[Sociedade] Zeitgeist Addendum (Documentario) IMPRESSIONANTE!

Essa é facil: comodismo .

É mais facil aceitar o que nos colocam á frente, do que perder tempo a investigar, indagar, raciocinar com esses novos dados adquiridos...

Maiorias? Minorias?

Porque é que a maioria da população mundial são "pessoas normais" e não "cientistas" ?

Será que é porque ha uma minoria pretensiosa, e que acha que sabe mais que todos os outros e por isso "enfia-se nos livros" montes de anos, ainda depois da faculdade até, sempre a querer saber mais e investigar mais ?

Ou será que o faz porque apenas são mentes mais inquisidoras e sedentas de conhecimento, mas em menor numero ?

Podiamos até enveredar por uma conversa de estatistica...

( é apenas uma analogia, interpretem como quiserem )

Um bocado tendenciosa, no minimo, essa afirmação não?

Antes também não havia provas de que a terra é redonda, e não está no centro do universo, mas mesmo assim havia quem soubesse que assim era, porque se tinha questionado e posteriormente investigado, mesmo que fossem uma minoria, uma verdadeira minoria aliás...

Estás á espera que "eles" venham a publico mostrar as actas das suas reuniões secretas?

Espera sentado...

A "manipulação" pode vir de diversas formas, e ás vezes é bem mais facil de não a fazer, e obter ainda melhores resultados...

Acho que aqui não ha iluminados, ou apagados, ha apenas pessoas mais pre-dispostas a questionarem, investigarem, e conjugarem esses dados, e outras mais passivas, que querem é "soupas e descanso"...

[;)]

Comodismo?
O comodismo é que faz com que não se veja a influencia dos "lideres"??

Daqui depreendo que estejas a dizer que abandonando o "comodismo", então seriam evidentes essas forças underground que lideram os destinos da humanidade.

Pois bem, eu não me considero comodista.

Para ser, ter, e estar onde estou ter o que tenho e ser o que sou tive que batalhar muito, trabalhar muito, evidenciar-me e ser melhor que outros tantos. Progresso baseado no mérito.

E como eu, muitos.

Não é o comodismo que "tolda" a percepção do que é e o que faz e quem faz uma sociedade.

Comparando com a alegoria da caverna: Uns já viram a realidade, outros recusam ver a realidade, e outros querem adaptar a realidade ás suas próprias visões e convicções.

É nesta categoria que incluo os teoristas da conspiração.[;)]

Não é isso, nos é que somos todos uns cepos e não temos as capacidades do dignissimo de compreender a sua verdade absoluta..
Pois.

Um longo caminho começa sempre com o primeiro passo.

mas calma ele não fala de verdades, ele critica é tudo...
A verdade não é incompatível com a critica...

Tantos ultra-inconformados do bota-abaixo (e sem "soluções" minimamente realistas) que volta e meia devem levar modos de vida bem mais acomodados do que aqueles que criticam....

Ali o camarada (nada de 2ªs intenções!) até aparentemente tem um emprego ligado ao Estado por isso..Olha ai tanta inconformação prática e realista!
...a menos que seja apenas a elementar critica destrutiva.

Ao que parece, a falta de melhores argumentos e desagradado com os argumento alheios tenta-se o "floreado".

Mas já agora, o meu trabalho não é o resultado de "uma natural lista de contactos e conhecimentos", mas antes o resultado de muito esforço, trabalho e de passar por obstáculos que outros não conseguiram passar (o tal mérito que só se defende quando convêm) apesar de melhor "relacionados".

Além de que, o facto de eu ser capaz de defender (e querer) uma sociedade melhor e ainda assim ser capaz de ter sucesso nesta, já demonstra que, pelo menos, não dependo nem sou dependente de um sistema enviesado e disponho de algo que poucos por aqui têm.

Algo que pelos vistos, custa a "aceitar", mas quem sabe um copo de agua, ajude.

Ironia das ironias que quem te chama acomodado, aparentemente acha sentido a estas ideias de "igual para todos sem fazer por isso", "não à concorrencia", "não ao trabalho" [:D]

(...)
Eu vi logo que não tinhas percebido.

Ainda comecei a ler o teu post, mas esta frase demonstra a tua verdadeira intenção aqui, flamejar o tópico, insultar as pessoas e fazer o tópico fechar.

E quais são os teus passos, além da conversa do eterno coitadinho e que estão todos contra ti,etc..?

Estamos conversados.

Para quem não sabe, não existem sistemas baseados numa teoria "una". Existir existem, mas são bons para quem gosta de jejuar [kiss]

O que temos actualmente é o seguinte: Imaginem cada teórico/académico/filosofo/pensador como um pasteleiro. Cada um faz um bolo. O que cada nação faz, ao construir uma uma forma de Estado, uma forma de governo, um sistema de governo, um sistema eleitoral (que são conceitos distintos, basilares quando se quer discutir o que aqui se discute) é cortar uma fatia de cada bolo e formar o seu próprio bolo com fatias dos outros. Desta síntese surge as sociedades modernas actuais.

A questão mais interessante, é que quando se pede "epá diz lá então uma sociedade que seria mais justa e tal", regra geral, concentram-se em tentar mudar, de alguma maneira, o factor humano, que é incontrolável, do que tentar mudar os mecanismos que a controlam.

Ora, mudar as pessoas, só se consegue com uma grande máquina de propaganda, porque somos todos diferentes. Passar por uma solução destas é passar por uma solução repressiva e autoritaria :), e a história prova. Recusar a ideia de que os homens são, por natureza, diferentes uns dos outros, é recusar a própria humanidade, é recusar o que nos distingue dos restantes animais, é recusar o que nos distingue de automatos! Renunciar ao modelo actual de sociedade para embarcar num modelo que todos somos iguais por decreto, é fazer um voto de pobreza, porque tudo aquilo que move a pesquisa o progresso é extinto. Sermos iguais por decreto é o mesmo que termos um nivel de vida subsaariano por decreto.

Last edited:
Não é isso, nos é que somos todos uns cepos e não temos as capacidades do dignissimo de compreender a sua verdade absoluta..mas calma ele não fala de verdades, ele critica é tudo...

Tantos ultra-inconformados do bota-abaixo (e sem "soluções" minimamente realistas) que volta e meia devem levar modos de vida bem mais acomodados do que aqueles que criticam....

Ali o camarada (nada de 2ªs intenções!) até aparentemente tem um emprego ligado ao Estado por isso..Olha ai tanta inconformação prática e realista!

Para ser "bota-abaixo" é preciso primeiro haver alguma coisa para criticar, que foi o que eu perguntei, infelizmente, foi-me negado o prazer de vos poder contrariar [s)]

Para quem não sabe, não existem sistemas baseados numa teoria "una". Existir existem, mas são bons para quem gosta de jejuar [kiss]

O que temos actualmente é o seguinte: Imaginem cada teórico/académico/filosofo/pensador como um pasteleiro. Cada um faz um bolo. O que cada nação faz, ao construir uma uma forma de Estado, uma forma de governo, um sistema de governo, um sistema eleitoral (que são conceitos distintos, basilares quando se quer discutir o que aqui se discute) é cortar uma fatia de cada bolo e formar o seu próprio bolo com fatias dos outros. Desta síntese surge as sociedades modernas actuais.

A questão mais interessante, é que quando se pede "epá diz lá então uma sociedade que seria mais justa e tal", regra geral, concentram-se em tentar mudar, de alguma maneira, o factor humano, que é incontrolável, do que tentar mudar os mecanismos que a controlam.

Ora, mudar as pessoas, só se consegue com uma grande máquina de propaganda, porque somos todos diferentes. Passar por uma solução destas é passar por uma solução repressiva e autoritaria :), e a história prova. Recusar a ideia de que os homens são, por natureza, diferentes uns dos outros, é recusar a própria humanidade, é recusar o que nos distingue dos restantes animais, é recusar o que nos distingue de automatos! Renunciar ao modelo actual de sociedade para embarcar num modelo que todos somos iguais por decreto, é fazer um voto de pobreza, porque tudo aquilo que move a pesquisa o progresso é extinto. Sermos iguais por decreto é o mesmo que termos um nivel de vida subsaariano por decreto.
E tens toda a razão,mas o facto é que estamos a chegar a um ponto de viragem e critico na sociedade. E não é só a crise económico-financeira. Tens uma crise energética nos próximos anos, uma crise ambiental quem sabe daqui a duas décadas. Tudo aponta para isso e também já foi discutido no forum. Vais deixar que os teus filhos descubram isso da pior maneira?
Tens grandes economias emergentes como China e India que são uns alarves a consumir recursos naturais sem qualquer tipo de barreira,etc.

Para o colapso da sociedade actual não é preciso muito, basta um destes problemas se agravar para todos levarem as mãos à cabeça.

É claro que poucos sozinhos nada fazem mas pelo menos tento pensar um pouquinho, se estiver errado tanto melhor.

O mais preocupante é que não há receita milagrosa, religião ou fórmula para mudar tudo de um dia para o outro. Ainda por cima numa sociedade com grandes problemas socio-culturais, falta de identidade e acima de tudo falta de tempo para dedicar ao que realmente interessa. E podia continuar para aqui a debitar palavras mas em vão. As pessoas têm que sentir na pele...

Isto sem querer virar profeta da desgraça, porque sou uma pessoa naturalmente positiva. É apenas a minha opinião como ser vivo e parte integrante deste grande universo que me rodeia.

Para ser "bota-abaixo" é preciso primeiro haver alguma coisa para criticar, que foi o que eu perguntei, infelizmente, foi-me negado o prazer de vos poder contrariar [s)]
Cada um tem a sua opinião e acabou. Não é necessário entrar em confrontos desnecessários.

Como diz o Mobster, somos todos diferentes e sentimos os problemas de forma diferente.

Cada um tem a sua opinião e acabou. Não é necessário entrar em confrontos desnecessários.

Como diz o Mobster, somos todos diferentes e sentimos os problemas de forma diferente.

Pois [s)] o meu problema é esse eu queria opiniões, mas nao vejo nenhuma [s)]

Há uma outra maneira de mudar uma sociedade.

A educação, de qualidade e acessível a todos, demora mais tempo do que o método ditatorial, mas tem melhores resultados e a longo prazo.

Strange, vou te apontar duas coisas:

- A ONU, que é uma fantochada! Já não vivemos na realidade pós WWII, nem na Guerra Fria. Na minha opinião, a ONU é uma entidade que teria poderes para muita coisa, não fosse uma organização parada no tempo (falando do seu funcionamento). Acho que faziam muito bem se perdessem tanto tempo a analisar a ONU como analisam sociedades e cimeiras secretas! Esta está à vista de todos e mesmo assim passa despercebida [8b]

- A nível nacional, temos um cancro chamado "burocracia". É a ferrugem na engrenagem. É preciso administrar um poderoso antioxidante em Portugal!!

Na minha opinião, concentrar as atenções para resolver estas duas questões seriam um bom primeiro passo. O resto vem por acréscimo, é preciso é começar a sério.

A educação, de qualidade e acessível a todos, demora mais tempo do que o método ditatorial, mas tem melhores resultados e a longo prazo.
É a melhor hipótese, se for baseada na estimulação intelectual, no respeito pelas opiniões (e na sua saudavel troca), no debate, na curiosidade natural, na imparcialidade e na critica construtiva. Muito longe do que temos actualmente nos escalões mais inferiores da educação :(

Bom, tinhas razão quando dizias que era uma coisa já defendida por muitos, mas não me parece que se possa achar que tudo agora esta mal e com educação de qualidade iria ficar tudo bem.
Para além do mais educação de qualidade nem é nada "palpavel" como é que se define a qualidade?

De resto, concordo contigo, até porque como estudante acho a educação (no caso Português) ridícula: como é que um aluno que não frequenta as aulas de uma determinada disciplina estuda meia duzia de dias (nem tanto) vai a exame e tem 13, numa disciplina que até devia ser complexa (Filosofiia)
A educação esta nivelada por baixo, o que falando com os jovens até se percebe porque [:D]

Bom, tinhas razão quando dizias que era uma coisa já defendida por muitos, mas não me parece que se possa achar que tudo agora esta mal e com educação de qualidade iria ficar tudo bem.
Para além do mais educação de qualidade nem é nada "palpavel" como é que se define a qualidade?

De resto, concordo contigo, até porque como estudante acho a educação (no caso Português) ridícula: como é que um aluno que não frequenta as aulas de uma determinada disciplina estuda meia duzia de dias (nem tanto) vai a exame e tem 13, numa disciplina que até devia ser complexa (Filosofiia)
A educação esta nivelada por baixo, o que falando com os jovens até se percebe porque [:D]
Exacto.

Back