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O peso prejudica a velocidade max? Sim ou não? e porquê?

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    #31
    A velocidade máxima é menor por causa do atrito de rolamento. Não muito menor, mas é.

    Aqui está um artigo interessante por causa dos pneus.
    http://carros.hsw.uol.com.br/pneus4.htm

    Comentário


      #32
      Vejam este tópico:

      http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=43043

      Comentário


        #33
        O peso elevado, na minha opinião, prejudica em tudo desde a aceleração à velocidade máxima passando pelo comportamento em curva, se não, olhem para as competições e vejam o investimento que há para reduzir pesos e as regras normalmente impõem pesos mínimos, pk caso contrário iam por aí a baixo... pk? pk se ganha em toda a linha e na velocidade máxima também.

        Comentário


          #34
          A velocidade máxima depende acima de tudo da aerodinâmica, da potência do motor e da caixa de velocidades, por esta ordem.

          O peso é quase irrelevante para a velocidade máxima. Já para as acelerações, é preponderante.

          Comentário


            #35
            No meu swift gti, com 4 lá dentro, a velocidade de ponta não se atinge, a não ser que apanhe uma descida, ele não chega lá.

            Já na Audi, cheguei a levar 6 pessoas e malas e ela não se queixava, pelo menos em Ponta era a mesma. Só se notava em aceleração a mais baixas velocidades...

            Se calhar, não é bem a mesma coisa pegar num carro de 700kg e meter-lhe mais 400, ou pegar num de 1700kg e meter-lhe mais 600 em cima. Portanto, se pensarem em grandes pesos de diferença e, assim por alto, mais de 50% do peso do carro, é capaz de se notar bastante em ponta, ao passo que, um valor de cerca de 1/3, num carro que já de si é pesado, é capaz de não se notar nada (em ponta).
            Editado pela última vez por Spinnaker; 22 July 2008, 10:53.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por pmna Ver Post
              Sim está correcto.

              Existe a força de atrito estática (quando existe contacto entre duas superfécies) mas não existe ainda movimento.

              E depois existe a força de atrito cinética, que é quando já existe movimento (neste caso em específico, carro em andamento) e a mesma é constante.

              Em suma, dois automóveis quando estão em movimento a força de atrito é constante para ambos, porém o carro que pesar mais terá uma força de atrito cinética constante, mas superior ao de o carro que tenha um peso menor.
              Só uma pequena correcção.

              Em andamento, e sempre que os pneus não estejam a derrapar, o atrito é estático, visto que no ponto de contacto entre o pneu o chão não existe deslizamento das superfícies.
              Só quando um pneu entra em escorregamento é que o atrito passa a dinâmico ou cinético: daí que o ABS promova distâncias de travagem mais curtas, porque ao impedir que as rodas bloqueiem, utiliza o atrito estático, que é sempre mais elevado que o cinético.

              Quanto à questão do tópico, o aumento de massa vai ter consequências sim mas ao nível da aceleração (correcto Luis Capelo) e ao nível da velocidade de ponta, por via do aumento de atrito dos pneus com o solo. Se esta variável permanecesse inalterada (mais uma vez correcto Luis Capelo mas só "se") a velocidade de ponta ponta seria a mesma. Só que não é. O atrito aumenta o que faz dissipar energia por via de trabalho resistente.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Don Juan Ver Post
                Só uma pequena correcção.

                Em andamento, e sempre que os pneus não estejam a derrapar, o atrito é estático, visto que no ponto de contacto entre o pneu o chão não existe deslizamento das superfícies.
                Só quando um pneu entra em escorregamento é que o atrito passa a dinâmico ou cinético: daí que o ABS promova distâncias de travagem mais curtas, porque ao impedir que as rodas bloqueiem, utiliza o atrito estático, que é sempre mais elevado que o cinético.

                Quanto à questão do tópico, o aumento de massa vai ter consequências sim mas ao nível da aceleração (correcto Luis Capelo) e ao nível da velocidade de ponta, por via do aumento de atrito dos pneus com o solo. Se esta variável permanecesse inalterada (mais uma vez correcto Luis Capelo mas só "se") a velocidade de ponta ponta seria a mesma. Só que não é. O atrito aumenta o que faz dissipar energia por via de trabalho resistente.
                Não me parece Don Juan.

                Quando a força aplicada for maior que a força de atrito de destaque, o corpo entrará em movimento. A partir desse momento, o atrito deixa de ser estático para se tornar cinético, ou seja, o atrito cinético é o atrito que ocorre quando os corpos estão em movimento.

                Esse atrito, ao contrário do atrito estático, tem valor constante e é menor que o atrito de destaque. Isso é um dos motivos pelo qual fica mais fácil empurrar o guarda roupa depois que ele entra em movimento.

                A sua intensidade é determinada por uma equação muito semelhante à equação do atrito de destaque, bastando apenas trocar o coeficiente de atrito estático pelo coeficiente de atrito cinético.
                Tem que haver movimento entre as superfícies, para a força de atrito passar de estática a cinética, não é necessário que esteja em deslizamento ou derrapagem, o rolamento dos pneus é movimento que é aplicado à superfície de contacto (estrada).

                Dá uma vista de olhos aqui.

                http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u19.jhtm

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                  No meu swift gti, com 4 lá dentro, a velocidade de ponta não se atinge, a não ser que apanhe uma descida, ele não chega lá.

                  Já na Audi, cheguei a levar 6 pessoas e malas e ela não se queixava, pelo menos em Ponta era a mesma. Só se notava em aceleração a mais baixas velocidades...

                  Se calhar, não é bem a mesma coisa pegar num carro de 700kg e meter-lhe mais 400, ou pegar num de 1700kg e meter-lhe mais 600 em cima. Portanto, se pensarem em grandes pesos de diferença e, assim por alto, mais de 50% do peso do carro, é capaz de se notar bastante em ponta, ao passo que, um valor de cerca de 1/3, num carro que já de si é pesado, é capaz de não se notar nada (em ponta).
                  Em todo o caso isto indicia que o peso influencia a velocidade máxima.

                  Comentário


                    #39
                    SIM

                    Mas também pode beneficiar.
                    Numa subida prejudica. Numa descida beneficia. No entanto...

                    O carro tem um motor que transmite força às rodas. Essa força tem de
                    vencer outras forças:

                    1. No arranque tem de vencer a inércia.
                    2. Numa subida tem de vencer o peso.
                    3. Em andamento tem de vencer o atrito.

                    Perto da velocidade máxima do veículo, em plano horizontal, o peso tem
                    muito pouca influência na velocidade máxima. A força contrária a ser
                    vencida é o atrito causado pela deslocação do ar em trono do veículo.
                    Quanto maior a velocidade, mais força é necessária para vencer este
                    atrito. Assim, a alta velocidade é mais importante ter uma boa
                    aerodinâmica do que pouco peso.

                    Mas de um modo geral:

                    É sempre preferível ter pouco peso.

                    Quanto mais não seja porque isto dos carros não é só andar depressa,
                    também convém travar rápido... E o peso também prejudica a
                    travagem.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                      Não me parece Don Juan.



                      Tem que haver movimento entre as superfícies, para a força de atrito passar de estática a cinética, não é necessário que esteja em deslizamento ou derrapagem, o rolamento dos pneus é movimento que é aplicado à superfície de contacto (estrada).

                      Dá uma vista de olhos aqui.

                      http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u19.jhtm
                      Mas é!

                      A informação que está no site está muito bem e correcta a nível conceptual. O exemplo do armário é bom para um aluno do nível médio perceber, até porque vai de encontro à sua experiência do quotidiano.
                      No entanto é possível fazer o paralelo com um pneu em rolamento.

                      Se imaginares um pneu em rolamento, sem escorregamento, e conseguires vizualizar a zona de contacto entre o pneu e o solo, verás que, para todos os efeitos, o pneu está parado em relação ao solo.

                      Pode parecer esquisito, mas é verdade. Em cada instante que o pneu toca no solo, a porção em contacto está parada em relação ao mesmo: não existe escorregamento ou deslizamento.
                      Neste caso, tal como no caso do armário citado no site, o atrito envolvido é o estático: as duas suferfícies não se movem uma em relação à outra, mas ao contrário disso, no ponto de contacto, estão paradas em relação uma à outra.
                      Se a força exercida for tal, que se atinja o valor máximo de atrito estático (numa curva ou travagem por ex.), o atrito passa a cinético, diminuindo, e por conseguinte dá-se o escorregamento do pneu.
                      Por esta razão, tal como já disse atrás, é que se deve sempre evitar o bloquear das rodas em qualquer situação, pois tal conduz à dimimuição do atrito com o solo e consequente aumento das distância de travagem ou mesmo da trajectória.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                        É sempre preferível ter pouco peso.

                        Quanto mais não seja porque isto dos carros não é só andar depressa,
                        também convém travar rápido... E o peso também prejudica a
                        travagem.
                        nem sempre mais peso implica maior distância de travagem
                        a distribuição de pesos no carro afecta mais do que o peso total.

                        Distâncias de travagem (teste l'automobile)

                        Peugeot 107
                        Condutor/Com 260 kg adicionais
                        50 km/h 11m 11
                        100: 44 42
                        130: 75 72


                        Passat 2.0 Tdi:
                        Condutor/Com 370 kg adicionais
                        50 km/h 10m 11
                        100: 41 41
                        130: 67 70

                        Bmw 320 d (Abril 2005)
                        Condutor/Com 370 kg adicionais
                        50 km/h 10m 10
                        100: 39 40
                        130: 64 64

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Don Juan Ver Post
                          Mas é!

                          A informação que está no site está muito bem e correcta a nível conceptual. O exemplo do armário é bom para um aluno do nível médio perceber, até porque vai de encontro à sua experiência do quotidiano.
                          No entanto é possível fazer o paralelo com um pneu em rolamento.

                          Se imaginares um pneu em rolamento, sem escorregamento, e conseguires vizualizar a zona de contacto entre o pneu e o solo, verás que, para todos os efeitos, o pneu está parado em relação ao solo.

                          Pode parecer esquisito, mas é verdade. Em cada instante que o pneu toca no solo, a porção em contacto está parada em relação ao mesmo: não existe escorregamento ou deslizamento.
                          Neste caso, tal como no caso do armário citado no site, o atrito envolvido é o estático: as duas suferfícies não se movem uma em relação à outra, mas ao contrário disso, no ponto de contacto, estão paradas em relação uma à outra.
                          Se a força exercida for tal, que se atinja o valor máximo de atrito estático (numa curva ou travagem por ex.), o atrito passa a cinético, diminuindo, e por conseguinte dá-se o escorregamento do pneu.
                          Por esta razão, tal como já disse atrás, é que se deve sempre evitar o bloquear das rodas em qualquer situação, pois tal conduz à dimimuição do atrito com o solo e consequente aumento das distância de travagem ou mesmo da trajectória.
                          Não é por teimosia, é apenas por não fazer sentido para mim da forma que explicas.

                          Quando dizes que o pneu mesmo estando em rolamento, se eu imaginar o momento em que o pneu toca na superfície, nesse momento não há movimento entre o objecto (pneu) e superfície (estrada), não consigo entender como, se o pneu tem que "rolar" para o carro se movimentar, se o pneu nao rodar o carro não andaria, por isso como não há movimento?!?

                          Se há movimento logo existe energia cinética.

                          Outro exemplo:

                          Atletismo, os corredores estão na grelha da partida, estão com os pés no chão (atrito estático), eles para começarem a correr vão ter que exercer uma força superior ao atrito estático, após vencida essa força eles passam a estar em movimento (correr), pela tua lógica eles mesmo correndo estariam ainda a lutar contra o atrito estático, uma vez que também se imaginares, o pé no momento em que pousa no chão, segundo a tua teoria estaria parado também sobre a superfície.

                          Ou seja segundo a tua ideologia, o único atrito em relação ao solo no rolamento de um carro ou num atleta a correr será sempre estático, só quando as duas superfícies em contacto deslizam é que há energia cinética, isto parece-te fazer sentido?

                          A mim não, mas posso estar enganado, e como gosto de aprender, se puderes, coloca um exemplo práctico, (se possível utilizando fórmulas para o efeito) para me explicares que realmente estou enganado.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                            nem sempre mais peso implica maior distância de travagem
                            a distribuição de pesos no carro afecta mais do que o peso total.
                            Não falei em distâncias de travagem, ou falei?

                            Quanto mais pesado e mais rápido, mais energia.
                            Quanto mais energia para parar, maior capacidade de dissipação de
                            energia (cinética para térmica) os travões têm de ter. Maior o perigo de
                            fadiga, etc.

                            Ou seja, os testes de distância de travagem apenas demonstram a Física
                            por detrás da travagem:
                            O atrito aumenta com a pressão entre as superfícies. Se por um lado
                            necessita de mais força (atrito) para travar (por ser mais pesado), esse
                            mesmo peso aumenta a pressão entre as superfícies (pneus e asfalto) o
                            que aumenta o atrito.

                            Mas em condução continuada, rápida, e com travagens, a capacidade
                            dos travões é posta em causa tanto mais quanto maior for a velocidade
                            e o peso.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                              Não é por teimosia, é apenas por não fazer sentido para mim da forma que explicas.

                              Quando dizes que o pneu mesmo estando em rolamento, se eu imaginar o momento em que o pneu toca na superfície, nesse momento não há movimento entre o objecto (pneu) e superfície (estrada), não consigo entender como, se o pneu tem que "rolar" para o carro se movimentar, se o pneu nao rodar o carro não andaria, por isso como não há movimento?!?

                              Se há movimento logo existe energia cinética.

                              Outro exemplo:

                              Atletismo, os corredores estão na grelha da partida, estão com os pés no chão (atrito estático), (Correcto) eles para começarem a correr vão ter que exercer uma força superior ao atrito estático,(errado) após vencida essa força eles passam a estar em movimento (correr), pela tua lógica eles mesmo correndo estariam ainda a lutar contra o atrito estático, uma vez que também se imaginares, o pé no momento em que pousa no chão, segundo a tua teoria estaria parado também sobre a superfície.

                              Ou seja segundo a tua ideologia, o único atrito em relação ao solo no rolamento de um carro ou num atleta a correr será sempre estático, só quando as duas superfícies em contacto deslizam é que há energia cinética, isto parece-te fazer sentido?

                              A mim não, mas posso estar enganado, e como gosto de aprender, se puderes, coloca um exemplo práctico, (se possível utilizando fórmulas para o efeito) para me explicares que realmente estou enganado.
                              Está a confundir o movimento do corpo (carro, corpo humano) com o movimento relativo entre as duas superfícies em contacto.

                              Exemplo do carro)
                              Embora o carro esteja em movimento, porque a sua posição em relação a um determinado referencial muda no tempo, num determinado instante, infinitamente pequeno, no ponto em que toca no chão o pneu não se move em relação ao primeiro. Tens de imaginar isto como se de uma fotografia que congela o momemto se tratasse.
                              A cada instante que passa, a zona de contacto entre o pneu e o solo altera-se mas, em cada instante considerado o pneu não desliza sobre este. Como o pneu não desliza ou escorrega, estamos perante atrito estático. Só quando o pneu derrapar ou escorregar é que efectivamente as duas superfícies se movem uma em relação à outra e o atrito passa a cinético ou dinâmico.

                              Exemplo do atleta)
                              O atleta inicia a corrida. Em cada passada assenta os pés no chão. Em cada contacto dos pés com o chão, a superfície de contacto entre ambos permanece inalterada: o pé, quando em contacto com o chão não se move em relação a este. Estamos perante o atrito estático.
                              Se por qualquer falta de aderência, no momento em que o pé toca o chão houver deslizamento ou esgorregamento, já sabes o que acontece: o atleta provavelmente cai, porque o atrito passa a cinético, diminuindo a força que une o atleta ao solo.


                              Não há fórumulas para explicar isto. É claro que presencialmente era muito mais fácil.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                o peso em si não afecta a velocidade.
                                Afecta pois. Experimenta numa subida. Dois carros iguais, diferença
                                apenas no peso, e partem de plano horizontal à velocidade máxima.
                                Qual chega primeiro lá acima? O mais leve ou o mais pesado? E numa
                                descida? Qual chega primeiro?

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                  mas o peso em conta e medida pode ajudar na obtenção de maior velocidade maxima...é o caso se carros de segmentos altos, serie 7, classe S e nem é preciso ir tao longe no segmentos, Avensis, A6, A4, Lagunas etc...quando embalados obtem velocidades de ponta interessantes !!
                                  Não, não é o caso de segmentos altos. É o caso das descidas.

                                  Experimenta lá esses pesos-pesados nas subidas contra carros mais leves.
                                  Aí já o peso é uma desvantagem... e bem grande.

                                  PRINCIPALMENTE NOS CONSUMOS!!!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Don Juan Ver Post
                                    Está a confundir o movimento do corpo (carro, corpo humano) com o movimento relativo entre as duas superfícies em contacto.

                                    Exemplo do carro)
                                    Embora o carro esteja em movimento, porque a sua posição em relação a um determinado referencial muda no tempo, num determinado instante, infinitamente pequeno, no ponto em que toca no chão o pneu não se move em relação ao primeiro. Tens de imaginar isto como se de uma fotografia que congela o momemto se tratasse.
                                    A cada instante que passa, a zona de contacto entre o pneu e o solo altera-se mas, em cada instante considerado o pneu não desliza sobre este. Como o pneu não desliza ou escorrega, estamos perante atrito estático. Só quando o pneu derrapar ou escorregar é que efectivamente as duas superfícies se movem uma em relação à outra e o atrito passa a cinético ou dinâmico.

                                    Exemplo do atleta)
                                    O atleta inicia a corrida. Em cada passada assenta os pés no chão. Em cada contacto dos pés com o chão, a superfície de contacto entre ambos permanece inalterada: o pé, quando em contacto com o chão não se move em relação a este. Estamos perante o atrito estático.
                                    Se por qualquer falta de aderência, no momento em que o pé toca o chão houver deslizamento ou esgorregamento, já sabes o que acontece: o atleta provavelmente cai, porque o atrito passa a cinético, diminuindo a força que une o atleta ao solo.


                                    Não há fórumulas para explicar isto. É claro que presencialmente era muito mais fácil.

                                    Acho que aqui está muito bem explícito.

                                    pmna, o facto de um corpo estar em movimento não implica que o atrito seja cinético, tens que pensar sempre no movimento RELATIVO a algo!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                      Afecta pois. Experimenta numa subida. Dois carros iguais, diferença
                                      apenas no peso, e partem de plano horizontal à velocidade máxima.
                                      Qual chega primeiro lá acima? O mais leve ou o mais pesado? E numa
                                      descida? Qual chega primeiro?
                                      o topico é sobre o peso e a velocidade máxima. OBVIAMENTE que numa subida afecta. mas não é isso que interessa aqui. o que interessa é em terreno plano.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Imaginem o seguinte :

                                        Numa superficie inclinada a, por exemplo, 6 graus.

                                        Seguram uma bola de ping pong e outra de igual diâmetro, mas em inox.

                                        Se largarem as duas, a de inox chega mais rapidamente ao fim da descida.

                                        Para dificultarem as coisas...coloquem uma ventoinha a soprar no sentido contrário ao movimento das bolas...

                                        Aí então será gritante a diferença entre a mais pesada e a mais leve.

                                        O peso ajuda a vencer um forte inimogo do movimento...a resistência ao ar (penetração) e ao vento(força contrária).

                                        Tive um carro que nunca dava 180 a não ser quando andasse com ele cheio.

                                        Lançado, fazia subidas a maior velocidade que vazio.

                                        Se perceberem um pouco de mecânica, é comparável ao efeito do volante do motor ser mais pesado ou mais leve.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                          Ok...mas nao foi referida a forma de obtençao de velocidade maxima...em recta ou descida...

                                          mas partindo entao desse principio, dois carros = um com menos 500kg nao estará mais susceptivel aos atritos ??? e desta forma sofrer um abrandamento ???
                                          Não.

                                          Quanto mais elevada for a velocidade, mais importante se torna o
                                          aerodinamismo. Torna-se o principal factor que a força do motor tem
                                          de vencer.

                                          Mas o peso, para passar de uma velocidade v' para outra velocidade v"
                                          terá também de vencer (para além do atrito) o peso do carro (inércia).

                                          Como foi dito na primeira resposta:

                                          F = m x a

                                          Ou seja, para imprimir uma mesma aceleração a, a força F (motor, por
                                          exemplo) terá de ser tanto maior quanto maior for a massa m (peso do
                                          carro, por exemplo).

                                          Basicamente, tens várias forças a actuar sobre o carro. Para que o carro
                                          acelere (ganhe velocidade) a força que o move para a frente, tem de ser
                                          superior ao somatório do conjunto de forças que o impedem de progredir.

                                          Com velocidade inicial 0, a força maior é a inércia causada pelo peso do
                                          carro. A velocidades elevadas o atrito do ar provoca uma força muito
                                          superior à da inércia.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                            o topico é sobre o peso e a velocidade máxima. OBVIAMENTE que numa subida afecta. mas não é isso que interessa aqui. o que interessa é em terreno plano.
                                            É igual. Mesmo em plano. Peso é massa (massa x gravidade) e massa
                                            é inércia que tem de ser vencida para ganhar velocidade.

                                            Imagina uma nave no espaço.
                                            Não há peso (gravidade = zero, logo F = m x a com a=0F = m x 0 o
                                            que dá F = 0).
                                            Não há atrito.

                                            A nave coloca o motor em funcionamento. Enquanto estiver a funcionar
                                            ganha velocidade. Quando o motor pára mantém a velocidade. Para
                                            ganhar mais velocidade novamente tem de colocar o motor em
                                            funcionamento, porque tem... MASSA! Ou seja, inércia para vencer.

                                            E a massa é peso (na Terra a gravidade é 9,8 m/s2, logo o peso é
                                            F = m x a ou P = m x g o que dá P = m x 9,8).

                                            Inércia:
                                            http://pt.wikipedia.org/wiki/In%C3%A9rcia

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                                              #52
                                              nuno, em plano, o peso não afecta a velocidade máxima. a única coisa em que afecta, é no ligeiro incremento de atrito dos pneus, mas é algo quase desprezável face ao atrito do ar.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                nuno, em plano, o peso não afecta a velocidade máxima. a única coisa em que afecta, é no ligeiro incremento de atrito dos pneus, mas é algo quase desprezável face ao atrito do ar.
                                                Depende o que consideras afectar.

                                                Se já estiver na velocidade máxima, então, como em plano o peso é só
                                                inércia, não afecta a MANUTENÇÃO da velocidade.

                                                Se pretenderes acelerar ou desacelerar, MESMO EM PLANO, o peso é
                                                inércia, e como tal AFECTA tanto a aceleração como desaceleração
                                                (travagem).

                                                Se, como dizes, o peso não afecta nada na velocidade máxima, então
                                                também não teria efeitos na travagem, e isso NÃO É VERDADE.

                                                A verdade é que a altas velocidades o atrito do ar é tão grande que a
                                                inércia do peso (massa é o termo mais correcto) praticamente não se nota
                                                (por comparação).

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  nuno, estás a misturar muita coisa

                                                  a inercia só vai afectar o tempo que vais demorar a chegar à velocidade máxima.
                                                  e a distancia de travagem também não aumenta só porque tens mais peso.

                                                  Distâncias de travagem (teste l'automobile)

                                                  Peugeot 107
                                                  Condutor/Com 260 kg adicionais
                                                  50 km/h 11m 11
                                                  100: 44 42
                                                  130: 75 72


                                                  Passat 2.0 Tdi:
                                                  Condutor/Com 370 kg adicionais
                                                  50 km/h 10m 11
                                                  100: 41 41
                                                  130: 67 70

                                                  Bmw 320 d (Abril 2005)
                                                  Condutor/Com 370 kg adicionais
                                                  50 km/h 10m 10
                                                  100: 39 40
                                                  130: 64 64
                                                  volta a ler o tópico desde o início.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                    nuno, estás a misturar muita coisa

                                                    a inercia só vai afectar o tempo que vais demorar a chegar à velocidade máxima.
                                                    e a distancia de travagem também não aumenta só porque tens mais peso.



                                                    volta a ler o tópico desde o início.

                                                    Ora experimenta lá ler tu. És capaz de ficar espantado...

                                                    Eu não estou a dar opiniões empíricas. Estou a falar de Física.

                                                    Até já expliquei porque razão (Física) a distância de travagem é
                                                    semelhante para pesos diferentes. Ora lê lá outra vez os posts.

                                                    A travagem não é só atrito. É transformação e dissipação de energia.

                                                    Por mais voltas que tentes dar, o peso (massa é mais correcto) tem
                                                    influência na aceleração, porque massa é inércia, e a aceleração tem
                                                    de vencer a inércia. Isto não é empírico. Isto é Física.

                                                    Para chegar à velocidade máxima é necessário aceleração, e aceleração
                                                    tem de vencer sempre a inércia. Quanto mais massa mais inércia.

                                                    Experimenta lá ler isto:
                                                    http://pt.wikipedia.org/wiki/Inércia

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                      Ora experimenta lá ler tu. És capaz de ficar espantado...

                                                      Eu não estou a dar opiniões empíricas. Estou a falar de Física.

                                                      Até já expliquei porque razão (Física) a distância de travagem é
                                                      semelhante para pesos diferentes. Ora lê lá outra vez os posts.

                                                      A travagem não é só atrito. É transformação e dissipação de energia.

                                                      Por mais voltas que tentes dar, o peso (massa é mais correcto) tem
                                                      influência na aceleração, porque massa é inércia, e a aceleração tem
                                                      de vencer a inércia. Isto não é empírico. Isto é Física.

                                                      Para chegar à velocidade máxima é necessário aceleração, e aceleração
                                                      tem de vencer sempre a inércia. Quanto mais massa mais inércia.

                                                      Experimenta lá ler isto:
                                                      http://pt.wikipedia.org/wiki/Inércia
                                                      Não vou discutir a validade do post, mas porque é que massa é mais correcto, se nós estamos na terra e:

                                                      P=m*g?

                                                      Que eu saiba considera-se a aceleração gravitica como uma força constante, na terra, ou não?

                                                      É que se considerarmos só a massa, então a descer e a subir não deveria haver diferença com a alteração da massa, não é?

                                                      Eu estou a falar de cor e não sei se está certo, mas, se não estiver, corrigam-me, que é para aprender e ensinar que andamos aqui!!!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                        Por mais voltas que tentes dar, o peso (massa é mais correcto) tem influência na aceleração, porque massa é inércia, e a aceleração tem de vencer a inércia. Isto não é empírico. Isto é Física.

                                                        Para chegar à velocidade máxima é necessário aceleração, e aceleração
                                                        tem de vencer sempre a inércia. Quanto mais massa mais inércia.
                                                        tu pensas que sabes muita física, até já tens atitudes paternalistas, mas acho que tens é grandes dificuldades em perceber português.
                                                        onde é que eu disse que o peso não influencia a aceleração?
                                                        vamos cá ver posts anteriores:

                                                        Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                        se retirares peso a um carro, ele apenas vai chegar mais depressa à velocidade máxima. se aumentares peso, desde que não seja em excesso (que faça com que o carro já nem consiga arrancar), ele vai chegar na mesma à mesma velocidade. só vai demorar mais tempo.
                                                        pois é. se tens mais inércia para vencer, vais acelerar mais lentamente. mas em termos de velocidade máxima...:

                                                        Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                        sim, não vai ACELERAR tanto como antes. mas em plano, atinge sensivelmente a mesma velocidade máxima. nem que demore 3 ou 4x mais tempo.
                                                        a causa? para determinar a velocidade máxima só há estas variáveis:
                                                        - atrito do ar
                                                        - atrito dos pneus (consideravelmente inferior ao do ar - quase desprezável)
                                                        - potência à roda

                                                        se mantêns a potência, a aerodinâmica é a mesma, e o atrito dos pneus pouco varia... a velocidade máxima não vai variar quase nada.

                                                        se tens dificuldade em perceber isto, talvez seja porque aprendeste mal os conceitos de inércia, talvez tenhas de estudar um bocadinho mais.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                          sim, não vai ACELERAR tanto como antes. mas em plano, atinge sensivelmente a mesma velocidade máxima. nem que demore 3 ou 4x mais tempo.

                                                          a causa? para determinar a velocidade máxima só há estas variáveis:
                                                          - atrito do ar
                                                          - atrito dos pneus (consideravelmente inferior ao do ar - quase desprezável)
                                                          - potência à roda

                                                          se mantêns a potência, a aerodinâmica é a mesma, e o atrito dos pneus pouco varia... a velocidade máxima não vai variar quase nada.
                                                          É este o teu erro.
                                                          Se dizes que «só há estas variáveis», como é que é «sensivelmente» e
                                                          «quase nada»?

                                                          1. O motor tem uma dada força.
                                                          2. Só quando a força do motor é superior às forças contrárias é que há
                                                          aceleração.
                                                          3. Logo, como a inércia é uma força que depende da massa, e tem de
                                                          ser vencida em conjunto com as demais (atritos), quanto mais massa
                                                          mais depressa se chega ao ponto onde o motor já não tem força para
                                                          vencer as forças contrárias, e deixa de imprimir aceleração ao carro.

                                                          Isto significa apenas uma coisa:
                                                          - carro mais pesado em plano horizontal = mais massa = menor velocidade
                                                          máxima.

                                                          Quanto a estudar mais Física... pelos vistos não sou eu que preciso.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            estás errado... é tudo o que tenho a dizer :P
                                                            a inércia só é relevante para acelerações. mais peso = aceleração mais lenta para a mesma potencia. mas a velocidade máxima atingível é a mesma.

                                                            se não consigo explicar-te de maneira a perceberes, tenho pena...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                                              Não vou discutir a validade do post, mas porque é que massa é mais correcto,
                                                              Porque "massa" e "peso" são grandezas diferentes. E porque na inércia o
                                                              que conta é a "massa" e não o "peso". O peso depende da força gravítica,
                                                              a massa não. Ou seja, a inércia tem a mesma influência na aceleração de
                                                              um carro tanto na Terra como na Lua ou no espaço. Por isso dizer que
                                                              a inércia depende do peso é incorrecto, uma vez que é independente da
                                                              força gravítica.

                                                              Quanto às subidas e descidas, para além da inércia existe também o peso
                                                              (e não apenas a massa) a considerar.
                                                              Ver aqui:
                                                              http://en.wikipedia.org/wiki/Inclined_plane

                                                              Num plano inclinado o peso (mg) provoca uma força no sentido
                                                              descendente igual a mg.sin(t):

                                                              Comentário

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