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EDP e Galp massificam carros eléctricos - Protocolo Governo/ Renault-Nissan.

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    Originalmente Colocado por luis.filipe Ver Post
    Isso aí é um dado importante.
    Não assumas os "imagina" do "eu" como reais, ou minimamente próximos da realidade.
    Para assumir esse custo tens que assumir muita especulação:

    Estás a assumir que as baterias vão ser de lítio.
    Estás a assumir que vão ser de 30KW
    Estás a assumir que vão ser necessários packs deste modelo
    Estás a assumir que o pack vai ter o custo de €15000
    Estás a assumir que o pack dará apenas para 150000Kms

    Nâo é boa ideia...

    Mas não ligues muito, porque aparentemente sou eu que não consigo ver o mundo à minha volta cheio de carros eléctricos à venda que ninguém quer e onde as baterias do Prius não servem de referência porque não é um eléctrico puro. ...são as baterias que são híbridas e eu não dei por isso.
    A propósito, o número de baterias do Prius que tiveram que ser trocadas desde que o modelo existe em Portugal é 0 (zero).

    Michael

    Comentário


      Originalmente Colocado por Mik Ver Post
      Nâo é boa ideia...
      Já agora explica porquê...

      Comentário


        Originalmente Colocado por Mik Ver Post
        Não assumas os "imagina" do "eu" como reais, ou minimamente próximos da realidade.
        Para assumir esse custo tens que assumir muita especulação:

        Estás a assumir que as baterias vão ser de lítio.
        Deves ser o único iluminado a conhecer melhores tecnologias de baterias.
        Para serem de ácido e chumbo, mais vale estar quieto!
        Originalmente Colocado por Mik Ver Post
        Estás a assumir que vão ser de 30KW
        Será certamente um mínimo (muito optimista, de resto). Consegues mover um carro de 100KW com baterias de 30?
        Originalmente Colocado por Mik Ver Post
        Estás a assumir que vão ser necessários packs deste modelo
        O "modelo" é irrelevante! Não é por aí que terás diferenças de preço significativas.
        Originalmente Colocado por Mik Ver Post
        Estás a assumir que o pack vai ter o custo de €15000
        Estás a assumir que o pack dará apenas para 150000Kms
        Simples factos, meu caro!

        Originalmente Colocado por Mik Ver Post
        aparentemente sou eu que não consigo ver o mundo à minha volta cheio de carros eléctricos à venda que ninguém quer e onde as baterias do Prius não servem de referência porque não é um eléctrico puro. ...são as baterias que são híbridas e eu não dei por isso.
        A propósito, o número de baterias do Prius que tiveram que ser trocadas desde que o modelo existe em Portugal é 0 (zero).
        Neste caso, tens que ter em conta 2 coisas: A quilometragem mais elevada atingida por um Prius em Portugal. Mas, sobretudo, o facto de que as baterias servem para assistir o motor principal (térmico). Se o Prius se movesse exclusivamente em modo eléctrico, não seria um híbrido.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
          Deves ser o único iluminado a conhecer melhores tecnologias de baterias.
          Para serem de ácido e chumbo, mais vale estar quieto!

          Será certamente um mínimo (muito optimista, de resto). Consegues mover um carro de 100KW com baterias de 30?

          O "modelo" é irrelevante! Não é por aí que terás diferenças de preço significativas.

          Simples factos, meu caro!


          Neste caso, tens que ter em conta 2 coisas: A quilometragem mais elevada atingida por um Prius em Portugal. Mas, sobretudo, o facto de que as baterias servem para assistir o motor principal (térmico). Se o Prius se movesse exclusivamente em modo eléctrico, não seria um híbrido.

          Sim, esse é o normal utilizado, cerca de 33 % da potência máxima do motor. Atenção que cavalos ou kw do motor é o máximo que ele pode dar, dificilmente num motor a combustão se consegue obter esses valores, ou seja o fabricante diz que o motor tem x nm de força ás 2800 rpms, isso foram valores obtidos em testes com o motor ligado a uma máquina. Isto tudo para dizer que os kw ou cavalos vapor são a potência máxima que o motor pode atingir, num veículo tradicional isso acontece muito poucas vezes na sua vida.

          Comentário


            Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
            Sim, esse é o normal utilizado, cerca de 33 % da potência máxima do motor. Atenção que cavalos ou kw do motor é o máximo que ele pode dar, dificilmente num motor a combustão se consegue obter esses valores, ou seja o fabricante diz que o motor tem x nm de força ás 2800 rpms, isso foram valores obtidos em testes com o motor ligado a uma máquina. Isto tudo para dizer que os kw ou cavalos vapor são a potência máxima que o motor pode atingir, num veículo tradicional isso acontece muito poucas vezes na sua vida.
            Acho que ele sabe isso

            De qualquer forma, quando se tem um motor com uma potência muito elevada relativamente à capacidade das baterias, convém ter o pé levezinho, pois caso contrário esgotamos a carga das baterias num instante

            Quando resolverem o problema do custo das baterias, nada como ter baterias de 100 KWh de capacidade. Isso sim, seria um festim

            E eu acredito que estamos quase lá. Talvez nos próximos 5 anos...

            Comentário


              Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
              Sim, esse é o normal utilizado, cerca de 33 % da potência máxima do motor. Atenção que cavalos ou kw do motor é o máximo que ele pode dar, dificilmente num motor a combustão se consegue obter esses valores, ou seja o fabricante diz que o motor tem x nm de força ás 2800 rpms, isso foram valores obtidos em testes com o motor ligado a uma máquina. Isto tudo para dizer que os kw ou cavalos vapor são a potência máxima que o motor pode atingir, num veículo tradicional isso acontece muito poucas vezes na sua vida.
              Mas alguém está interessado em 33% da potência máxima do motor?!
              Nem sequer faz sentido colocar um motor que não se pode usar em pleno.
              Isso pode acontecer "muito poucas vezes" na vida do teu carro!

              Comentário


                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                Acho que ele sabe isso

                De qualquer forma, quando se tem um motor com uma potência muito elevada relativamente à capacidade das baterias, convém ter o pé levezinho, pois caso contrário esgotamos a carga das baterias num instante

                Quando resolverem o problema do custo das baterias, nada como ter baterias de 100 KWh de capacidade. Isso sim, seria um festim

                E eu acredito que estamos quase lá. Talvez nos próximos 5 anos...
                Bahh! Um "festim" seriam 500KW.

                Comentário


                  Os carros eléctricos vão ser, na próxima década, a principal alternativa aos automóveis que utilizam combustíveis fósseis. Os grandes construtores já estão convencidos da rentabilidade do negócio e quase todos estão a preparar, para breve, o lançamento de modelos eléctricos, livres de emissões poluentes.

                  Portugal está agora no centro das atenções. A Renault-Nissan escolheu Lisboa para, amanhã, apresentar o seu novo carro eléctrico, que terá uma autonomia de 200 quilómetros.

                  O construtor franco-japonês, depois de Israel e da Dinamarca, elegeu também agora Portugal para testar uma nova estrutura logística, através do desenvolvimento de uma rede de suporte à operação dos seus veículos eléctricos, que vão ser fabricados em França.

                  Afastada a hipótese de produção integral destes veículos vir a acontecer em Portugal, a indústria nacional de componentes para o sector automóvel deverá, mesmo assim, vir a ser envolvida no projecto de raiz. Em causa está, nomeadamente, o fornecimento de interiores como assentos, 'tablier' e investigação de outros materiais.

                  Fonte oficial da Renault não quis adiantar mais detalhes, a não ser que os carros eléctricos chegarão a Portugal em 2011. Já o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Basílio Horta, disse, citado pela agência Lusa, que este automóvel, "que anda como se fosse um carro a gasolina", vai "revolucionar" o mercado e a economia dos combustíveis.



                  Leia mais na edição de hoje do Jornal de Negócios
                  3 anitos...

                  Comentário


                    As pessoas aqui estão a confundir a CAPACIDADE de uma bateria (medida em unidades de carga, kWh) com a POTÊNCIA do motor (medida em kW).

                    Não faz sentido comparar as duas, dizendo que uma é 1/3 da outra.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                      Bahh! Um "festim" seriam 500KW.
                      500 KW ou 500 KWh ?

                      São coisas bem diferentes.

                      Um tesla com uma bateria de 500 KWh teria uma autonomia aprox de 3000 km. Mas ficava muiiiittooo pesado e possivelmente muittoooo leeennttoooo

                      EDIT: As baterias do Tesla têm uma capacidade de 55 KWh
                      Editado pela última vez por Jacare; 08 July 2008, 09:59.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                        500 KW ou 500 KWh ?

                        São coisas bem diferentes.

                        Um tesla com uma bateria de 500 KWh teria uma autonomia aprox de 3000 km. Além de ficar muiiiittooo pesado e possivelmente muittoooo leeennttoooo
                        Refiro-me a capacidade. Não ao peso.
                        Ao contrário do que acontece com a maioria (aparentemente), as actuais baterias não me satisfazem.

                        Comentário


                          Mas alguém está interessado em 33% da potência máxima do motor?!
                          Nem sequer faz sentido colocar um motor que não se pode usar em pleno.
                          Isso pode acontecer "muito poucas vezes" na vida do teu carro!
                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                          Acho que ele sabe isso

                          De qualquer forma, quando se tem um motor com uma potência muito elevada relativamente à capacidade das baterias, convém ter o pé levezinho, pois caso contrário esgotamos a carga das baterias num instante

                          Quando resolverem o problema do custo das baterias, nada como ter baterias de 100 KWh de capacidade. Isso sim, seria um festim

                          E eu acredito que estamos quase lá. Talvez nos próximos 5 anos...

                          Eu falei em capacidade, como se fosse em litros, mas neste caso KW, as baterias de lítio actuais já podem debitar continuamente até 30c ou 30 vezes a sua capacidade o que neste caso dava 30 kw * 30 = 990 kw ou 1337 cv , e em impulsos que é como os motores trabalham até 50c ou 30kw * 50 = 1500 kw ou 2027 cv, em pouco mais de 1 minuto claro, portanto não me venham dizer que não seja e que se esgotam, quanto ao preço, claro que são caras, imagina teres um carro com motor de 100 kw eléctrico, é o mesmo que teres um a gasolina com 250 cavalos, e a consumir em média 1 euro por cada 100 kms, claro que é caro, tem de ser mesmo caro, onde ia parar a economia mundial. Quanto ao litio é um metal não muito abundante, mas o litio não se consume nas baterias, o que oxida nas novas baterias é o ferro, e são perfeitamente seguras e ecológicas, isto porque quando velhas podem ser totalmente recicladas, não têm perigo de explosão, nem de combustão, tal como acontecia nas mais antigas.
                          Já agora, não comparem tecnologia recente com tecnologia com 150 anos, não tem nada a ver, os carros novos a combustão utilizam tecnologia com 150 anos e com pequenissimos avanços, os maiores avanços devem-se à electrónica de à 30 anos atrás.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por bogasjmal
                            claro que é caro, tem de ser mesmo caro, onde ia parar a economia mundial.
                            Queres explicar essa?
                            Para ti, ser caro é uma virtude, portanto...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                              Refiro-me a capacidade. Não ao peso.
                              Ao contrário do que acontece com a maioria (aparentemente), as actuais baterias não me satisfazem.

                              Isso é porque estás desactualizado, verifica esta mota.

                              http://www.youtube.com/watch?v=fHtAkM3CYLA

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
                                Isso é porque estás desactualizado, verifica esta mota.

                                http://www.youtube.com/watch?v=fHtAkM3CYLA
                                E que tal factos, em vez de bonecada?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                  Queres explicar essa?
                                  Para ti, ser caro é uma virtude, portanto...
                                  Não, ser caro é uma necessidade, estamos habituados a ser consumistas, a economia actual vive do consumismo, não se pode abandonar essa pratica de um dia para o outro. Sabes que as patentes das baterias pertencem aos "sugadores" . E por outro lado não existe produção em massa, compara com os telemóveis, eram caros à uns anos por causa das baterias, em 15 anos baixaram para 1/5 do preço.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                    E que tal factos, em vez de bonecada?
                                    Factos ?.

                                    Actualmente só temos o Tesla a rodar, mas entretanto aparecem mais, a era do carro electrico voltou, renasceu, até no modelismo os a combustão já eram, faço conversão de carros a nitro para electricos e coitados dos que se metem ao lado.

                                    Se formos na tua e na ideia de algumas pessoas daqui, nunca vamos passar de veículos super-ineficientes que estragam o combustivel em vez de o utilizarem. Enfim, estamos no seculo XXI.
                                    Editado pela última vez por bogasjmal; 08 July 2008, 10:16.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
                                      Não, ser caro é uma necessidade, estamos habituados a ser consumistas, a economia actual vive do consumismo, não se pode abandonar essa pratica de um dia para o outro. Sabes que as patentes das baterias pertencem aos "sugadores" . E por outro lado não existe produção em massa, compara com os telemóveis, eram caros à uns anos por causa das baterias, em 15 anos baixaram para 1/5 do preço.
                                      Qual necessidade?! É assim porque ainda não são suficientemente eficientes, e acima de tudo, não se encontram massificadas.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
                                        Factos ?.

                                        Actualmente só temos o Tesla a rodar, mas entretanto aparecem mais, a era do carro electrico voltou, renasceu, até no modelismo os a combustão já eram, faço conversão de carros a nitro para electricos e coitados dos que se metem ao lado.

                                        Podes dar mais informações sobre esses carros de modelismo eléctricos?

                                        Qual é a autonomia (em minutos) ou a capacidade das baterias?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
                                          Factos ?.

                                          Actualmente só temos o Tesla a rodar, mas entretanto aparecem mais, a era do carro electrico voltou, renasceu, até no modelismo os a combustão já eram, faço conversão de carros a nitro para electricos e coitados dos que se metem ao lado.
                                          Fazer carros eléctricos não tem nada que saber. Ter baterias eficientes, leves, e a preços competitivos, já é outra história.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                            Podes dar mais informações sobre esses carros de modelismo eléctricos?

                                            Qual é a autonomia (em minutos) ou a capacidade das baterias?
                                            Queres andar em carros de modelismo? Aconselho uma dieta radical!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                              Queres andar em carros de modelismo? Aconselho uma dieta radical!


                                              Apenas curiosidade!

                                              Há uns 15 anos atrás tive um carro de modelismos de combustão..... e não fazia ideia que hoje em dia havia eléctricos a dar cartas.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                                Podes dar mais informações sobre esses carros de modelismo eléctricos?

                                                Qual é a autonomia (em minutos) ou a capacidade das baterias?

                                                Cerca de 15 minutos, portanto practicamente o dobro de um depósito de nitro.

                                                http://www.superbateria.com/?p=p_13&sName=videos

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                  Queres andar em carros de modelismo? Aconselho uma dieta radical!

                                                  Você é mesmo pessimista, já lhe disse porque não existem mais, além disso ninguém os quer pela desinformação que têm, os veículos eléctricos dá deram cartas aos a combustão no inicio do século XX. Perderam porque os sugadores compraram e abateram as fabricas de baterias que existiam, o primeiro Ford T era eléctrico, tinha mais velocidade e autonomia que os combustão. Só que para o comum dos mortais, quanto mais fumo e barulho fizer, mais anda.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                    Fazer carros eléctricos não tem nada que saber. Ter baterias eficientes, leves, e a preços competitivos, já é outra história.

                                                    Como pode ser competitivo se não deixam fabricar nem vender, é impossivel, as coisas só podem ser competitivas quando são fabricadas e vendidas em larga escala.


                                                    Mas isso vai mudar, deixa o petróleo continuar a subir e o problema resolve-se por exclusão de partes.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
                                                      Mas isso vai mudar, deixa o petróleo continuar a subir e o problema resolve-se por exclusão de partes.
                                                      É bem verdade...

                                                      Os produtores de petróleo não se estão a aperceber, mas a alta do preço do crude está a ser o maior incentivo para o aparecimento de alternativas...

                                                      Só falta mesmo ultrapassar aquele ponto crítico em que se atinge o ciclo da massificação:

                                                      mais baterias produzidas -> menor preço -> mais encomendas -> mais baterias produzidas -> menor preço -> mais encomendas -> mais baterias produzidas -> menor preço

                                                      Quando atingirmos este ciclo de massificação, podem vender as acções das petrolíferas

                                                      Quanto ao carro da Renault, se o custo do aluguer das baterias for competitivo, podem contar com um cliente
                                                      Editado pela última vez por eu; 08 July 2008, 11:19.

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                                                        Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
                                                        Mas isso vai mudar, deixa o petróleo continuar a subir e o problema resolve-se por exclusão de partes.
                                                        O problema é real e as baterias ainda são caras e pesadas...

                                                        De acordo com as especs. das baterias do tal site que deste, são precisos cerca 100 Kg de baterias iguais para cada 60 Kms percorridos num automóvel normal... o que não é propriamente animador.

                                                        Vendo bem a coisa, dá para dizer que as baterias do tesla até que são baratas!
                                                        Editado pela última vez por Jacare; 08 July 2008, 11:21.

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                                                          Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
                                                          Como pode ser competitivo se não deixam fabricar nem vender, é impossivel, as coisas só podem ser competitivas quando são fabricadas e vendidas em larga escala.


                                                          Mas isso vai mudar, deixa o petróleo continuar a subir e o problema resolve-se por exclusão de partes.
                                                          Ninguém disse o contrário
                                                          A questão é que ainda não está resolvido (a menos que contes o Tesla a 100.000$).

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                                                            É bem verdade...

                                                            Os produtores de petróleo não se estão a aperceber, mas a alta do preço do crude está a ser o maior incentivo para o aparecimento de alternativas...

                                                            Só falta mesmo ultrapassar aquele ponto crítico em que se atinge o ciclo da massificação:

                                                            mais baterias produzidas -> menor preço -> mais encomendas -> mais baterias produzidas -> menor preço -> mais encomendas -> mais baterias produzidas -> menor preço

                                                            Quando atingirmos este ciclo de massificação, podem vender as acções das petrolíferas

                                                            Quanto ao carro da Renault, se o custo do aluguer das baterias for competitivo, podem contar com um cliente
                                                            E eu o seguinte, o meu velho corsa já está a pedir a reforma, pra mim um carrito do genero chega, com velocidade máxima permitida por lei, e no máximo de 200 kilometros de autonomia, se for preciso fazer uma viagem com mais kilometros, vou de transporte publico ou alugo um carro CI, sai bem mais barato alugar que ter de ter um para viagens grandes.

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                                                              Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                                              O problema é real e as baterias ainda são caras e pesadas...

                                                              De acordo com as especs. das baterias do tal site que deste, são precisos cerca 100 Kg de baterias iguais para cada 60 Kms percorridos num automóvel normal... o que não é propriamente animador.

                                                              Vendo bem a coisa, dá para dizer que as baterias do tesla até que são baratas!
                                                              O Tesla é um desportivo, não podes fazer comparações nesse contexto.

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