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Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
Boa sorte com a mobi-e. Eu dispenso, prefiro a bateria maior possivel.
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O ponto crítico nessa versão base do Enyak é o binário ter levado com uma cacetada do caraças em relação à versão de 204cv.
São 220 Nm vs 310Nm ... basicamente a versão de 204cv tem mais 41% de binário que a versão base.
O motor da Stellantis tem 260 Nm, logo 18% a mais que essa versão base do grupo VAG.
(uma nota: não sabemos se a desmultiplicação da versão base sofreu alterações em relação à de 204cv... se for mais longa, ainda torna o carro mais "pastelão")
Na altura que apareceu o 1.9TDI da VW e os motores da Fiat com CR, penso que o factor que cativou muita gente foi o binário "em baixas" (por outras palavras o carro tem mais potência em baixas). Isto permite uma condução mais descontraída, melhores recuperações, maior facilidade de dar "aquele cheirinho" para colocar o carro num certo espaço que apareceu no trânsito, etc.
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Originalmente Colocado por Neruson Ver PostSó quem não usa se preocupa com eles. Têm os seus defeitos e eu não morro de amores por eles, mas o que é certo é que em todas as viagens que fiz nestes quase 2 anos que tenho o VE que precisei de carregar nunca fiquei apeado. E antes que digam que foram só viagens curtas etc relembro que ainda este ano fiz 800 e tal km num dia dentro do nosso "rectângulo" e tenho uma bateria de "apenas" 58kWh.
Funciona mal na questão dos valores e a sua disponibilidzação, mas em termos tecnicos até funciona, ainda sou do tempo dos apagões, cheguei a fazer a viagem de Albufeira/Viseu num dia de apagão e não fiquei apeado.
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https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/5126-2023-212536244
Quatro mil euros para 1300 carros até 62.500 euros com IVA.
Go: https://www.fundoambiental.pt/apoios...-ven-2023.aspx
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Originalmente Colocado por ricardop Ver Post
Dois cidadãos, do mesmo país, exactamente na mesma situação (exepto a data de compra), recebem tratamento diferente ... não faz sentido e não é ético.
Outro ponto: deveria existir apoio para quem comprasse um BEV, semi-novo desde que pertencente a um Stand e não fosse importado.
(vi o diploma à pressa e posso ter interpretado mal algum ponto).
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Em concreto, para a Tipologia 1 (veículos ligeiros), parece haver um limite de 1300 apoios num montante máximo de 5,2M EUR (alínea 6.1).
Não sei é o que entra na definição de "bicicleta de carga" classificado como Tipologia 3.
A Tipologia 7 (carregadores para BEV em condomínio e ligado à Rede MobiE) é que pode ser uma bela armadilha, como já foi discutido anteriormente no fórum.
De qualquer forma são no máximo 270 apoios para essa Tipologia.Editado pela última vez por DMA; 03 May 2023, 10:10.
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https://www.razaoautomovel.com/notic...-byd-portugal/
"A marca chinesa BYD vai ser representada em Portugal pela Salvador Caetano. Os primeiros modelos vão chegar durante este mês de maio."
https://autofoco.pt/noticia/ver/986024Editado pela última vez por DMA; 03 May 2023, 11:56.
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Originalmente Colocado por pm2lp Ver Post
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
A discussão centrava-se no Enyaq, depois passaram para os 100cv, daí a minha pergunta. O Spring não é a resposta á minha pergunta.
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Originalmente Colocado por sat Ver Post
Electricos com pouco mais de 100cv havia o leaf, zoe, soul, provavelmente outros e agora continua a haver os pugs e citros e renaults e outros provavelmente
Acho que foste tu que disseste que 100 cv chegava para um eléctrico até 1500kgs. Eu perguntei de seguida se havia algum à venda em Portugal do segmento D ou C que cumprisse isso? O Leaf I já tem 12 anos de mercado, salvo erro. O Zoe e o Soul são segmento B e B-SUV respectivamente.
Se eu, que conduzi o e-tron de 204cv, achei que sabia a pouco (e acho que ninguém poderá colocar esta opinião como errada, dada a subjectividade da avaliação), não percebo o intuito deste celeuma. Eu esperava mais, não aconteceu, se eu vivia bem com isso? Sem stress algum. Não confundam com submotorizações, ficar apeado, ou andar a fazer arranques nos semáforos.
P.S. Quanto aos anos de fórum, não era para medir "pilinhas" a ver quem estava cá há mais tempo. Foi no sentido de dizer que já tenho a experiência que há discussões que não levam a lado nenhum. Só isso.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
Vamos centrar-nos no que estávamos a falar. E mesmo esta discussão não tem nada a ver com o que eu disse.
Acho que foste tu que disseste que 100 cv chegava para um eléctrico até 1500kgs. Eu perguntei de seguida se havia algum à venda em Portugal do segmento D ou C que cumprisse isso? O Leaf I já tem 12 anos de mercado, salvo erro. O Zoe e o Soul são segmento B e B-SUV respectivamente.
Se eu, que conduzi o e-tron de 204cv, achei que sabia a pouco (e acho que ninguém poderá colocar esta opinião como errada, dada a subjectividade da avaliação), não percebo o intuito deste celeuma. Eu esperava mais, não aconteceu, se eu vivia bem com isso? Sem stress algum. Não confundam com submotorizações, ficar apeado, ou andar a fazer arranques nos semáforos.
P.S. Quanto aos anos de fórum, não era para medir "pilinhas" a ver quem estava cá há mais tempo. Foi no sentido de dizer que já tenho a experiência que há discussões que não levam a lado nenhum. Só isso.
Sim, não leva a lado nenhum esta discussão se achas que 150cv não chegam para o dia a dia! E sim 100/130cv são mais que suficientes, o binário está logo ali
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Originalmente Colocado por ricardop Ver PostOriginalmente Colocado por DMA Ver Post
Pelo que vi continua a palhaçada de anos anteriores, em que há um número limitado de apoios (ou um limite no valor total do apoio para cada tipologia).
Dois cidadãos, do mesmo país, exactamente na mesma situação (exepto a data de compra), recebem tratamento diferente ... não faz sentido e não é ético.
Outro ponto: deveria existir apoio para quem comprasse um BEV, semi-novo desde que pertencente a um Stand e não fosse importado.
(vi o diploma à pressa e posso ter interpretado mal algum ponto).
Como tenho estado a pensar comprar um eléctrico, quando vi a notícia, pensei que era agora, com este incentivo nem pensava mais no assunto e comprava já.
Mas depois... Estive a ler bem aqui: https://eco.sapo.pt/2023/05/03/gover...-as-condicoes/
-> "mantendo a dotação global máxima de dez milhões de euros"
-> "a atribuição de incentivos é “condicionada à verificação da elegibilidade dos pedidos” e aos respetivos limites, sendo as candidaturas ordenadas de acordo com a data e hora de chegada."
-> "são elegíveis as faturas e recibos com data a partir de 1 de janeiro deste ano."
Ora, 10 milhões de euros... a meu ver é um valor ridículo para o contexto. A 4 mil euros por viatura, dá para 2500 viaturas.
E depois, ser desde 1 de Janeiro. Não se venderam já bem mais que 2500 eléctricos desde Janeiro?
É que o número de eléctricos vendidos (mesmo "apenas" aqueles que cumprem com os critérios) é certamente muitíssimo superior a 2500 unidades. Alguém tem dados sobre isto?
Ora, basta alguns dos que compraram a partir de 1 de Janeiro meterem amanhã os papéis para pedir o "apoio", e mesmo que eu vá amanhã a um stand e feche negócio, até o carro ser entregue e as burocrarias estarem todas prontas, quando for dar entrada do pedido de apoio, já os 10 milhões (rir) estão mais que esgotados.
Portanto, "incentivo" é um termo vergonhoso para esta iniciativa. Incentivo é para convencer as pessoas a comprar, não é "premiar" quem já comprou. E se isto vai ser apenas (se não exclusivamente, pelo menos, maioritariamente) para os que compraram entre Janeiro e Abril, não há qualquer incentivo digno desse nome.
Ou seja, posso estar enganado e espero estar, pois calhava-me mesmo bem este incentivo, que para mim seria no significado genuíno da palavra, mas provavelmente esta medida apenas pretende soar bem aos eleitores. Até porque a grande maioria nem pode considerar comprar um eléctrico e não chega a perceber o quão condicionado é o efeito prático da medida. Apenas acha bem.
Aliás, até vos digo mais, se vier a confirmar que não tenho qualquer hipótese de beneficiar deste incentivo, o impacto vai ser inverso (neste caso, perverso), ou seja, será mais um factor em contra da minha decisão de comprar um eléctrico e provavelmente suficiente para (pelo menos por agora) me dissuadir de tal.
Fico atento aqui ao tópico a ver se surgem mais dados e esclarecimentos sobre isto.
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Originalmente Colocado por sat Ver Post
Sim, não leva a lado nenhum esta discussão se achas que 150cv não chegam para o dia a dia! E sim 100/130cv são mais que suficientes, o binário está logo ali
Colocando em prespectiva, a versão de 204cv tem mais 41% de binário que a versão base ... é uma diferença do caraças.
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Acrescento isto ao meu post anterior:
https://observador.pt/2023/04/04/ven...mestre-do-ano/
"No primeiro trimestre de 2023, as vendas dos veículos elétricos subiu 67,2%. Apenas no mês de março, 9.363 veículos elétricos foram vendidos, um aumento de 80,6% face ao mesmo mês do ano passado.
O mercado de veículos elétricos cresceu 67,2% no primeiro trimestre do ano face ao período homólogo, para 23.142 automóveis novos comercializados, segundo dados divulgados esta terça-feira pela ACAP — Associação Automóvel de Portugal."
Portanto, basta que 8% das pessoas que compraram elétricos nos últimos 4 meses tratem de pedir o "incentivo" 😅 , e todos aqueles que poderíamos ser genuinamente incentivados, já fomos 🤦
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Sim, obrigado, entretanto estive também a ler os teus posts anteriores.
Então assim ainda pior...
Podemos já concluir que ninguém que compre um carro elétrico após ter saído a notícia do "incentivo" vai efectivamente poder beneficiar do mesmo?
Assim sem mais dados, parece que podemos tirar esta conclusão.
Se é por ordem de chegada e quando te incentivam a ir, já o recinto está repleto e não cabe ninguém, trata-se de um incentivo muito enganador. Isto nem legal deveria ser.
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Esse incentivo é a maior palhaçada que existe, já ando há anos a dizer o mesmo e agora que os números das vendas estão como estão nem vale a pena comentar. Em vez dessa vergonha não era melhor uma redução no IVA para todos no momento de compra? Será que é assim tão difícil? Só se preocupam com galambas e medinas e o resto que se lixe.
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Originalmente Colocado por DMA Ver Post
Mas lá está, esta versão base (220 Nm) tem muito menos binário que a versão de 204cv (310 Nm).
Colocando em prespectiva, a versão de 204cv tem mais 41% de binário que a versão base ... é uma diferença do caraças.
O kodiaq diesel com 340Nm que penso que seja mesmo segmento faz 10seg
Qualquer um deles chega bem para o dia a dia
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Originalmente Colocado por sat Ver Post
Ok, fui ver specs e apesar dos 220Nm faz 0-100 em cerca de 11seg o de 200cv faz 8.6seg
O kodiaq diesel com 340Nm que penso que seja mesmo segmento faz 10seg
Qualquer um deles chega bem para o dia a dia
Os 0-100 km/h eram contados com um calendário e as recuperações um desastre total.
E cheguei lá! (coitada daquela caixa 😆)
Só estava a colocar em cima da mesa que essa versão de 150cv é um downgrade do caraças. Ainda por cima quando o binário com fartura é o factor chave na agradabilidade dum BEV.
Uma nota: um electrico sobe muito mais rapidamente de rpms que um diesel, logo vais ganhando cvs muito mais rapidamente (potência é dependente do binário e rpms).
Logo a comparação de binário entre diesel e EV deve ser feita com uns grãos de sal ...Editado pela última vez por DMA; 03 May 2023, 16:26.
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Originalmente Colocado por Jack47 Ver PostSim, obrigado, entretanto estive também a ler os teus posts anteriores.
Então assim ainda pior...
Podemos já concluir que ninguém que compre um carro elétrico após ter saído a notícia do "incentivo" vai efectivamente poder beneficiar do mesmo?
Assim sem mais dados, parece que podemos tirar esta conclusão.
Se é por ordem de chegada e quando te incentivam a ir, já o recinto está repleto e não cabe ninguém, trata-se de um incentivo muito enganador. Isto nem legal deveria ser.
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Originalmente Colocado por pm2lp Ver PostEsse incentivo é a maior palhaçada que existe, já ando há anos a dizer o mesmo e agora que os números das vendas estão como estão nem vale a pena comentar. Em vez dessa vergonha não era melhor uma redução no IVA para todos no momento de compra? Será que é assim tão difícil? Só se preocupam com galambas e medinas e o resto que se lixe.
Mas isto sou eu que acho que a legislação deve ser um veículo para evitar complicações e injustiças.
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Originalmente Colocado por pm2lp Ver PostEsse incentivo é a maior palhaçada que existe, já ando há anos a dizer o mesmo e agora que os números das vendas estão como estão nem vale a pena comentar. Em vez dessa vergonha não era melhor uma redução no IVA para todos no momento de compra? Será que é assim tão difícil? Só se preocupam com galambas e medinas e o resto que se lixe.Originalmente Colocado por DMA Ver Post
Legisladores que só fazem legislação para os governantes poderem debitar uns soundbites...
Ainda se tivéssemos uns meios de comunicação um pouco mais independentes, podia ser que questionassem esta medida e mais gente se apercebesse que é apenas mais um engano. Mas os media que temos é mais ao contrário, ainda douram mais a pílula.
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Em relação à versão de 150cv da grupo VAG: tenho ideia de no início da carreira do ID3 ter existido uma versão de 150cv e bateria mais pequena (ou pelo menos falou-se que mais tarde haveria essa versão).
Depois veio o Covid e a guerra na Ucrânia e com o backlog gigantesco, devem ter focado as atenções numa simplificação da gama e na produção das versões com maior margem.
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Originalmente Colocado por DMA Ver PostEm relação à versão de 150cv da grupo VAG: tenho ideia de no início da carreira do ID3 ter existido uma versão de 150cv e bateria mais pequena (ou pelo menos falou-se que mais tarde haveria essa versão).
Depois veio o Covid e a guerra na Ucrânia e com o backlog gigantesco, devem ter focado as atenções numa simplificação da gama e na produção das versões com maior margem.
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Bingo!!!
Aqui está o /quase único) EV que interessa aos poucos portugueses que, apesar de miseravelmente pagos, ainda conseguem poupar uns cêntimos ao fim do mês:
https://en.wikipedia.org/wiki/Wuling_Bingo
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Originalmente Colocado por DoktorHans Ver PostBingo!!!
Aqui está o /quase único) EV que interessa aos poucos portugueses que, apesar de miseravelmente pagos, ainda conseguem poupar uns cêntimos ao fim do mês:
https://en.wikipedia.org/wiki/Wuling_Bingo
De qualquer forma, por essa ordem de ideias, os portugueses 'miseravelmente pagos' andavam de dacia, e não de alemão usado importado.
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Originalmente Colocado por Jack47 Ver PostSim, obrigado, entretanto estive também a ler os teus posts anteriores.
Então assim ainda pior...
Podemos já concluir que ninguém que compre um carro elétrico após ter saído a notícia do "incentivo" vai efectivamente poder beneficiar do mesmo?
Assim sem mais dados, parece que podemos tirar esta conclusão.
Se é por ordem de chegada e quando te incentivam a ir, já o recinto está repleto e não cabe ninguém, trata-se de um incentivo muito enganador. Isto nem legal deveria ser.
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Dados das candidaturas em tempo real: https://www.fundoambiental.pt/veicul...didaturas.aspx
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