Essa é facil: comodismo .
É mais facil aceitar o que nos colocam á frente, do que perder tempo a investigar, indagar, raciocinar com esses novos dados adquiridos...
Maiorias? Minorias?
Porque é que a maioria da população mundial são "pessoas normais" e não "cientistas" ?
Será que é porque ha uma minoria pretensiosa, e que acha que sabe mais que todos os outros e por isso "enfia-se nos livros" montes de anos, ainda depois da faculdade até, sempre a querer saber mais e investigar mais ?
Ou será que o faz porque apenas são mentes mais inquisidoras e sedentas de conhecimento, mas em menor numero ?
Podiamos até enveredar por uma conversa de estatistica...
( é apenas uma analogia, interpretem como quiserem )
Um bocado tendenciosa, no minimo, essa afirmação não?
Antes também não havia provas de que a terra é redonda, e não está no centro do universo, mas mesmo assim havia quem soubesse que assim era, porque se tinha questionado e posteriormente investigado, mesmo que fossem uma minoria, uma verdadeira minoria aliás...
Estás á espera que "eles" venham a publico mostrar as actas das suas reuniões secretas?
Espera sentado...
A "manipulação" pode vir de diversas formas, e ás vezes é bem mais facil de não a fazer, e obter ainda melhores resultados...
Acho que aqui não ha iluminados, ou apagados, ha apenas pessoas mais pre-dispostas a questionarem, investigarem, e conjugarem esses dados, e outras mais passivas, que querem é "soupas e descanso"...
[]
Comodismo?
O comodismo é que faz com que não se veja a influencia dos "lideres"??
Daqui depreendo que estejas a dizer que abandonando o "comodismo", então seriam evidentes essas forças underground que lideram os destinos da humanidade.
Pois bem, eu não me considero comodista.
Para ser, ter, e estar onde estou ter o que tenho e ser o que sou tive que batalhar muito, trabalhar muito, evidenciar-me e ser melhor que outros tantos. Progresso baseado no mérito.
E como eu, muitos.
Não é o comodismo que "tolda" a percepção do que é e o que faz e quem faz uma sociedade.
Comparando com a alegoria da caverna: Uns já viram a realidade, outros recusam ver a realidade, e outros querem adaptar a realidade ás suas próprias visões e convicções.
É nesta categoria que incluo os teoristas da conspiração.[