariam por ter o impacto de me desvalorizar desde logo o carro no mercado de segunda mão. E como a ideia é vender entre 2 e 4 anos, para não ser muito mau negócio, o ideal era até comprar abaixo do preço "normal", ou seja, com algum desconto especial.

Se compro por 50 e passados 12 meses outras pessoas compram o mesmo carro por 44, são mais 6 mil a pesar na desvalorização. Ou se aparece um eléctrico de certa forma equivalente (ou melhor) de outra marca, mas por 30 mil euros... Tipo algo Tesla Model 2... Isso também inevitável e automáticamente retiraria valor ao meu.

Não fosse esta preocupação, e encomendaria agora. Só se fizer um renting, assim não me preocupo com desvalorizações nem "desgastes", mas em renting, a 5 anos, estou a dar o valor total do carro (50) e no final fico sem ele, enquanto que num crédito bancário acabo por pagar 60, mas no final o carro é meu e vale certamente mais de 10 mil euros.

Não é nada fácil decidir, com todas estas variáveis em jogo. Daí que são bem vindos quaisquer comentários ou opiniões.

EDIT: Sim, o volante também já vem com a melhoria nos botões, pois no configurador a foto do interior do carro em que se vê o volante, já mostra os botões fisicamente separados uns dos outros.

EDIT2: E agora já não tem EX30 escrito ali na faixa lateral anterior, fica apenas a faixa preta, sem nada escrito. Passou a ter a inscrição EX30 na parte de trás, como é tradicional em praticamente todos os carros. Pequenas alterações, a meu ver melhorias, mas sem grande impacto... ganhavam mais em acrescentar um head-up display ou um opcional de display en frente ao condutor.

-

Comprar esse ou qualquer elétrico e estar a pensar no valor de retoma não é o mais acertado. E só trará dissabores.

Adicionalmente, ao comprar sem deduzir iva, já há desvantagem de ~19% face aos clientes empresa, na desvalorização. Pagando 10000€ em juros.. ainda pior.

Comprar carro agora ou depois:
Ou precisa de carro agora e compra aos preços de agora ignorando que amanhã pode haver desconto ou então haverá sempre um novo modelo a chegar no “amanhã”, basta esperar tempo suficiente.

Obrigado.

Claro, o que dizes é uma verdade inegável e tenho tudo isso em consideração.

Mas mesmo tendo tudo isso em consideração, é diferente comprar "este" carro por 50 mil euros ou comprá-lo por 44 mil euros. Em ambos os casos, o que dizes é um facto: é um negócio negativo (para não dizer ruinoso) ao nível financeiro; mas no segundo caso (44 mil euros) sempre há um pouco de atenuante ao que referes. E, com essa pequena atenuante, sentir-me-ia mais confortável, sabendo que não ia perder tanto dinheiro na desvalorização. O meu raciocínio foi nesse sentido.

Por outro lado, uma empresa que compre este carro por 40 em vez de 50, por "não pagar" o IVA, quando o vender (em segunda mão) a um particular, se vender por 30, pagará o IVA sobre esses 30. Portanto não é assim tão linear, uma vez que mesmo no mercado de usados, o particular que comprar o carro em segunda mão, acaba sempre por "pagar" o IVA (ou comprar a um preço que tem em conta o IVA para a empresa que está a vender).

Vou dar aqui um exemplo. Em 2019 comprei um Peugeot 5008, novo, por 34 mil euros. Passados 15 meses e 30 mil kms, vendi em segunda mão por 32 mil euros. Isto porque o carro, novo, na versão que comprei, tinha um preço de 39 mil euros e eu comprei por 34 mil euros com um desconto "especial" (desconto para famílias numerosas e isenção de 50% do ISV por viatura de 7 lugares para família numerosa).

Se não fosse esse desconto, se eu tivesse comprado por 39 mil euros, essa venda aos 15 meses em segunda mão teria sido uma decisão ruinosa ao nível financeiro. Assim, com o desconto, por 34 mil euros, foi uma boa decisão, pois com o dinheiro da venda comprei um C5 Aircross (Shine, 1.6 EAT 180cv), novo, que hoje com 75 mil kms e 2 anos e meio, vale muito mais que o Peugeot 5008 que hoje teria 5 anos e 110 mil kms.

Logo, para fazer algo do género, na perspectiva de vender em segunda mão 2 a 4 anos após a compra, seria essencial comprar com um desconto, nem que fosse, de 6 mil euros (44 em vez de 50). Pelo contexto ser diferente, principalmente por ser eléctrico, claro que não posso estar à espera de fazer o que fiz com o Peugeot 5008 / Citroen C5 Aircross, mas pelo menos sentir-me-ia um pouco mais seguro sabendo que os níveis de perda estariam atenuados em 6 mil euros.

-

Então que tal?

-

Encomendei. Deve chegar lá para junho, segundo o vendedor.

O tesla model 2 foi cancelado.

Neste momento penso que só se consegue encomendar o my25, cujas mudanças, tal como dizes, incluem o relevo nos botões do volante, a cor base passa a ser o tal azul bebé em vez do cinza e o logo do modelo passa do pilar C para a mala. Atenção que a alteração dos botões aparentemente será só um acrescento de relevo para melhor se perceber onde se carrega sem estar a olhar, mas os botões não são separados, continuam iguais. A queixa dos botões parece ser capricho dos 'especialistas' do youtube, na realidade não tive qualquer problema ao usá-los.

Em relação ao comprar agora ou mais tarde, muito sinceramente não acredito que a volvo vá baixar o preço deste modelo nos próximos anos. O carro está a vender muito bem.

Para poupares 10mil, tens por exemplo MG ou BYD, é uma questão de experimentares e perceberes se vale ou não a pena a diferença. No meu caso, e apesar de não gostar do facto de ter praticamente todos os comandos centralizados no ecrã, o formato do carro faz sentido. Tinha de ter um pouco mais de altura ao solo e ser relativamente compacto, este encaixa na perfeição.

Last edited:
Back