Comigo é como por o cinto , mal entro desligo ….
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
REVISÕES - Preços, atendimento, etc...
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
This is a sticky topic.
X
X
-
O i30 é o meu primeiro carro com S&S, de semana ando no Grande Punto que não tem esse sistema, assim como os meus antigos carros não tinham.
Não uso muitas vezes porque onde circulo não há grande trânsito. Acaba por ligar mais em semáforos, Drivethru ou quando por algum motivo tenho de parar a condução (esperar por alguém, responder a uma sms ou assim). Confesso que nos sinais sabe bem chegar e o carro estar completamente em silêncio, mas fiquei a pensar na questão da fiabilidade.
No meio disto tudo, é realmente prejudicial ou é uma degradação tão mínima que nem justifica desligar? Quais são os componentes que sofrem com o S&S?
Comentário
-
Os motores de arranque são mais robustos mas não sei até que ponto durarão tanto como os outros.
A bateria penso ser mais cara, durabilidade não deve afectar nada pois por exemplo a direcção assistida electrica exige muito mais que um motor de arranque (tem um pouco menos potencia mas é muito mais usado) e não parece afectar a durabilidade.
O motor em si vem-me à cabeça a lubrificação do mesmo não será a ideal durante 1 ou 2s após o arranque..., embora não seja tão grave como um arranque a frio pois o oleo está quente, flui mais rapido para lubrificar as peças e como está parado há pouco tempo ainda tem uma pelicula de oleo...Editado pela última vez por mok; 22 June 2023, 22:08.
- Likes 1
Comentário
-
A titulo preventivo, estava a pensar aplicar aquelas espuma para limpeza de DPF da Wurth preventivamente no meu i30. A espuma é aplicada por uma das sondas superiores do filtro, penso que seja qualquer uma destas:
IMG_5682.jpg
Algum cuidado a ter? Faz sentido usar preventivamente num carro com 136K KM para evitar problemas? Recomendam alguma marca em especifico?
Comentário
-
Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver PostA titulo preventivo, estava a pensar aplicar aquelas espuma para limpeza de DPF da Wurth preventivamente no meu i30. A espuma é aplicada por uma das sondas superiores do filtro, penso que seja qualquer uma destas:
IMG_5682.jpg
Algum cuidado a ter? Faz sentido usar preventivamente num carro com 136K KM para evitar problemas? Recomendam alguma marca em especifico?
O carro tem algum problema ? Se nao tem vais criar um, nao tentem arranjar o que esta "arranjado"
Comentário
-
O carro não tem nenhum problema, mas como faça alguns trajetos curtos e nem sempre consigo terminar todas as regenerações pensei que algo deste género pudesse ajudar a evitar problemas.
O carro nunca acendeu a luz do DPF nem nada que se pareça, mas por vezes a regeneração calha em mau timming e desligo
Comentário
-
sinceramente , e muito longe de te querer ofender , acho que perdes muito tempo a pensar em demasiadas coisas do carro ou tens muito medo de que algum componente avarie .
a melhor coisa a fazer é , dar uso ao carro dentro da normalidade ou usar o carro conforme as recomendações do fabricante .
aditivos para ali , aditivos para aqui não vai fazer milagres em nada .
essa questão dos aditivos de limpeza ou prevenção dos fap , faz-me lembrar aqueles aditivos "que dizem eles" limpam egr e coletores de admissão .
portanto , quem já desmontou um coletor de admissão ou egr sabe claramente que ainda não existe aditivos que limpe o que quer que seja num coletor ou egr quando começam a ganhar crosta e com estes componentes no lugar .
coletores e egr encrostados só desmontando e limpando manualmente e aí sim , pode haver algum aditivo que ajude bastante mas é preciso esfregar também e certamente o resultado é muito positivo .
os fap na minha opinião é igual , quando eles tem problemas de entupimento ou mau funcionamento é retirar e mandar numa casa especifica para limpar , agora aditivos e espumas não me acredito que façam algum efeito .
mas mais uma vez repito , não é para levares a mal , isto é a minha opinião
Comentário
-
Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver PostO carro não tem nenhum problema, mas como faça alguns trajetos curtos e nem sempre consigo terminar todas as regenerações pensei que algo deste género pudesse ajudar a evitar problemas.
O carro nunca acendeu a luz do DPF nem nada que se pareça, mas por vezes a regeneração calha em mau timming e desligo
eu vivo com o mau " timming" há 12 anos e compreendo perfeitamente mas problemas nestes 12 anos foi zero com fap´s .
nunca rejeito uma regeneração ,mas é como dizes , o timming muitas vezes é irritante mas la dou um jeito para não abortar .
Comentário
-
Originalmente Colocado por celio Ver Postsinceramente , e muito longe de te querer ofender , acho que perdes muito tempo a pensar em demasiadas coisas do carro ou tens muito medo de que algum componente avarie .
a melhor coisa a fazer é , dar uso ao carro dentro da normalidade ou usar o carro conforme as recomendações do fabricante .
aditivos para ali , aditivos para aqui não vai fazer milagres em nada .
essa questão dos aditivos de limpeza ou prevenção dos fap , faz-me lembrar aqueles aditivos "que dizem eles" limpam egr e coletores de admissão .
portanto , quem já desmontou um coletor de admissão ou egr sabe claramente que ainda não existe aditivos que limpe o que quer que seja num coletor ou egr quando começam a ganhar crosta e com estes componentes no lugar .
coletores e egr encrostados só desmontando e limpando manualmente e aí sim , pode haver algum aditivo que ajude bastante mas é preciso esfregar também e certamente o resultado é muito positivo .
os fap na minha opinião é igual , quando eles tem problemas de entupimento ou mau funcionamento é retirar e mandar numa casa especifica para limpar , agora aditivos e espumas não me acredito que façam algum efeito .
mas mais uma vez repito , não é para levares a mal , isto é a minha opinião
Sou demasiado picuinhas, é verdade. No que toca a carros, levo a velha máximo do "mais vale prevenir que remediar", às vezes até o faço de mais e se calhar acabo de o fazer em demasia novamente.
Resumindo e baralhando, a espuma/spray em nada ajudará a evitar problemas certo?
Comentário
-
Originalmente Colocado por celio Ver Post
lá está, é isso que te vai causar problemas .
eu vivo com o mau " timming" há 12 anos e compreendo perfeitamente mas problemas nestes 12 anos foi zero com fap´s .
nunca rejeito uma regeneração ,mas é como dizes , o timming muitas vezes é irritante mas la dou um jeito para não abortar .
Comprei o carro para o usar, não para ele me usar a mim. Tento programar as coisas de forma a dar para terminar, mas quando não dá não vou gastar gasóleo e perder tempo a passear o carro.
Vendo bem, diria que interrompo 3 em cada 10 regenerações, não diria que é por aí
Comentário
-
Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
Ora essa, não levo nada a mal! Estamos num fórum para isso mesmo, questionar, ajudar, ser ajudado e ler opiniões
Sou demasiado picuinhas, é verdade. No que toca a carros, levo a velha máximo do "mais vale prevenir que remediar", às vezes até o faço de mais e se calhar acabo de o fazer em demasia novamente.
Resumindo e baralhando, a espuma/spray em nada ajudará a evitar problemas certo?
Comentário
-
Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
Fui assim no primeiro mês com o carro, agora nem tanto.
Comprei o carro para o usar, não para ele me usar a mim. Tento programar as coisas de forma a dar para terminar, mas quando não dá não vou gastar gasóleo e perder tempo a passear o carro.
Vendo bem, diria que interrompo 3 em cada 10 regenerações, não diria que é por aí
Comentário
-
Originalmente Colocado por celio Ver Post
Eu não me acredito ,acredito em melhores resultados em não interromper regenerações ,usar óleo correto e fugir de trânsito urbano .
Não interrompo muitas, mas há sempre uma ou outra que calha em mau timming e desligo o carro, para passear já basta o cão
- Likes 1
Comentário
-
Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
Ora essa, não levo nada a mal! Estamos num fórum para isso mesmo, questionar, ajudar, ser ajudado e ler opiniões
Sou demasiado picuinhas, é verdade. No que toca a carros, levo a velha máximo do "mais vale prevenir que remediar", às vezes até o faço de mais e se calhar acabo de o fazer em demasia novamente.
Resumindo e baralhando, a espuma/spray em nada ajudará a evitar problemas certo?
Tenho um BMW de 2008 160 mil kms com DPF que faz umas viagens curtas mas tb vai a AE de vez em quando.
Começou-me a ligar o luz do DPF.
Espetei-lhe uma garrafa de aditivo DPF em meio depósito de gasóleo da marca STP que comprei no continente.
Fiz uma viagem de AE e o aviso nunca mais apareceu.
Coincidência? Talvez... 🤩
- Likes 1
Comentário
-
Originalmente Colocado por Lacatus Ver Post
Tenho um BMW de 2008 160 mil kms com DPF que faz umas viagens curtas mas tb vai a AE de vez em quando.
Começou-me a ligar o luz do DPF.
Espetei-lhe uma garrafa de aditivo DPF em meio depósito de gasóleo da marca STP que comprei no continente.
Fiz uma viagem de AE e o aviso nunca mais apareceu.
Coincidência? Talvez... 🤩
Comentário
-
Originalmente Colocado por Lacatus Ver Post
Tenho um BMW de 2008 160 mil kms com DPF que faz umas viagens curtas mas tb vai a AE de vez em quando.
Começou-me a ligar o luz do DPF.
Espetei-lhe uma garrafa de aditivo DPF em meio depósito de gasóleo da marca STP que comprei no continente.
Fiz uma viagem de AE e o aviso nunca mais apareceu.
Coincidência? Talvez... 🤩
Mas aditivos para DPF já experimentei da LM e com um leitor OBD verifiquei que a temperatura de gases de escape em cidade onde habitualmente fica a 400/500º a regenerar passou para torno dos 600 e as regenerações ficaram mais curtas. Passado 1 depósito volta ao normal, funciona mas sai caro estar sempre a aplicar.
- Likes 1
Comentário
-
No caso do meu , as temperaturas para regenerar tem que ser sempre a cima de 600 graus dos gases de escape , quando as temperaturas ficam abaixo desse valor a regeneração fica estagnada e volta a regenerar quando as temperaturas chegam a essa tamperatura, já vi temperatura a mais de 700 graus .
Comentário
-
No meu também acontece isso ,tudo depende do tipo de condução que estás a fazer no momento da regeneração.
Pelo que percebi, o ideal é manter as rotações pelo menos nas 2000rpm ou acima , dependendo da engrenagem ou velocidade que o carro vai mas claro está o ponto ideal é em autoestrada onde colocas uma 6° v e vais entre as 2000 e 3000 rpm .
- Likes 1
Comentário
-
Dacia Sandero 2, 0.9TCe 90.
Revisão do sexto ano,aos 24 863km exatos.
Óleo Cepsa XSTAR 5W30 C3 D2 DPF
37.28 €.
Filtro de ar Wix WA 9770,já o tinha comprado o ano passado e não me lembra quanto paguei.
Filtro de óleo Wix WL 7506
5.59€.
Filtro de habitáculo Wix WP 2111
7.35€.
Correia acessórios INA FB7PK1570
13.59€.
Anilha bujão
0.15€.
Total 63.96€
- Likes 1
Comentário
-
Originalmente Colocado por PSoares Ver PostDacia Sandero 2, 0.9TCe 90.
Revisão do sexto ano,aos 24 863km exatos.
Óleo Cepsa XSTAR 5W30 C3 D2 DPF
37.28 €.
Filtro de ar Wix WA 9770,já o tinha comprado o ano passado e não me lembra quanto paguei.
Filtro de óleo Wix WL 7506
5.59€.
Filtro de habitáculo Wix WP 2111
7.35€.
Correia acessórios INA FB7PK1570
13.59€.
Anilha bujão
0.15€.
Total 63.96€
Se um dia me encontrares , ainda me enfias um suardo
Comentário
-
Originalmente Colocado por celio Ver Post
É mais ou menos como o meu .
Há uns anos reparei , que às 3000 rpm ia entre os 160 e 170 kms/h .
Por acaso era uma das coisas que não gostava no carro, com a reprogramação ficou porreiro mas antes parece-me que a caixa tinha relações demasiado longas para um 1.9 TDI 105cv.
Antes de o reprogramar, nas voltas a 90 ia em 4ª pois em 5ª ia a rotação muito baixa
Comentário
-
Boas malta, para o fim do verão vou trocar pastilhas e discos e queria aproveitar e trocar o fluido dos travões, já ando há 3 anos para o trocar e pensei em comprar um "Purgador" de travões.
Deste dois qual optavam?!
1- Purgador de "pressão" ~50€ (da para a maioria do automóveis EU do mercado)
2- Purgador de Ar por "Sucção" ("sugar" o líquido ou Aspirar) ~25€ (da praticamente para tudo (desde motas e carros antigos, modelos Asiaticos [Honda, Hyundai entre outras) que trazem as tampas ou reservado diferentes dos auto EU.
Qual acham o melhor??
Comentário
-
Originalmente Colocado por PSoares Ver PostO com o sistema pneumático manual.
Ao menos estás livre da dependência de um compressor.
Tenho andado a fazer um check up as viaturas cá de casa, no inverno mandei vir um "testador de baterias" do "chinês" ao qual experimentei agora.
Tenho dois carros com a bateria de Origem ( Ano 2016) 70Ah 760A (AGM)
Ambas as baterias tem 7Anos e 3 Meses, ainda não deram sinal (a não ser o Star/Stop que já não dá há uns ~3anos).
Fiz o teste com o aparelho Kingbolen BM580
*Estou a pensar trocar as duas antes do inverno, o da maria este mês, tem mais eletrónica e a do meu para agosto/Setembro.
Deu estes valores:
R=6.55
CCA=353A
STD=760A
VOL=12.51V
SOH=22%
SOC=85%
RESULT=Substitui‡„o
SOH1=22
VOL1=1251
- Likes 1
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário