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Um HDI, dois TDI...

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    Não entendo como alguém considera que o TDI está ultrapassado, sobretudo tendo como termo comparativo o HDI 110cv.

    Já fiz milhares de kms com TDI 105cv (A3) e HDI 110cv (neste caso, Focus) e, na minha modesta opinião, em termos de prestações e agradabilidade de condução, o TDI dá 10-0 ao HDI.

    Pequena nota: o que é para mim agradabilidade de condução?

    Motor redondo (ou seja, posso, por exemplo, circular numa 4.ª a 50/60km/h e, acelarando, obtenho uma resposta com vigor, sem necessidade de reduzir - e nesse aspecto, meus amigos, o HDI é consideravelmente mais fraco que o TDI - o HDI, abaixo das 2000rpm chega a ser "pastelão", sendo o TDI sempre muito despachado).

    Outro exemplo básico: quem circula na A5, direcção Cascais-Lisboa e vai na subida de Miraflores para Monsanto, a cerca de 110km/h, em 5.ª, experimentem acelarar com o HDI e com o TDI e depois postem os resultados...eu já fiz a experiência e enquanto no TDI ele continua a galgar kms com uma progressão assinalável, o HDI tem que levar uma 4.ª, sob pena de começar a perder velocidade.

    A única vantagem do HDI é mesmo o superior silêncio a bordo; para mim, enquanto alguns o apelidam de "suave" pela entrega progressiva da potência, eu chamo-lhe "pastelão" por me obrigar a puxar quase todas as mudanças até às 3500rpm ou 4000rpm para obter um andamento minimamente célere. No TDI, basta utilizar as mudanças, no máximo, até às 3000rpm que já se obtem um andamento muito célere.

    Em termos de consumos confesso que nunca tive paciência de fazer as contas.

    Mas entre um e outro? Venha um TDI.

    P.S. Não tenho, nem nunca tive um HDI ou um TDI

    Comentário


      Originalmente Colocado por Pedro65 Ver Post
      so sei que pelo menos o motor de 110cv 1.9 tdi , da VAG, quando saiu, era o mais economico que havia

      Eu com este motor de 110 cvs fiz média de 4.8 L/100km numa viagem de cerca de 1200km em AE 90% a 120km/h e 10% do percurso na nacional. Já conduzi carros com motor HDI e segundo a minha experiência continuo a preferir o TDI.

      Comentário


        Originalmente Colocado por FMCNP Ver Post
        Bom, este teste de fiável e científico tem muito pouco ou nada. Factores como o tipo de condução, o facto de levar AC ou vidros abertos (vidros abertos em AE penaliza mais os consumos que o AC), o erro do CB (o CB do leon marcava 6 e gastava 6,2 e o do 307 marcava 5,1 e gastava 6, por exemplo), etc.

        No meu mau, barulhento, vibrante, antiquado, obsoleto e gastador 1.9 TDI 105cv estou neste momento com uma média de CB de 4,9l, em percursos mistos, com um depósito que meti e já fez 890km, e ainda nem acendeu a luz de reserva, fazendo calmamente 1100km com um depósito.
        PFfffff ... grande coisa!

        Eu num igual a este



        se vou numa viagem de mais de 100Km tenho de levar uma barrica na mala pois com a gasolina que nasce no depósito começa a jorrar por fora !


        Abraço,
        McDriver

        Comentário


          Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
          Não entendo como alguém considera que o TDI está ultrapassado, sobretudo tendo como termo comparativo o HDI 110cv.

          Já fiz milhares de kms com TDI 105cv (A3) e HDI 110cv (neste caso, Focus) e, na minha modesta opinião, em termos de prestações e agradabilidade de condução, o TDI dá 10-0 ao HDI.

          Pequena nota: o que é para mim agradabilidade de condução?

          Motor redondo (ou seja, posso, por exemplo, circular numa 4.ª a 50/60km/h e, acelarando, obtenho uma resposta com vigor, sem necessidade de reduzir - e nesse aspecto, meus amigos, o HDI é consideravelmente mais fraco que o TDI - o HDI, abaixo das 2000rpm chega a ser "pastelão", sendo o TDI sempre muito despachado).

          Outro exemplo básico: quem circula na A5, direcção Cascais-Lisboa e vai na subida de Miraflores para Monsanto, a cerca de 110km/h, em 5.ª, experimentem acelarar com o HDI e com o TDI e depois postem os resultados...eu já fiz a experiência e enquanto no TDI ele continua a galgar kms com uma progressão assinalável, o HDI tem que levar uma 4.ª, sob pena de começar a perder velocidade.

          A única vantagem do HDI é mesmo o superior silêncio a bordo; para mim, enquanto alguns o apelidam de "suave" pela entrega progressiva da potência, eu chamo-lhe "pastelão" por me obrigar a puxar quase todas as mudanças até às 3500rpm ou 4000rpm para obter um andamento minimamente célere. No TDI, basta utilizar as mudanças, no máximo, até às 3000rpm que já se obtem um andamento muito célere.

          Em termos de consumos confesso que nunca tive paciência de fazer as contas.

          Mas entre um e outro? Venha um TDI.

          P.S. Não tenho, nem nunca tive um HDI ou um TDI
          Boa opinião e bom post !!

          Comentário


            Originalmente Colocado por McDriver Ver Post
            PFfffff ... grande coisa!

            Eu num igual a este



            se vou numa viagem de mais de 100Km tenho de levar uma barrica na mala pois com a gasolina que nasce no depósito começa a jorrar por fora !


            Abraço,
            McDriver
            BRUTAL!!!

            Comentário


              é obvio que a tecnologia PD esta ultrapassada, mas para um motor de 1999 (TDI 115) acho que fez uma grande figura frente ao HDI - que penso que ja tem as tecnologias mais recentes.


              P.S.- não sei o tipo de condução feito, mas acho que o meu CB marcaria menos que esses 6,2. para as velocidades descritas

              Comentário


                Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                Não entendo como alguém considera que o TDI está ultrapassado, sobretudo tendo como termo comparativo o HDI 110cv.

                Já fiz milhares de kms com TDI 105cv (A3) e HDI 110cv (neste caso, Focus) e, na minha modesta opinião, em termos de prestações e agradabilidade de condução, o TDI dá 10-0 ao HDI.

                Pequena nota: o que é para mim agradabilidade de condução?

                Motor redondo (ou seja, posso, por exemplo, circular numa 4.ª a 50/60km/h e, acelarando, obtenho uma resposta com vigor, sem necessidade de reduzir - e nesse aspecto, meus amigos, o HDI é consideravelmente mais fraco que o TDI - o HDI, abaixo das 2000rpm chega a ser "pastelão", sendo o TDI sempre muito despachado).

                Outro exemplo básico: quem circula na A5, direcção Cascais-Lisboa e vai na subida de Miraflores para Monsanto, a cerca de 110km/h, em 5.ª, experimentem acelarar com o HDI e com o TDI e depois postem os resultados...eu já fiz a experiência e enquanto no TDI ele continua a galgar kms com uma progressão assinalável, o HDI tem que levar uma 4.ª, sob pena de começar a perder velocidade.

                A única vantagem do HDI é mesmo o superior silêncio a bordo; para mim, enquanto alguns o apelidam de "suave" pela entrega progressiva da potência, eu chamo-lhe "pastelão" por me obrigar a puxar quase todas as mudanças até às 3500rpm ou 4000rpm para obter um andamento minimamente célere. No TDI, basta utilizar as mudanças, no máximo, até às 3000rpm que já se obtem um andamento muito célere.

                Em termos de consumos confesso que nunca tive paciência de fazer as contas.

                Mas entre um e outro? Venha um TDI.

                P.S. Não tenho, nem nunca tive um HDI ou um TDI

                Eu discordo pois não acho o HDI pastelão. Falo pela experiencia que tenho na minha 307 SW. Circula-se sem dificuldade alguma a 50-60 em 4ª velocidade e para ganhar velocidade não é necessário reduzir para 3ª. O motor desde as 1500 começa a puxar, passando as 1750 já está na sua faixa ideal.
                Volto a dizer que minha SW é das que não tem FAP. Não sei ao certo se influencia muito o rendimento mas na minha não noto nada do que dizes.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                  Eu discordo pois não acho o HDI pastelão. Falo pela experiencia que tenho na minha 307 SW. Circula-se sem dificuldade alguma a 50-60 em 4ª velocidade e para ganhar velocidade não é necessário reduzir para 3ª. O motor desde as 1500 começa a puxar, passando as 1750 já está na sua faixa ideal.
                  Volto a dizer que minha SW é das que não tem FAP. Não sei ao certo se influencia muito o rendimento mas na minha não noto nada do que dizes.
                  A minha pergunta é : não é pastelona ok ! mas comparado com quê ? é que eu por exemplo já conduzi em pouco tempo um S40 e um 307 break com o mesmo motor e o volvo era claramente mais despachado

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                    A minha pergunta é : não é pastelona ok ! mas comparado com quê ? é que eu por exemplo já conduzi em pouco tempo um S40 e um 307 break com o mesmo motor e o volvo era claramente mais despachado
                    Comparado com outro qq carro de peso e potencia semelhante.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                      Comparado com outro qq carro de peso e potencia semelhante.
                      aaaahhh ok assim concordo o que se passa é que a carrinha 307 é muito volumosa e pesada (pior na SW), deve haver poucos carros desse segmento com os seus 1.500 kg

                      Comentário


                        da expriencia que tenho com 307 até achei bem despachada...

                        ja conduzi 2, a de 90cv e a 110cv...e gostei genericamente.

                        na de 90cv até tentei fazer o que faço no civic com os mesmo cv e o resultado foi muito semelhante...´

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          aaaahhh ok assim concordo o que se passa é que a carrinha 307 é muito volumosa e pesada (pior na SW), deve haver poucos carros desse segmento com os seus 1.500 kg
                          A minha SW é de Dez de 2005. Mais ou menos da série desta:

                          http://motor.terra.es/pruebas-coches..._hdi_28605.htm

                          11s 0-100 num carro de 110cv e quase 1500kg é bom. Depois é como te digo as versões de finais de 2005 não tinham FAP e pelo que tenho "ouvido" são mais despachadas.
                          Depois para piorar faltaram aí umas série de 307's e C4's sairam sem uma pá na admissão que piora o rendimento.

                          Comentário


                            E Reparem que o 307 tem a pior aerodinâmica de todos, além de ser quase tão pesado como um citroen C5.

                            Conheço quem tenha uma 307 break e creio que pesa alguns 1450 KG.

                            Os motores HDI 2.0 em AE fazem os mesmos consumos que o 1.6 HDI. Pelo menos é a experiência que tenho em 2.0 HDI 110 VS 1.6 HDI com a mesma potencia. Em cidade, o 1.6 HDI gasta menos 1 litro mais coisa menos coisa.

                            Mas de facto fico admirado com os consumos do 2.0 HDI em AE, entre 100 e 130, mesmo com ultrapasagens a fundo. Chegam a ser inferiores a 6 litros. Obviamente com alturas de ultrapassagens as 4000 RPM e outras de andar estabilizado a 100. O 1.6 HDI gasta o mesmo nestas situações.

                            E claro que o 1.9 TDI não é um super motor. Foi em tempos, porque tinha maior rendimento/consumo que os TD existentes das outras e da propria marca, mas, para mim, nunca foi um motor de jeito. Falta de linearidade...não gosto.

                            Comentário


                              Mas alguem dúvida que o TDI está ultrapassado?
                              Basta pensar numa questão, quantos km aguenta um TDI?
                              O que se vê mais na estrada é Ibizas encostados na berma com os motores rebentados.
                              Eu tenho um colega que conseguiu rebentar 2 motores de dois Ibizas em 2 semanas.
                              Já viram algum HDI dar o berro devido aos km? Pois, bem me parecia que não.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por CarlosVaz2008 Ver Post
                                Mas alguem dúvida que o TDI está ultrapassado?
                                Basta pensar numa questão, quantos km aguenta um TDI?
                                O que se vê mais na estrada é Ibizas encostados na berma com os motores rebentados.
                                Eu tenho um colega que conseguiu rebentar 2 motores de dois Ibizas em 2 semanas.
                                Já viram algum HDI dar o berro devido aos km? Pois, bem me parecia que não.
                                Estas a tentar dizer que os kms não afectam os motores HDI?

                                Nota: Não é novidade nenhuma que os Kms afectam todos e qualquer motor! E os HDI não são diferentes! Quem é mais afectado, HDI ou TDI, não faço ideia, mas não é pelo meu universo de conhecimentos que consigo tirar uma conclusão, ao contrário de alguns... A minha estatistica não é tão apurada. Nao estou a defender nem a atacar nenhum motor... nem quero saber!
                                Editado pela última vez por Taveirada; 11 September 2008, 22:32.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                  Estas a tentar dizer que os kms não afectam os motores HDI?

                                  Nota: Não é novidade nenhuma que os Kms afectam todos e qualquer motor! E os HDI não são diferentes! Quem é mais afectado, HDI ou TDI, não faço ideia, mas não é pelo meu universo de conhecimentos que consigo tirar uma conclusão, ao contrário de alguns... A minha estatistica não é tão apurada. Nao estou a defender nem a atacar nenhum motor... nem quero saber!
                                  Isto não é uma questão de estar a atacar ou defender x ou y, limitei-me a constatar o que se verifica nas estradas.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por CarlosVaz2008 Ver Post
                                    Mas alguem dúvida que o TDI está ultrapassado?
                                    Basta pensar numa questão, quantos km aguenta um TDI?
                                    O que se vê mais na estrada é Ibizas encostados na berma com os motores rebentados.
                                    Eu tenho um colega que conseguiu rebentar 2 motores de dois Ibizas em 2 semanas.
                                    Já viram algum HDI dar o berro devido aos km? Pois, bem me parecia que não.
                                    Estranho, pois eu conheço TDI's com mais de 300.000 kms sem terem dado qualquer problema de turbo ou semelhante.

                                    Nada mau para um motor que parte 2 vezes em duas semanas.

                                    Para esse teu colega rebentar 2 motores em duas semanas, das duas uma: ou se passou algo de muito grave nesse motor, ou ele devia andar de bicicleta.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                      Eu discordo pois não acho o HDI pastelão. Falo pela experiencia que tenho na minha 307 SW. Circula-se sem dificuldade alguma a 50-60 em 4ª velocidade e para ganhar velocidade não é necessário reduzir para 3ª. O motor desde as 1500 começa a puxar, passando as 1750 já está na sua faixa ideal.
                                      Volto a dizer que minha SW é das que não tem FAP. Não sei ao certo se influencia muito o rendimento mas na minha não noto nada do que dizes.
                                      A adjectivação do motor HDI foi por comparação ao 1.9 TDI e não em termos absolutos

                                      Acho que é um motor "honesto" mas está bastante áquem do 1.9 TDI em termos de performances (e de recuperações, em particular).

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por CarlosVaz2008 Ver Post
                                        Isto não é uma questão de estar a atacar ou defender x ou y, limitei-me a constatar o que se verifica nas estradas.
                                        Isso do ver carros apeados é muito engraçado!

                                        Já reparaste que quando compras um carro parece que toda a gente também tem um igual!

                                        É a disposição do teu cerebro para identificar e ver esses mesmos carros!

                                        Eu prefiro a estatistica em vez do... eu vi.

                                        Comentário


                                          Essas questões da fiabilidade são um pouco ridículas, principalmente do diz que disse.

                                          Como o 307 em causa até mora na mesma casa que eu, posso dizer que não tem sido um exemplo de fiabilidade. 103000 km em 3 anos e já alguns problemas mecânicos.

                                          Toda a admissão já teve de ser limpa, já levou apoios de motor e alguns tubos. O ar condicionado está marado, tal como o Medidor de Massa de Ar (MAF).

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                                            A adjectivação do motor HDI foi por comparação ao 1.9 TDI e não em termos absolutos

                                            Acho que é um motor "honesto" mas está bastante áquem do 1.9 TDI em termos de performances (e de recuperações, em particular).
                                            Um colega me tem uma Golf 4 Variant 1.9 TDI 110 e não se notam diferenças significativas entre essa carrinha e a minha SW, apesar da Golf ser mais leve.

                                            Comentário


                                              aquando do lançamento da 308Sw, testei praticamente todos os seus concorrentes nas motorizações de 110cv, 105cv e 125cv

                                              o que mais me agradou de utilizar foi o dci de 105cv, e de seguida o 1.7 cdti de 125cv.

                                              no entanto entre a Golf TDI e a 308 hdi apenas se nota uma maior brutalidade de entrada de turbo tipica dos VAG, de resto são muito semelhantes no andamento.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                Um colega me tem uma Golf 4 Variant 1.9 TDI 110 e não se notam diferenças significativas entre essa carrinha e a minha SW, apesar da Golf ser mais leve.
                                                Não tenho opinião formada sobre esse motor de 110cv, nomeadamente em termos de disponibilidade (só quanto a 105cv)

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por CarlosVaz2008 Ver Post
                                                  Isto não é uma questão de estar a atacar ou defender x ou y, limitei-me a constatar o que se verifica nas estradas.

                                                  Felizmente de vez em quando aparece alguém com um conhecimento muito mais aprofundado do que o normal e faz estes esclarecimentos. Um post destes é uma verdadeira pérola.

                                                  Obrigado.

                                                  Comentário


                                                    Nesta imagem podem ver os dados de teste na motor.terra.es. O 1.6 HDI está prejudicado por estar montado numa SW que é cerca de 200kg mais pesada que um 307 Hatch ou Leon (modelo anterior)

                                                    Mesmo assim as prestações medidas são muito equilibradas e vão de encontro ao que tenho experiencia.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                      Nesta imagem podem ver os dados de teste na motor.terra.es. O 1.6 HDI está prejudicado por estar montado numa SW que é cerca de 200kg mais pesada que um 307 Hatch ou Leon (modelo anterior)

                                                      Mesmo assim as prestações medidas são muito equilibradas e vão de encontro ao que tenho experiencia.
                                                      Pronto, mete a imagem original. Um HDi a ser mais rápido em recuperações que um TDI. Impossivel. lol

                                                      O coiçe engana muito.

                                                      Comentário


                                                        http://www.zeperfs.com/duel354-409.htm

                                                        Leon tdi 110cv vs 307 hdi 110cv

                                                        Comentário


                                                          Os TDI 1.9 110cv para mim valem o que valem : ZERO

                                                          Isto porque eu não gosto de carros pouco lineares.

                                                          A fama dos bons consumos vem no tempo em que o TDI estava montado em Ibizas, Golfs III, e até mesmo IV, carros que pessavam de 1000 a 1200 KG ou pouco mais.

                                                          Sim, porque se metermos um 2.0 HDI 110cv num ZX da mesma época do Golf III TDI, os consumos são idênticos....

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por PPK Ver Post

                                                            A fama dos bons consumos vem no tempo em que o TDI estava montado em Ibizas, Golfs III, e até mesmo IV, carros que pessavam de 1000 a 1200 KG ou pouco mais.

                                                            Sim, porque se metermos um 2.0 HDI 110cv num ZX da mesma época do Golf III TDI, os consumos são idênticos....
                                                            Deixa estar, um dia vais estar mais próximo da realidade.

                                                            Comentário


                                                              '99 Golf IV 1.9 tdi 110 "meu ex-carro", consumo medio 5,5, foi vendido com 160.000 kms.
                                                              '06 206 HDI 110 cv actual carro do meu irmão, actualmente com +-35.000, 6,2 de media.

                                                              As velicidades practicadas e o percurso habitual é o mesmo, mta autoestrada, alguma cidade, 30.000 kms/ano

                                                              Acho o 1.6 HDI um motor simpatico e agradavel, mas o 1.9 tdi era mais engraçada. Mas tb era mais engraçada que eu ainda sou do tempo em que o 1.5 td do corsa A era uma maquina Diesel do outro mundo. Lembro-me de ir expeimentar um ibiza 1.9 tdi qd ele foi lançado e fiquei maluco com o "power" daquele motor. Confesso por isso que sou um pouco "fetishista" com o 1.9, mas quer queiramos que não foi um motor que marcou uma viragem.

                                                              Mas como contra factos n há argumentos, no seio da minha familia, o 1.9 tdi foi sempre muito mais economico que o 1.6. Tou farto de comentar isso com o meu irmão e ele foi o 1º a dizer-me que o 1.6 era bom mas gastava bastante, a diferença é grande e ainda se nota mais se o pé for pesado.

                                                              Comentário

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