Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ultrapassar pela direita em AE - Perigo !

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    não li as respostas todas, apenas as primeiras, mas antes de mudar-mos de faixa seja para o meio, esq, dir, cima baixo, seja para onde for, as pessoas têm de aprender que têm que olhar para os espelhos, até lá ainda vão haver muitos acidentes, lamento imenso o acidente e tenho mt pena que tenha havido mortos, gostava que apenas tive-sem said feridos ou até bastante feridos( o conductor), pois teria a certeza que da proxima vex que fosse mudar de faixa, ia olhar 1001 vezes para o espelho....

    Comentário


      imaginem uma AE, em condiçoes regulares, ou normais, nao congestionada, e nao desempedida...

      imaginem q todos os carros circulam o mais a direita possivel...

      imaginem as ultrapassagens, 1 e ate mesmo 2 ao mesmo tempo no caso da via ter 3 faixas...

      imaginem todas essas ultrapassagens, os veiculos a retomarem a faixa da direita...

      eu imagino q nao seria tao linear, como algumas pessoas aqui pensam...
      o bom senso acima de tudo e alguma tolerancia, e manobras sempre bem assinaladas, com antecedencia de preferencia...para min sao os condimentos para uma conduçao seguro.

      ate porque ha situaçoes na AE em q ha faixas para se circular acima de uma certa velocidade
      ------(90)-----------------(70)------------(|-|)-----------
      logo, o circular o mais a direita possivel nestas situaçoes deixa de ter algum sentido.

      isto é so a minha opniao, e cada um com a sua, e nao quero ofender nimguem


      ja agora toda a gente goza o rapaz do verbo Fazerer, mas nimguem o corrige!

      Comentário


        citação:Originalmente colocada por Dream

        não li as respostas todas, apenas as primeiras, mas antes de mudar-mos de faixa seja para o meio, esq, dir, cima baixo, seja para onde for, as pessoas têm de aprender que têm que olhar para os espelhos, até lá ainda vão haver muitos acidentes, lamento imenso o acidente e tenho mt pena que tenha havido mortos, gostava que apenas tive-sem said feridos ou até bastante feridos( o conductor), pois teria a certeza que da proxima vex que fosse mudar de faixa, ia olhar 1001 vezes para o espelho....
        Porque é que desejas que houvesse feridos e bastante? E que tal desejar que quem faz piões numa rotunda fique gravemente ferido?
        Pensem antes de falar....escrever....

        Comentário


          Eu admito que ultrapasso pela direita nas AE quanto é necessario, antes de o fazer faço sinais de luzes ao carro da frente para ele se encostar, se nao se encostar passo-o pela direita mas faço sempre pisca quando mudo de faixa. Outra situaçao é quando vou na faixa da direita e vao carros mais devagar na faixa do meio, aí sigo na minha faixa até pq nao é considerado ultrapassagem.

          Comentário


            Isto é tudo muito bonito para quem fica cá.

            A porra é que é irreversivel. Cada vez que conduzimos devemos ter consciência de que estamos a fazer algo muito importante.

            Comentário


              citação:Originalmente colocada por Rodcar
              Outra situaçao é quando vou na faixa da direita e vao carros mais devagar na faixa do meio, aí sigo na minha faixa até pq nao é considerado ultrapassagem.
              aí é que estás errado: é ultrapassagem sim, está escrito no código. só podes passar pela direita na AE quando há filas de transito compacto, e a faixa da direita anda mais depressa.

              Comentário


                Por muito que escrevam sobre o assunto, não consigo ter pena de quem vai na esquerda ou no meio e culpar quem faz a ultrapassagem pela direita.

                Pela última vez, uma das situações só ocorre porque está a ser cometida uma em primeiro lugar, por isso, antes de virem para aqui culpar esses "inconsequentes" que passam pela direita, preocupem-se em acusar aqueles que sem sentido cívico nenhum, sem respeito e sem consciência levam outros condutores a desrespeitar o código.

                Comentário


                  que eu saiba uma coisa errada não justifica outra.

                  Comentário


                    citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                    que eu saiba uma coisa errada não justifica outra.
                    E vice versa

                    Comentário


                      então se estiver um carro estacionado na saida da AE, tu podes fazer inversão de marcha para sair noutro sitio, porque o outro está a fazer uma coisa errada?

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                        então se estiver um carro estacionado na saida da AE, tu podes fazer inversão de marcha para sair noutro sitio, porque o outro está a fazer uma coisa errada?
                        Vir para aqui com demagogia e hipóteses fáceis e estapafúrdias não irá em nada favorecer o seu ponto de vista. O caso em causa é muito mais concreto, mas sobretudo, muito comum, como já o disse, eu não o faço porque simplesmente, gente que vai pela esquerda ou pelo meio não me inspira confiança nenhuma, mas entendo perfeitamente a raiva que possa provocar em condutores com mais pressa ou mais impacientes, fazem bem? Não, nem pelo código da estrada, mas sobretudo porque não é prudente, o dito chico esperto que vai an faixa que não devia pode a qualquer altura lembrar-se que existe uma faixa mais à direita. mais vale perder uns minutos do que levar com ele de lado.

                        O que não quer aceitar é que quem provocou a situação é aquele que está a tentar defender, e isso, sinceramente, não acho certo. Quando andamos na estrada não andamos sozinhos, e quem faz isso, não tem um pingo de civismo. Acho que não é preciso mais conversa sobre o assunto.

                        Comentário


                          Lembram-se de uma notícia de uma senhora na Alemanha que sofreu um acidente brutal, porque numa AE de 2 faixas, ia a fazer-se à faixa da esquerda para ultrapassar, mas de repente aparece-lhe na mesma faixa um AMG conduzido por um engenheiro de testes da Mercedes que ia nas horas?

                          Recordam-se do veredicto do tribunal que julgou o caso?

                          O que me surprende é viver num País on de aparantemente toda a gente conhece a lei, mas a interpretação da mesma é a mais diversa possível.

                          Há uns tempos atrás ainda me dava ao trabalho de colocar aqui os artigos do CE, depois deixava simplesmente o link e agora já nem quero saber.

                          Especialmente por causa do tal artigo que fala da obrigatoriedade do uso dos espelhos. Sim, é o que está a seguir ao uso da cabecinha.

                          Não se recordam?

                          Comentário


                            às vezes os espelhos não adiantam para nada.
                            se formos numa curva, não se vê ninguem no espelho, começamos a manobra, e a meio da coisa aparece um carro a 250 (velocidade ao calhas) e não temos tempo de nos desviar.

                            a culpa do acidente? é de quem vinha a 250.
                            a culpabilidade legal? é de quem se meteu na esquerda e "não verificou se era seguro efectuar a manobra de ultrapassagem". mesmo que isso fosse impossível.

                            Comentário


                              citação:Originalmente colocada por Torres

                              citação:Originalmente colocada por Dream

                              não li as respostas todas, apenas as primeiras, mas antes de mudar-mos de faixa seja para o meio, esq, dir, cima baixo, seja para onde for, as pessoas têm de aprender que têm que olhar para os espelhos, até lá ainda vão haver muitos acidentes, lamento imenso o acidente e tenho mt pena que tenha havido mortos, gostava que apenas tive-sem said feridos ou até bastante feridos( o conductor), pois teria a certeza que da proxima vex que fosse mudar de faixa, ia olhar 1001 vezes para o espelho....
                              Porque é que desejas que houvesse feridos e bastante? E que tal desejar que quem faz piões numa rotunda fique gravemente ferido?
                              Pensem antes de falar....escrever....
                              Não não, porque o carro dele é muito mais seguro do que o teu. Aliás, quem corta as molas e diz que é seguro sabe bem do que fala!

                              Tem cuidado que, e passo a citar, "senão qualquer dia tas a sair de casa e a levar com um r5 nu fuçinho...." [}]

                              Comentário


                                E que tal não fazer ultrapassagem em curvas? Já pensaste nisso?

                                Comentário


                                  então numa autoestrada não posso ultrapassar numa curva porque pode vir um gajo a 250 e a culpa é minha? :D olha que raio de lógica...

                                  Comentário


                                    citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                    então numa autoestrada não posso ultrapassar numa curva porque pode vir um gajo a 250 e a culpa é minha? :D olha que raio de lógica...
                                    A diferença entre ter um acidente e ficar com mazelas para o resto da vida ou perder a mesma... Vou usar a cabeça? Não, vou fazer uma ultrapassagem num local que é potencialmente perigoso porque não consigo ter visibilidade traseira através dos espelhos para tal, afinal o código diz que não tenho culpa por isso se morrer não faz mal, ao menos o outro é culpado [8]

                                    Comentário


                                      então voces quando vão a ultrapassar nas AE, chegam às curvas e abrandam, e metem-se para a direita???
                                      confesso que nunca vi ninguem fazer isso.


                                      olha do que se foram lembrar agora

                                      [}][}][}][}][}][}][}]

                                      "a partir de agora, por lei decretada no forum AHO, a faixa da esquerda das AE será exclusiva dos automoveis acima dos 250km/h, nas curvas. atenção: se for a 250km/h na curva, e vier um a 400km/h atrás, e baterem, a culpa é do inconsciente que ia a 250km/h e que não pensou que podia ir gente mais depressa atrás".

                                      [}][}][}][}][}]

                                      Comentário


                                        citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                        então numa autoestrada não posso ultrapassar numa curva porque pode vir um gajo a 250 e a culpa é minha? :D olha que raio de lógica...
                                        Não foi isso que disse.

                                        Não é nunca boa ideia iniciar ou voltar à faixa da esquerda numa curva, e muito menos fazê-lo sem olhar para os espelhos, estou a ver que quer é conversa, por isso a minha participação neste tópico acabou.

                                        Comentário


                                          Luis Capelo não tentes mudar o sentido ao que foi escrito. Qualquer pessoa com dois dedos de testa iria perceber o que se escreveu e a que conclusão se queria chegar.

                                          Comentário


                                            eu tambem tinha a ideia da diferença entre passar e ultrapassar defendida aqui por alguns users... mas pelos vistos pode nao estar totalmente correcta.. mas numa situação em que nos vamos numa via de 3 faixas na faixa mais a direita a 100km/h e vai um outro condutor no meio a 80km/h sera melhor entao fazer duas mudanças de faixa para a faixa mais a esquerda e ultrapassar e retornar a fazer 2 mudanças de faixa para a direita?
                                            E imaginem a mesma situação mas que a faixa mais a esquerda vai a circular a 120km/h com transito moderado e que vem que se optarem por ir para a faixa mais a esquerda vao ter que passar primeiro para a do meio, mas que depois terao que ficar a espera de uma "aberta" para poder mudar novamente de faixa para a esquerda para finalmente iniciar a ultrapassagem... ou isto ou passar pela direita? ou entao travar ate os 80km/h e ficar atras do carro que vai no meio para nao o passarmos mesmo tendo a nossa faixa livre?


                                            Por acaso aconteceu-me exactamente "passar" pela direita um veicula na A3 numa zona de 3 faixas em que ele ia pelo meio e eu passei-o pela direita... nao sei de onde mas apareceu a BT com os pirilampos ligados e eu fiquei na duvida se a passagem pela direita podia ser considerada incorrecta, mas achei que nao. O que é facto é que o carro que foi parado foi o que circulava pela faixa do meio...

                                            Comentário


                                              Prefiro fazer de xato e buzinar do que ultrapassar pela direita...



                                              Buzinem, a buzina está lá é para alguma coisa...


                                              Comentário


                                                Julgo que não é para utilizar nas AEs.

                                                Penso que a melhor solução é ter "paciência" e esperar, ainda que ás vezes "doa" um bocadinho.

                                                Comentário


                                                  citação:Originalmente colocada por Corracer

                                                  Prefiro fazer de xato e buzinar do que ultrapassar pela direita...



                                                  Buzinem, a buzina está lá é para alguma coisa...


                                                  Está lá de facto, mas não é para isso de certeza...

                                                  Comentário


                                                    citação:Originalmente colocada por Corracer

                                                    Prefiro fazer de xato e buzinar do que ultrapassar pela direita...



                                                    Buzinem, a buzina está lá é para alguma coisa...


                                                    Pois está, mas para o outro sair da frente, também é ilegal utilizá-la :D

                                                    Luis, numa curva de visibilidade reduzida, ou que não te permita estar 100% seguro de efectuar uma ultrapassagem em segurança, não deves ultrapassar. Mesmo em AE. A dificuldade até pode ser devido a condições atmosféricas adversas e aí é válido quer em curva quer a direito. Também não estou a defender que é o que vem a 250 que vem bem...

                                                    Comentário


                                                      Mesmo assim prefiro buzinar do que ultrapassar pela direita, pena voçes pensarem de outra maneira...





                                                      Comentário


                                                        citação:Originalmente colocada por Corracer

                                                        Mesmo assim prefiro buzinar do que ultrapassar pela direita, pena voçes pensarem de outra maneira...





                                                        Não é pensar de outra maneira. É claro que é menos perigoso buzinar. Mas também é ilegal, como são os sinais de luzes. E há alguns, que nem depois de pisca, nem depois de sinais de luzes, nem depois de buzina.... ;)

                                                        Comentário


                                                          buzinar para que???

                                                          as vezes o pessoal vem na faixa do meio e eu venho tambem porque quero passar para a esquerda para ultrapassar mas como esta ocupada e a direita esta livre faço sinal de luzes aos artistas e eles ainda reclamam como se tivessem muita razão

                                                          Comentário


                                                            Tem me acontecido com muita frequencia na nova A42 esta situação e por vezes tenho mesmo que os passar pela direita, pois a sua inclinação é acentuada e apesar das 3 faixas o pessoal insiste em circular na faixa do meio,no entanto já fui alertado por um GNR que posso ser multado por esta "manobra perigosa"!

                                                            Comentário


                                                              citação:Originalmente colocada por Vânia Morais

                                                              citação:Originalmente colocada por jcpr

                                                              citação:Originalmente colocada por Vânia Morais

                                                              citação:Originalmente colocada por joao

                                                              Eu não me vou prenunciar mais sobre o facto do que é ultrapassagem ou não! Quem defende coisas como o que "xicos perto" ou o "jcpr" disseram, só pode ser fruto de muita imaginação[8)]

                                                              (...)
                                                              E disse tudo! [^]
                                                              Uma coisa é "ultrapassagem" outra é "execução da manobra de ultrapassagem".
                                                              Gostava de ver um destes colegas a contestar uma coima por ultrapassagem pela direita... Com os argumentos que apresentam, voltavam para um escola de condução rapidinho!

                                                              Obrigação de frequência de acções de formação rodoviária de x em x anos precisa-se! [|)]
                                                              Se experimentasse ler o código antes de opinar, talvez fizesse melhor.

                                                              Concordo plenamente com a ultima afirmação.
                                                              Caro colega muito obrigada pela sugestão... desnecessária! [|)]
                                                              Desculpe a falta de modéstia, mas do "código da estrada" só me deve faltar memorizar o nº dos artigos que o constituem!
                                                              Regra geral, não tenho o hábito de "meter o nariz" naquilo que desconheço e opinar de modo a induzir os outros em erro.

                                                              Não vou distinguir novamente "ultrapassar" de "execução da manobra de ultrapassagem", até porque já o fiz num outro tópico com um título semelhante ao presente... Se estiver interessado, na área superior dispõe do botão "pesquisa"!

                                                              Como estamos num fórum e a opinião de cada um vale o que vale... Procure consultar um [u]bom</u> instrutor de condução ou até um examinador e coloque-lhe esta questão... Eu já o fiz! [|)]
                                                              Sabe... eu também já o fiz, e a mais que um instrutor, e ainda a alguns agentes da autoridade. Contudo, as respostas foram em sentidos diversos, mesmo entre agentes. Aliás, os próprios agentes a fazem, quando "passeiam" nas nossas AE's.

                                                              O problema é... quem está correcto?

                                                              Está a dizer-me que conhece o código de cor? Parabéns... acho que é a primeira.
                                                              Mas entre conhecê-lo de cor e praticá-lo vai uma diferença.

                                                              Quanto à sugestão estamos cá é para ajudar.

                                                              Já agora permita-me expandir a sua sugestão de formação para acções de formação cívica. Muito boa gente precisa dela.;)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X