Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Futuro negro dos motores a diesel?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
    Qual o carro eletrico que tem aautonomia oara 300km?
    Carros de 100000€ não vale.
    O leaf que vem aí em 2017?

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
      Eu já bani os combustíveis fosseis cá de casa. Tenho 2 carros e mota eletricos. O que precipitou a mudança radical foram as péssimas experiencias com os diesel modernos. Depois de experimentar um Leaf não mais quis voltar ao passado.

      Eu faço cerca de 25 000km ano e a esposa 20 000km. Não tenho férias, por isso não vou ao Algarve 1 vez por ano... mas mesmo que tivesse, a escolha do carro nunca seria feita em função de 1 viagem anual.
      O meu problema é que faço várias viagens de autoestrada em cerca de 2x300kms e não estou para perder tempo com carregamentos e nem viagens a 100kmh.

      Honestamente gostaria muito de ter um eléctrico, mas tem de ser um carro que me sirva e não o contrário. Quando atingirem o sweet spot de cerca de 600 kms de autonomia a velocidade elevada, poderei ser cliente.

      Comentário


        #93
        Futuro negro dos motores a diesel?

        Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
        até podes ter razão em que pelo menos um poderia ser eléctrico, contudo esqueceste-te do belo pormenor que pôr o carro a carregar ainda é um enorme problema, pois não dá para ser em qualquer lado, nem a esmagadora maioria tem possibilidade de ligar o carro junto de uma tomada, logo até essa situação ser possível, esquece lá esse cenário que apenas por enquanto serve apenas a uma pequena minoria...
        Isto.
        É muito fácil dizer que os elétricos chegam para a maioria das voltas do dia a dia, mas esquecem-se que a maioria dos condutores portugueses não vivem em casas com garagem/estacionamento onde têm acesso a uma tomada elétrica para carregar o carro, tornando-se impossível equacionar a compra de um elétrico. E fazer pressão junto das autarquias para instalar pontos de carregamento pelo município todo é muito bonito no papel, mas na realidade é impossível de concretizar.
        Ainda vão ser precisas muitas décadas para este cenário mudar e até lá, os carros movidos a combustíveis fósseis continuarão a reinar nas estradas.

        Os híbridos são uma boa solução, mas as marcas têm que os fazer atraentes e iguais aos outros veículos (de que servem os Prius serem excelentes carros, se quando muitos olham para eles têm vontade de vomitar perante tal aberração com 4 rodas?), para que sejam vistos como carros para todos e não apenas para o hipster com a mania que é ambientalista.
        Editado pela última vez por Darkslb; 11 September 2016, 11:00.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post


          Ver o pessoal a falar mal do Diesel só por causa da manutenção, é anedótico. Todos os carros, hoje em dia, têm manutenções caras. E é preciso ter sorte.

          Diesel é sempre melhor para muitos kms. E os FAP até agradecem.

          Em relação ao ambiente: Vocês já ouviram falar em biodiesel? Os resíduos estão de facto a ser mal aproveitados, mas é possível produzir biodiesel, por exemplo, através de óleos alimentares usados (isto para não me falarem da inconveniência de se ter de plantar sementes para produção de óleos) . Hoje em dia já é aplicado uma pequena % de biodiesel (uns 5 % talvez, nem me lembro). Podem sempre aumentar a % de biodiesel para calar as bocas dos ambientalistas.

          muito mesmo, nao comprar gasolina pra mim e mesmo porque manutencao e carissima comparada com o meu atual diesel que pouca despesa da(mas tambem esta bem cuidado)

          o biodiesel era algo a ter em conta, como disseste, os oleos das frituras podem ser refinados para usar como combustivel
          quando a prio o tinha, era a primeira escolha, sagradinho! e o carro agradece...

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post


            Ver o pessoal a falar mal do Diesel só por causa da manutenção, é anedótico. Todos os carros, hoje em dia, têm manutenções caras. E é preciso ter sorte.

            Diesel é sempre melhor para muitos kms. E os FAP até agradecem.

            Em relação ao ambiente: Vocês já ouviram falar em biodiesel? Os resíduos estão de facto a ser mal aproveitados, mas é possível produzir biodiesel, por exemplo, através de óleos alimentares usados (isto para não me falarem da inconveniência de se ter de plantar sementes para produção de óleos) . Hoje em dia já é aplicado uma pequena % de biodiesel (uns 5 % talvez, nem me lembro). Podem sempre aumentar a % de biodiesel para calar as bocas dos ambientalistas.
            Anedótico porque?

            Um filtro de gasóleo é mais barato que um de gasolina? Não é... FAP não é uma despesa bem cara que um Otto não tem (pelo menos neste momento)? É. Então onde está o anedótico? A manutenção de um Diesel é factualmente mais cara que um Otto por muito que custe.

            Anedótico So se for o teu post a aconselhar biodiesel que não só não é de todo recomendável para os sistemas common rail como... É mais poluente.

            Comentário


              #96
              Qualquer pessoa que ande a pé, de bicicleta ou "descapotável" percebe a urgência de diminuir veículos diesel na estrada

              Qualquer pessoa que faça jogging em ambiente urbano percebe a necessidade de ANIQUILAR veículos a diesel na estrada.

              Quem passa do sofá-carro (isolado) continua sem se aperceber de qualquer necessidade...

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                Qualquer pessoa que ande a pé, de bicicleta ou "descapotável" percebe a urgência de diminuir veículos diesel na estrada

                Qualquer pessoa que faça jogging em ambiente urbano percebe a necessidade de ANIQUILAR veículos a diesel na estrada.

                Quem passa do sofá-carro (isolado) continua sem se aperceber de qualquer necessidade...
                Eu também sinto isso, sinto muito desconforto quando vou a trás de um diesel, tenho de fechar vidros e cortar o ar da sofagem

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                  Qualquer pessoa que ande a pé, de bicicleta ou "descapotável" percebe a urgência de diminuir veículos diesel na estrada

                  Qualquer pessoa que faça jogging em ambiente urbano percebe a necessidade de ANIQUILAR veículos a diesel na estrada.

                  Quem passa do sofá-carro (isolado) continua sem se aperceber de qualquer necessidade...
                  Se nao cuidados, arrotam fumo que nem doidos, sou da serra, um mercedes passou por mim a arrotar fumo espesso e a minha bicicleta ficou cheia de fuligem ou la que e....uso o carro pra distancias longas, agora toda a gente vai de carro buscar pao a padaria do quarteirao carago!!

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                    O meu problema é que faço várias viagens de autoestrada em cerca de 2x300kms e não estou para perder tempo com carregamentos e nem viagens a 100kmh.

                    Honestamente gostaria muito de ter um eléctrico, mas tem de ser um carro que me sirva e não o contrário. Quando atingirem o sweet spot de cerca de 600 kms de autonomia a velocidade elevada, poderei ser cliente.
                    Com mais de 100 anos de evolução dos motores de combustão, ainda hoje é difícil fazer mais de 600 kms a velocidade elevada...
                    acho que 350/400 kms de autonomia com condução "responsável" já seria uma opção muito competitiva se n atingir preços exorbitantes.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                      Anedótico porque?

                      Um filtro de gasóleo é mais barato que um de gasolina? Não é... FAP não é uma despesa bem cara que um Otto não tem (pelo menos neste momento)? É. Então onde está o anedótico? A manutenção de um Diesel é factualmente mais cara que um Otto por muito que custe.

                      Anedótico So se for o teu post a aconselhar biodiesel que não só não é de todo recomendável para os sistemas common rail como... É mais poluente.
                      Porque nao biodiesel? Eu apoiaria a iniciativa da opcao a meu ver melhor que gasoleo simples

                      E obvio que nao e pra usar nos carros modernos,mas nos antigos e ate nos geradores e outros equipamentos industriais
                      Tambem o gasoleo simples me pareca que faca muito bem a saude dum commom rail... E no entanto toda a gente o espeta e queixa-se....
                      E a culpa e da ausencia de regulamentacao decente neste pais....

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Maumaria Ver Post
                        Com mais de 100 anos de evolução dos motores de combustão, ainda hoje é difícil fazer mais de 600 kms a velocidade elevada...
                        acho que 350/400 kms de autonomia com condução "responsável" já seria uma opção muito competitiva se n atingir preços exorbitantes.
                        Com um motor de combustão facilmente se faz um carro capaz de mais do dobro dessa autonomia. Muitos Diesel fazem isso a circular a velocidades bem ilegais. É só uma questão do tamanho do depósito, os fabricantes não usam depósitos de 100 litros porque não há necessidade, mas se quisessem isso custava peaners.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                          Com um motor de combustão facilmente se faz um carro capaz de mais do dobro dessa autonomia. Muitos Diesel fazem isso a circular a velocidades bem ilegais. É só uma questão do tamanho do depósito, os fabricantes não usam depósitos de 100 litros porque não há necessidade, mas se quisessem isso custava peaners.
                          Faco 800km na boa

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por zdejota Ver Post
                            Porque nao biodiesel? Eu apoiaria a iniciativa da opcao a meu ver melhor que gasoleo simples

                            E obvio que nao e pra usar nos carros modernos,mas nos antigos e ate nos geradores e outros equipamentos industriais
                            Tambem o gasoleo simples me pareca que faca muito bem a saude dum commom rail... E no entanto toda a gente o espeta e queixa-se....
                            E a culpa e da ausencia de regulamentacao decente neste pais....
                            O biodiesel polui mais que o gasóleo. Esta história toda é porque o Diesel polui...

                            Gasóleo "simples" é aquilo para que os motores Diesel actuais são feitos. Não há gasóleo "simples", porque até esse é uma mistura de substâncias (incluindo aditivos) que tem que cumprir com uma série de normas internacionais. O gasóleo premium é gasóleo ainda mais aditivado, mas que regra geral faz mais diferença no bolso do que no motor.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                              O biodiesel polui mais que o gasóleo. Esta história toda é porque o Diesel polui...

                              Gasóleo "simples" é aquilo para que os motores Diesel actuais são feitos. Não há gasóleo "simples", porque até esse é uma mistura de substâncias (incluindo aditivos) que tem que cumprir com uma série de normas internacionais. O gasóleo premium é gasóleo ainda mais aditivado, mas que regra geral faz mais diferença no bolso do que no motor.
                              Mas as percentagens sao tao minimas propositadamente pra fazer render aos amigos de negocio que ganham a reparar as "avarias"

                              Bio e mais poluente se o espetares num equipamento nao configurado pra tal, serve, mas nao ta como deve ser

                              No meu carro sinto diferenca, e muita!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Maumaria Ver Post
                                Com mais de 100 anos de evolução dos motores de combustão, ainda hoje é difícil fazer mais de 600 kms a velocidade elevada...
                                acho que 350/400 kms de autonomia com condução "responsável" já seria uma opção muito competitiva se n atingir preços exorbitantes.
                                Difícil? Basta fazer Lisboa -porto de autoestrada. Qual é a dificuldade de fazer a viagem nos 150kmh de cc?

                                A questão é que atualmente não preciso parar sequer para abastecer, logo parar já seria mau, se tivesse de parar por meia hora ou uma hora seria péssimo.

                                Por outro lado, carregar em casa um eléctrico seria tranquilo. Andar o dia a dia a programar paragens e carregamentos é que não seria tranquilo. Isto porque actualmente eu abasteço sempre o carro em altura que não preciso da autonomia, como ao fim do dia ou ao fim de semana. Andar preocupado com isso no dia a dia não é para mim.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                  Com um motor de combustão facilmente se faz um carro capaz de mais do dobro dessa autonomia. Muitos Diesel fazem isso a circular a velocidades bem ilegais. É só uma questão do tamanho do depósito, os fabricantes não usam depósitos de 100 litros porque não há necessidade, mas se quisessem isso custava peaners.
                                  O diesel lá de casa, que só uso quando tem de ser, faz acima de 1.000kms em velocidades ilegais sem abastecer. E o depósito é normal, penso que é de 60l e leva uns 70l.

                                  Comentário


                                    Para quem faz grandes tiradas de AE, sem ir em passeio até faz mais q 150 em cc, n anda mais em cc pq tendêncialmente os Lesmas enviaram a esquerda sem q terem preocupação com quem está atrás... Numa pura e simples arrogância e altruísmo com os outros condutores, pois tendem a ter a faixa da direita mas n a usam...
                                    Dependendo do carro q conduza, mas num carro de estrada faço bem 3 ou mais horas entre os 160/200km sem qq cansaço... O q me cansa mais é ter constantemente q estar a controlar os Lesmas, q circulam no lado errado, mudam sem qq motivo, nem pisca, sem controlarem is espelhos e mtas vezes sem carro para andarem a velocidade q vão... Enfim... Se fossem para a Alemanha em 1 semana aprendiam ou o salário era para as multas por manobra perigosa e mesmo assim n chegava..
                                    Editado pela última vez por Billkid; 11 September 2016, 14:37.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                      Não levo nada a mal. Só acho que os eléctricos mesmo com autonomias modestas podem suprir 80 ou 90% das necessidades. Não precisamos de ficar à espera de apenas tomar decisões quando forem capazes de resolver 100%...
                                      O problema é que os eléctricos actuais com as suas autonomias modestas e tempos de carregamento enormes não podem suprir nem 20% das necessidades actuais, claro está na minha opinião e daquilo que eu conheço.


                                      Tive aqui a pensar em todas as pessoas que conheço, incluindo familiares, colegas de trabalho etc, e só me lembrei de uma pessoa no meio de várias dezenas que eventualmente poderia andar com um eléctrico apenas carregando o carro à noite sem ter problemas de carregamento.

                                      Mesmo que andes pouco, basta por exemplo precisares de fazer uma viagem maior e estás tramado. Há aqui um user deste forum que tem um Nissan Leaf e teve que vir do Porto a Cascais e colocou aqui no forum a aventura que foi.. Um dia inteiro, com várias paragens de mais de uma hora, para fazer uma viagem que eu faço directa sem paragens para lá e para cá sempre com o mesmo depósito!

                                      Ele contou que, por exemplo no Leaf dele na marca dizem que tem 200km de autonomia mas em condução normal o máximo que ele faz são 150km... Ora estar a parar de 150km em 150km e carregar durante mais de 1 hora é algo inaceitável que me queriam impor! Ou mesmo que melhorem um pouco nos próximos anos e seja parar de 300km em 300km durante uma hora continuo a achar que não é ainda aceitável para impor!

                                      Há tempos precisei de ir a Madrid em trabalho e fui e não precisei de parar até chegar lá e quando voltei só parei uma vez para abastecer. Agora imaginem o que era estar a parar 1 hora de 150 em 150km era de malucos!

                                      Comentário


                                        Eu acho que o diesel vai começar a reduzir-se ao seu nicho.

                                        Para o comum dos mortais a evolução nos próximos 20 anos vai ser assim:

                                        diesel → gasolina → híbridos → eléctricos


                                        O diesel fica para os tractores e para quem faz muitos quilómetros.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                          Podem dizer qual é o problema mesmo do Diesel?! Ainda não percebi. Os carros são mais económicos e gastam menos. É o que salta à vista.
                                          O problema do diesel é unicamente a poluição.

                                          Se queres um carro económico e que não dê chatices nada como um carrinho com mais de 20 anos a gasóleo.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por darkvoid Ver Post
                                            O problema é que os eléctricos actuais com as suas autonomias modestas e tempos de carregamento enormes não podem suprir nem 20% das necessidades actuais, claro está na minha opinião e daquilo que eu conheço.


                                            Tive aqui a pensar em todas as pessoas que conheço, incluindo familiares, colegas de trabalho etc, e só me lembrei de uma pessoa no meio de várias dezenas que eventualmente poderia andar com um eléctrico apenas carregando o carro à noite sem ter problemas de carregamento.

                                            Mesmo que andes pouco, basta por exemplo precisares de fazer uma viagem maior e estás tramado. Há aqui um user deste forum que tem um Nissan Leaf e teve que vir do Porto a Cascais e colocou aqui no forum a aventura que foi.. Um dia inteiro, com várias paragens de mais de uma hora, para fazer uma viagem que eu faço directa sem paragens para lá e para cá sempre com o mesmo depósito!

                                            Ele contou que, por exemplo no Leaf dele na marca dizem que tem 200km de autonomia mas em condução normal o máximo que ele faz são 150km... Ora estar a parar de 150km em 150km e carregar durante mais de 1 hora é algo inaceitável que me queriam impor! Ou mesmo que melhorem um pouco nos próximos anos e seja parar de 300km em 300km durante uma hora continuo a achar que não é ainda aceitável para impor!

                                            Há tempos precisei de ir a Madrid em trabalho e fui e não precisei de parar até chegar lá e quando voltei só parei uma vez para abastecer. Agora imaginem o que era estar a parar 1 hora de 150 em 150km era de malucos!
                                            E a grande questão é que alem de teres essas limitações pagas muito mais dinheiro, basicamente pagas mais para teres mais preocupações

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                              O problema do diesel é unicamente a poluição.

                                              Se queres um carro económico e que não dê chatices nada como um carrinho com mais de 20 anos a gasóleo.
                                              Lá isso é verdade, n andam mt depressa, mas é com satisfação q damos a chave e chegamos ao destino...
                                              Eu para os gasolina n volto... A passar será para elétricos, mas têm se evoluir na autonomia e rapidez carregamento

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Billkid Ver Post
                                                Para quem faz grandes tiradas de AE, sem ir em passeio até faz mais q 150 em cc, n anda mais em cc pq tendêncialmente os Lesmas enviaram a esquerda sem q terem preocupação com quem está atrás... Numa pura e simples arrogância e altruísmo com os outros condutores, pois tendem a ter a faixa da direita mas n a usam...
                                                Dependendo do carro q conduza, mas num carro de estrada faço bem 3 ou mais horas entre os 160/200km sem qq cansaço... O q me cansa mais é ter constantemente q estar a controlar os Lesmas, q circulam no lado errado, mudam sem qq motivo, nem pisca, sem controlarem is espelhos e mtas vezes sem carro para andarem a velocidade q vão... Enfim... Se fossem para a Alemanha em 1 semana aprendiam ou o salário era para as multas por manobra perigosa e mesmo assim n chegava..
                                                Atenção lá por não ter um Mercedes BMW ou audi, já sou desconsiderado e chamam me nomes se for a 160 KM/h os mais fracos também tem direito [emoji12]

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Billkid Ver Post
                                                  Lá isso é verdade, n andam mt depressa, mas é com satisfação q damos a chave e chegamos ao destino...
                                                  Eu para os gasolina n volto... A passar será para elétricos, mas têm se evoluir na autonomia e rapidez carregamento

                                                  Todos fazem isso , até parece que é uma vantagem dos motores diesel

                                                  Comentário


                                                    Por aqui é 8 ou 80

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
                                                      Atenção lá por não ter um Mercedes BMW ou audi, já sou desconsiderado e chamam me nomes se for a 160 KM/h os mais fracos também tem direito [emoji12]
                                                      N disse isso, é como conheço ao primeira quase todo o parque automóvel em cv e nm, respeito cada condutor e sua viatura, o q n gosto e Lesmas q acampam a esquerda com a direita livre... Sou daqueles q se coloca atrás uns 3 a 4 carros de distância como pisca ligado a espera.... Mas por vezes, vejo q o carro da frente deve pensar q sou tosco com o pisca ligado e q n o estou a acompanhar, pois estou bem distante...
                                                      Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                      Todos fazem isso , até parece que é uma vantagem dos motores diesel
                                                      Para mim tem... Fazer 2000km mês e desembolsar 140 a 150€... No Mitsubishi carisma 1.6 cheguei a ficar sem 400€ num mes... Gastava mais q na prestação de casa.. portanto onde está a vantagem???
                                                      Apesar do carro ter partido com 7 anos fiquei agarrando 4 vezes, sendo a última decisiva a ficar no meio da estrada no domingo à tarde... Com a minha filha bebê depois de férias... 162mkm em 7 anos é uma fortuna em gasolina
                                                      Editado pela última vez por Billkid; 11 September 2016, 15:26.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por RicardoDTI Ver Post
                                                        tenho estado a acompanhar este tópico e dei-me ao trabalho de fazer um pequeno excel a comparar um Ford Focus 1.0 EcoBoost 125cv vs 1.5 TDCi 120 cv.

                                                        Em resumo (preço dos combustíveis estável), para 10.000 kms a diferença de preço do TDCi para o EB é de 4.068,72 €. esta diferença só começa a compensar a partir dos 31 anos de idade do carro.

                                                        Aqui está o excel https://docs.google.com/spreadsheets...it?usp=sharing
                                                        Penso que a diferença seja 4800 euros

                                                        Comentário


                                                          Os carros a gasolina é mais para quem os leva para trabalho a pouca distância e passa os fim de semana em casa... Só num fi de semana em média faço uns 300 km pelo menos

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por darkvoid Ver Post
                                                            Mesmo sendo "só" em 2025 duvido que a evolução dos eléctricos permita autonomias de 1000km e abastecimentos em 10 minutos até lá.
                                                            1000 km são uns 180 kWh

                                                            180 kWh em 10 minutos são 1080 kW

                                                            Um posto com 4 locais de carregamento teria de ter 4 megawatts disponíveis, ou seja o equivalente a 30 Teslas em carga rápida.

                                                            Tão cedo não deverá acontecer.

                                                            Originalmente Colocado por darkvoid Ver Post
                                                            Sim esse será outro problema, quando "todos os carros forem eléctricos" onde é que se vai buscar a energia.
                                                            É uma questão de com antecedência irem expandindo a produção de energia renovável!
                                                            O consumo de energia anda a aumentar há décadas. Obviamente que a produção irá aumentar à medida que o consumo aumente.

                                                            De qualquer das formas o aumento do consumo eléctrico causado pelos carros eléctricos será muito gradual.

                                                            E sempre há menos electricidade a ser gasta a refinar gasolina.

                                                            França:



                                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                            Esqueçam lá os eléctricos, isso são brinquedos para quem não tem que fazer ao dinheiro.
                                                            Por enquanto.

                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            Quando atingirem o sweet spot de cerca de 600 kms de autonomia a velocidade elevada, poderei ser cliente.
                                                            Ainda terás de esperar uns 5~10 anos até isso acontecer.

                                                            Talvez o teu próximo carro.
                                                            Editado pela última vez por rrrfff; 11 September 2016, 15:29.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                                              Ainda terás de esperar uns 5~10 anos até isso acontecer.

                                                              Talvez o teu próximo carro.
                                                              Por isso n mudo as 3 viaturas ca de casa, todas a diesel (2 condutores)...n dão problema e n fico no meio da estrada apesar de fazerem mts km... Mesmo o Smart de 2001 conta com 215mkm, só 15000ano...
                                                              Passat vai a 254mkm 1998 e o MB 245mkm 2003.. façam contas dos km q Cacém casa se faz vs custos... Se fosse a gasolina...estava falido ou passava o tempo todo sentado no sofá a ver TV.... A comer amendoins e beber cerveja.. ou no café a fazer o mesmo... Mas tinha um carro a gasolina... Para quê? Para estar parado..
                                                              Editado pela última vez por Billkid; 11 September 2016, 15:37.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X