não li as respostas todas, apenas as primeiras, mas antes de mudar-mos de faixa seja para o meio, esq, dir, cima baixo, seja para onde for, as pessoas têm de aprender que têm que olhar para os espelhos, até lá ainda vão haver muitos acidentes, lamento imenso o acidente e tenho mt pena que tenha havido mortos, gostava que apenas tive-sem said feridos ou até bastante feridos( o conductor), pois teria a certeza que da proxima vex que fosse mudar de faixa, ia olhar 1001 vezes para o espelho....
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Ultrapassar pela direita em AE - Perigo !
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imaginem uma AE, em condiçoes regulares, ou normais, nao congestionada, e nao desempedida...
imaginem q todos os carros circulam o mais a direita possivel...
imaginem as ultrapassagens, 1 e ate mesmo 2 ao mesmo tempo no caso da via ter 3 faixas...
imaginem todas essas ultrapassagens, os veiculos a retomarem a faixa da direita...
eu imagino q nao seria tao linear, como algumas pessoas aqui pensam...
o bom senso acima de tudo e alguma tolerancia, e manobras sempre bem assinaladas, com antecedencia de preferencia...para min sao os condimentos para uma conduçao seguro.
ate porque ha situaçoes na AE em q ha faixas para se circular acima de uma certa velocidade
------(90)-----------------(70)------------(|-|)-----------
logo, o circular o mais a direita possivel nestas situaçoes deixa de ter algum sentido.
isto é so a minha opniao, e cada um com a sua, e nao quero ofender nimguem
ja agora toda a gente goza o rapaz do verbo Fazerer, mas nimguem o corrige!
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citação:Originalmente colocada por Dream
não li as respostas todas, apenas as primeiras, mas antes de mudar-mos de faixa seja para o meio, esq, dir, cima baixo, seja para onde for, as pessoas têm de aprender que têm que olhar para os espelhos, até lá ainda vão haver muitos acidentes, lamento imenso o acidente e tenho mt pena que tenha havido mortos, gostava que apenas tive-sem said feridos ou até bastante feridos( o conductor), pois teria a certeza que da proxima vex que fosse mudar de faixa, ia olhar 1001 vezes para o espelho....
Pensem antes de falar....escrever....
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Eu admito que ultrapasso pela direita nas AE quanto é necessario, antes de o fazer faço sinais de luzes ao carro da frente para ele se encostar, se nao se encostar passo-o pela direita mas faço sempre pisca quando mudo de faixa. Outra situaçao é quando vou na faixa da direita e vao carros mais devagar na faixa do meio, aí sigo na minha faixa até pq nao é considerado ultrapassagem.
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citação:Originalmente colocada por Rodcar
Outra situaçao é quando vou na faixa da direita e vao carros mais devagar na faixa do meio, aí sigo na minha faixa até pq nao é considerado ultrapassagem.
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Por muito que escrevam sobre o assunto, não consigo ter pena de quem vai na esquerda ou no meio e culpar quem faz a ultrapassagem pela direita.
Pela última vez, uma das situações só ocorre porque está a ser cometida uma em primeiro lugar, por isso, antes de virem para aqui culpar esses "inconsequentes" que passam pela direita, preocupem-se em acusar aqueles que sem sentido cívico nenhum, sem respeito e sem consciência levam outros condutores a desrespeitar o código.
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citação:Originalmente colocada por Luis Capelo
então se estiver um carro estacionado na saida da AE, tu podes fazer inversão de marcha para sair noutro sitio, porque o outro está a fazer uma coisa errada?
O que não quer aceitar é que quem provocou a situação é aquele que está a tentar defender, e isso, sinceramente, não acho certo. Quando andamos na estrada não andamos sozinhos, e quem faz isso, não tem um pingo de civismo. Acho que não é preciso mais conversa sobre o assunto.
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Lembram-se de uma notícia de uma senhora na Alemanha que sofreu um acidente brutal, porque numa AE de 2 faixas, ia a fazer-se à faixa da esquerda para ultrapassar, mas de repente aparece-lhe na mesma faixa um AMG conduzido por um engenheiro de testes da Mercedes que ia nas horas?
Recordam-se do veredicto do tribunal que julgou o caso?
O que me surprende é viver num País on de aparantemente toda a gente conhece a lei, mas a interpretação da mesma é a mais diversa possível.
Há uns tempos atrás ainda me dava ao trabalho de colocar aqui os artigos do CE, depois deixava simplesmente o link e agora já nem quero saber.
Especialmente por causa do tal artigo que fala da obrigatoriedade do uso dos espelhos. Sim, é o que está a seguir ao uso da cabecinha.
Não se recordam?
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às vezes os espelhos não adiantam para nada.
se formos numa curva, não se vê ninguem no espelho, começamos a manobra, e a meio da coisa aparece um carro a 250 (velocidade ao calhas) e não temos tempo de nos desviar.
a culpa do acidente? é de quem vinha a 250.
a culpabilidade legal? é de quem se meteu na esquerda e "não verificou se era seguro efectuar a manobra de ultrapassagem". mesmo que isso fosse impossível.
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citação:Originalmente colocada por Torres
citação:Originalmente colocada por Dream
não li as respostas todas, apenas as primeiras, mas antes de mudar-mos de faixa seja para o meio, esq, dir, cima baixo, seja para onde for, as pessoas têm de aprender que têm que olhar para os espelhos, até lá ainda vão haver muitos acidentes, lamento imenso o acidente e tenho mt pena que tenha havido mortos, gostava que apenas tive-sem said feridos ou até bastante feridos( o conductor), pois teria a certeza que da proxima vex que fosse mudar de faixa, ia olhar 1001 vezes para o espelho....
Pensem antes de falar....escrever....
Tem cuidado que, e passo a citar, "senão qualquer dia tas a sair de casa e a levar com um r5 nu fuçinho...." [}]
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citação:Originalmente colocada por Luis Capelo
então numa autoestrada não posso ultrapassar numa curva porque pode vir um gajo a 250 e a culpa é minha? :D olha que raio de lógica...
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então voces quando vão a ultrapassar nas AE, chegam às curvas e abrandam, e metem-se para a direita???
confesso que nunca vi ninguem fazer isso.
olha do que se foram lembrar agora
[}][}][}][}][}][}][}]
"a partir de agora, por lei decretada no forum AHO, a faixa da esquerda das AE será exclusiva dos automoveis acima dos 250km/h, nas curvas. atenção: se for a 250km/h na curva, e vier um a 400km/h atrás, e baterem, a culpa é do inconsciente que ia a 250km/h e que não pensou que podia ir gente mais depressa atrás".
[}][}][}][}][}]
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citação:Originalmente colocada por Luis Capelo
então numa autoestrada não posso ultrapassar numa curva porque pode vir um gajo a 250 e a culpa é minha? :D olha que raio de lógica...
Não é nunca boa ideia iniciar ou voltar à faixa da esquerda numa curva, e muito menos fazê-lo sem olhar para os espelhos, estou a ver que quer é conversa, por isso a minha participação neste tópico acabou.
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eu tambem tinha a ideia da diferença entre passar e ultrapassar defendida aqui por alguns users... mas pelos vistos pode nao estar totalmente correcta.. mas numa situação em que nos vamos numa via de 3 faixas na faixa mais a direita a 100km/h e vai um outro condutor no meio a 80km/h sera melhor entao fazer duas mudanças de faixa para a faixa mais a esquerda e ultrapassar e retornar a fazer 2 mudanças de faixa para a direita?
E imaginem a mesma situação mas que a faixa mais a esquerda vai a circular a 120km/h com transito moderado e que vem que se optarem por ir para a faixa mais a esquerda vao ter que passar primeiro para a do meio, mas que depois terao que ficar a espera de uma "aberta" para poder mudar novamente de faixa para a esquerda para finalmente iniciar a ultrapassagem... ou isto ou passar pela direita? ou entao travar ate os 80km/h e ficar atras do carro que vai no meio para nao o passarmos mesmo tendo a nossa faixa livre?
Por acaso aconteceu-me exactamente "passar" pela direita um veicula na A3 numa zona de 3 faixas em que ele ia pelo meio e eu passei-o pela direita... nao sei de onde mas apareceu a BT com os pirilampos ligados e eu fiquei na duvida se a passagem pela direita podia ser considerada incorrecta, mas achei que nao. O que é facto é que o carro que foi parado foi o que circulava pela faixa do meio...
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imported_DêCêIi
citação:Originalmente colocada por Corracer
Prefiro fazer de xato e buzinar do que ultrapassar pela direita...
Buzinem, a buzina está lá é para alguma coisa...
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citação:Originalmente colocada por Corracer
Prefiro fazer de xato e buzinar do que ultrapassar pela direita...
Buzinem, a buzina está lá é para alguma coisa...
Luis, numa curva de visibilidade reduzida, ou que não te permita estar 100% seguro de efectuar uma ultrapassagem em segurança, não deves ultrapassar. Mesmo em AE. A dificuldade até pode ser devido a condições atmosféricas adversas e aí é válido quer em curva quer a direito. Também não estou a defender que é o que vem a 250 que vem bem...
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citação:Originalmente colocada por Corracer
Mesmo assim prefiro buzinar do que ultrapassar pela direita, pena voçes pensarem de outra maneira...
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Tem me acontecido com muita frequencia na nova A42 esta situação e por vezes tenho mesmo que os passar pela direita, pois a sua inclinação é acentuada e apesar das 3 faixas o pessoal insiste em circular na faixa do meio,no entanto já fui alertado por um GNR que posso ser multado por esta "manobra perigosa"!
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citação:Originalmente colocada por Vânia Morais
citação:Originalmente colocada por jcpr
citação:Originalmente colocada por Vânia Morais
citação:Originalmente colocada por joao
Eu não me vou prenunciar mais sobre o facto do que é ultrapassagem ou não! Quem defende coisas como o que "xicos perto" ou o "jcpr" disseram, só pode ser fruto de muita imaginação[8)]
(...)
Uma coisa é "ultrapassagem" outra é "execução da manobra de ultrapassagem".
Gostava de ver um destes colegas a contestar uma coima por ultrapassagem pela direita... Com os argumentos que apresentam, voltavam para um escola de condução rapidinho!
Obrigação de frequência de acções de formação rodoviária de x em x anos precisa-se! [|)]
Concordo plenamente com a ultima afirmação.
Desculpe a falta de modéstia, mas do "código da estrada" só me deve faltar memorizar o nº dos artigos que o constituem!
Regra geral, não tenho o hábito de "meter o nariz" naquilo que desconheço e opinar de modo a induzir os outros em erro.
Não vou distinguir novamente "ultrapassar" de "execução da manobra de ultrapassagem", até porque já o fiz num outro tópico com um título semelhante ao presente... Se estiver interessado, na área superior dispõe do botão "pesquisa"!
Como estamos num fórum e a opinião de cada um vale o que vale... Procure consultar um [u]bom</u> instrutor de condução ou até um examinador e coloque-lhe esta questão... Eu já o fiz! [|)]
O problema é... quem está correcto?
Está a dizer-me que conhece o código de cor? Parabéns... acho que é a primeira.
Mas entre conhecê-lo de cor e praticá-lo vai uma diferença.
Quanto à sugestão estamos cá é para ajudar.
Já agora permita-me expandir a sua sugestão de formação para acções de formação cívica. Muito boa gente precisa dela.;)
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