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    Originalmente Colocado por 2fast4u Ver Post
    Quer dizer então que existe motores sem FAP?
    Pelo que vejo, sim. Certezas só com VIN/matrícula.

    Comentário


      Nos manuais do Service Box dos DS3 dessa altura, todos os 1.6 HDi usados nesse modelo têm filtro de partículas.
      Página 234 - http://public.servicebox-parts.com/D...01_2011_PT.pdf
      Página 240 - http://public.servicebox-parts.com/D...02_2011_PT.pdf

      Comentário


        Originalmente Colocado por 2fast4u Ver Post
        Quer dizer então que existe motores sem FAP?
        Novos já não. Passou a ser obrigatório há já algum tempo.

        Comentário


          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          Novos já não. Passou a ser obrigatório há já algum tempo.

          Desde finais de 2009 ou início de 2010 +-

          Comentário


            Na PSA, os 1.6 HDi têm FAP ainda antes de ser obrigatório. Excepto ali em finais de 2005 e princípios de 2006, com ruptura de stock dos FAP, já todos tinham.

            Comentário


              E os 2.0 de 110 CV ali por volta de 2006? (Já perguntei isto antes mas as respostas não foram muito conclusivas, pois não tenho acesso ao VIN do carro em questão).

              Comentário


                O manual do utilizador costuma ter uma secção com as características técnicas onde está especificado a existência do FAP. É só escolher o modelo e o ano, o acesso é público: http://public.servicebox-parts.com/APddb/

                Comentário


                  Originalmente Colocado por rmps Ver Post
                  Na PSA, os 1.6 HDi têm FAP ainda antes de ser obrigatório. Excepto ali em finais de 2005 e princípios de 2006, com ruptura de stock dos FAP, já todos tinham.

                  Sim, a PSA nisso foi das primeiras a usar.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                    Sim, a PSA nisso foi das primeiras a usar.
                    Corrigido: foi a primeira a usar.

                    Commercialisation
                    Lancé dès 2000 en première mondiale sur la Peugeot 607...
                    https://fr.wikipedia.org/wiki/Filtre...mercialisation

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post


                      Sim, eu sei.

                      Estava era a reportar-me a 2005/2006.

                      Mas sim, foram os primeiras a implementar o dito.

                      Comentário


                        Passou a ser obrigatório desde Janeiro de 2011 aquando da obrigação das normas euro 5, e nem todos os PSA tinham fap, por exemplo 1.6 hdi 75cv que equipava as berlingo first não tinha, 1.4 hdi não tinha também etc
                        Editado pela última vez por rtxs; 23 September 2019, 21:41.

                        Comentário


                          Atualmente no mercado de usados os carros com FAP valem menos que modelo semelhante sem FAP?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                            Atualmente no mercado de usados os carros com FAP valem menos que modelo semelhante sem FAP?
                            não de modo algum, isso é um factor irrelevante, até porque os carro sem FAP são muito mais velhos ou de pequena potencia...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por rmps Ver Post
                              Na PSA, os 1.6 HDi têm FAP ainda antes de ser obrigatório. Excepto ali em finais de 2005 e princípios de 2006, com ruptura de stock dos FAP, já todos tinham.
                              Mentira...
                              Comprei em 2007 dois modelos PSA 1.6hdi 110cv e nenhum tinha FAP.
                              E as datas de fabrico dos dois carros diferiam 5 meses :
                              5portas fabricado em 09/2006
                              3portas fabricado em 02/2007

                              Ambos comprados novos em 03/2007

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                Mentira...
                                Comprei em 2007 dois modelos PSA 1.6hdi 110cv e nenhum tinha FAP.
                                E as datas de fabrico dos dois carros diferiam 5 meses :
                                5portas fabricado em 09/2006
                                3portas fabricado em 02/2007

                                Ambos comprados novos em 03/2007
                                Talvez seja finais de 2006 princípios de 2007, não sei precisar de cor. O ponto importante é que algures nessa altura houve uma ruptura de stock dos FAP e modelos que antes traziam FAP deixaram de os trazer.
                                Também tive um 1.6 HDi 110 (DV6 TED4), num 307 de 2006, que não tinha FAP. No Service Box decerto que tem lá o intervalo de OPR (data de fabrico) em que isto aconteceu.

                                Edição: Estive a ver no SB e é mais complicado do que apenas intervalo de produção (OPR), pois também depende da fábrica onde eram produzidos (DAM). Ou seja as datas também variam conforme a fábrica. A data mais antiga que encontrei foi OPR 10737 (2 de Abril de 2006), portanto deve ter sido mesmo entre 2006 e 2007.
                                Editado pela última vez por rmps; 25 September 2019, 00:53.

                                Comentário


                                  Tivemos sorte então
                                  Quando vendi sei que até foi rápido e houve mais interesse por causa de não terem FAP de origem.

                                  Comentário


                                    A minha irmã tem uma 307 SW de 12/2006 com FAP, com o aditivo Eolys.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                      A minha irmã tem uma 307 SW de 12/2006 com FAP, com o aditivo Eolys.
                                      Os FAPs nos 307s 1.6 HDI 110 são estranhos. No sentido de que se encontram modelos com e sem FAP durante a vida do modelo.
                                      A minha ideia é que originalmente tinham todos FAP. Isto é, no aparecimento do 1.6 HDI 110 em 2004, vinham com FAP. Conheço várias unidades de 2004 e inícios de 2005 com FAP. Um vizinho meu tinha uma SW de Dez 2004 e FAP.
                                      A partir de meados 2005, uns tinham outros não. Eu tive uma unidade de Dez de 2005 e não tinha FAP.

                                      Comentário


                                        Boas pessoal

                                        Ando para comprar um Citroen C4 1.6 Hdi entre 2014 e 2015.
                                        Qual o custo associado a esse Eolys bem como a periodicidade com que é mudado/trocado?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por LetsMakeCakes Ver Post
                                          Boas pessoal

                                          Ando para comprar um Citroen C4 1.6 Hdi entre 2014 e 2015.
                                          Qual o custo associado a esse Eolys bem como a periodicidade com que é mudado/trocado?
                                          O eloys são 3L -+160€ + MO, cada vez que tiver de ser atestado, a previsão é de durar cerca de 60k km's , como pode durar menos, tudo vai depender da utilização do carro, e quantidade de regenerações executadas no entretanto.

                                          Comentário


                                            Menos regenerações significa mais kilometragem que o Eolys aguenta?
                                            Ou o contrário?

                                            O motor Dci da Renault tambem é assim?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                              O eloys são 3L -+160€ + MO, cada vez que tiver de ser atestado, a previsão é de durar cerca de 60k km's , como pode durar menos, tudo vai depender da utilização do carro, e quantidade de regenerações executadas no entretanto.
                                              Fora da marca consegues, eventualmente, atestar por menos.
                                              Quanto à duração, dá para pelo menos o dobro disso.
                                              Diria que em média, deverá andar pelos 150 mil km um depósito de 3 litros.


                                              Originalmente Colocado por LetsMakeCakes Ver Post
                                              Menos regenerações significa mais kilometragem que o Eolys aguenta?
                                              Ou o contrário?

                                              O motor Dci da Renault tambem é assim?
                                              No caso dos PSA, o eolys é injectado sempre que abres e fechas o depósito de gasóleo, logo, quanto menos quantidade de gasóleo colocares de cada vez, mais gastarás de eolys.
                                              O sistema não sabe quantos litros colocas, portanto a quantidade de eolys é sempre a mesma.

                                              Quanto aos DCI, não sei se têm ou não eolys e como funcionam.


                                              Por fim, o custo de eolys face aos km que dura, é tão residual, que nem vale a pena ser discussão.
                                              Editado pela última vez por NMCM; 07 January 2020, 13:18.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por NMCM Ver Post
                                                Fora da marca consegues, eventualmente, atestar por menos.
                                                Quanto à duração, dá para pelo menos o dobro disso.
                                                Diria que em média, deverá andar pelos 150 mil km um depósito de 3 litros.
                                                o preço que estou da dar já é fora da marca, embora se consiga um pouco mais barato recorrendo a outras alternativas e se formos nós ou alguém conhecido a fazer o trabalho.

                                                quanto aos km's é como eu disse, pois tenho um carro com motor PSA e funciona tal e qual como eu descrevi, era bom 150km.

                                                e quanto à situação da tampa é isso mesmo, dai a melhor opção é sempre atestar o deposito, e não andar a meter combustível aos poucos.
                                                Editado pela última vez por bigturbo; 07 January 2020, 14:17.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por NMCM Ver Post


                                                  No caso dos PSA, o eolys é injectado sempre que abres e fechas o depósito de gasóleo, logo, quanto menos quantidade de gasóleo colocares de cada vez, mais gastarás de eolys.
                                                  Nao fazia a menor ideia disso. Muito curioso esse pormenor.


                                                  Originalmente Colocado por NMCM Ver Post
                                                  Por fim, o custo de eolys face aos km que dura, é tão residual, que nem vale a pena ser discussão.
                                                  Era justamente essa a noção que precisava de ter.
                                                  Excelente explicação, obrigado.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                                    o preço que estou da dar já é fora da marca, embora se consiga um pouco mais barato recorrendo a outras alternativas e se formos nós ou alguém conhecido a fazer o trabalho.

                                                    quanto aos km's é como eu disse, pois tenho um carro com motor PSA e funciona tal e qual como eu descrevi, era bom 150km.

                                                    e quanto à situação da tampa é isso mesmo, dai a melhor opção é sempre atestar o deposito, e não andar a meter combustível aos poucos.
                                                    A 307 SW da minha irmã atestou por volta dos 120 mil kms. Tem agora já cerca de 200 mil e ainda não precisou novamente.

                                                    Para o LetsMakeCakes, os motores da Renault não têm eolys.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                      A 307 SW da minha irmã atestou por volta dos 120 mil kms. Tem agora já cerca de 200 mil e ainda não precisou novamente.

                                                      Para o LetsMakeCakes, os motores da Renault não têm eolys.
                                                      ok, depende como eu disse do tipo de uso, eu até ver não foi alem dos 70k kms até dar erro e ter de ir atestar o liquido, e farta-se de fazer km's.

                                                      Comentário


                                                        No meu Focus, que comprei com 227k kms, só atestei por volta dos 300k kms, não levou 2 lts e também não sei quanto tinha.
                                                        Lá está eu atesto sempre o depósito de gasóleo, se o depósito de EOLYS levar 3 lts acredito que faça 150k kms nalguns casos.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                                          o preço que estou da dar já é fora da marca, embora se consiga um pouco mais barato recorrendo a outras alternativas e se formos nós ou alguém conhecido a fazer o trabalho.

                                                          quanto aos km's é como eu disse, pois tenho um carro com motor PSA e funciona tal e qual como eu descrevi, era bom 150km.

                                                          e quanto à situação da tampa é isso mesmo, dai a melhor opção é sempre atestar o deposito, e não andar a meter combustível aos poucos.
                                                          Embora possa haver pequenas diferenças dentro das oficinas da marca, esse é o valor na marca. Mais 10, menos 10€... daí dizer que cá fora se consegue mais em conta. Se fizeres tu, metade disso chega.

                                                          Quanto aos km, também tenho uma 307 com o 1.6, portanto das duas uma: ou o teu depósito não vinha cheio e isso só te aconteceu uma vez, ou tens um problema no carro. Não conheço ninguém a meter eolys com 60/70 mil km. E podes comprovar tal como outros donos deste motor o referiram aí acima.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por NMCM Ver Post
                                                            Embora possa haver pequenas diferenças dentro das oficinas da marca, esse é o valor na marca. Mais 10, menos 10€... daí dizer que cá fora se consegue mais em conta. Se fizeres tu, metade disso chega.

                                                            Quanto aos km, também tenho uma 307 com o 1.6, portanto das duas uma: ou o teu depósito não vinha cheio e isso só te aconteceu uma vez, ou tens um problema no carro. Não conheço ninguém a meter eolys com 60/70 mil km. E podes comprovar tal como outros donos deste motor o referiram aí acima.

                                                            o meu carro não tem problema algum, e sim por fora consigo fazer mais em conta a festa mas sou eu que tenho conhecimentos de como comprar o liquido e fazer o trabalho, pois o eloys não é vendido a particulares, quanto a não conheceres ninguém a meter eloys com 60\70k km's desculpa mais isso é mato, sobretudo a quem faz percursos curtos, agora grandes quilometragens como foram referidas isso agora é que eu posso dizer que pode haver outras circunstancias em que isso pode ocorrer.

                                                            já para falar que muitos FAP's nem chegam a durar 120k km's, dai a malta optar por remover o sistema anti-poluição todo para não ter despesas com o mesmo.

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                                                              Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                                              ... por fora consigo fazer mais em conta a festa mas sou eu que tenho conhecimentos de como comprar o liquido e fazer o trabalho, pois o eloys não é vendido a particulares.. .
                                                              Eu comprei na Autodoc...

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