Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos carros eléctricos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post

    Boa sorte com a mobi-e. Eu dispenso, prefiro a bateria maior possivel.
    Uuuu o bicho papão da mobi-e! Cuidado que ele anda aí!

    Comentário


      Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post

      Boa sorte com a mobi-e. Eu dispenso, prefiro a bateria maior possivel.
      Só quem não usa se preocupa com eles. Têm os seus defeitos e eu não morro de amores por eles, mas o que é certo é que em todas as viagens que fiz nestes quase 2 anos que tenho o VE que precisei de carregar nunca fiquei apeado. E antes que digam que foram só viagens curtas etc relembro que ainda este ano fiz 800 e tal km num dia dentro do nosso "rectângulo" e tenho uma bateria de "apenas" 58kWh.

      Comentário


        O ponto crítico nessa versão base do Enyak é o binário ter levado com uma cacetada do caraças em relação à versão de 204cv.

        São 220 Nm vs 310Nm ... basicamente a versão de 204cv tem mais 41% de binário que a versão base.

        O motor da Stellantis tem 260 Nm, logo 18% a mais que essa versão base do grupo VAG.

        (uma nota: não sabemos se a desmultiplicação da versão base sofreu alterações em relação à de 204cv... se for mais longa, ainda torna o carro mais "pastelão")

        Na altura que apareceu o 1.9TDI da VW e os motores da Fiat com CR, penso que o factor que cativou muita gente foi o binário "em baixas" (por outras palavras o carro tem mais potência em baixas). Isto permite uma condução mais descontraída, melhores recuperações, maior facilidade de dar "aquele cheirinho" para colocar o carro num certo espaço que apareceu no trânsito, etc.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
          Só quem não usa se preocupa com eles. Têm os seus defeitos e eu não morro de amores por eles, mas o que é certo é que em todas as viagens que fiz nestes quase 2 anos que tenho o VE que precisei de carregar nunca fiquei apeado. E antes que digam que foram só viagens curtas etc relembro que ainda este ano fiz 800 e tal km num dia dentro do nosso "rectângulo" e tenho uma bateria de "apenas" 58kWh.
          Eu em mais de 4 anos numa bateria de 40kWh nunca tive problemas de maior com eles.
          Funciona mal na questão dos valores e a sua disponibilidzação, mas em termos tecnicos até funciona, ainda sou do tempo dos apagões, cheguei a fazer a viagem de Albufeira/Viseu num dia de apagão e não fiquei apeado.

          Comentário


            Incentivos à compra de veículos elétricos publicados. Veja as condições (noticiasaominuto.com)

            Comentário


            Pelo que vi continua a palhaçada de anos anteriores, em que há um número limitado de apoios (ou um limite no valor total do apoio para cada tipologia).
            Dois cidadãos, do mesmo país, exactamente na mesma situação (exepto a data de compra), recebem tratamento diferente ... não faz sentido e não é ético.

            Outro ponto: deveria existir apoio para quem comprasse um BEV, semi-novo desde que pertencente a um Stand e não fosse importado.

            (vi o diploma à pressa e posso ter interpretado mal algum ponto).

            Comentário


              Em concreto, para a Tipologia 1 (veículos ligeiros), parece haver um limite de 1300 apoios num montante máximo de 5,2M EUR (alínea 6.1).

              Não sei é o que entra na definição de "bicicleta de carga" classificado como Tipologia 3.

              A Tipologia 7 (carregadores para BEV em condomínio e ligado à Rede MobiE) é que pode ser uma bela armadilha, como já foi discutido anteriormente no fórum.
              De qualquer forma são no máximo 270 apoios para essa Tipologia.
              Editado pela última vez por DMA; 03 May 2023, 10:10.

              Comentário


                https://www.razaoautomovel.com/notic...-byd-portugal/

                "A marca chinesa BYD vai ser representada em Portugal pela Salvador Caetano. Os primeiros modelos vão chegar durante este mês de maio."

                ​​​​​​https://autofoco.pt/noticia/ver/986024
                Editado pela última vez por DMA; 03 May 2023, 11:56.

                Comentário


                  BYD ATTO 3
                  United Kingdom £36,490
                  The Netherlands €42,998
                  ​Portugal €53.999

                  Será isto?
                  ​​​​​

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                    Tens o segmento A como o spring que tem 50 ou 65 cavalos e que tem performances medíocres.
                    A discussão centrava-se no Enyaq, depois passaram para os 100cv, daí a minha pergunta. O Spring não é a resposta á minha pergunta.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por pm2lp Ver Post
                      BYD ATTO 3
                      United Kingdom £36,490
                      The Netherlands €42,998
                      ​Portugal €53.999

                      Será isto?
                      ​​​​​
                      Com 54 mil € compra-se 2 automóveis em vez desse cangalho

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post

                        A discussão centrava-se no Enyaq, depois passaram para os 100cv, daí a minha pergunta. O Spring não é a resposta á minha pergunta.
                        Electricos com pouco mais de 100cv havia o leaf, zoe, soul, provavelmente outros e agora continua a haver os pugs e citros e renaults e outros provavelmente

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por sat Ver Post

                          Electricos com pouco mais de 100cv havia o leaf, zoe, soul, provavelmente outros e agora continua a haver os pugs e citros e renaults e outros provavelmente
                          Vamos centrar-nos no que estávamos a falar. E mesmo esta discussão não tem nada a ver com o que eu disse.

                          Acho que foste tu que disseste que 100 cv chegava para um eléctrico até 1500kgs. Eu perguntei de seguida se havia algum à venda em Portugal do segmento D ou C que cumprisse isso? O Leaf I já tem 12 anos de mercado, salvo erro. O Zoe e o Soul são segmento B e B-SUV respectivamente.

                          Se eu, que conduzi o e-tron de 204cv, achei que sabia a pouco (e acho que ninguém poderá colocar esta opinião como errada, dada a subjectividade da avaliação), não percebo o intuito deste celeuma. Eu esperava mais, não aconteceu, se eu vivia bem com isso? Sem stress algum. Não confundam com submotorizações, ficar apeado, ou andar a fazer arranques nos semáforos.

                          P.S. Quanto aos anos de fórum, não era para medir "pilinhas" a ver quem estava cá há mais tempo. Foi no sentido de dizer que já tenho a experiência que há discussões que não levam a lado nenhum. Só isso.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post

                            Vamos centrar-nos no que estávamos a falar. E mesmo esta discussão não tem nada a ver com o que eu disse.

                            Acho que foste tu que disseste que 100 cv chegava para um eléctrico até 1500kgs. Eu perguntei de seguida se havia algum à venda em Portugal do segmento D ou C que cumprisse isso? O Leaf I já tem 12 anos de mercado, salvo erro. O Zoe e o Soul são segmento B e B-SUV respectivamente.

                            Se eu, que conduzi o e-tron de 204cv, achei que sabia a pouco (e acho que ninguém poderá colocar esta opinião como errada, dada a subjectividade da avaliação), não percebo o intuito deste celeuma. Eu esperava mais, não aconteceu, se eu vivia bem com isso? Sem stress algum. Não confundam com submotorizações, ficar apeado, ou andar a fazer arranques nos semáforos.

                            P.S. Quanto aos anos de fórum, não era para medir "pilinhas" a ver quem estava cá há mais tempo. Foi no sentido de dizer que já tenho a experiência que há discussões que não levam a lado nenhum. Só isso.

                            Sim, não leva a lado nenhum esta discussão se achas que 150cv não chegam para o dia a dia! E sim 100/130cv são mais que suficientes, o binário está logo ali

                            Comentário


                            • Ecoflex
                              Ecoflex commented
                              Editing a comment
                              Portanto, o que deduzes (e só podes deduzir porque eu não o disse), é isso? Ok. Siga.

                            Originalmente Colocado por DMA Ver Post

                            Pelo que vi continua a palhaçada de anos anteriores, em que há um número limitado de apoios (ou um limite no valor total do apoio para cada tipologia).
                            Dois cidadãos, do mesmo país, exactamente na mesma situação (exepto a data de compra), recebem tratamento diferente ... não faz sentido e não é ético.

                            Outro ponto: deveria existir apoio para quem comprasse um BEV, semi-novo desde que pertencente a um Stand e não fosse importado.

                            (vi o diploma à pressa e posso ter interpretado mal algum ponto).

                            Como tenho estado a pensar comprar um eléctrico, quando vi a notícia, pensei que era agora, com este incentivo nem pensava mais no assunto e comprava já.

                            Mas depois... Estive a ler bem aqui: https://eco.sapo.pt/2023/05/03/gover...-as-condicoes/

                            -> "mantendo a dotação global máxima de dez milhões de euros"

                            -> "a atribuição de incentivos é “condicionada à verificação da elegibilidade dos pedidos” e aos respetivos limites, sendo as candidaturas ordenadas de acordo com a data e hora de chegada."

                            -> "são elegíveis as faturas e recibos com data a partir de 1 de janeiro deste ano.​"


                            Ora, 10 milhões de euros... a meu ver é um valor ridículo para o contexto. A 4 mil euros por viatura, dá para 2500 viaturas.

                            E depois, ser desde 1 de Janeiro. Não se venderam já bem mais que 2500 eléctricos desde Janeiro?

                            É que o número de eléctricos vendidos (mesmo "apenas" aqueles que cumprem com os critérios) é certamente muitíssimo superior a 2500 unidades. Alguém tem dados sobre isto?

                            Ora, basta alguns dos que compraram a partir de 1 de Janeiro meterem amanhã os papéis para pedir o "apoio", e mesmo que eu vá amanhã a um stand e feche negócio, até o carro ser entregue e as burocrarias estarem todas prontas, quando for dar entrada do pedido de apoio, já os 10 milhões (rir) estão mais que esgotados.

                            Portanto, "incentivo" é um termo vergonhoso para esta iniciativa. Incentivo é para convencer as pessoas a comprar, não é "premiar" quem já comprou. E se isto vai ser apenas (se não exclusivamente, pelo menos, maioritariamente) para os que compraram entre Janeiro e Abril, não há qualquer incentivo digno desse nome.

                            Ou seja, posso estar enganado e espero estar, pois calhava-me mesmo bem este incentivo, que para mim seria no significado genuíno da palavra, mas provavelmente esta medida apenas pretende soar bem aos eleitores. Até porque a grande maioria nem pode considerar comprar um eléctrico e não chega a perceber o quão condicionado é o efeito prático da medida. Apenas acha bem.

                            Aliás, até vos digo mais, se vier a confirmar que não tenho qualquer hipótese de beneficiar deste incentivo, o impacto vai ser inverso (neste caso, perverso), ou seja, será mais um factor em contra da minha decisão de comprar um eléctrico e provavelmente suficiente para (pelo menos por agora) me dissuadir de tal.

                            Fico atento aqui ao tópico a ver se surgem mais dados e esclarecimentos sobre isto.

                            -

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por sat Ver Post


                              Sim, não leva a lado nenhum esta discussão se achas que 150cv não chegam para o dia a dia! E sim 100/130cv são mais que suficientes, o binário está logo ali
                              Mas lá está, esta versão base (220 Nm) tem muito menos binário que a versão de 204cv (310 Nm).

                              Colocando em prespectiva, a versão de 204cv tem mais 41% de binário que a versão base ... é uma diferença do caraças.

                              Comentário


                                Acrescento isto ao meu post anterior:

                                https://observador.pt/2023/04/04/ven...mestre-do-ano/

                                "No primeiro trimestre de 2023, as vendas dos veículos elétricos subiu 67,2%. Apenas no mês de março, 9.363 veículos elétricos foram vendidos, um aumento de 80,6% face ao mesmo mês do ano passado.

                                O mercado de veículos elétricos cresceu 67,2% no primeiro trimestre do ano face ao período homólogo, para 23.142 automóveis novos comercializados, segundo dados divulgados esta terça-feira pela ACAP — Associação Automóvel de Portugal."
                                Metam-lhe mais 9000 em Abril, dá um total de 32000.

                                Portanto, basta que 8% das pessoas que compraram elétricos nos últimos 4 meses tratem de pedir o "incentivo" 😅 , e todos aqueles que poderíamos ser genuinamente incentivados, já fomos 🤦

                                -

                                Comentário


                                  Jack47, do que eu percebi só será apoiada a compra de 1300 veículos ligeiros ("Tipologia 1").

                                  10M é o montante total, ou seja o somatório dos apoios para todas as tipologias (alínea 6.1 do decreto).

                                  Comentário


                                    Sim, obrigado, entretanto estive também a ler os teus posts anteriores.

                                    Então assim ainda pior...

                                    Podemos já concluir que ninguém que compre um carro elétrico após ter saído a notícia do "incentivo" vai efectivamente poder beneficiar do mesmo?

                                    Assim sem mais dados, parece que podemos tirar esta conclusão.

                                    Se é por ordem de chegada e quando te incentivam a ir, já o recinto está repleto e não cabe ninguém, trata-se de um incentivo muito enganador. Isto nem legal deveria ser.
                                    -

                                    Comentário


                                      Esse incentivo é a maior palhaçada que existe, já ando há anos a dizer o mesmo e agora que os números das vendas estão como estão nem vale a pena comentar. Em vez dessa vergonha não era melhor uma redução no IVA para todos no momento de compra? Será que é assim tão difícil? Só se preocupam com galambas e medinas e o resto que se lixe.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por DMA Ver Post

                                        Mas lá está, esta versão base (220 Nm) tem muito menos binário que a versão de 204cv (310 Nm).

                                        Colocando em prespectiva, a versão de 204cv tem mais 41% de binário que a versão base ... é uma diferença do caraças.
                                        Ok, fui ver specs e apesar dos 220Nm faz 0-100 em cerca de 11seg o de 200cv faz 8.6seg
                                        O kodiaq diesel com 340Nm que penso que seja mesmo segmento faz 10seg


                                        Qualquer um deles chega bem para o dia a dia

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por sat Ver Post

                                          Ok, fui ver specs e apesar dos 220Nm faz 0-100 em cerca de 11seg o de 200cv faz 8.6seg
                                          O kodiaq diesel com 340Nm que penso que seja mesmo segmento faz 10seg


                                          Qualquer um deles chega bem para o dia a dia
                                          Eu não discuto que chega para o dia-a-dia e até para situações extremas... vê lá que eu já fui para o Algarve com um Vectra 1.7 td com 82cv e carregado com 5 pessoas e bagagens 😂
                                          Os 0-100 km/h eram contados com um calendário e as recuperações um desastre total.
                                          E cheguei lá! (coitada daquela caixa 😆)

                                          Só estava a colocar em cima da mesa que essa versão de 150cv é um downgrade do caraças. Ainda por cima quando o binário com fartura é o factor chave na agradabilidade dum BEV.

                                          Uma nota: um electrico sobe muito mais rapidamente de rpms que um diesel, logo vais ganhando cvs muito mais rapidamente (potência é dependente do binário e rpms).
                                          Logo a comparação de binário entre diesel e EV deve ser feita com uns grãos de sal ...
                                          Editado pela última vez por DMA; 03 May 2023, 16:26.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Jack47 Ver Post
                                            Sim, obrigado, entretanto estive também a ler os teus posts anteriores.

                                            Então assim ainda pior...

                                            Podemos já concluir que ninguém que compre um carro elétrico após ter saído a notícia do "incentivo" vai efectivamente poder beneficiar do mesmo?

                                            Assim sem mais dados, parece que podemos tirar esta conclusão.

                                            Se é por ordem de chegada e quando te incentivam a ir, já o recinto está repleto e não cabe ninguém, trata-se de um incentivo muito enganador. Isto nem legal deveria ser.
                                            -
                                            Legisladores que só fazem legislação para os governantes poderem debitar uns soundbites...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por pm2lp Ver Post
                                              Esse incentivo é a maior palhaçada que existe, já ando há anos a dizer o mesmo e agora que os números das vendas estão como estão nem vale a pena comentar. Em vez dessa vergonha não era melhor uma redução no IVA para todos no momento de compra? Será que é assim tão difícil? Só se preocupam com galambas e medinas e o resto que se lixe.
                                              Não percebo como a lei é promulgada com este tipo de discriminação entre cidadãos.

                                              Mas isto sou eu que acho que a legislação deve ser um veículo para evitar complicações e injustiças.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por pm2lp Ver Post
                                                Esse incentivo é a maior palhaçada que existe, já ando há anos a dizer o mesmo e agora que os números das vendas estão como estão nem vale a pena comentar. Em vez dessa vergonha não era melhor uma redução no IVA para todos no momento de compra? Será que é assim tão difícil? Só se preocupam com galambas e medinas e o resto que se lixe.
                                                Originalmente Colocado por DMA Ver Post

                                                Legisladores que só fazem legislação para os governantes poderem debitar uns soundbites...
                                                Pois então assunto fechado. Por acaso não estava ao corrente, mas claro, palhaçadas vindas do circo, já não surpreendem ninguém ☺

                                                Ainda se tivéssemos uns meios de comunicação um pouco mais independentes, podia ser que questionassem esta medida e mais gente se apercebesse que é apenas mais um engano. Mas os media que temos é mais ao contrário, ainda douram mais a pílula.

                                                -

                                                Comentário


                                                  Em relação à versão de 150cv da grupo VAG: tenho ideia de no início da carreira do ID3 ter existido uma versão de 150cv e bateria mais pequena (ou pelo menos falou-se que mais tarde haveria essa versão).
                                                  Depois veio o Covid e a guerra na Ucrânia e com o backlog gigantesco, devem ter focado as atenções numa simplificação da gama e na produção das versões com maior margem.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por DMA Ver Post
                                                    Em relação à versão de 150cv da grupo VAG: tenho ideia de no início da carreira do ID3 ter existido uma versão de 150cv e bateria mais pequena (ou pelo menos falou-se que mais tarde haveria essa versão).
                                                    Depois veio o Covid e a guerra na Ucrânia e com o backlog gigantesco, devem ter focado as atenções numa simplificação da gama e na produção das versões com maior margem.
                                                    Correcto existia de facto essa versão(45kWh/Pure), mas poucos a compraram pois preferia quase tudo ter o Pure Performance(mais velocidade de carregamento e mais cavalos se bem me recordo). Ainda assim o ID3 é ligeiramente mais leve que o Enyaq

                                                    Comentário


                                                      Bingo!!!
                                                      Aqui está o /quase único) EV que interessa aos poucos portugueses que, apesar de miseravelmente pagos, ainda conseguem poupar uns cêntimos ao fim do mês:
                                                      https://en.wikipedia.org/wiki/Wuling_Bingo

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                                        Bingo!!!
                                                        Aqui está o /quase único) EV que interessa aos poucos portugueses que, apesar de miseravelmente pagos, ainda conseguem poupar uns cêntimos ao fim do mês:
                                                        https://en.wikipedia.org/wiki/Wuling_Bingo
                                                        Uma marca que ainda não conseguiu melhor que 0 estrelas com qualquer modelo em crash test.

                                                        De qualquer forma, por essa ordem de ideias, os portugueses 'miseravelmente pagos' andavam de dacia, e não de alemão usado importado.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Jack47 Ver Post
                                                          Sim, obrigado, entretanto estive também a ler os teus posts anteriores.

                                                          Então assim ainda pior...

                                                          Podemos já concluir que ninguém que compre um carro elétrico após ter saído a notícia do "incentivo" vai efectivamente poder beneficiar do mesmo?

                                                          Assim sem mais dados, parece que podemos tirar esta conclusão.

                                                          Se é por ordem de chegada e quando te incentivam a ir, já o recinto está repleto e não cabe ninguém, trata-se de um incentivo muito enganador. Isto nem legal deveria ser.
                                                          -
                                                          Não sejas tão mauzinho, abriu ontem mais ainda existem 354 incentivos disponíveis (talvez mais pois alguns pedidos poderão não ser aceites).

                                                          Dados das candidaturas em tempo real: https://www.fundoambiental.pt/veicul...didaturas.aspx

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X