Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos carros eléctricos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Cahib Ver Post

    Os silos auto não vão cair por causa dos eletricos.
    É muito engraçado ver a evolução dos problemas que se vão inventando por quem está "por fora" para justificar a sua impossibilidade de ter um EV.

    Primeiro eram as baterias que se tinham que trocar a cada 10.000km (passo o exagero), depois era a poluição e parecia que todos os EV eram carregados com recurso a carvão, mais tarde era o preço das baterias, depois era o preço dos carregamentos na rua porque é perfeitamente aceitável alguém parar numa estação de serviço da A1 num PCUR e ficar lá hora e meia e almoçar enquanto o carro carrega, depois eram as particulas dos pneus, agora vai ser o peso que manda parques de estacionamento abaixo (mas pontes e viadutos não, esses não caem).

    Aguardo impacientemente pelo novo problema que irão inventar, é destas mentes que saem guiões para filmes como o Sharknado.

    Comentário


      Obrigado pelo artigo, parece-me muito relevante para o tópico. Ainda para mais sendo algo que será produzido ainda este ano.

      Previsões para atingir 1200 Wh - ainda que só daqui há uns anos - podem mudar completamente o paradigma; se ainda por cima forem "químicas" e construções que lidem bem com cargas até 100%, deep discharge, muitos ciclos, etc.

      Abre caminho para carros menores e com muito menos peso; o que seria o mais racional na questão ecológica/sustentabilidade.

      Comentário


        vou de férias em junho para o sul de espanha. fui ver como posso carregar o carro no electromaps...

        o hotel para onde vou tem um carregador lento da activacharge, mas não consigo instalar a app porque diz que não está disponível no meu país...

        Na proximidade há um ponto de carregamento rápido que diz Endesa Juicepass... quando procuro no google pela APP reencaminha para a Enel X Way. é esta app para carregar nestes postos? outro carregador rápido próximo é da Wenea. e ainda há carregadores lentos que dizem que funcionam com cartão rfid e electromaps...tenho de instalar estas app todas para usar uma em cada carregador?

        Comentário


          Originalmente Colocado por Sparrow1979 Ver Post
          vou de férias em junho para o sul de espanha. fui ver como posso carregar o carro no electromaps...

          o hotel para onde vou tem um carregador lento da activacharge, mas não consigo instalar a app porque diz que não está disponível no meu país...

          Na proximidade há um ponto de carregamento rápido que diz Endesa Juicepass... quando procuro no google pela APP reencaminha para a Enel X Way. é esta app para carregar nestes postos? outro carregador rápido próximo é da Wenea. e ainda há carregadores lentos que dizem que funcionam com cartão rfid e electromaps...tenho de instalar estas app todas para usar uma em cada carregador?
          É algo do género sim. Mas acho que há umas que dão em todos os postos

          Comentário


            O ano passado fiz uma viagem para a zona de Pontevedra, Santiago e passei pelo mesmo processo. Uma das apps era precisamente essa da Wenea. Todo esse processo de instalar apps ter de partilhar dados não me agrada nada.

            Depois acabei por não usar nada disso, pois na zona havia uma garagem com carregadores de 120 kWh e 22kWh, em que aceitavam o pagamento em cash e ainda por cima o preço do kWh era razoável.
            Descobri no Google maps ao ler as reviews de algumas garagens na zona. Pode ser que tenhas sorte ;)

            Podes também tentar com a Miio, que entretanto passou a ter parceria com alguns pontos em Espanha (e salvo erro li qq coisa sobre passarem a ter na França também).

            Comentário


              Não esqueçam que a Miio também funciona em Espanha e França.

              Comentário


                Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
                Não esqueçam que a Miio também funciona em Espanha e França.
                Mas nos postos de rua são preços proibitivos dos que simulei. Fica mais barato num PCUR.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                  vi este artigo publicado hoje. convém ler as explicações primeiro. tem alguns carros que não são europeus, mas dá uma ideia. valores utilizados em AE a 130km/h e a duração das baterias em relação a um ciclo dito normal (máximo de kms anunciados pelos contrutores).

                  https://automais.autosport.pt/notici...m-autoestrada/

                  image.png
                  Vi mal ou constata-se dessa tabela que as autonomias reais desses 36 carros elétricos em AE, a uma média de 130Kms/h, andam em torno da metade das anunciadas (protocolo padrão)?

                  Comentário


                    Pela experiência que tenho (meio ano e mais de 12 mil km) num eléctrico, a velocidade é o maior problema deles

                    Cumps

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                      Pela experiência que tenho (meio ano e mais de 12 mil km) num eléctrico, a velocidade é o maior problema deles

                      Cumps
                      Fónix, meio ano e mais de 12 mil kms percorridos?... Dás-lhe bem...

                      E, sim, a velocidade é o maior problema da maioria...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post

                        Vi mal ou constata-se dessa tabela que as autonomias reais desses 36 carros elétricos em AE, a uma média de 130Kms/h, andam em torno da metade das anunciadas (protocolo padrão)?
                        Viste bem. Entre 20 a 50%.
                        Ao contrário do que os jornalistas dizem, não se deve a falta de regeneração em AE. O aumento do consumo deve-se na maior parte ao aumento da resistência aerodinâmica.

                        Esta resistência aerodinâmica afecta igualmente os carros a combustão, mas não se nota tanto o aumento de consumo porque é compensado pelo aumento de eficiência do motor.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post

                          Fónix, meio ano e mais de 12 mil kms percorridos?... Dás-lhe bem...

                          E, sim, a velocidade é o maior problema da maioria...

                          Adquiri o "eléctrico" para essa função, passei a fazer mais de 100 km por dia, sem contar com o fim de semana e assim a garagem ficou completa , um a gasolina, um diesel e o eléctrico, assim os outros 2 ficam a descansar mas estou a ver que para a próxima temporada vai fazer muitos menos, vamos ver como termina a época

                          Cumps

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por marcopns Ver Post

                            Viste bem. Entre 20 a 50%.
                            Ao contrário do que os jornalistas dizem, não se deve a falta de regeneração em AE. O aumento do consumo deve-se na maior parte ao aumento da resistência aerodinâmica.

                            Esta resistência aerodinâmica afecta igualmente os carros a combustão, mas não se nota tanto o aumento de consumo porque é compensado pelo aumento de eficiência do motor.
                            A chatice é que nos VEs a aerodinâmica é o maior factor, e varia com o quadrado da velocidade.

                            A 140 km/h é o dobro de a 100 km/h. Depois uma bateria grande - 90 kWh - é como um depósito de combustível de 10 litros.

                            O VE é muito mais eficiente, e se andarem a 90 km/h dá para mais de 300 km. Se não, não

                            Comentário




                              Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post



                              O VE é muito mais eficiente, e se andarem a 90 km/h dá para mais de 300 km. Se não, não
                              A 120 faço cerca de 300km no inverno ou cerca de 350 no Verão... E o meu não é Coreano, nem americano(Tesla).

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por marcopns Ver Post

                                Viste bem. Entre 20 a 50%.
                                Ao contrário do que os jornalistas dizem, não se deve a falta de regeneração em AE. O aumento do consumo deve-se na maior parte ao aumento da resistência aerodinâmica.

                                Esta resistência aerodinâmica afecta igualmente os carros a combustão, mas não se nota tanto o aumento de consumo porque é compensado pelo aumento de eficiência do motor.
                                Tinha a ideia de que na questão aerodinâmica os eléctricos, que têm vindo a aprimorar-se, com valores de cx excelentes, em torno dos 0,22, no caso do BYD, ou o Tesla Model x, com 0,25, p.e., e até pela baixa turbolência gerada na sua base (efeito de solo), mercê de uma superfície plana, que os valores de consumo pudessem ser por essa via optimizados...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por 1975 Ver Post

                                  Adquiri o "eléctrico" para essa função, passei a fazer mais de 100 km por dia, sem contar com o fim de semana e assim a garagem ficou completa , um a gasolina, um diesel e o eléctrico, assim os outros 2 ficam a descansar mas estou a ver que para a próxima temporada vai fazer muitos menos, vamos ver como termina a época

                                  Cumps
                                  Põe completa nisso!

                                  Comentário


                                    Não tenho nenhum carro eficiente em casa mas com 10 litros não me parece que faça 300 km e tenho um eléctrico com uma bateria de 87 kwh e com uma velocidade média de 99 km faço bem mais que 300 km, no mínimo devo fazer a volta dos 340 km, só para terem uma ideia, no domingo fiz 300 km dos quais fiz a volta dos 285 a 290 km de autoestrada e cheguei a casa com uma autonomia de 110 km (24 por cento), já coloquei mais atrás os números exactos mas anda a volta disso.

                                    Cumps

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post

                                      Tinha a ideia de que na questão aerodinâmica os eléctricos, que têm vindo a aprimorar-se, com valores de cx excelentes, em torno dos 0,22, no caso do BYD, ou o Tesla Model x, com 0,25, p.e., e até pela baixa turbolência gerada na sua base (efeito de solo), mercê de uma superfície plana, que os valores de consumo pudessem ser por essa via optimizados...
                                      Sim tem melhorado o coeficiente aerodinâmico. Mas não impede que a resistência aumente com a velocidade como o A4B5 falou lá atrás.

                                      O frio também faz o ar mais denso e pesado, por isso maior resistência.

                                      O pessoal das motas sabe bem o que falo, sentem na pele 😁

                                      Há carros que, pelas suas características físicas serão sempre um tijolo.

                                      Comentário


                                        Eu com um BMW i3 94ah no sábado fiz 165km e ainda fiquei com 19% de bateria.

                                        De manhã fui sempre a 120 na A8 desde a Póvoa da Galega até caldas da rainha. De tarde voltei para Sobral de Monte Agraço a 110. Depois fui a um funeral a Pipa, voltei ao Sobral e daqui para a Póvoa da Galega novamente. Estrada de montanha.

                                        Sempre com 4 pessoas no carro.

                                        Com uma bateria, para os padrões de hoje, pequena... O i3 é uma máquina!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                          vi este artigo publicado hoje. convém ler as explicações primeiro. tem alguns carros que não são europeus, mas dá uma ideia. valores utilizados em AE a 130km/h e a duração das baterias em relação a um ciclo dito normal (máximo de kms anunciados pelos contrutores).

                                          https://automais.autosport.pt/notici...m-autoestrada/

                                          image.png
                                          É o que se chama comparar alhos com bugalhos.

                                          A autonomia WLTP segue a norma europeia de medição e reflete algo mais parecido com andar em cidade e estradas secundárias.

                                          Tal como na norma EPA, era preferível ter um resultado padronizado também para autoestrada, que é bem mais importante que tudo o resto num EV.

                                          Os construtores não têm culpa de terem de reportar de acordo com normas inadequadas.

                                          Comentário


                                            Nesse artigo eles fazem o seguinte aviso "Seja como for, a tabela deve ser vista com alguma parcimónia, porque não é muito fiável, em primeiro lugar porque o teste não foi feito com todos carros ao mesmo tempo na mesma estrada e por isso com diversas temperaturas ambiente e isso faz muita diferença." Esse pormenor faz toda a diferença, o trajecto teria que ser o mesmo, um exemplo se sair do Porto em direcção a Bragança é totalmente diferente se for em direcção a Coimbra, por exemplo.

                                            Cumps

                                            Comentário


                                              As marcas por vezes disponibilizam simuladores que calculam o alcance de um modelo a dada velocidade e temperatura.

                                              Por exemplo os fulanos da ArenaEV têm alguns como o do i4 e40: https://www.arenaev.com/bmw_i4_2021-45.php#e40

                                              Já se tinha falado disto por aqui, penso que o ano passado.
                                              Editado pela última vez por A4B5; 26 April 2023, 00:18. Razão: gralha

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                                                As marcas por vezes disponibilizam simuladores que calculam o alcance de um modelo a dada velocidade e temperatura.

                                                Por exemplo os fulanos da ArenaEV têm alguns como o do i4 e40: https://www.arenaev.com/bmw_i4_2021-45.php#e40

                                                Já se tinha falado disto por aqui, penso que o ano passado.
                                                https://www.geotab.com/blog/ev-range...d-temperature/

                                                Mais um exemplo.

                                                Comentário


                                                  Hoje apresentaram-me uma proposta de eletricidade em que o kwh estava abaixo de 11 cêntimos (sem IVA), só me lembro destes valores em 2010.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                                    Hoje apresentaram-me uma proposta de eletricidade em que o kwh estava abaixo de 11 cêntimos (sem IVA), só me lembro destes valores em 2010.
                                                    Tarifa simples?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                                                      Tarifa simples?
                                                      Sim

                                                      Comentário


                                                        Porreiro, se não tiver umas taxas pelo meio fica barato, atualmente pago 8,8centimos em vazio e 18centimos fora vazio na EDP, tenho que ver outros tarifarios.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                                          Sim
                                                          E está acessível a todos? Quer partilhar quem faz esse valor?

                                                          Comentário


                                                            Deve ser na repsol que tem estado com bons preços. Faz cerca de 5 cêntimos no bi horário.

                                                            Ou seja, carros eléctricos a consumirem abaixo de 1€ aos 100km.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por sat Ver Post

                                                              E está acessível a todos? Quer partilhar quem faz esse valor?
                                                              Foi a iberdrola nos vendedores de rua, segundo o vendedor eles não conseguem fazer essa proposta por telefone, tem de ser com os vendedores de rua

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X