[Comparativo] Se calhar vou ter que comprar um "eléctrico " - Página 8

Página 8 de 15 PrimeiraPrimeira ... 789 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 211 para 240 de 428
Like Tree275Likes

Título: Se calhar vou ter que comprar um "eléctrico "

Piloto de Fórmula 1 Fabulous's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
    A ânsia da pedrada é tão grande que ainda se notam mais as limitações no português… o André refere os carregamentos fora precisamente para sublinhar que, por serem mais caros, ainda mais se notará.

Comédia é ser arrogante e estar a discursar de cuecas.
    Os carregamentos fora de casa ficam a 5€ os 100kms com o cartão da Prio, tirando os PCR. Cartões da galp e da edp são um cancro.

Para nem falar na questão das manutenções e das benesses fiscais. Por muito que Vocês falem os dados fatuais demonstram que um elétrico é muito melhor negócio do que os ICE.

É uma questão de números, não de conversa da treta.

Chefe de Equipa Vrumm's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
    Os carregamentos fora de casa ficam a 5€ os 100kms com o cartão da Prio. Cartões da galp e da edp são um cancro.

Para nem falar na questão das manutenções e das benesses fiscais. Por muito que Vocês falem os dados fatuais demonstram que um elétrico é muito melhor negócio do que os ICE.

Vai ler o que aqui já se debateu…

Estás a debitar a cassete… pareces o Carvalhas.

cjr
    cjr está online
    Piloto de Troféu cjr's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

A ânsia da pedrada é tão grande que ainda se notam mais as limitações no português… o André refere os carregamentos fora precisamente para sublinhar que, por serem mais caros, ainda mais se notará.

Comédia é ser arrogante e estar a discursar de cuecas.
    Até porque quem fizer constantes viagens longas a maioria das vezes nem carregará em casa...

Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Vai ler o que aqui já se debateu…

Estás a debitar a cassete… pareces o Carvalhas.
    É uma questão de matemática básica. O que gastas em combustível ao longo da vida do carro é mais do dobro da diferença média do preço de aquisição entre um ICE e um elétrico.

E se carregares em casa a diferença é mesmo gigantesca. Eletricidade a 1,5 aos 100kms vs combustível a 15€ aos 100kms. 13,5 vezes 2000 igual a 27000€ ao fim de 200kkms

Para nem entrar a poupança em manutenções, estacionamentos, benesses fiscais, selos, etc..

Simpleamente um elétrico não dá hipótese.

Piloto Lendário ZylmhuinVII's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Os carregamentos fora de casa ficam a 5€ os 100kms com o cartão da Prio, tirando os PCR. Cartões da galp e da edp são um cancro.
    .
    Depende. Com Galp Casa e 16% de desconto, tenho usado sempre o cartão Galp.

Simulei agora para um posto no Mar Shopping e Galp < EDP < Prio
    Fabulous gosta disto.

Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por cjr Ver Post
    Até porque quem fizer constantes viagens longas a maioria das vezes nem carregará em casa...
    Quem faz constantes viagens longas um elétrico não é o mais indicado no entanto um Tesla é o melhor que há devido aos Supercharger. Qual percentagem que tem esse tipo de utilização? Diria que nem 5% dos condutores.

Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

É uma questão de matemática básica. O que gastas em combustível ao longo da vida do carro é mais do dobro da diferença média do preço de aquisição entre um ICE e um elétrico.

E se carregares em casa a diferença é mesmo gigantesca. Eletricidade a 1,5 aos 100kms vs combustível a 15€ aos 100kms. 13,5 vezes 2000 igual a 27000€ ao fim de 200kkms

Para nem entrar a poupança em manutenções, estacionamentos, benesses fiscais, selos, etc..

Simpleamente um elétrico não dá hipótese.
    Vai ler o que se debate neste tópico.

Isso, não está em causa…

Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post

Sim talvez tenhas razão. Eu não consigo lidar com esses lisboetas incompetentes da galp e da edp. Lidar empresarialmente com eles é um pesadelo. Mil vezes a malta da Prio de Aveiro.

Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Quem faz constantes viagens longas um elétrico não é o mais indicado no entanto um Tesla é o melhor que há devido aos Supercharger. Qual percentagem que tem esse tipo de utilização? Diria que nem 5% dos condutores.
    Vês… estás quase lá… não entres à patudo nos temas qual pregador.

Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post

Sim talvez tenhas razão. Eu não consigo lidar com esses lisboetas incompetentes da galp e da edp. Lidar empresarialmente com eles é um pesadelo. Mil vezes a malta da Prio de Aveiro.

Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Vês… estás quase lá… não entres à patudo nos temas qual pregador.
    Foi jsso que eu disse no meu primeiro post neste tópico. Se tivesss lido tudo terias percebido. Para quem faz muitos kms em AE um elétrico pode não ser o mais aconselhado. Mas é uma utilização muito específica. Para quase todos os condutores um elétrico é muito melhor compra em todos os sentidos.

Piloto de Fórmula 1 Afcivic's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Eu tenho EDP em casa e uso o cartão EDP (20% desconto) e tem sido o mais barto em termos de utilização, contas da miio.

Piloto de Rallye SalvadorP's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2018

Por Defeito

Foi jsso que eu disse no meu primeiro post neste tópico. Se tivesss lido tudo terias percebido. Para quem faz muitos kms em AE um elétrico pode não ser o mais aconselhado. Mas é uma utilização muito específica. Para quase todos os condutores um elétrico é muito melhor compra em todos os sentidos.
    Há muita coisa a considerar, desde possibilidade ou não de carregar em casa, orçamento, etc.

Não há soluções boas para todos, ou óptimas para todos. As biclas urbanas, trotinetes, ubers e sapatos confortáveis são porreiríssimas e maior parte ainda não as usa.
    cjr gosta disto.

Piloto Lendário ZylmhuinVII's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

No início, o único que me deu problemas foi o da Prio...

Agora é abrir a Miio e escolher o mais barato.

Não venham é dizer agora que os electrões low-cost estragam os injectores!
    nto gosta disto.

Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
    Há muita coisa a considerar, desde possibilidade ou não de carregar em casa, orçamento, etc.

Não há soluções boas para todos, ou óptimas para todos. As biclas urbanas, trotinetes, ubers e sapatos confortáveis são porreiríssimas e maior parte ainda não as usa.
    Um VE é sempre melhor negócio do que um ICE tirando casos específicos. É uma questão de matemática.

Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Um VE é sempre melhor negócio do que um ICE tirando casos específicos. É uma questão de matemática.
    Do ponto de vista matemático o melhor negócio é ficar em casa…
    Rus3r gosta disto.

Piloto de Fórmula 1 Bolide's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

E de preferência sem internet para não se escrever coisas sem sentido

Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Isto é tão fácil de entender. Só mesmo por casmurrice alguém pode dizer que gastar entre 1,5 a 5 aos 100kms não é uma grande poupança em relação a gastar 12 a 18. Ao fim de 200kkms a poupança é gigante. São dados factuais.

Isto só falando doa consumos mas podemos falar nas manutenções, fiabilidade, benesses fiscais, etc. onde um VE é muito superior a um ICE.

Os fóruns são bons para se perceber a mente humana e como supostos adultos conseguem ser tão imaturos em tantas situações.

Podem estrebuchar, insultar, whatever, mas têm de lidar com o facto dos VE serem racionalmente uma melhor opção do que os ICE. Talvez com excepção dos GPL mas pena haver tão pouca oferta, só a Dacia e pouco mais.
    Última edição por Fabulous : 07-08-22 às 03:46:17

cjr
    cjr está online
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Do ponto de vista matemático o melhor negócio é ficar em casa…
    Exatamente. Racionalmente, qualquer pessoa que compre um elétrico para fazer "meia-dúzia" de quilómetros diários, mais vale comprar uma bicicleta elétrica, uma scooter, ou ir ao mercado de usados (mesmo como está). Para fazer 20 ou 30 quilómetros por dia qualquer Corsa ou Ibiza chegam. Poupa 20 ou 30k num carro, e daqui a 5 ou 6 anos, quando as baterias aguentarem 900km e os preços estiverem estabilizados, logo compra um.

É que eu acredito tanto que a malta que comprou um elétrico com uma autonomia de 300 ou 400km vá ficar com o carro durante 15 anos como acredito no pai natal.

Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Exatamente. Racionalmente, qualquer pessoa que compre um elétrico para fazer "meia-dúzia" de quilómetros diários, mais vale comprar uma bicicleta elétrica, uma scooter, ou ir ao mercado de usados (mesmo como está). Para fazer 20 ou 30 quilómetros por dia qualquer Corsa ou Ibiza chegam. Poupa 20 ou 30k num carro, e daqui a 5 ou 6 anos, quando as baterias aguentarem 900km e os preços estiverem estabilizados, logo compra um.

É que eu acredito tanto que a malta que comprou um elétrico com uma autonomia de 300 ou 400km vá ficar com o carro durante 15 anos como acredito no pai natal.
    Todos os carros novos que comprei ficaram comigo mais de 15 anos, não tenciono que com o LEAF seja diferente.
    futsal gosta disto.

Piloto Lendário Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Volta e meia e anda-se aqui sempre à volta do mesmo e parece que ninguém se entende. E muito sinceramente, nem sei bem porquê...

Há tanta coisa a considerar aquando da compra de um carro que às vezes só mais tarde é que nos apercebemos se fizemos ou não uma boa opção. Este caso dos elétricos vs os ICEs é até bastante simples, mas tem muitas nuances:

- Qual o tipo de utilização? urbana, curtas viagens, longas viagens, médios cursos. No meu caso médios cursos.
    - Tem onde carregar em casa? Não ou sim. Se tiver e for num prédio, há condições para o fazer? No meu caso, parece haver, sim.
    - Orçamento disponível para a compra? O menor possível tendo em conta o que preciso (algo familiar com uma autonomia razoável e que não seja muito grande).
    - Novo vs usado? Preferencialmente novo, para mim.
    - Já tenho um ICE e quero trocar para poupar? Ou quero apenas acrescentar um carro? Ou ainda, o meu carro berrou e tenho que comprar outro? Primeira opção.
    - Que custo terá a electricidade que vou carregar por cada 100 kms? Que custo terá o combustível que vou carregar por cada 100kms? 3€ vs 10€, com os preços actuais.
    - Estarei disposto a baixar de segmento para adquirir um eléctrico ou prefiro (e posso) gastar mais uns bons milhares para manter o segmento actual? Estou disposto a fazer essa cedência.
    - E há mais, muito mais, que são muito particulares.

Cada um terá que enquadrar estes e outros parâmetros. No meu caso, uma poupança de cerca de 7 € x 25k kms/ano dá 1750 € a somar o IUC (caríssimo no meu caso) são 2000€/ano. Tenho um carro do segmento D e considerando que consigo adquirir novo um carro deste segmento pro 35k€, o elétrico custa cerca de 60k€. Bem sei que são carros com equipamentos e potências diferentes, mas também são 25k€ de diferença para o "mesmo" carro, que encontrará o seu break-even para lá dos 12 anos. Vá, imaginando que o eléctrico não chateia (€€€) muito nas manutenções e o ICE tem mais custo, apontamos para os 10 anos.

Pergunta honesta e já considerando que há a possibilidade de ter os 25k€ extra: Valerá a pena fazer um investimento num carro para encontrar o ponto de equilíbrio aos 10 anos, com tantas variáveis pelo meio? Sinceramente acho que não e tento encontrar para mim no segmento abaixo algo que me possa servir, tentando baixar essa diferença para os 15k€. Ainda assim, falamos pelos 6/7 anos de break even, mas menos mal. Se for um segmento C usado com 2/3 anos, o break even é imediato, com a cedência do "carro novo". Bom, isto sou eu a falar comigo próprio e a mostrar-vos a minha realidade. Cada um terá que fazer um exercício semelhante.
    Vrumm, DMA and cjr like this.

cjr
    cjr está online
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
    Todos os carros novos que comprei ficaram comigo mais de 15 anos, não tenciono que com o LEAF seja diferente.
    E quanto é que vais pagar de bateria? Compensará num carro com uma autonomia daqui a uns "miserável", comparado com a média de mercado?

Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

E quanto é que vais pagar de bateria? Compensará num carro com uma autonomia daqui a uns "miserável", comparado com a média de mercado?

E porque terei que comprar uma bateria? Tenho um hibrido de 2006 com a bateria em otimas condições, porque não durará mais uma bateria muito mais moderna?
    E sim, compensará um carro que hoje tem uma autonomia de cerca de 250kms, nessa altura poderá ter uns 50% o que dará na boa para o dia a dia em que faço cerca de 50kms...

cjr
    cjr está online
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
    E porque terei que comprar uma bateria? Tenho um hibrido de 2006 com a bateria em otimas condições, porque não durará mais uma bateria muito mais moderna?
    E sim, compensará um carro que hoje tem uma autonomia de cerca de 250kms, nessa altura poderá ter uns 50% o que dará na boa para o dia a dia em que faço cerca de 50kms...
    A degradação da bateria é uma realidade, e existem inúmeros estudos acerca disso. Depende de muitos fatores (como temperatura, carregamentos, etc), mas é uma realidade inequívoca. Após 10 anos, a autonomia de um carro elétrico vai baixar. E o que não faltam aí são valores absolutamente surreais para mudar a bateria.

Agora se passados 12 ou 13 anos achas que uma autonomia de cerca de 100km serve e que é qualidade de vida ter um carro "preso por arames", obviamente que estarás no teu direito e saberás quais as tuas rotinas. Sem nenhuma ironia.

Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

A degradação da bateria é uma realidade, e existem inúmeros estudos acerca disso. Depende de muitos fatores (como temperatura, carregamentos, etc), mas é uma realidade inequívoca. Após 10 anos, a autonomia de um carro elétrico vai baixar. E o que não faltam aí são valores absolutamente surreais para mudar a bateria.

Agora se passados 12 ou 13 anos achas que uma autonomia de cerca de 100km serve e que é qualidade de vida ter um carro "preso por arames", obviamente que estarás no teu direito e saberás quais as tuas rotinas. Sem nenhuma ironia.
    Tenho o exemplo do meu JAzz que vai com 20 anos e continua por cá na familia, fez cerca de 4000 kms entre inspeções, acredito que o LEAF com essa idade cumpra a mesma utilizaçao sem qualquer problema, obviamente muito antes disso não irá ter a utilização que tem hoje, aliás, espero que para o proximo ano quando receber o i4 que passe a ser o carro apenas das voltinhas por cá, que com mais de 120 000kms ainda não noto nada de degradação, mas sei que ela existe.
    Portanto, tal como qualquer CI com a idade começa a ficar encostado ou passa para aqueles familiares que pouco usam um carro, tem sido sempre assim por aqui e não vai mudar por ser elétrico, até te digo mais, penso em vender os CI precisamente por isso, serem CIs...
    E sim, referi a degradação no meu post anterior, não leste?

Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

A partir do momento em que os haters dos VEs nunca tiveram um VE, estão a falar daquilo que não sabem.
    Afcivic, Superc, futsal and 1 others like this.

Piloto de Rallye SalvadorP's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2018

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Cada um terá que enquadrar estes e outros parâmetros. No meu caso, uma poupança de cerca de 7 € x 25k kms/ano dá 1750 € a somar o IUC (caríssimo no meu caso) são 2000€/ano. Tenho um carro do segmento D e considerando que consigo adquirir novo um carro deste segmento pro 35k€, o elétrico custa cerca de 60k€. Bem sei que são carros com equipamentos e potências diferentes, mas também são 25k€ de diferença para o "mesmo" carro, que encontrará o seu break-even para lá dos 12 anos. Vá, imaginando que o eléctrico não chateia (€€€) muito nas manutenções e o ICE tem mais custo, apontamos para os 10 anos.
    Acresce que, na maior parte dos casos as pessoas não fazem 25 mil km por ano mas sim metade ou perto disso. Portanto o break-even poderá ser ainda mais tarde. 15 ou 20 anos.

A partir do momento em que os haters dos VEs nunca tiveram um VE, estão a falar daquilo que não sabem.
    Não me parece que tenha nada a ver com haters. Eu acho os VE interessantes para muitas situações, mas a mim pessoalmente que gosto imenso de automóveis e de conduzir não me atrai comprar um para minha utilização.

Nem tudo se reduz a racionalidade económica e contas (onde já se percebeu que os VE também só são bons nalguns casos), eu gosto de um carro que se oiça, de preferência com embraiagem e mudanças manuais e que me permita andar livremente por qualquer lado sem muito planeamento.

Nunca escolhi carros orientado pela questão económica, dos consumos, etc.

As pessoas fumam, bebem, comem alimentos processados e gorduras polisaturadas, não são perfeitas e ainda bem.

Piloto de Troféu JN1984's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
    Acresce que, na maior parte dos casos as pessoas não fazem 25 mil km por ano mas sim metade ou perto disso. Portanto o break-even poderá ser ainda mais tarde. 15 ou 20 anos.

Não me parece que tenha nada a ver com haters. Eu acho os VE interessantes para muitas situações, mas a mim pessoalmente que gosto imenso de automóveis e de conduzir não me atrai comprar um para minha utilização.

Nem tudo se reduz a racionalidade económica e contas (onde já se percebeu que os VE também só são bons nalguns casos), eu gosto de um carro que se oiça, de preferência com embraiagem e mudanças manuais e que me permita andar livremente por qualquer lado sem muito planeamento.

Nunca escolhi carros orientado pela questão económica, dos consumos, etc.

As pessoas fumam, bebem, comem alimentos processados e gorduras polisaturadas, não são perfeitas e ainda bem.
    Um golf GTI assenta que nem uma luva nessas ruas premissas 🥹
    SalvadorP gosta disto.

Piloto Lendário Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Haters e fanboys....há em todo o lado. Por acaso neste particular (refiro-me eléctrico vs ICEs) ao contrário das guerrinhas entre marcas, o que há é pessoal interessado em saber se um veículo eléctrico se adequa à sua utilização e que eléctrico é o mais assertivo para tal. Não vejo, de todo, que esses users sejam haters.
    SalvadorP gosta disto.

cjr
    cjr está online
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Haters e fanboys....há em todo o lado. Por acaso neste particular (refiro-me eléctrico vs ICEs) ao contrário das guerrinhas entre marcas, o que há é pessoal interessado em saber se um veículo eléctrico se adequa à sua utilização e que eléctrico é o mais assertivo para tal. Não vejo, de todo, que esses users sejam haters.
    Esquece, estás a falar com alguém sobejamente conhecido aqui pela sua imparcialidade e equilíbrio mental...

Neste momento trabalho a menos de 30km de casa. Na altura pensei em comprar uma scooter elétrica. Tendo em conta que tenho um carro a gás, era coisa para se calhar demorar 3 ou 4 anos a recuperar. Agora imagina um elétrico novo, nem daqui a 30 anos.

Tendo em conta os preços loucos e a constante evolução das baterias, o mais racional será mesmo esperar mais 4 ou 5 anos e depois comprar algo mais maduro, para daqui a uns anos não ficar com um único carro com uma autonomia de cerca de 200km.

Isso será assim tão difícil de perceber? Mas aqui é impossível dizê-lo, isto é tipo claques de futebol.
    DMA e SalvadorP gostam disto.

Página 8 de 15 PrimeiraPrimeira ... 789 ... ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •