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Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.

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    Originalmente Colocado por tonixxx Ver Post
    Boa tarde, faz mal adicionar cerca de 1cm de água destilada ao anticongelante só para o colocar no nível? Tenho o anticongelante cerca de 1cm abaixo do nível, e queria pagar para colocar novo anticongelante e assim ficar ao nível. Mas disseram-me que não valia apena, que podia adicionar esse centímetro com agua destilada, que dizem?


    Para não baixar o nível de concentração, o ideal seria repor com anticongelante, mas se não tens também não será por essa diferença que terá algum mal, colocares água destilada.

    Comentário


      Originalmente Colocado por nto Ver Post
      Para não baixar o nível de concentração, o ideal seria repor com anticongelante, mas se não tens também não será por essa diferença que terá algum mal, colocares água destilada.
      Pois, foi o mal, depois de ter colocado a água é que me lembrei disso, mas o anticongelante que uso é o original opel, DEX-COOL, que penso que não é puro, também é misturado. O que está na imagem diz que é 1 litro, e coloca-se outro litro de água?

      Comentário


        Pela indicação da embalagem é para fazer a mistura de metade anti-congelante, metade água.

        O ícone da água é infeliz, porque nunca se deve usar água da torneira, mas água desmineralizada.

        Comentário


          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
          Pela indicação da embalagem é para fazer a mistura de metade anti-congelante, metade água.

          O ícone da água é infeliz, porque nunca se deve usar água da torneira, mas água desmineralizada.
          Sim, o símbolo é de água, mas quem percebe do assunto saberá que não se deve colocar água. Sendo assim não fez mesmo mal nenhum ter colocado cerca de 1cm de água destilada, já que este anticongelante também é misturado.

          Comentário


            Originalmente Colocado por tonixxx Ver Post
            Sim, o símbolo é de água, mas quem percebe do assunto saberá que não se deve colocar água. Sendo assim não fez mesmo mal nenhum ter colocado cerca de 1cm de água destilada, já que este anticongelante também é misturado.


            Não, não fez mal algum.

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              Originalmente Colocado por flavio9 Ver Post
              Boas

              Para um Citroen C3 1.4 HDI 2002. Tenho um anticongelante original (9735 K4 - 1L) a cor é azul esverdeada.

              Ontem estive à procura de um para comprar. Na Apl já não à venda o original. Perguntei na SPR auto e disseram-me que este dava: Anticongelante Synkra OAT Long Life 50% (-37ºC), tem a norma PSA B71-5110. A cor é totalmente azul. Neste caso diferente do original.

              Este dá mesmo? :/

              Obrigado,
              Esse azul que indicaram na SPR sim dá!

              Comentário


                Caros,

                Uma pergunta que, embora técnica, pode parecer técnico-estúpida: qual a forma mais correcta de apertar a tampa do vaso de expansão? Ou seja, ela deve ser apertada na totalidade da rosca "com força", ou, mal ela dê o primeiro aperto, chamemos-lhe assim, parar por aí?
                Tive esta troca de ideias ontem mas não cheguei a lado nenhum!

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Bonsai Ver Post
                  Caros,

                  Uma pergunta que, embora técnica, pode parecer técnico-estúpida: qual a forma mais correcta de apertar a tampa do vaso de expansão? Ou seja, ela deve ser apertada na totalidade da rosca "com força", ou, mal ela dê o primeiro aperto, chamemos-lhe assim, parar por aí?
                  Tive esta troca de ideias ontem mas não cheguei a lado nenhum!
                  Sem força, senão com a pressão do vaso, mais alguns detritos na rosca (anticongelante seco) nunca mais a tiras.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                    Sem força, senão com a pressão do vaso, mais alguns detritos na rosca (anticongelante seco) nunca mais a tiras.
                    Sem força, mas até ao fim, ou, sem força e parar mal ela ganhe rosca?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Bonsai Ver Post
                      Sem força, mas até ao fim, ou, sem força e parar mal ela ganhe rosca?
                      Sem força até ao fim claro.

                      Como é que ia vedar com uma volta de rosca?

                      Comentário


                        Também é esse o meu ( e de todos, creio) ponto de vista! A questão surgiu precisamente por causa da vedação e da pressão!
                        Eu ontem estava de volta do meu fóssil e retirei a tampa para acertar o nível do liquido, mas, ao apertar a dita, a pessoa que estava ao lado comentou que o ideal seria deixar a tampa apenas com uma volta de rosca por causa da pressão que se acumula.
                        Eu, desde que mexo com carros, opto sempre por apertar a rosca até ao fim mas sempre sem exercer força sobre a mesma, ou seja, quando sinto que a tampa "trava" deixo ficar.
                        Acabamos por debater o assunto sem chegar a uma conclusão certa (chegou entretanto à hora de almoço, também!).
                        Aliás, poderei estar errado, mas a tampa demasiado solta poderá não vedar como deve ser, fazendo com que o liquido evapore e o circuito ganhe ar; por outro lado, demasiado apertada, poderá fazer com que a pressão no circuito aumente em demasia.
                        Bom, estava calor e a chegar à hora de almoço!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Bonsai Ver Post
                          Também é esse o meu ( e de todos, creio) ponto de vista! A questão surgiu precisamente por causa da vedação e da pressão!
                          Eu ontem estava de volta do meu fóssil e retirei a tampa para acertar o nível do liquido, mas, ao apertar a dita, a pessoa que estava ao lado comentou que o ideal seria deixar a tampa apenas com uma volta de rosca por causa da pressão que se acumula.
                          Eu, desde que mexo com carros, opto sempre por apertar a rosca até ao fim mas sempre sem exercer força sobre a mesma, ou seja, quando sinto que a tampa "trava" deixo ficar.
                          Acabamos por debater o assunto sem chegar a uma conclusão certa (chegou entretanto à hora de almoço, também!).
                          Aliás, poderei estar errado, mas a tampa demasiado solta poderá não vedar como deve ser, fazendo com que o liquido evapore e o circuito ganhe ar; por outro lado, demasiado apertada, poderá fazer com que a pressão no circuito aumente em demasia.
                          Bom, estava calor e a chegar à hora de almoço!
                          em todos os carros que tive, sendo o mais antigo de 89, os tampões tinham válvula para libertar excesso de pressão caso vier a acontecer.

                          Comentário


                            Para um 307 1.4 hdi qual a norma do anticongelante aconselhada pela Peugeot?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por cabonnis Ver Post
                              Para um 307 1.4 hdi qual a norma do anticongelante aconselhada pela Peugeot?
                              Não é só a norma que importa.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                Não é só a norma que importa.
                                É a percentagem também certo? Mas eu não sei nem uma nem outra

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por cabonnis Ver Post
                                  Para um 307 1.4 hdi qual a norma do anticongelante aconselhada pela Peugeot?
                                  Arranjas mais barato, e à mão.

                                  Utiliza qualquer G12 ,ou G13.

                                  Concentração aconselhada de 50%.

                                  Minimo de concentração de 35%.

                                  Lavar bem todo o circuito e aplicar o novo anticongelante sem esquecer que esse motor tem purgas.

                                  E não esquecer que ao acrescentar anticongelante já diluído num circuito lavado,este vai-se diluír ainda mais com a água aplicada na lavagem que se encontra no circuito.


                                  Isto se for feito de forma tradicional. Certas oficinas estão equipadas com equipamente de troca de anticongelante através de um aparelho de bypass

                                  Comentário


                                    Este serve bem?
                                    MOTUL Inugel G12 rosa long life


                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por cabonnis Ver Post
                                      Este serve bem?
                                      MOTUL Inugel G12 rosa long life

                                      Serve e o verde também.

                                      Comentário


                                        Fiat punto mk2 1.3 multijet 70cv. Alem do paraflu Up, existe mais algumas alternativas mais baratas? A norma a cumprir é a FIAT 9.55523?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Angolano Ver Post
                                          Fiat punto mk2 1.3 multijet 70cv. Alem do paraflu Up, existe mais algumas alternativas mais baratas? A norma a cumprir é a FIAT 9.55523?
                                          VW G12++, VW G13, VW G12evo

                                          Comentário


                                            Comentário


                                              Old news...... mas desta vez relatado por um burlãozito.

                                              Comentário


                                                Duas horas a gastar água do condomínio.. assim é fácil lavar circuitos

                                                Comentário


                                                  Roubar é com ele.

                                                  Comentário


                                                    Para Citroen Saxo 1.1, que anticongelante é que aquilo pode levar? Aceita o G12 da praxe ou tem de ser algo específico?

                                                    Pergunto pelo G12 por uma questão de comodidade, é o que os outros carros cá da casa levam

                                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                    Roubar é com ele.
                                                    Roubar e mostrar como não se deve fazer as coisas.. calhei a ver um vídeo dele a meter coilovers no Toledo do "parceiro da prozis" dele, e num carro que sabe que vai ficar mais baixo não troca o cabeçote atrás, mete os batentes todos podres, deixa o veio do amortecedor traseiro exposto sem guarda pós, é uma festa
                                                    Editado pela última vez por ravager; 31 October 2020, 11:52.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                                      Para Citroen Saxo 1.1, que anticongelante é que aquilo pode levar? Aceita o G12 da praxe ou tem de ser algo específico?

                                                      Pergunto pelo G12 por uma questão de comodidade, é o que os outros carros cá da casa levam



                                                      Roubar e mostrar como não se deve fazer as coisas.. calhei a ver um vídeo dele a meter coilovers no Toledo do "parceiro da prozis" dele, e num carro que sabe que vai ficar mais baixo não troca o cabeçote atrás, mete os batentes todos podres, deixa o veio do amortecedor traseiro exposto sem guarda pós, é uma festa
                                                      Pode ser o G12++ sim.

                                                      Sobre o pavão, é mais do mesmo. Falar é com ele. Na hora do aperto o caso muda de figura. O gajo da baixa da banheira, podia ser mais selectivo e íntegro.

                                                      Comentário


                                                        Enquanto falam de anticongelantes no tópico das revisões, aqui fica um anticongelante de marca, barato e com normas no tópico dos anticongelantes.

                                                        Para quem Motul ou Energy não diz nada, aqui fica mais uma opção para além dos OEMs.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                          Enquanto falam de anticongelantes no tópico das revisões, aqui fica um anticongelante de marca, barato e com normas no tópico dos anticongelantes.

                                                          Para quem Motul ou Energy não diz nada, aqui fica mais uma opção para além dos OEMs.
                                                          E a título informativo,onde se pode adquirir esse Valeo?

                                                          Comentário


                                                            Comprei na loja online de peças auto que patrocina o YuriFrances.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                              Comprei na loja online de peças auto que patrocina o YuriFrances.
                                                              Podes deixar aqui as referências ao pessoal lá não aparece na parte dos anticongelantes

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