Não entendo como alguém considera que o TDI está ultrapassado, sobretudo tendo como termo comparativo o HDI 110cv.
Já fiz milhares de kms com TDI 105cv (A3) e HDI 110cv (neste caso, Focus) e, na minha modesta opinião, em termos de prestações e agradabilidade de condução, o TDI dá 10-0 ao HDI.
Pequena nota: o que é para mim agradabilidade de condução?
Motor redondo (ou seja, posso, por exemplo, circular numa 4.ª a 50/60km/h e, acelarando, obtenho uma resposta com vigor, sem necessidade de reduzir - e nesse aspecto, meus amigos, o HDI é consideravelmente mais fraco que o TDI - o HDI, abaixo das 2000rpm chega a ser "pastelão", sendo o TDI sempre muito despachado).
Outro exemplo básico: quem circula na A5, direcção Cascais-Lisboa e vai na subida de Miraflores para Monsanto, a cerca de 110km/h, em 5.ª, experimentem acelarar com o HDI e com o TDI e depois postem os resultados...eu já fiz a experiência e enquanto no TDI ele continua a galgar kms com uma progressão assinalável, o HDI tem que levar uma 4.ª, sob pena de começar a perder velocidade.
A única vantagem do HDI é mesmo o superior silêncio a bordo; para mim, enquanto alguns o apelidam de "suave" pela entrega progressiva da potência, eu chamo-lhe "pastelão" por me obrigar a puxar quase todas as mudanças até às 3500rpm ou 4000rpm para obter um andamento minimamente célere. No TDI, basta utilizar as mudanças, no máximo, até às 3000rpm que já se obtem um andamento muito célere.
Em termos de consumos confesso que nunca tive paciência de fazer as contas.
Mas entre um e outro? Venha um TDI.
P.S. Não tenho, nem nunca tive um HDI ou um TDI
Já fiz milhares de kms com TDI 105cv (A3) e HDI 110cv (neste caso, Focus) e, na minha modesta opinião, em termos de prestações e agradabilidade de condução, o TDI dá 10-0 ao HDI.
Pequena nota: o que é para mim agradabilidade de condução?
Motor redondo (ou seja, posso, por exemplo, circular numa 4.ª a 50/60km/h e, acelarando, obtenho uma resposta com vigor, sem necessidade de reduzir - e nesse aspecto, meus amigos, o HDI é consideravelmente mais fraco que o TDI - o HDI, abaixo das 2000rpm chega a ser "pastelão", sendo o TDI sempre muito despachado).
Outro exemplo básico: quem circula na A5, direcção Cascais-Lisboa e vai na subida de Miraflores para Monsanto, a cerca de 110km/h, em 5.ª, experimentem acelarar com o HDI e com o TDI e depois postem os resultados...eu já fiz a experiência e enquanto no TDI ele continua a galgar kms com uma progressão assinalável, o HDI tem que levar uma 4.ª, sob pena de começar a perder velocidade.
A única vantagem do HDI é mesmo o superior silêncio a bordo; para mim, enquanto alguns o apelidam de "suave" pela entrega progressiva da potência, eu chamo-lhe "pastelão" por me obrigar a puxar quase todas as mudanças até às 3500rpm ou 4000rpm para obter um andamento minimamente célere. No TDI, basta utilizar as mudanças, no máximo, até às 3000rpm que já se obtem um andamento muito célere.
Em termos de consumos confesso que nunca tive paciência de fazer as contas.
Mas entre um e outro? Venha um TDI.
P.S. Não tenho, nem nunca tive um HDI ou um TDI
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