No fim-de-semana passado, fiz parte de uma caravana que percorreu 500 km, entre Lisboa e um cidade depois de Santarém.
A caravan foi composta por um Peugeot 307 Break 1.6 HDI 110 cv, um Seat Leon II 1.9 TDI 105 cv e um Golf IV 1.9 TDI 115 cv.
Na viagem de ida, as velocidades andaram entre os 100 e os 130 km/h, na auto-estrada, e os 90 km/h, no IC qualquer coisa.
Para cá, os TDI mantiveram as velocidades, mas o HDI veio consideravelmente mais depressa.
Todos os carros transportaram 4 pessoas e a bagageira foi cheia (pior no Peugeot, claro!) e só o ar condicionado do gaulês é que foi sempre ligado.
No final, vieram as contas:
Viagem de ida
Peugeot 307 Break 1.6 HDI 110 cv - 5,1 L/100 km
Seat Leon II 1.9 TDI 105 cv - 6 L/100 km
Golf IV 1.9 TDI 115 cv - 6,2 L/100 km
Regresso
Peugeot 307 Break 1.6 HDI 110 cv - 5,7 L/100 km
Seat Leon II 1.9 TDI 105 cv - 6 L/100 km
Golf IV 1.9 TDI 115 cv - 6,4 L/100 km
Mesmo andando muito mais depressa, conseguiu gastar menos...
Aqui, o HDI bateu, sem qualquer dúvida, os tão apregoados consumos dos TDI.
Como as pessoas foram rodando pelos carros, deu para ouvir opiniões.
Do Leon ouvi dizer que a falta de conforto chega a ser muito incomodativa. O habitáculo claustrofóbico também não ajudou nada ao conforto.
No Golf as queixas de falta de conforto são semelhantes, mas não tão fortes. Aqui, é o espaço a merecer críticas.
O Peugeot voltou a bater estes dois "concorrentes" no que toca ao espaço, suavidade e, principalmente, conforto.
Até respiraram de alívio quando andaram no Peugeot.
Foi só um comparativo mais despreocupado e que poderá transmitir a ideia das diferenças entre modelos concorrentes no mercado de usados.
Fica também a certeza que a época do motor 1.9 TDI já passou...
A caravan foi composta por um Peugeot 307 Break 1.6 HDI 110 cv, um Seat Leon II 1.9 TDI 105 cv e um Golf IV 1.9 TDI 115 cv.
Na viagem de ida, as velocidades andaram entre os 100 e os 130 km/h, na auto-estrada, e os 90 km/h, no IC qualquer coisa.
Para cá, os TDI mantiveram as velocidades, mas o HDI veio consideravelmente mais depressa.
Todos os carros transportaram 4 pessoas e a bagageira foi cheia (pior no Peugeot, claro!) e só o ar condicionado do gaulês é que foi sempre ligado.
No final, vieram as contas:
Viagem de ida
Peugeot 307 Break 1.6 HDI 110 cv - 5,1 L/100 km
Seat Leon II 1.9 TDI 105 cv - 6 L/100 km
Golf IV 1.9 TDI 115 cv - 6,2 L/100 km
Regresso
Peugeot 307 Break 1.6 HDI 110 cv - 5,7 L/100 km
Seat Leon II 1.9 TDI 105 cv - 6 L/100 km
Golf IV 1.9 TDI 115 cv - 6,4 L/100 km
Mesmo andando muito mais depressa, conseguiu gastar menos...
Aqui, o HDI bateu, sem qualquer dúvida, os tão apregoados consumos dos TDI.
Como as pessoas foram rodando pelos carros, deu para ouvir opiniões.
Do Leon ouvi dizer que a falta de conforto chega a ser muito incomodativa. O habitáculo claustrofóbico também não ajudou nada ao conforto.
No Golf as queixas de falta de conforto são semelhantes, mas não tão fortes. Aqui, é o espaço a merecer críticas.
O Peugeot voltou a bater estes dois "concorrentes" no que toca ao espaço, suavidade e, principalmente, conforto.
Até respiraram de alívio quando andaram no Peugeot.
Foi só um comparativo mais despreocupado e que poderá transmitir a ideia das diferenças entre modelos concorrentes no mercado de usados.
Fica também a certeza que a época do motor 1.9 TDI já passou...
Comentário