Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Futuro negro dos motores a diesel?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
    Li algures, se não estou em erro, que a Holanda prevê banir os combustíveis fósseis nos automóveis em circulação a partir de 2020. 4 anos, portanto. Imagino que para carros novos.
    Essa "notícia" espalhou-se como fogo em palha seca.
    O próprio governo holandês teve de intervir oficialmente negando essas declarações. E era até 2025.
    Seria uma solução que não fazia sentido nenhum.

    A California possui as leis anti-poluição automóvel mais rigorosas do mundo, onde obriga os construtores a venderem carros com emissões zero. Conseguiram actualmente 10% de quota de todas as vendas auto, quando na totalidade dos EUA é de apenas 1%. Os objectivos deles para 2025? 15% dos veículos vendidos por lá terão de ser emissões zero.
    Simplesmente não dá para banir o motor de combustão interna de um momento para o outro.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
      Li algures, se não estou em erro, que a Holanda prevê banir os combustíveis fósseis nos automóveis em circulação a partir de 2020. 4 anos, portanto. Imagino que para carros novos.
      Originalmente Colocado por darkvoid Ver Post
      Essa tua afirmação não faz sentido. Não há e nem vai haver tão cedo no mercado alternativas. Os eléctricos ainda estão longe das autonomias de um Diesel (+/-200km/300km contra +/-1000km).
      Para não falar que o tempo de reabastecer um veiculo otto ou diesel é de cerca de 10 minutos e um eléctrico 1 hora ou mais.

      Não é de todo possível isso que dizes.

      Parece que é a partir de 2025 e é só proibição de venda de carros novos com combustíveis fósseis.

      https://www.theguardian.com/technolo...el-ban-by-2025

      Mesmo sendo "só" em 2025 duvido que a evolução dos eléctricos permita autonomias de 1000km e abastecimentos em 10 minutos até lá.
      Só se houver ai algum avanço cientifico nestes 9 anos, porque com a tecnologia de hoje é complicado.

      Comentário


        #63
        A lei pelos vistos ainda não foi aprovada.
        Ainda faltam quase 10 anos, tanto pode ser curto como não, depende muito da evolução das baterias nos próximos anos.
        Mas se não houver este tipo de leis, os maiores fabricantes não se vão mexer tão cedo para investir a sério nos carros eléctricos.
        Se a UE inteira ou os States aprovasse uma lei dessas, de certeza que as grandes companhias punham cá fora carros eléctricos nessa altura com bastante autonomia.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por darkvoid Ver Post
          Essa tua afirmação não faz sentido. Não há e nem vai haver tão cedo no mercado alternativas. Os eléctricos ainda estão longe das autonomias de um Diesel (+/-200km/300km contra +/-1000km).
          Para não falar que o tempo de reabastecer um veiculo otto ou diesel é de cerca de 10 minutos e um eléctrico 1 hora ou mais.

          Não é de todo possível isso que dizes.
          O Miguel tem razão no que postou. Eu também li. Duvido é que isso venha a acontecer tão cedo.

          P.S. Desvendado, é para 2025.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por darkvoid Ver Post

            Mesmo sendo "só" em 2025 duvido que a evolução dos eléctricos permita autonomias de 1000km e abastecimentos em 10 minutos até lá.
            Como se tal fosse necessário para a maioria dos condutores...enfim.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
              Como se tal fosse necessário para a maioria dos condutores...enfim.
              Não percebo esse "enfim"! E por não ser necessário para a maioria (se calhar até te dou razão), mas e para muita gente que trabalha a viajar pelo país ou quem tem residências longe do trabalho ou precisa de se deslocar aos fins de semana à terra e fazer 1000km como era?

              Achas que é aceitável obrigar essas pessoas a ter carros eléctricos com a tecnologia actual (assumindo que não há nenhuma descoberta) e obrigá-las a parar de 300 em 300 km e ficar 1 hora ou 2 a ver o carro a carregar?

              Não me levas a mal sou a favor do fim dos combustíveis fosseis e a favor do progresso eléctrico, mas sou contra proibições em geral e muito mais quando não fazem sentido!

              P.S: Não deixei escrito, mas ficou implícito, que na minha opinião, se por acaso houver avanço nessa área de autonomia (quando digo 1000km foi um número pode ser 600 ou 700km) e tempo de carregamento (tão ou mais importante) acho que ai se pode começar a falar em banir os combustíveis fosseis, não antes.
              Editado pela última vez por darkvoid; 10 September 2016, 00:23.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por darkvoid Ver Post
                Não percebo esse "enfim"! E por não ser necessário para a maioria (se calhar até te dou razão), mas e para muita gente que trabalha a viajar pelo país ou quem tem residências longe do trabalho ou precisa de se deslocar aos fins de semana à terra e fazer 1000km como era?

                Achas que é aceitável obrigar essas pessoas a ter carros eléctricos com a tecnologia actual (assumindo que não há nenhuma descoberta) e obrigá-las a parar de 300 em 300 km e ficar 1 hora ou 2 a ver o carro a carregar?

                Não me levas a mal sou a favor do fim dos combustíveis fosseis e a favor do progresso eléctrico, mas sou contra proibições em geral e muito mais quando não fazem sentido!

                P.S: Não deixei escrito, mas ficou implícito, que na minha opinião, se por acaso houver avanço nessa área de autonomia (quando digo 1000km foi um número pode ser 600 ou 700km) e tempo de carregamento (tão ou mais importante) acho que ai se pode começar a falar em banir os combustíveis fosseis, não antes.
                Depois os aspiradores ficavam na garagem porque não havia energia eléctrica para os carregar

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                  Depois os aspiradores ficavam na garagem porque não havia energia eléctrica para os carregar
                  Sim esse será outro problema, quando "todos os carros forem eléctricos" onde é que se vai buscar a energia.
                  É uma questão de com antecedência irem expandindo a produção de energia renovável!

                  Comentário


                    #69
                    A minha EGR entupiu só de ler este tópico.

                    Comentário


                      #70
                      Algumas pessoas estao a assumir que so se pode banir diesel quando houver alternativas.

                      Isso so tem sentido se afectar a economia. Posso garantir-te que na Suica se for provado que o diesel provoca cancro em 2025 e banido.Nao tem nada a ver com haver alternativas.

                      Quem faz 30 ou 50 000/ano. E quantas pessoas sao essas? Isso e que interessa.

                      Aqui na Suica foi publicado 1 relatorio que a media por veiculo sao 10 000 kms/ano. E em Portugal? O Pais e igual e ha muito menos dinheiro. Nao faria admirado com 6000/ano

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                        Algumas pessoas estao a assumir que so se pode banir diesel quando houver alternativas.

                        Isso so tem sentido se afectar a economia. Posso garantir-te que na Suica se for provado que o diesel provoca cancro em 2025 e banido.Nao tem nada a ver com haver alternativas.

                        Quem faz 30 ou 50 000/ano. E quantas pessoas sao essas? Isso e que interessa.

                        Aqui na Suica foi publicado 1 relatorio que a media por veiculo sao 10 000 kms/ano. E em Portugal? O Pais e igual e ha muito menos dinheiro. Nao faria admirado com 6000/ano
                        Provavelmente a média de veiculo ai é de apenas 10.000km porque nas contas devem entrar vários veículos que estão quase parados.

                        Cá 6.000km por ano duvido muito. Não conheço ninguém que faça tão pouco (sei que há mas não é a maioria).
                        Por exemplo o meu carro de fim de semana faz 10.000km/ano. O carro da minha mulher que ela só usa quase exclusivamente para ir trabalhar e voltar (apenas 20 km por dia ida e volta) mais umas pequenas voltas ocasionalmente também faz de média 10.000km /ano.

                        Na empresa onde trabalho todos os meus colegas fazem bem mais de 40km por dia e todos fazem bem mais de 10.000km/ano estou a falar de dezenas de colegas.

                        Estou a falar da amostragem que conheço, claro que se para as contas de médias entrarem vários carros que estão parados a média poderá ser mais baixa do que a "real".

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                          Depois os aspiradores ficavam na garagem porque não havia energia eléctrica para os carregar
                          Basta deixar de refinar os combustíveis para os fumarentos, que já tens bastante energia eléctrica

                          Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk

                          Comentário


                            #73
                            Isto já se previa há muito. Mas não vai ser nenhuma dor de cabeça, excepto para os tapadinhos que acham que Diesel é a melhor coisa desde pão às fatias e gastam mais 5-10000€ no seu bolinhas para ter um motor de traineira que bebe pouquinho, e usá-lo para fazer uns poderosos 500Km por mês no bairro. Os híbridos vão muito facilmente substituir completamente o Diesel, fazem consumos semelhantes e muito mais facilmente cumprem com todas as normas de emissões.

                            Esqueçam lá os eléctricos, isso são brinquedos para quem não tem que fazer ao dinheiro.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por darkvoid Ver Post
                              Provavelmente a média de veiculo ai é de apenas 10.000km porque nas contas devem entrar vários veículos que estão quase parados.

                              Cá 6.000km por ano duvido muito. Não conheço ninguém que faça tão pouco (sei que há mas não é a maioria).
                              Por exemplo o meu carro de fim de semana faz 10.000km/ano. O carro da minha mulher que ela só usa quase exclusivamente para ir trabalhar e voltar (apenas 20 km por dia ida e volta) mais umas pequenas voltas ocasionalmente também faz de média 10.000km /ano.


                              Na empresa onde trabalho todos os meus colegas fazem bem mais de 40km por dia e todos fazem bem mais de 10.000km/ano estou a falar de dezenas de colegas.

                              Estou a falar da amostragem que conheço, claro que se para as contas de médias entrarem vários carros que estão parados a média poderá ser mais baixa do que a "real".
                              Concordo mas o que interessa e os que andam: As necessidades das pessoas. 40kms/dia em cada sentido? E que 40kms/dia com 20 dias uteis sao 800 kms/mes ou seja 10 000.

                              Com 10 000 kms nem entendo. A diferenca de 1 litro custara 1,5 euros para 1 diesel a cada 100 kms ou seja 150 euros por ano. Isto fara a diferenca para comprar diesel ..150/200 euros/ano?

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                Concordo mas o que interessa e os que andam: As necessidades das pessoas. 40kms/dia em cada sentido? E que 40kms/dia com 20 dias uteis sao 800 kms/mes ou seja 10 000.

                                Com 10 000 kms nem entendo. A diferenca de 1 litro custara 1,5 euros para 1 diesel a cada 100 kms ou seja 150 euros por ano. Isto fara a diferenca para comprar diesel ..150/200 euros/ano?
                                Para 10 mil km com as novas propostas turbo gasolina que existem não justifica. Mas fizeste mal as contas.

                                Comentário


                                  #76
                                  tenho estado a acompanhar este tópico e dei-me ao trabalho de fazer um pequeno excel a comparar um Ford Focus 1.0 EcoBoost 125cv vs 1.5 TDCi 120 cv.

                                  Em resumo (preço dos combustíveis estável), para 10.000 kms a diferença de preço do TDCi para o EB é de 4.068,72 €. esta diferença só começa a compensar a partir dos 31 anos de idade do carro.

                                  Aqui está o excel https://docs.google.com/spreadsheets...it?usp=sharing

                                  Comentário


                                    #77
                                    experimenta mudar os consumos para uns mais realistas, ou seja os valores do sprintmonitor que são 5,6 diesel e 6,7 gasolina e depois somar a desvalorização que é muito maior no veiculo a gasolina e vais ter muito menos anos para justificar a tua escolha.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                      experimenta mudar os consumos para uns mais realistas, ou seja os valores do sprintmonitor que são 5,6 diesel e 6,7 gasolina e depois somar a desvalorização que é muito maior no veiculo a gasolina e vais ter muito menos anos para justificar a tua escolha.
                                      A desvalorização é maior na realidade atual, o Diesel que aumente para os valores justos(tendo em conta a poluição) e vais ver o valor deles. Em muitos paises o Diesel é mais caro que a gasolina, vai lá falar em desvalorização do carro a gasolina.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                        experimenta mudar os consumos para uns mais realistas, ou seja os valores do sprintmonitor que são 5,6 diesel e 6,7 gasolina e depois somar a desvalorização que é muito maior no veiculo a gasolina e vais ter muito menos anos para justificar a tua escolha.
                                        Experimenta incluir uns turbos partidos, injectores entupidos ou filtros de partículas lixados...

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por darkvoid Ver Post
                                          Não percebo esse "enfim"! E por não ser necessário para a maioria (se calhar até te dou razão), mas e para muita gente que trabalha a viajar pelo país ou quem tem residências longe do trabalho ou precisa de se deslocar aos fins de semana à terra e fazer 1000km como era?

                                          Achas que é aceitável obrigar essas pessoas a ter carros eléctricos com a tecnologia actual (assumindo que não há nenhuma descoberta) e obrigá-las a parar de 300 em 300 km e ficar 1 hora ou 2 a ver o carro a carregar?

                                          Não me levas a mal sou a favor do fim dos combustíveis fosseis e a favor do progresso eléctrico, mas sou contra proibições em geral e muito mais quando não fazem sentido!

                                          P.S: Não deixei escrito, mas ficou implícito, que na minha opinião, se por acaso houver avanço nessa área de autonomia (quando digo 1000km foi um número pode ser 600 ou 700km) e tempo de carregamento (tão ou mais importante) acho que ai se pode começar a falar em banir os combustíveis fosseis, não antes.
                                          Não levo nada a mal. Só acho que os eléctricos mesmo com autonomias modestas podem suprir 80 ou 90% das necessidades. Não precisamos de ficar à espera de apenas tomar decisões quando forem capazes de resolver 100%...

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                            experimenta mudar os consumos para uns mais realistas, ou seja os valores do sprintmonitor que são 5,6 diesel e 6,7 gasolina e depois somar a desvalorização que é muito maior no veiculo a gasolina e vais ter muito menos anos para justificar a tua escolha.

                                            Mesmo mudando os valores do consumo segundo os que dizes, o tempo que demora a recuperar passa para 14,84 anos.

                                            Não esquecer que o TDCi paga mais 32,84 de IUC por ano que o EB. Ao fim de 5 anos são mais 164 euros que se poupa para combustivel por exemplo.
                                            Editado pela última vez por RicardoDTI; 10 September 2016, 18:32.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Hoje em dia a maior parte das familias tem 2 ou mais carros. Em quase todos os casos pelo menos um dos carros podia ser eléctrico, mesmo com as autonomias atuais.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                Hoje em dia a maior parte das familias tem 2 ou mais carros. Em quase todos os casos pelo menos um dos carros podia ser eléctrico, mesmo com as autonomias atuais.
                                                até podes ter razão em que pelo menos um poderia ser eléctrico, contudo esqueceste-te do belo pormenor que pôr o carro a carregar ainda é um enorme problema, pois não dá para ser em qualquer lado, nem a esmagadora maioria tem possibilidade de ligar o carro junto de uma tomada, logo até essa situação ser possível, esquece lá esse cenário que apenas por enquanto serve apenas a uma pequena minoria...

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por darkvoid Ver Post
                                                  Não percebo esse "enfim"! E por não ser necessário para a maioria (se calhar até te dou razão), mas e para muita gente que trabalha a viajar pelo país ou quem tem residências longe do trabalho ou precisa de se deslocar aos fins de semana à terra e fazer 1000km como era?

                                                  Achas que é aceitável obrigar essas pessoas a ter carros eléctricos com a tecnologia actual (assumindo que não há nenhuma descoberta) e obrigá-las a parar de 300 em 300 km e ficar 1 hora ou 2 a ver o carro a carregar?

                                                  Não me levas a mal sou a favor do fim dos combustíveis fosseis e a favor do progresso eléctrico, mas sou contra proibições em geral e muito mais quando não fazem sentido!

                                                  P.S: Não deixei escrito, mas ficou implícito, que na minha opinião, se por acaso houver avanço nessa área de autonomia (quando digo 1000km foi um número pode ser 600 ou 700km) e tempo de carregamento (tão ou mais importante) acho que ai se pode começar a falar em banir os combustíveis fosseis, não antes.
                                                  Qual o carro eletrico que tem aautonomia oara 300km?
                                                  Carros de 100000€ não vale.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Isso de banir os combustiveis fosseis é muito giro nos ligeiros, e nos pesados? Um pesado não gasta 5 aos 100, não dá para estar a parar umas quantas vezes para carregar as baterias.

                                                    E os carros antigos (clássicos) quem os tem vais despachar porque o governo lembrou-se de banir os combustiveis, e não podem circular com eles.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                                      Isso de banir os combustiveis fosseis é muito giro nos ligeiros, e nos pesados? Um pesado não gasta 5 aos 100, não dá para estar a parar umas quantas vezes para carregar as baterias.

                                                      E os carros antigos (clássicos) quem os tem vais despachar porque o governo lembrou-se de banir os combustiveis, e não podem circular com eles.
                                                      Nos pesados os eléctricos nunca vão servir, têm mesmo que olhar para combustíveis alternativos, como híbridos gasóleo/GPL/GN ou células de combustível.

                                                      Os carros actuais ainda vão circular por muito tempo, tal como as normas de emissões já estão em vigor há muito tempo, mas só recentemente se começa a proibir carros que nem catalisador têm de circular em certas zonas. Por isso é que quando vêm iluminados insinuar que lá por 2020 ou 30 já vai andar tudo de eléctrico...mesmo que por essa altura já só se fizessem eléctricos (o que não vai acontecer), ainda iria demorar muito até aos carros a gasolina e gasóleo estarem completamente fora de circulação.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                                        A minha EGR entupiu só de ler este tópico.


                                                        Ver o pessoal a falar mal do Diesel só por causa da manutenção, é anedótico. Todos os carros, hoje em dia, têm manutenções caras. E é preciso ter sorte.

                                                        Diesel é sempre melhor para muitos kms. E os FAP até agradecem.

                                                        Em relação ao ambiente: Vocês já ouviram falar em biodiesel? Os resíduos estão de facto a ser mal aproveitados, mas é possível produzir biodiesel, por exemplo, através de óleos alimentares usados (isto para não me falarem da inconveniência de se ter de plantar sementes para produção de óleos) . Hoje em dia já é aplicado uma pequena % de biodiesel (uns 5 % talvez, nem me lembro). Podem sempre aumentar a % de biodiesel para calar as bocas dos ambientalistas.
                                                        Editado pela última vez por NaoInteressa; 11 September 2016, 01:46.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Os plug in, são para mim, algo que as marcas deveriam apostar forte. Bastava existirem postos de carregamento um pouco por todo o lado (investir num design mais compacto e pequeno das caixas). Fazer pequenas deslocações em modo elétrico e ter lá o motor otto para as voltas maiores. Pegar no exemplo do Golf GTE (motor pequeno com 150cv e IUC baixo) e aplica-lo em todo o carro, para mais agora com os novo 1.0 turbo, daria para a maioria dos casos.

                                                          Para mim por exemplo, que faço apenas 8km para o trabalho, conseguiria fazer todas as deslocações em modo elétrico.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Eu já bani os combustíveis fosseis cá de casa. Tenho 2 carros e mota eletricos. O que precipitou a mudança radical foram as péssimas experiencias com os diesel modernos. Depois de experimentar um Leaf não mais quis voltar ao passado.

                                                            Eu faço cerca de 25 000km ano e a esposa 20 000km. Não tenho férias, por isso não vou ao Algarve 1 vez por ano... mas mesmo que tivesse, a escolha do carro nunca seria feita em função de 1 viagem anual.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post


                                                              Ver o pessoal a falar mal do Diesel só por causa da manutenção, é anedótico. Todos os carros, hoje em dia, têm manutenções caras. E é preciso ter sorte.

                                                              Diesel é sempre melhor para muitos kms. E os FAP até agradecem.

                                                              Em relação ao ambiente: Vocês já ouviram falar em biodiesel? Os resíduos estão de facto a ser mal aproveitados, mas é possível produzir biodiesel, por exemplo, através de óleos alimentares usados (isto para não me falarem da inconveniência de se ter de plantar sementes para produção de óleos) . Hoje em dia já é aplicado uma pequena % de biodiesel (uns 5 % talvez, nem me lembro). Podem sempre aumentar a % de biodiesel para calar as bocas dos ambientalistas.
                                                              Não, nem todos os carros têm manutenções caras, e de motorizações Diesel é tendencialmente mais cara um bom pedaço. Mas o principal problema não é a manutenção planeada, é o custo de reparação em caso de avaria. Os componentes dos motores Diesel modernos são muito caros.

                                                              O biodiesel produz mais emissões poluentes que o gasóleo, e não é de todo compatível com sistemas de injecção Diesel actuais. Se neste momento fosse aumentada consideravelmente a % de biodiesel por decreto, muitos dos carros actualmente a circular iam ter problemas.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X