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Dacia Spring Electric | O Elétrico/SUV mais barato do mercado

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    essa primeira frase chumbava no teste de português, de tão confusa que é lol

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      Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
      essa primeira frase chumbava no teste de português, de tão confusa que é lol
      Usei a negação para isso mesmo, é preciso seres um engenheiro para colocares uns fotovoltaicos no telhado? Fica mais facil, certo?

      Comentário


        Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
        Se algum dia os pulhíticos que nos governam chegarem à conclusão que o bolo de impostos sobre o sector automóvel dos veículos de combustão desceu por haver maior penetração de eléctricos, depressa farão incidir maior carga fiscal sobre os segundos. O argumento da poupança de utilização vai por água abaixo, ficando apenas a vantagem ambiental, e toda as as desvantagens já conhecidas.
        Por água abaixo? Neste mercado mais depressa vai por água a cima do que para baixo

        Poupança de utilização não é apenas IUC.

        Se o Estado decidir aumentar o IVA na Eletricidade (efeito que até aconteceu inverso), iria provocar instabilidade não apenas na mobilidade elétrica, mas a nível geral, pois a eletricidade é utilizada para múltiplos fins (como o Tele-trabalho em casa, por exemplo) e não apenas em veículos elétricos.

        Depois há a questão da produção própria de eletricidade, que felizmente, cada vez mais é uma realidade. Podemos ver o exemplo dos painéis solares, são cada vez mais as famílias a adotar. Isto falando em vivendas/moradias obviamente, no caso de condomínios também desde que haja a aprovação de todos (outra política).

        Por outro lado, para tentar compensar essa questão da energia própria, podias até dizer que o governo podia esticar-se ainda mais no IUC, colocando valores muito acima do que pagam atualmente os IUC. Mas isto já é outro patamar, não nos podemos esquecer que, acima do nosso (des)governo, felizmente, há a UE para ajudar a regulamentar as coisas, como foi o caso recente do ISV absurdo em alguns tipos de veículos que era cobrado.

        Outro pormenor, quanto mais preverem que, daqui a 10-20 anos o mercado de veículos a combustão (ICE) continuar penetrado em Portugal, assim, mais será evidente que a isenção do IUC para os veículos elétricos será uma realidade, tendo em conta que assim, o mercado destes ainda não é significativo.

        Outro exemplo, a questão da manutenção, que é mais reduzida (menor despesa), mais simples, o que mostra uma diminuição dos lucros para os mecânicos. O problema é que (alguns) aumentam o preço da mão-de-obra para tentar compensar as perdas (já é uma realidade infelizmente).

        Quanto às desvantagens, se falamos da questão da autonomia, ou da quantidade de postos de carregamento, o efeito é inverso ao exemplo do IUC, quanto mais tempo passa, maiores serão o número de veículos com maior autonomia (até determinado ponto) e maior o número de postos de carregamento numa determinada região/país. Idem para o tempo de carregamento (cada vez mais potente e menor). Para os veículos pesados (embora ainda escasso, há vários protótipos em desenvolvimento e é uma questão de tempo até surgirem no mercado). Esqueci-me de alguma?

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          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
          Ninguém acredita que se mantenha eternamente a situação atual, mas isso não quer dizer que as vantagens dos EVs não continuem a existir, num CI estamos agarrados a uma estrutura de combustiveis, nos EVs nem por isso, e é aqui que mora a principal vantagem do EV em termos económicos.
          Ficamos agarrados a uma estrutura de carregamentos, que em muitos casos será complicada de implantar.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
            Ficamos agarrados a uma estrutura de carregamentos, que em muitos casos será complicada de implantar.
            Não ficas não, a rede de carregamentos em Portugal é exemplo disso, no inicio só poderias ter carregadores da Mobi-e e hoje tens muitos outros, conseguiu-se dar a volta ao assunto, tens desde a Tesla, Continente, Mercadona, hoteis, restaurantes, ...

            Comentário


              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
              Não ficas não, a rede de carregamentos em Portugal é exemplo disso, no inicio só poderias ter carregadores da Mobi-e e hoje tens muitos outros, conseguiu-se dar a volta ao assunto, tens desde a Tesla, Continente, Mercadona, hoteis, restaurantes, ...
              Exato.

              Ainda na semana passada fiz um carregamento no Continente Bom Dia da Portela, com Postos de Carregamento Normal (PCN) mas a bons preços, ainda mais baratos do que os da rede Mobi-e.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                Ficamos agarrados a uma estrutura de carregamentos, que em muitos casos será complicada de implantar.
                Se insistirem em pensar nos postos de carregamento como bombas de combustível que jorram 50 ou 100 kWh em minutos, sim. Mas isso só é preciso para as auto-estradas e similares.

                Para o dia a dia basta haver por todo o lado postes (tipo parquímetro de moedas americano) a debitar 2 ou 3 kW. Chegava para muita gente sem garagem abastecer enquanto trata da vida diária, ou estaciona na rua à noite. Se calhar até como "ampliação" de candeeiros de iluminação pública, tipo dois cabos por candeeiro, já dava.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                  e vai puxar o preços para baixo da concorrencia
                  daqui a pouco tempo vai passar a haver segmento b/c a pouco mais de 20k ...

                  muitas marcas generalistas (nao de nichos como smart, volvo, etc) está a anunciar que em 2030 vao deixar de ter motores de combustão ....
                  E VOILÁ ....
                  Seat vai lançar gama de elétricos até 25.000 €



                  ATUALIDADE
                  Por VM22-03-2021 18:41


                  No discurso de apresentação de resultados anuais, o presidente da Seat, Wayne Griffiths, partilhou detalhes do programa “Future Fast Forward”, com que marca pretende liderar o processo de eletrificação da indústria automóvel em Espanha.
                  O principal motor deste plano é a produção de uma nova gama de veículos de cariz vincadamente urbano no país a partir de 2025. Segundo aquele responsável, um modelo compacto para competir num segmento de preço entre os 20 mil e os 25 mil euros, essencial para tornar a mobilidade sustentável acessível à população de forma massiva....

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                    Se insistirem em pensar nos postos de carregamento como bombas de combustível que jorram 50 ou 100 kWh em minutos, sim. Mas isso só é preciso para as auto-estradas e similares.

                    Para o dia a dia basta haver por todo o lado postes (tipo parquímetro de moedas americano) a debitar 2 ou 3 kW. Chegava para muita gente sem garagem abastecer enquanto trata da vida diária, ou estaciona na rua à noite. Se calhar até como "ampliação" de candeeiros de iluminação pública, tipo dois cabos por candeeiro, já dava.


                    Já existe e é usado no UK.
                    Acho uma excelente ideia e não implica grandes mexidas na infraestrutura existente, só é necessário trocar o poste e eventualmente algum melhoramento simples nas ligações ao mesmo.
                    Ficheiros anexados

                    Comentário


                      por cá vão ser os putos a lixar os carregamentos todos...vai ser o novo entretenimento para os desocupados.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                        por cá vão ser os putos a lixar os carregamentos todos...vai ser o novo entretenimento para os desocupados.
                        Não sei se sabes mas as fichas ficam trancadas, não será assim tão fácil lixar o carregamentos. Talvez cortar os cabos, mas depois de uns acidentes talvez os putos se deixem disso.

                        Comentário


                          se for um acidente de 400 V (trifásico), podes crer que deixam... MESMO (as in, RIP)

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                            Não sei se sabes mas as fichas ficam trancadas, não será assim tão fácil lixar o carregamentos. Talvez cortar os cabos, mas depois de uns acidentes talvez os putos se deixem disso.
                            desconhecia...mas no fim do carregamento continua trancado?
                            sendo off-topic isto também dá esticão?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                              desconhecia...mas no fim do carregamento continua trancado?
                              Enquanto o carro estiver trancado a ficha também está, julgo eu.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por trogix Ver Post
                                Enquanto o carro estiver trancado a ficha também está, julgo eu.
                                Isso...

                                Eu duvido que dê estoiro. Antes de cortar os cabos grossos é provável que corte cabos finos de comunicação e a carga é imediatamente interrompida.

                                São 400V, 120A em DC. Os mais recentes são de 800V a 200A ou mais.

                                Comentário


                                  Mas é um não assunto direto...peço desculpa por ter lançado a ideia estapafúrdia.



                                  e...

                                  https://www.youtube.com/watch?v=k9j3KhIHRwY
                                  Editado pela última vez por midnightblack; 23 March 2021, 14:26.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                    se for um acidente de 400 V (trifásico), podes crer que deixam... MESMO (as in, RIP)

                                    Obviamente que falava desses carregadores pequenos dos postes de iluminação ou parecidos, 220v e no maximo uns 16A, já dá um estoiro valente.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                      Mas é um não assunto direto...peço desculpa por ter lançado a ideia estapafúrdia.



                                      e...

                                      https://www.youtube.com/watch?v=k9j3KhIHRwY
                                      ESte exemplo é tecnologia antiga, atualmente usam-se outras fichas (type2) ficam trancadas no carro, só as consegues tirar destrancando o carro.

                                      Comentário


                                        Editado pela última vez por Eagle88; 24 March 2021, 19:06.

                                        Comentário


                                          Comentário


                                            parece-me uma jogada de mestre este Dacia
                                            apelando ao cliente particular (alias o seu alvo preferencial na europa)
                                            vai permitir democratizar os electricos ao preço dos antigos smart

                                            Comentário


                                              Não sei se já viram no site da Dacia mas vai dar para fazer pre encomenda online a partir de dia 7 de Abril, até tem um countdown e tudo...mas só chegam no fim do ano, assim como os sanderos novos bifuel, quem fizer agora encomenda só recebe em Novembro e se há alguma falha a apontar a dacia é mesmo essa, estes tempos de espera fazem muita gente desistir.

                                              Comentário


                                                Comentário


                                                  Teste de consumo realizado pela L'Argus:

                                                  https://www.largus.fr/actualite-auto...-10581402.html

                                                  Neste caso a velocidade "média" em AE foi de apenas 110km/h em vez dos habituais 130km/h, por motivos óbvios num modelo que anuncia apenas 125km/h.
                                                  O consumo nestas circunstâncias foi de 18,4 kWh/100 km o que não é mau para um modelo destas caracteristicas.

                                                  Pior foi o desempenho em estrada, um cenário que devia ser bem mais adequado ao modelo, mas onde o consumo ainda assim atingiu 15,1 kWh/100 km!

                                                  A titulo de curiosidade destaco o carregamento que efetuaram a meio do teste, após a etapa em AE, num ponto IONITY tal como fazem com todos os modelos testados, em que carregaram dos 27% aos 100% em 49 minutos.
                                                  Carregou 19,07 kWh e pagaram 43,55€!!!!! por 107kms a média de 110!!!!
                                                  Aqui o modelo "não tem culpa", apenas fica patente uma vez mais o roubo que a rede IONITY pratica.

                                                  Comentário


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                                                      Originalmente Colocado por pm2lp Ver Post
                                                      assim como os sanderos novos bifuel, quem fizer agora encomenda só recebe em Novembro e se há alguma falha a apontar a dacia é mesmo essa, estes tempos de espera fazem muita gente desistir.
                                                      É agarrar os últimos da versão antiga e negociar um bom desconto. [emoji16]

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por PP Ver Post
                                                        Teste de consumo realizado pela L'Argus:

                                                        https://www.largus.fr/actualite-auto...-10581402.html

                                                        Neste caso a velocidade "média" em AE foi de apenas 110km/h em vez dos habituais 130km/h, por motivos óbvios num modelo que anuncia apenas 125km/h.
                                                        O consumo nestas circunstâncias foi de 18,4 kWh/100 km o que não é mau para um modelo destas caracteristicas.

                                                        Pior foi o desempenho em estrada, um cenário que devia ser bem mais adequado ao modelo, mas onde o consumo ainda assim atingiu 15,1 kWh/100 km!

                                                        A titulo de curiosidade destaco o carregamento que efetuaram a meio do teste, após a etapa em AE, num ponto IONITY tal como fazem com todos os modelos testados, em que carregaram dos 27% aos 100% em 49 minutos.
                                                        Carregou 19,07 kWh e pagaram 43,55€!!!!! por 107kms a média de 110!!!!
                                                        Aqui o modelo "não tem culpa", apenas fica patente uma vez mais o roubo que a rede IONITY pratica.

                                                        Isso de carregar até aos 100% não tem lógica nenhuma, assim é facil sair caro, pois a partir dos 85 a 90% a potência de carga cai a pique, paga-se o tempo sem carregar quase nada.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                          Isso de carregar até aos 100% não tem lógica nenhuma, assim é facil sair caro, pois a partir dos 85 a 90% a potência de carga cai a pique, paga-se o tempo sem carregar quase nada.
                                                          Dá vontade de rir.
                                                          São "profissionais" do sector que cometem erros de principiante. É algo que qualquer proprietário só faz a primeira vez e depois aprende.
                                                          2 mandamentos dos proprietários de EVs. Nunca carregar a 100% em PCR e evitar a Ionity [emoji16]

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
                                                            Dá vontade de rir.
                                                            São "profissionais" do sector que cometem erros de principiante. É algo que qualquer proprietário só faz a primeira vez e depois aprende.
                                                            2 mandamentos dos proprietários de EVs. Nunca carregar a 100% em PCR e evitar a Ionity [emoji16]

                                                            Mas pelo que percebi fazem sempre isto, não sei o que estão a fazer durante a carga, estão a ver o que se passa ou metem-se nas minis?

                                                            Comentário


                                                              Fazem sempre o carregamento naquele posto Ionity, até porque por lá e pelo que percebo, a rede de carregamento também não é fantástica , e estabeleceram este ponto para todos por ser do mais rápido que existe. Obviamnete que num teste não se podem dar o luxo de parar horas para carregar.

                                                              O terem carregado até 100% neste caso concreto é, concordo, discutível: faltava a 2ª parte do teste, que consiste em 140 kms, e para isso teriam bastado uns 85% para chegar ao final com folga (na realidade gastaram 77%).

                                                              No entanto entendo a lógica de carregar até 100% porque se alguém comprar o modelo e pagar o extra do carregamento DC é porque vai ter alguma vez a necessidade de fazer viagens maiores e assim fica a saber num cenário extremo com o que contar.

                                                              Eu mencionei esta "curiosidade" da Ionity como isso mesmo, eles próprios não consideram isso como fator de especial importância (principalmente neste Dacia) e porque acho mesmo positivo que se dê o máximo de destaque aos preços absurdos desta rede.
                                                              Devem concordar que grande parte das esperanças da mobilidade elétrica de longa distância não-Tesla residiam aqui e já se viu o caminho de chulisse que estão a seguir

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