[Comparativo] Se calhar vou ter que comprar um "eléctrico " - Página 7

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Título: Se calhar vou ter que comprar um "eléctrico "

  1. #181
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    É isso, sem dúvida.

    Em cidade um EV ganha, sempre (na comodidade de utilização).

    Fora dela, é o que se sabe, não há volta a dar. Cada um com as suas especificidades.

    Só não vou concordar contigo totalmente em que para usar o carro para viagens longas temos que nos tornar sócios do lidl ou saber quais os restaurantes com tomadas.

    Eu até dou um uso qb ao eléctrico (muitas vezes em trabalho, leva quase 14k km desde Fevereiro) e não é necessário nem ir a 100 nem procurar restaurantes.

    Mas mais uma vez, especificidades. Eu uso quase em absoluto a A1 e A2 e o carro tem um bateria razoável, provavelmente se fizesse outros percursos a história não seria a mesma.

    E eu até sou da tua equipa e por isso disse que em particular provavelmente não compraria um eléctrico. Fazendo muita AE o nosso perfil de utilização é impossível ser igual a um ICE, eu não faço as mesmas V médias que fazia antes (infelizmente).

    Mesmo assim com o uso que tenho deu para ir afinando gostos e percebendo a melhor forma de utilização do carro, e até é possível evitar extremos de lidls e afins.

    No meu caso já há 2/3 meses que deixei de ir para Viseu/algarve directo, sem parar, até porque muitas vezes não consigo sair de Lisboa a mais de 80%. Prefiro meter o CC nos 140 e parar 10/15 minutos a meio. Ir a 120/125 é demasiado aborrecido e acaba por cansar com o passar do tempo.

    Portanto nem tanto ao céu nem tanto à terra. Não dá para ser Vrmmm mas dá para um gajo não se chatear muito.

    E quanto ao que indicas de não veres eléctricos a acompanhar-te (logicamente,..) basta não ser o 1% da população que é igual a ti em AE e olha que a realidade é bem diferente. Às vezes contam-se pelos dedos das mãos a quantidade de carros que me passam na A1/A2 em mais de 200km, e olha que o meu CC nunca vai a mais de 140 com idas pontuais a 150/160.

    A malta em média tem andado muito mais devagar.
    Tenho te como um "electrificado" () lucido e com quem se tem conseguido smpre debater ideias e partilhar experiências de onde saio quase sempre mais preenchido do que quando entrei. OU seja, a essência do que deveria ser este espaço.

    Mas chamo a tua atençao para o que assinalo a bold no teu post. Não vais ao "Lidl" mas... vais ao "Lidl" ou então levas com a viagem em ritmos chato/monotonos. Tens as duas opçoes que eu partilhei quando o @André me colocou a soluçao "Tesla".

    Para mim, por enquanto, esse cenário é demasiado castrador e enquanto conseguir para um uso como o teu... ter um motor ICE é uma clara mais valia.

    Se compreendo a tua opçao e se faria a tua escolha tendo em conta o actual contexto fiscal? Claramente que sim! Quando nos vão ao bolso, obviamente, temos que nos adaptar e estaria a fazer o mesmo que tu.
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  2. #182
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    Citação Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
    Sim, creio que é a tendência claramente dominante.
    Quem gasta apenas um minuto, dificilmente sairá do carro.

  3. #183
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    Citação Originalmente Colocado por Superc Ver Post
    Quem gasta apenas um minuto, dificilmente sairá do carro.
    É para coontinuar ou avançamos?

    É q estamos aqui estamos a contabilizar quantas vezes se sacude...

  4. #184
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    Citação Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post

    Agora esta "necessidade urgente de comprar um EV" e toca a estourar 30/40/50/60K para poupar nos consumos... epá, vejo muitos casos (como o deste user) que é de bradar aos céus.
    repara que é a mesma conversa que há 20-25 anos ouvias para ir a correr comprar um diesel da moda
    Obtuso e iandrec gostam disto.

  5. #185
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    Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    repara que é a mesma conversa que há 20-25 anos ouvias para ir a correr comprar um diesel da moda
    Mais ou menos @André... as diferenças no custo de aquisiçao otto vs diesel e as actuais ice vs EV ainda são relevantes.

    Voltamos ao que eu escrevi aqui logo num dos primeiros posts... " ainda me lembro quando um gajo era aqui insultado por optar plea versão diesel que custava mais 4K que a otto".

    No caso do Megane EV vs Megane ICE, falamos de 15/20K... ainda é uma "ligeira" diferença.

    Agora a febre de entrar na "era electrica", entendo e respeito totalmente, é tão legitima como querer ter um cabrio ou um carro verde/azul/amarelo... não venham é com as contas da poupança.

    VOu comprar uma mansão na Quinta da Marinha poruqe assim já não tenho que renovar as casas de banho e cozinha no meu T3 na Damaia...

    Só dá para um gajo se rir.
    Marbosa e SalvadorP gostam disto.


  6. #186
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    Citação Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    Para particular, faz sentido um eléctrico se for algo de baixo custo. Isto é, opções de mercado baratas ou então ir para um usado. Mas faz sentido.

    Agora quando falamos de 50k, por um segmento C, mesmo que seja bem equipado, não vejo como bom negócio para particulares. Só mesmo para empresas.

    Por exemplo vi pub do novo bmw iX1 que começa nos 59.000€. Falamos do suv de entrada de gama da bmw. Não vejo como isto possa ser competitivo para particulares, só mesmo para empresas.
    esse iX1 começará por ser a entrada mas não por muito tempo

    tem motor duplo, tracção integral...estamos a falar de um xDrive30 mas seguir-se-ão os eDrive 25, etc.

    O próprio i4 acaba de ver anunciada a versão eDrive35 com uma bateria net em torno dos 62 kWh, a descer o preço em cerca de 5k (pelo que ficará abaixo desse iX1 de lançamento).

    a entrada de gama do iX1 vai alinhar com os preços que vês no XC40 electric Single motor (aponto para 49k ish).

    Se é caro? É. Antes um SUV C premium ICE começava nos 40k.

    Mas o Série 1 também começou, em 2004, a ter o 120d como base da gama (bem como o 20i) e um PVP acima de 40k na altura. O 116i chegou uns tempos depois, bem como depois o 18d mas só verdadeiramente ficou o carro popular que foi a partir de 2009 com o lançamento do 116d. Que chegou a ser vendido a 25k em pacote enxuto empresa não assim há tanto tempo

    Isto para dizer que há aqui muito o factor de "novo modelo versão xpto" com que se costumam lançar modelos que são novidades em segmentos de mercado e que as marcas precisam de rentabilizar vendendo as versões com maior margem.

    O pessoal reclama muito das autonomias etc mas o que anda a ser lançado no mercado são monstros de baterias de 70kWh para cima e dificilmente vamos conseguir que esse valor seja o tamanho bateria da maioria dos BEV. Já vamos em coisas com 110 kWh neste momento como os mercedes EQE e EQS (excluo o Hummer que se atira para 200 kWh ).

    Mas o que precisamos -para ter eléctricos mais acessíveis- é conseguir produzir em massa veículos com baterias em torno dos 50 kWh, mais compactos. E isso vai implicar aumentar eficiências, sobretudo com muito trabalho na aerodinâmica (quanto mais curto for o carro, pior é, o que prejudica novamente os pequenos que, por sua vez, também não têm espaço para baterias enormes).
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  7. #187
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    Citação Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
    Tenho te como um "electrificado" () lucido e com quem se tem conseguido smpre debater ideias e partilhar experiências de onde saio quase sempre mais preenchido do que quando entrei. OU seja, a essência do que deveria ser este espaço.

    Mas chamo a tua atençao para o que assinalo a bold no teu post. Não vais ao "Lidl" mas... vais ao "Lidl" ou então levas com a viagem em ritmos chato/monotonos. Tens as duas opçoes que eu partilhei quando o @André me colocou a soluçao "Tesla".

    Para mim, por enquanto, esse cenário é demasiado castrador e enquanto conseguir para um uso como o teu... ter um motor ICE é uma clara mais valia.

    Se compreendo a tua opçao e se faria a tua escolha tendo em conta o actual contexto fiscal? Claramente que sim! Quando nos vão ao bolso, obviamente, temos que nos adaptar e estaria a fazer o mesmo que tu.
    Isso não há volta a dar.

    Com os packs actuais abaixo dos 100kwh não dá para fazer 400km seguidos a 140/150

  8. #188
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    Citação Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
    Mais ou menos @André... as diferenças no custo de aquisiçao otto vs diesel e as actuais ice vs EV ainda são relevantes.

    Voltamos ao que eu escrevi aqui logo num dos primeiros posts... " ainda me lembro quando um gajo era aqui insultado por optar plea versão diesel que custava mais 4K que a otto".

    No caso do Megane EV vs Megane ICE, falamos de 15/20K... ainda é uma "ligeira" diferença.

    Agora a febre de entrar na "era electrica", entendo e respeito totalmente, é tão legitima como querer ter um cabrio ou um carro verde/azul/amarelo... não venham é com as contas da poupança.

    VOu comprar uma mansão na Quinta da Marinha poruqe assim já não tenho que renovar as casas de banho e cozinha no meu T3 na Damaia...

    Só dá para um gajo se rir.
    vrumm,

    não foi assim há tanto tempo que tinhas diferenças de 5-10k ou até mais k entre versões Otto e diesel...

    ...e havia muito pessoal que ia para o diesel para poupar e que com base da quilometragem que fazia NUNCA recuperava a diferença.

    E hoje faz-se a mesma justificação mental para o EV.

    Tens até um tópico no diário de bordo, sem fotos, que é o pináculo deste tipo de raciocínio na compra de um EV: vou espetar milhares para poupar unidades porque não percebo bem o conceito da recuperação de um investimento (Não vou nomear mas qualquer um que leia esta descrição sabe qual é ).
    bg2 gosta disto.

  9. #189
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    Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    vrumm,

    não foi assim há tanto tempo que tinhas diferenças de 5-10k ou até mais k entre versões Otto e diesel...

    ...e havia muito pessoal que ia para o diesel para poupar e que com base da quilometragem que fazia NUNCA recuperava a diferença.

    E hoje faz-se a mesma justificação mental para o EV.

    Tens até um tópico no diário de bordo, sem fotos, que é o pináculo deste tipo de raciocínio na compra de um EV: vou espetar milhares para poupar unidades porque não percebo bem o conceito da recuperação de um investimento (Não vou nomear mas qualquer um que leia esta descrição sabe qual é ).
    I "seat" what you did there!

    Eu acredito que a diferença actual entre os ICE vs EV é ainda assim, superior.

    Mas há ainda que acrescentar que esta opçao por EV, obriga a outras condicionantes... mas realmente, quando o hype está a bombar a malta cega...

    Eu confesso que até tenho usado mesmo muito a componente EV da minha Fat Vader... em KMS seguramente tenho mais feitos a combustão, em tempo diria que o EV ganhará.

    Não consigo ver isto na app da mercedes mas é pena. Quando for à manutença em Setembro, vou tentar perceber se os gajos lá conseguem ver este split ligando o carro "á maquina".

    Estes PHEV vão ser carros interessantes/curiosos de seguir... pois podes ter um carro com 200k kms no odometro mas que na realidade o motor termico rolou apenas 120k kms... se isso é bom ou mau, já não sei... mas vou contando por aqui!

  10. #190
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    Citação Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
    Tenho te como um "electrificado" () lucido e com quem se tem conseguido smpre debater ideias e partilhar experiências de onde saio quase sempre mais preenchido do que quando entrei. OU seja, a essência do que deveria ser este espaço.

    Mas chamo a tua atençao para o que assinalo a bold no teu post. Não vais ao "Lidl" mas... vais ao "Lidl" ou então levas com a viagem em ritmos chato/monotonos. Tens as duas opçoes que eu partilhei quando o @André me colocou a soluçao "Tesla".

    Para mim, por enquanto, esse cenário é demasiado castrador e enquanto conseguir para um uso como o teu... ter um motor ICE é uma clara mais valia.

    Se compreendo a tua opçao e se faria a tua escolha tendo em conta o actual contexto fiscal? Claramente que sim! Quando nos vão ao bolso, obviamente, temos que nos adaptar e estaria a fazer o mesmo que tu.
    diria que a solução tesla funciona até ritmos 140-150

    parares 10/15 min num supercharger numa viagem de 300-400km não é crítico (não precisas de carregar a 80, muito menos a 100%) para esse trajecto

    acho que podes ir deitar o puto à mesma

  11. #191
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    Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    diria que a solução tesla funciona até ritmos 140-150

    parares 10/15 min num supercharger numa viagem de 300-400km não é crítico (não precisas de carregar a 80, muito menos a 100%) para esse trajecto

    acho que podes ir deitar o puto à mesma
    O problema é meu, eu sei...

    Um tesla não resolvia o MEU problema.

    EDIT: Ah.... e eu sou tipo de gajo que odeia ter que parar para abastecer nestas piscinas de semana. Idealmente, saio atestado e depois prefiro atestar à chegada e estar pronto para arrancar em full focus! Eu dou daqueles psicóticos que até normalemnte estaciona sempre de marcha atrás! Pancadas...
    Última edição por Vrumm : 05-08-22 às 13:56:20
    PeLeve gosta disto.

  12. #192
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    isso não é ser psicótico, é o normal em sítios como o UK

    até nos parques de estacionamento nos supermercados, o que não é propriamente útil para depois ires pôr as compras

  13. #193
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    Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    isso não é ser psicótico, é o normal em sítios como o UK

    até nos parques de estacionamento nos supermercados, o que não é propriamente útil para depois ires pôr as compras
    Desde que tenho aí um projecto, a referência UK desceu consideravelmente na minha tabela de modelos a seguir...
    corsadti16v gosta disto.

  14. #194
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    Citação Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
    O problema é meu, eu sei...

    Um tesla não resolvia o MEU problema.

    EDIT: Ah.... e eu sou tipo de gajo que odeia ter que parar para abastecer nestas piscinas de semana. Idealmente, saio atestado e depois prefiro atestar à chegada e estar pronto para arrancar em full focus! Eu dou daqueles psicóticos que até normalemnte estaciona sempre de marcha atrás! Pancadas...
    Também funciono dessa forma, e muitas vezes acima dos 400kms, 600kms, ou mesmo 900kms num dia. Mas se esperar por VE que consigam isto com uma carga, nunca mais...

    A solução é mesmo conseguir encaixar uma ou duas cargas de 15 minutos num PCUR e fica resolvido. Felizmente as AE já têm boa rede para isso. Os "lidl" e afins ficam para o lazer...

  15. #195
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    Citação Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
    Mais ou menos @André... as diferenças no custo de aquisiçao otto vs diesel e as actuais ice vs EV ainda são relevantes.

    Voltamos ao que eu escrevi aqui logo num dos primeiros posts... " ainda me lembro quando um gajo era aqui insultado por optar plea versão diesel que custava mais 4K que a otto".

    No caso do Megane EV vs Megane ICE, falamos de 15/20K... ainda é uma "ligeira" diferença.

    Agora a febre de entrar na "era electrica", entendo e respeito totalmente, é tão legitima como querer ter um cabrio ou um carro verde/azul/amarelo... não venham é com as contas da poupança.

    VOu comprar uma mansão na Quinta da Marinha poruqe assim já não tenho que renovar as casas de banho e cozinha no meu T3 na Damaia...

    Só dá para um gajo se rir.
    Isto é conversa ou de quem não percebe muito de elétricos ou de quem tem um preconceito em relação aos mesmos.

    Faz as contas ao que uma pessoa gasta em 200kkm com a eletricidade a 3€/100km ou o gasóleo a 15€/100km.

    São contas de matemática simples.

    Depois podes dizer que ao fim de 200kkm um elétrico precisa de uma bateria nova e um ICE também pode precisar de um motor novo.

    Aliás o que é mais comum são as traineiras alemãs a diesel começarem a dar problemas muito antes dos 200kkm. E cada intervenção são milhares de euros. Um elétrico é muito fiável e super simples, a bateria é mesmo o único ponto sensível. Um ICe tem muito mais por onde avariar.

    Racionalmente a compra de um elétrico faz sentido para todos os tipos de condutores menos para quem faz milhares de kms por mês em AE. E mesmo para esses há solução: os Supercharger.
    Última edição por Fabulous : 06-08-22 às 03:02:48
    1975 gosta disto.

  16. #196
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    Citação Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
    Isto é conversa ou de quem não percebe muito de elétricos ou de quem tem um preconceito em relação aos mesmos.

    Faz as contas ao que uma pessoa gasta em 200kkm com a eletricidade a 3€/100km ou o gasóleo a 15€/100km.

    São contas de matemática simples.

    Depois podes dizer que ao fim de 200kkm um elétrico precisa de uma bateria nova e um ICE também pode precisar de um motor novo.

    Aliás o que é mais comum são as traineiras alemãs a diesel começarem a dar problemas muito antes dos 200kkm. E cada intervenção são milhares de euros. Um elétrico é muito fiável e super simples, a bateria é mesmo o único ponto sensível. Um ICe tem muito mais por onde avariar.

    Racionalmente a compra de um elétrico faz sentido para todos os tipos de condutores menos para quem faz milhares de kms por mês em AE. E mesmo para esses há solução: os Supercharger.
    Já que entras a pés juntos e auto proclamando te especialista em eléctricos e rei da álgebra… remeto te para as contas que aqui já foram feitas e partilhadas.

    Aproveito e recomendo também umas aulas de português para ires conseguir ler e interpretar o que aqui foi partilhado.

    O problema de alguns “electrificados” é que ou somos com eles ou contra eles… e eu não me considero contra os eléctricos… até já estou em “transição”, pois recentemente gastei num PHEV.

    Sou coerente, o PHEV é para já a única solução que me permite não ter que lidar com as maiores limitações dos actuais EV.

    Agora contas, ainda sei fazer algumas… e esses 200k kms atirados para o meio do texto são dignos de um especialista… em falta de rigor.
    MGomes, JN1984 and SalvadorP like this.

  17. #197
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    Até porque o rei da álgebra faz as contas com a electricidade ao preço de casa em bi horário, portanto não há carregamentos fora

    (a comédia de sempre )
    DMA gosta disto.

  18. #198
    DMA
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    É incrível como há sempre batatada quando se fala de certos assuntos

    Seja aqui, seja no Offtopic
    Vanquish gosta disto.

  19. #199
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    Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    Até porque o rei da álgebra faz as contas com a electricidade ao preço de casa em bi horário, portanto não há carregamentos fora

    (a comédia de sempre )
    Só um aparte e depois continuam na batatada...

    Cálculos de 3€/100 no eléctrico não é bi-horário. Bi-horário é metade disso...

    Fui um dos "malucos" que comprou um eléctrico para fazer 2k km mês em casa-trabalho-casa, voltinhas pela cidade e um ou outro passeio.
    Aí acho imbatível.
    E sim, costumo andar em ritmos legais, nada de AE a 150..

    Voltas grandes, idas ao Norte, férias, tem mesmo de ser o ICE (por várias razões, não só a autonomia).

    Podem continuar.

    PS: tenho actualmente contabilizados 11600 km a 2,07€/100km, com alguns abastecimentos em shoppings/supermercados
    DMA e Fabulous gostam disto.

  20. #200
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    Se compras por capricho até é compreensível, agora se é para poupança em combustível é inviável nunca será recuperado investimento a não ser que pensas o manter por varias décadas

  21. #201
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    Citação Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
    Já que entras a pés juntos e auto proclamando te especialista em eléctricos e rei da álgebra… remeto te para as contas que aqui já foram feitas e partilhadas.

    Aproveito e recomendo também umas aulas de português para ires conseguir ler e interpretar o que aqui foi partilhado.

    O problema de alguns “electrificados” é que ou somos com eles ou contra eles… e eu não me considero contra os eléctricos… até já estou em “transição”, pois recentemente gastei num PHEV.

    Sou coerente, o PHEV é para já a única solução que me permite não ter que lidar com as maiores limitações dos actuais EV.

    Agora contas, ainda sei fazer algumas… e esses 200k kms atirados para o meio do texto são dignos de um especialista… em falta de rigor.
    Com esse user é mesmo assim, não há meios termos.
    Mas em relação à tua opinião acerca dos EVs, posso dar-te o meu exemplo lá na empresa, tenho o meu LEAF à 4 anos e carrego lá, desde o inicio que vejo pessoal com aquelas coisas do: "esticar cabo todos os dias não era para mim...", "Isso de andar sempre a parar para carregar é que não...", " e quando a bateria morrer é que vai ser...". Acontece que durante estes 4 anos eles têm continuado a meter combustivel e eu já vou nos "acima" de 12000€ de poupança, ou seja, com este argumento o pessoal já não fala a mesma coisa, é mais:"os elétricos estão ainda muito caros...", "demoram muito a entregar...",... A mudança de discurso é notoria, e eu vou carregando à borla.
    Claro que os EVs são limitados em algumas utilizações, não há superchargers ou carregadores ultra rapidos que lhes valha, mas os ICE também têm limitações, temos que escolher o que preferimos do melhor de cada um deles.
    Ecoflex gosta disto.

  22. #202
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    Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    Até porque o rei da álgebra faz as contas com a electricidade ao preço de casa em bi horário, portanto não há carregamentos fora

    (a comédia de sempre )
    E pode fazê-lo, porque esse é um cenário possível.

  23. #203
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    Citação Originalmente Colocado por DMA Ver Post
    É incrível como há sempre batatada quando se fala de certos assuntos

    Seja aqui, seja no Offtopic
    neste caso há sempre batatada quando este user entra de pés juntos em todos os tópicos para chamar a atenção…

  24. #204
    Piloto Lendário ZylmhuinVII's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Rools Ver Post
    Se compras por capricho até é compreensível, agora se é para poupança em combustível é inviável nunca será recuperado investimento a não ser que pensas o manter por varias décadas
    Que investimento? A diferença entre o que comprei usado e um ICE equivalente usado?

    A ver vamos ;)

  25. #205
    Piloto de Rallye SalvadorP's Avatar
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    Cada caso é um caso. Falando dos 3 amigos mais próximos que tenho com elétricos:

    - comprou um Model 3 que substituiu um bmw M3 e satisfeitíssimo. Gosta mais do Tesla que do BMW. Não faz viagens grandes de carro, gosta de automóveis mas não é um petrol head. Encomendou agora um segundo elétrico, um e-tron 55

    - tem um Kuai, satisfeitíssimo. Acumula com uma carrinha V70 hibrida a gasóleo e um Seat Alhambra a gasóleo. Gosta de racionalizar e prefere o Kuai de 204 cv ao Volvo de 286 cv hibrido. Só carrega em casa. Valoriza estacionar de graça em Lisboa.

    - tinha um Zoe, só carregava em casa, sos 3 é o que gosta mais de conduzir. Desiludido com a autonomia (para ir de Lisboa âs Caldas já chegou à rasca) e com o andamento. Encomendou um Tiguan hibrido e enquanto espera tem andado com um id3 de que está a gostar

  26. #206
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    Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    Até porque o rei da álgebra faz as contas com a electricidade ao preço de casa em bi horário, portanto não há carregamentos fora

    (a comédia de sempre )
    Comédia é nem saberes que esse valor até é mais alto do que o carregamento em casa. E além disso podes aumentar o valor até 5€ ou 6€ aos 100km que a eletricidade vai sempre compensar.

    São contas simples de matemática do 9° ano. Não é álgebra, tive álgebra no Técnico. Isso é matemática básica.

    Múltiplicas a diferença entre os 5€ e os 15€ por 2000 e tens a poupança ao fim de 200kkm.

    Mais básico que isto é difícil.

    Sê mais humilde e faz as contas.

  27. #207
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    Citação Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
    É relativamente linear.

    O valor de uma viatura “abate” na empresa em 4 anos. Portanto entram para as contas 25% do valor de compra ao ano.

    Depois sobre esses 25% paga-se TA:




    Tomando apenas como exemplo uma viatura no valor de 75.000€ tens:

    - se for ICE pagas 26.250€ só em imposto em 4 anos
    - se for plug in pagas 13.125€
    - se for eléctrico paga 0.

    Vais pagar o seguro do carro e custa 1000€ para os 3.
    Ao final de um ano o mesmo seguro custa à empresa 1350€ para o Ice, 1175€ para o plug in e 1000€ para o híbrido.

    Idem com via verde, idem com manutenções, lavagens, estacionamentos, gasolina etc etc.

    O mapa de km é uma alternativa a ter um carro na empresa e o funcionário pode usar a sua viatura e no final recebe um valor ao Km que paga se não estou em erro 5% TA até um máximo de 0.36€/km
    Belo post, obrigado pelas informações.

    É sempre incrível ver os "saltos" que existem entre o valor das taxas para os diferentes patamares de preço.

    Para mim seria muito mais justo uma fórmula em que a taxa aumentasse progressivamente com o preço ... isso se realmente a intenção é aplicar uma taxa progressiva.
    Ou então está a escapar-me algo básico.
    SalvadorP gosta disto.

  28. #208
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    Citação Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
    Cada caso é um caso. Falando dos 3 amigos mais próximos que tenho com elétricos:

    - comprou um Model 3 que substituiu um bmw M3 e satisfeitíssimo. Gosta mais do Tesla que do BMW. Não faz viagens grandes de carro, gosta de automóveis mas não é um petrol head. Encomendou agora um segundo elétrico, um e-tron 55

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    Zoe é carro de cidade. Já tive alguns na empresa, perfeito para cidade horrível em AE. Ou seja, o problema aí é que o teu amigo comprou um Zoe para uma utilização que não é a mais aconselhada.

  29. #209
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    Citação Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
    Só um aparte e depois continuam na batatada...

    Cálculos de 3€/100 no eléctrico não é bi-horário. Bi-horário é metade disso...

    Fui um dos "malucos" que comprou um eléctrico para fazer 2k km mês em casa-trabalho-casa, voltinhas pela cidade e um ou outro passeio.
    Aí acho imbatível.
    E sim, costumo andar em ritmos legais, nada de AE a 150..

    Voltas grandes, idas ao Norte, férias, tem mesmo de ser o ICE (por várias razões, não só a autonomia).

    Podem continuar.

    PS: tenho actualmente contabilizados 11600 km a 2,07€/100km, com alguns abastecimentos em shoppings/supermercados
    Fizeste uma boa opção! Quem disser o oposto, está a ser injusto.

  30. #210
    Chefe de Equipa Vrumm's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
    Comédia é nem saberes que esse valor até é mais alto do que o carregamento em casa. E além disso podes aumentar o valor até 5€ ou 6€ aos 100km que a eletricidade vai sempre compensar.

    São contas simples de matemática do 9° ano. Não é álgebra, tive álgebra no Técnico. Isso é matemática básica.

    Múltiplicas a diferença entre os 5€ e os 15€ por 2000 e tens a poupança ao fim de 200kkm.

    Mais básico que isto é difícil.

    Sê mais humilde e faz as contas.
    A ânsia da pedrada é tão grande que ainda se notam mais as limitações no português… o André refere os carregamentos fora precisamente para sublinhar que, por serem mais caros, ainda mais se notará.

    Comédia é ser arrogante e estar a discursar de cuecas.
    cjr gosta disto.

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