Anúncio

Collapse
No announcement yet.

gas Vx diesel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
    Mas em que é que te baseias para dizer isso?

    Tens estudos ou amostragens?
    Não tenho eu nem ninguém! É essa a questão! Fazem afirmações em fundamentos. Logo, são mentira!

    E, antes que comeces com as invenções do costume, não fui eu quem fez esse tipo de afirmações.

    Comentário


      Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
      Boa e agora dai do cimo das escadas rolantes mostra lá uma prova do contrário, um dado um gráfico... assim uma coisa em que mostres que tens razão. Senão a ideia que fica é a de que és um user com muitos conhecimentos e experiência mas guarda-la toda para ti.
      Não sou eu quem faz afirmações categóricas, e, em concreto, nicles!

      Comentário


        O olhómetro ou a nossa experiência pessoal é tramada. Nos meus dois carros já fiquei a pé no gasolina (50000km) e nunca no diesel (250000km). logo o diesel é mais fiável. Ou então parece alguém que vai a uma oficina de marca e vêm muitos carros dessa marca lá. logo avariam muito.

        Comentário


          tenho estado a assistir de balde de pipocas na mão a este tópico, e agora questiono o meu caso..comprei recentemente um golVI motor a gasolina 1.2TSI com sistema start and stop, faço uma média em cidade de 7litros, raramente faço grandes viagens, é possivel converter para gpl?e que custos tem?o motor consome na mesma muita gasolina? cumps

          ps: já fiz esta pergunta anteriormente mas passou algum tempo e a tecnologia evoluiu e também o preço da gasolina :P

          Comentário


            Sobre a fé de que o GPL não compensa nem compensará, tal como o gasóleo é que compensa e vai continuar a ser super valorizado daqui a bastantes anos:

            Green fuels to get boost from EU tax revamp -draft | Energy & Oil | Reuters
            Drivers Shift to Gasoline, Away From Diesel in Europe, IEA Says - Bloomberg


            Acho que estamos aqui muito à sombra da bananeira e fiados no que o vizinho diz que é bom. Daqui a 10 anos quero ver essa retoma milagrosa quando o mercado da gasolina, eléctricos, GPL e outros quem sabe estiver de novo forte. Bem como os preços do gasóleo, não sei sinceramente até quando se vai manter o ISP bem mais baixo do que o da gasolina. Destes governos e FMI espera-se tudo, na Grécia de um dia para o outro subiram 40% sem pedirem autorização a ninguém e o GPL manteve-se intocável. Percebem agora porque há tempos postei uma notícia de milhares e milhares de gregos que têm de se deslocar à Turquia para converterem os carros tamanha é a lista de espera no seu país e até então poucos queriam saber do GPL também...


            Isto é na Alemanha:




            Deixo-vos também uma comparação extrema de quem veio do gasóleo para o GPL. Boa leitura

            Comunidade Autogas.PT • Ver Tópico - Mercedes-Benz C32T AMG
            Editado pela última vez por GPL; 16 March 2011, 18:55.

            Comentário


              Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
              E depois e por fim de todas essas contas em que o GPL ganha por uma magríssima vantagem (nos casos em que ganha) vem o valor de retoma e aceitação no mercado. E o factor longevidade que eu afirmo categoricamente por experiência própria que é maior nos motores diesel, em que mesmo que fosse mentira (esta é só para aumentar ainda mais o ego do motronic) o mercado reage diferente a uma elevada quilometragem num gasolina do que num diesel.
              o mercado é muitas vezes burro e por vezes precisa de ser enganado vezes sem conta para abrir os olhos.

              os motores a gasolina são tão fiáveis e duráveis como os diesel, até porque usualmente têm menos por onde ceder. o mercado prefere um diese com 300 000 km a um gasolina com 100 000? sem dúvida mas quem perde é quem compra.

              para além disso tu estás a falar do mercado hoje que não interessa para nada a menos que querias comprar um carro hoje para vender ainda hoje ou a muito curto prazo, achas que quando o diesel estiver ao preço da gasolina essa maior aceitação vai continuar a existir?

              Comentário


                Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                o mercado é muitas vezes burro e por vezes precisa de ser enganado vezes sem conta para abrir os olhos.

                os motores a gasolina são tão fiáveis e duráveis como os diesel, até porque usualmente têm menos por onde ceder. o mercado prefere um diese com 300 000 km a um gasolina com 100 000? sem dúvida mas quem perde é quem compra.

                para além disso tu estás a falar do mercado hoje que não interessa para nada a menos que querias comprar um carro hoje para vender ainda hoje ou a muito curto prazo, achas que quando o diesel estiver ao preço da gasolina essa maior aceitação vai continuar a existir?
                Mas porque é que todo o mercado esta enganado e vocês certos?

                Eu não te tiro a razão, também prefiro um motor com menos km. Mas eu acho pelo que vejo e conheço que motores a gasolina partem mais depressa que diesel. Gasolinas com 250mil antigos conheço inúmeros que já tiveram de levar pistons e rectificação. Diesel com essa idade conheço turbos partidos e até são poucos.

                Agora vêm-me falar em casos crónicos de problemas em diesel como os 2.0 tdi e não sei que, mas eu continuo a depositar mais fé em motores diesel rascos do que em ottos rascos.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                  Não sou eu quem faz afirmações categóricas, e, em concreto, nicles!
                  Então e porque tens de por em causa eu explicar-te o que se passou com 2 carros idênticos? Quantos carros a gasolina conheces com kilometragens gigantescas e quantos diesel? Tu desdenhas, gozas e picas e ainda não vi um único post teu no fórum que fosse de jeito ou de valor para alguém. E eu senti-me picado pelo que vou deixar a discussão por aqui.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                    Então e porque tens de por em causa eu explicar-te o que se passou com 2 carros idênticos?
                    2carros?!

                    Fazes afirmações categóricas pelo que se passou com 2 carros?!

                    Isso é que são amostras representativas!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                      Isto é na Alemanha:
                      Isso são €/l?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                        Mas porque é que todo o mercado esta enganado e vocês certos?

                        Eu não te tiro a razão, também prefiro um motor com menos km. Mas eu acho pelo que vejo e conheço que motores a gasolina partem mais depressa que diesel. Gasolinas com 250mil antigos conheço inúmeros que já tiveram de levar pistons e rectificação. Diesel com essa idade conheço turbos partidos e até são poucos.

                        Agora vêm-me falar em casos crónicos de problemas em diesel como os 2.0 tdi e não sei que, mas eu continuo a depositar mais fé em motores diesel rascos do que em ottos rascos.
                        relativamente à evolução do mercado estamos certos porque o diesel é fortemente subsidiado ao pagar menos impostos que a gasolina o que na situação económica actual já se sabe onde vai parar, ainda para mais depois de o sector dos transportes ter ganho deduções específicas para o combustível.

                        cada vez é menos sustentável esta situação.

                        quanto à qualidade dos motores estás a olhar apenas para o mercado nacional certo? é que por exemplo do outro lado do atlântico "toda a gente" prefere gasolina.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                          Isso são €/l?
                          E por acaso sabes aquilo que eles ganham?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                            E por acaso sabes aquilo que eles ganham?
                            Que relevância é que isso tem para a qualidade dos motores?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por nipnip Ver Post

                              obviamente que as contas têm que ser feitas caso a caso, mas mais uma vez a variante não é enorme como foi indicado.
                              A variante não é enorme?

                              Como assim?

                              Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                              é redutor considerar que a única coisa que torna a manutenção de um diesel mais cara é a FAP.
                              O que é verdadeiramente redutor é pensar que o diesel tem um milhão de peças a mais do que o motor a gasolina e que vão todas falhar catastroficamente, quando há alguns exemplos bem documentados de longevidade extrema.

                              Se os diesel falham?
                              Claro que sim!

                              Mas não nos vamos esquecer dos motores a gasolina que passam aqui pelos DB que abriram buracos no bloco (aparentemente) do nada.

                              Como curiosamente a maioria destes casos até eram de motores atmosféricos e alguns de carros japoneses (vem-me à cabeça um Honda e um Nissan logo de repente), pode-se questionar que fiabilidade inquestionável é essa dos atmosféricos face aos turbo-diesel.

                              Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                              não é minimamente certo que daqui a 3 ou 4 anos continue a existir uma valorização exagerada dos diesel tendo em conta como já disse que a tendência do diesel é para se aproximar e mesmo ultrapassar o preço da gasolina.
                              Mesmo que ultrapasse o preço da gasolina, continuamos a ter um consumo nominal inferior, e talvez não seja de espantar que Países onde a gasolina sempre foi mais barata do que o gasóleo tenham sofrido o fenómeno da "dieselização".

                              É a evolução da História que te mostra o futuro próximo, e essa conversa do "daqui a 4 anos não sabemos como está" já eu leio desde que me registei neste fórum, e já lá vão uns anos como podes ver.

                              Mas há um indicador que pode ajudar:

                              - Coloca aqui a lista dos 20 modelos mais vendidos hoje, pois isso diz-te muito do que vai haver à venda daqui a esses 3 ou 4 anos.

                              Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                              ter convertido o carro para gpl não implica desvalorização uma vez que o kit pode ser desmontado e mesmo reaproveitado.
                              Refiro-me ao carro em si, e se tirares um kit de um carro ficam lá algumas marcas bem visíveis, a menos que gastes algum dinheiro a encobrir bem os rastos, o que economicamente é pouco interessante.

                              Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                              portanto sim cada caso é um caso, mas mesmo nos casos que tu consideras serem de alguma forma representativos de diferenças enormes essas diferenças na realidade são diminutas mesmo fazendo as contas com custos e aumento de consumo claramente exagerados no veículo convertido a gpl.
                              Mas afinal cada caso é um caso ou não???

                              Da forma como tu colocas as coisas parece que há o "one size fits all", e considero que nestas coisas são sempre esquecidas algumas perspectivas do mundo real, que não vou já explicar neste post para não ficar (ainda mais) extenso.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                Refiro-me ao carro em si, e se tirares um kit de um carro ficam lá algumas marcas bem visíveis, a menos que gastes algum dinheiro a encobrir bem os rastos, o que economicamente é pouco interessante.
                                Não ficam marcas nenhumas se a instalação for feita como é suposto.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                  A variante não é enorme?

                                  Como assim?
                                  não a variante não é enorme, para os dois carros que se fizeram as contas nesta thread num dos casos havia vantagem para o GPL e noutro para o diesel, sendo que a vantagem do diesel era mais reduzida do que a do gpl.

                                  portanto e tendo em conta a nossa fraca amostra a variante é tudo menos enorme.


                                  O que é verdadeiramente redutor é pensar que o diesel tem um milhão de peças a mais do que o motor a gasolina e que vão todas falhar catastroficamente, quando há alguns exemplos bem documentados de longevidade extrema.

                                  Se os diesel falham?
                                  Claro que sim!
                                  um diesel moderno tem mais tecnologia "susceptível de avariar" do que um motor a gasolina, com a agravante de que quando avaria é quase sempre mais caro.

                                  se os carros a gasolina/gpl falham? certamente que sim nem eu nunca pus isso em causa.

                                  Mas não nos vamos esquecer dos motores a gasolina que passam aqui pelos DB que abriram buracos no bloco (aparentemente) do nada.
                                  da mesma forma que encontras problemas com motores diesel, mais uma vez estamos num argumento que leva a lado nenhum.
                                  Como curiosamente a maioria destes casos até eram de motores atmosféricos e alguns de carros japoneses (vem-me à cabeça um Honda e um Nissan logo de repente), pode-se questionar que fiabilidade inquestionável é essa dos atmosféricos face aos turbo-diesel.
                                  mas quem é que disse que é inquestionável, mas até alguém provar que uns são definitivamente melhores que outros digamos que é de bom senso supor que estão pelo menos em pé de igualdade.


                                  Mesmo que ultrapasse o preço da gasolina, continuamos a ter um consumo nominal inferior, e talvez não seja de espantar que Países onde a gasolina sempre foi mais barata do que o gasóleo tenham sofrido o fenómeno da "dieselização".
                                  portanto já colocaram exemplos de artigos onde se explica que está acontecer exactamente o contrário em vários sítios, mas tu achas que afinal os países onde a gasolina é mais barata ainda vão passar para o diesel.

                                  É a evolução da História que te mostra o futuro próximo, e essa conversa do "daqui a 4 anos não sabemos como está" já eu leio desde que me registei neste fórum, e já lá vão uns anos como podes ver.
                                  não não é o que já passou (história) que me mostra o futuro. é a crise de hoje, é os preços dos combustíveis hoje, é hoje sermos deficitários na refinação de diesel, é hoje sermos excedentários na produção de gasolina...

                                  Mas há um indicador que pode ajudar:

                                  - Coloca aqui a lista dos 20 modelos mais vendidos hoje, pois isso diz-te muito do que vai haver à venda daqui a esses 3 ou 4 anos.
                                  o que não quer dizer que daqui a 3 ou 4 anos haja gente disposta a comprar de acordo com as expectativas de quem comprou esses carros "hoje".

                                  Refiro-me ao carro em si, e se tirares um kit de um carro ficam lá algumas marcas bem visíveis, a menos que gastes algum dinheiro a encobrir bem os rastos, o que economicamente é pouco interessante.
                                  pois se calhar fica, não faço ideia, mas sinceramente não me parece.


                                  Mas afinal cada caso é um caso ou não???
                                  sim é, já disse isso pelo menos duas vezes.

                                  Da forma como tu colocas as coisas parece que há o "one size fits all", e considero que nestas coisas são sempre esquecidas algumas perspectivas do mundo real, que não vou já explicar neste post para não ficar (ainda mais) extenso.
                                  por acaso gostava de saber quais são essas perspectivas do mundo real.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                    E por acaso sabes aquilo que eles ganham?
                                    Sei, e sei que 2€ por litro para um alemão é um esforço muito menor que 1.5€ para um português, mas não deixa de ser chocante ver esses preços. Não vai há muito tempo e os preços lá pouco fugiam dos nossos, não fazia ideia que já ia nesta diferença enorme. A Merkel é ******!

                                    Também fiquei surpreendido (embora agradavelmente) em ver que lá não andam a cascar no GPL como cá. Já não arranjas GPL em Portugal a 59 cêntimos (há um ano arranjavas, pode ser que passada esta actual febre do petróleo lá voltemos, mas não pelas gasolineiras do costume, claro).

                                    M3s e afins por <70000€, salários médios perto de 2500€ e GPL a 60 cêntimos, eu vou já começar a aprender alemão
                                    Editado pela última vez por SRLA; 16 March 2011, 20:23.

                                    Comentário


                                      comparador custos diesel vs gpl

                                      já agora e se alguém quiser ver qual a diferenças de custos entre um carro novo e convertido para GPL e um carro novo a diesel eu deixo um ficheiro excel onde só têm que preencher meia dúzia de coisas e as contas são automaticamente feitas.

                                      podem fazer o download do link: http://rapidshare.com/files/45290015...el_vs_gpl.xlsx

                                      naturalmente se tiverem sugestões digam, isso foi assim feito em cima do joelho para facilitar os cálculos
                                      Editado pela última vez por Eliminado0008; 16 March 2011, 20:33.

                                      Comentário


                                        Deixo aqui mais algumas considerações de mundo real para o caso de alguém querer reflectir sobre isto.
                                        Não tenho qualquer pretensão a ser dono da verdade, mas este fórum é muito populado por pessoas que viram a luz ao contrário do País e Mundo reais, o que é um fenómeno curioso.


                                        Mas aqui vai a questão:

                                        - A adopção do diesel vs gpl não é a mesma coisa para quem gasta 6000 euros num carro ou 60.000 euros (ou 25.000 que seja como ilustrarei).

                                        Agarrando no cenário dos 6000 euros, e imaginando que eu teria esse valor para gastar num carro usado, facilmente compraria um carro a gasolina para converter a GPL.

                                        Porquê?

                                        Porque com 4000 euros compro um segmento D a gasolina, com um motor interessante (sem ser extravagante, pois nem isso faria sentido), e isto num carro que facilmente tem "meia-dúzia" de km e "cheira a novo" (desde que tenha sido minimamente estimado).

                                        O exemplo do C5 I 1.8 que dei atrás é um dos exemplos: ~4000 euros, 60.000 km reais, numa versão bastante bem equipada, e isto num motor que ainda está no escalão de IUC dos 1600cc (falando no carro de 2001/2002) e que consegue consumos interessantes.
                                        Juntando-lhe o valor da conversão, fica um carro com uma certa qualidade com um custo global (e por km) abaixo de um diesel.

                                        A alternativa (nos 6000 euros) seria provavelmente um diesel mais velho e carregado de km, que não só poderia pertencer a uma geração de diesel do tempo da roda quadrada em termos de utilização, como teria todo o desgaste inerente a um carro excessivamente usado.

                                        A minha escolha óbvia numa situação destas seria sempre um carro a gasolina + conversão para GPL.
                                        É que nem tenho grandes dúvidas acerca disto!

                                        Com 60.000 euros (ou mesmo 25.000) a conversa já é outra.
                                        Centrando-me nos 25.000 euros, eu tanto poderia comprar um diesel novo como um gasolina novo.
                                        O problema é que (pelo menos por cá) a instalação de GPL sendo feita posteriormente manda logo a garantia para o lixo, e as opções já de origem não são muitas (e são frequentemente pouco apelativas).
                                        Aqui o diesel vinha sem pensar duas vezes, até porque os modelos a gasolina que consideraria mais interessantes nestes valores/cilindrada são turbo, e os consumos reais são muito diferentes do que se pinta nas especificações.

                                        Antes que se diga (com razão) que isso também acontece nos diesel, um consumo 30% acima do anunciado sobre uma base de 5 é diferente do que sobre uma base de 7.
                                        Claro que isto é matemática da mais rudimentar, mas é por isso mesmo que não há grandes voltas a dar.

                                        Resultado: No carro novo de 25.000 euros, o diesel seria quase certamente a minha opção.

                                        Num carro usado, com 25.000 euros já não se justifica falar no diesel carregado de km e com motores do tempo da roda quadrada, porque isso já abre as perspectivas a automóveis muito decentes.
                                        É um facto que o carro a gasolina ainda potenciará este "decentes", mas se pensarmos numa coisa um bocadinho ambiciosa e formos para um "simples" 2.5 de 6 cilindros, toda a manutenção e impostos (IUC por exemplo) vão ser de acordo com esse estatuto de luxo que esses motores gozam por cá. Em termos de manutenção, a simples troca de óleo passa dos típicos 4 - 4.x litros de um diesel 2.0 de 4 cilindros para algo que com alguma facilidade se multiplica por 1,5x ou 2x.

                                        Agora pode dizer-se "então mas porquê não comparar com o 2.0 a gasolina?", ao que eu respondo o seguinte:

                                        - Para ter um BMW 320i a gasolina de 4 cilindros, prefiro de longe o 320d pelo simples facto do turbo fazer mover o peso elevado do carro de um modo mais "leve". Um 320i nunca na vida será um carro desportivo (ou um 320d, claro), e não o sendo também não quero ouvir motores aos gritos para fazer o que outros fazem sem gritar.

                                        Adicionalmente neste exercício ainda levo com o autocolante no "rabo", fico na rua quando chega à altura de ir a uma enorme quantidade de centros comerciais (e logo eu que tenho profissionalmente de usar com frequência), e sem que tenha alguma mais valia.

                                        Antes que venham os petrolheads todos de faca na mão, eu adoro queimar gasolina na mota, onde tenho 1100cc e 162cv para 200 kg. Adoro queimar gasolina no S2000, num carro com 240cv.
                                        Adoraria queimar gasolina num 6 cilindros...
                                        ...mas num carro familiar de 4 cilindros atmosférico com 1500 kg, desculpem lá, mas eu fico do lado da esmagadora maioria dos Portugueses que preferem o diesel.

                                        E se alguém duvidar que os Portugueses preferem a condução dos diesel nestes segmentos (ou dos turbo a diesel, para ser mais preciso), coloquem aqui a tabela de vendas dos últimos anos de carros do segmento D e vamos contar os modelos a gasolina...
                                        ...se o top for suficientemente longo para que apareça algum!!!

                                        Este factor das vendas hoje vai influenciar a disponibilidade de usados amanhã, como a do passado influenciou a actual.

                                        Num carro de 60.000 euros, dificilmente alguém vai andar com um autocolante no rabo e ficar proibido de entrar num estacionamento!
                                        Era o que mais faltava!

                                        Aqui restam duas opções: ou se é um "purista" da gasolina e compra-se o carro assumindo os seus custos, ou compra-se o diesel.
                                        Se pensarmos que raramente quem compra um carro de 60.000 euros fica com ele até morrer (ele o carro), trocando-o antes de ter um valor ridículo, percebe-se o porquê da maior aceitação dos diesel.

                                        De notar que eu não tenho nada contra o GPL.
                                        Tal como escrevi atrás, para mim seria uma opção muito lógica e "óbvia" se pensasse em gastar até um determinado valor num carro.

                                        Daí para cima as coisas vão mudando, até porque a lei em nada ajuda o GPL. Quando um carro a GPL é proibido de entrar em certos locais (quando até é o diesel que "devia" ser proibido pela poluição extra que causa), está-se a matar o GPL à partida.

                                        Continuarão a existir sempre os carros convertidos, muitos deles sem o autocolante, mas na altura de passar o cheque a partir de determinados valores o GPL sai fora da equação.

                                        Claro que há sempre alguém que é (ou quer ser) diferente e compra o novo, convertendo-o a GPL logo e arriscando a garantia, mas isso são excepções, pois se fossem a regra, as tabelas de vendas tinham uma distribuição menos virada para os motores diesel.

                                        Em último caso, os números têm uma certa frieza, mas são o que são!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                                          por acaso gostava de saber quais são essas perspectivas do mundo real.
                                          Já estão abaixo, mas reduz-se a isto:

                                          - Coloca aqui as tabelas de vendas de automóveis em Portugal e por segmento.

                                          Será por acaso que até a Porsche passou a ter motores diesel na sua gama de produtos (para suicídio de alguns dos seus fãs), ou é porque o mercado o está a exigir?

                                          Números e vendas.

                                          Já disse isto mais do que uma vez: um fabricante só vende um carro uma vez, nem que esse carro venha a ter 20 donos depois do primeiro (que é o que interessa para a marca).

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                                            Tu desdenhas, gozas e picas e ainda não vi um único post teu no fórum que fosse de jeito ou de valor para alguém. E eu senti-me picado pelo que vou deixar a discussão por aqui.
                                            Mas tu ainda não adicionaste esse Nick à tua ignore-list?

                                            Na minha já tem o lugar honroso de primeiro e único há muito tempo!

                                            (pena que os quotes ainda mostrem um bocado do lixo, mas não há soluções perfeitas).

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                              Já disse isto mais do que uma vez: um fabricante só vende um carro uma vez, nem que esse carro venha a ter 20 donos depois do primeiro (que é o que interessa para a marca).
                                              Já peças de substituição (turbos, MAFs...) é sempre a facturar!

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                Mas tu ainda não adicionaste esse Nick à tua ignore-list?

                                                Na minha já tem o lugar honroso de primeiro e único há muito tempo!

                                                (pena que os quotes ainda mostrem um bocado do lixo, mas não há soluções perfeitas).
                                                Há sempre quem prefere viver na ignorância!

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                  Deixo aqui mais algumas considerações de mundo real para o caso de alguém querer reflectir sobre isto.
                                                  Não tenho qualquer pretensão a ser dono da verdade, mas este fórum é muito populado por pessoas que viram a luz ao contrário do País e Mundo reais, o que é um fenómeno curioso.


                                                  Mas aqui vai a questão:

                                                  - A adopção do diesel vs gpl não é a mesma coisa para quem gasta 6000 euros num carro ou 60.000 euros (ou 25.000 que seja como ilustrarei).

                                                  Agarrando no cenário dos 6000 euros, e imaginando que eu teria esse valor para gastar num carro usado, facilmente compraria um carro a gasolina para converter a GPL.

                                                  Porquê?

                                                  Porque com 4000 euros compro um segmento D a gasolina, com um motor interessante (sem ser extravagante, pois nem isso faria sentido), e isto num carro que facilmente tem "meia-dúzia" de km e "cheira a novo" (desde que tenha sido minimamente estimado).

                                                  O exemplo do C5 I 1.8 que dei atrás é um dos exemplos: ~4000 euros, 60.000 km reais, numa versão bastante bem equipada, e isto num motor que ainda está no escalão de IUC dos 1600cc (falando no carro de 2001/2002) e que consegue consumos interessantes.
                                                  Juntando-lhe o valor da conversão, fica um carro com uma certa qualidade com um custo global (e por km) abaixo de um diesel.

                                                  A alternativa (nos 6000 euros) seria provavelmente um diesel mais velho e carregado de km, que não só poderia pertencer a uma geração de diesel do tempo da roda quadrada em termos de utilização, como teria todo o desgaste inerente a um carro excessivamente usado.

                                                  A minha escolha óbvia numa situação destas seria sempre um carro a gasolina + conversão para GPL.
                                                  É que nem tenho grandes dúvidas acerca disto!
                                                  falar de carros usados e ainda por cima distintamente diferentes um do outro não faz sentido.

                                                  a tónica deve ser posta, e comparação feita em carros semelhantes em performance, qualidade, marca, modelo porque senão não se chega a lado nenhum, sejam carros novos ou usados.

                                                  Com 60.000 euros (ou mesmo 25.000) a conversa já é outra.
                                                  Centrando-me nos 25.000 euros, eu tanto poderia comprar um diesel novo como um gasolina novo.
                                                  O problema é que (pelo menos por cá) a instalação de GPL sendo feita posteriormente manda logo a garantia para o lixo, e as opções já de origem não são muitas (e são frequentemente pouco apelativas).
                                                  manda? isso não será tão linear assim. até porque se algo der para o torto devido à instalação do GPL tens a garantia do sistema instalado. se não for devido ao GPL então não há nenhum motivo para a garantia original do carro não ser válida.
                                                  Aqui o diesel vinha sem pensar duas vezes, até porque os modelos a gasolina que consideraria mais interessantes nestes valores/cilindrada são turbo, e os consumos reais são muito diferentes do que se pinta nas especificações
                                                  .
                                                  a questão que se põe é: o carro a diesel pelo qual optarias seria semelhante em performance, tamanho, construção, marca do que o hipotético carro a gasolina que te agradaria? é que se não for então estamos de novo a comparar alhos com bugalhos.
                                                  Antes que se diga (com razão) que isso também acontece nos diesel, um consumo 30% acima do anunciado sobre uma base de 5 é diferente do que sobre uma base de 7.
                                                  Claro que isto é matemática da mais rudimentar, mas é por isso mesmo que não há grandes voltas a dar.
                                                  se se usam valores relativos é para se poder fazer comparações sem cair nesse argumento é falacioso, a comparação que fazes é de facto rudimentar e errónea.

                                                  Resultado: No carro novo de 25.000 euros, o diesel seria quase certamente a minha opção.

                                                  Num carro usado, com 25.000 euros já não se justifica falar no diesel carregado de km e com motores do tempo da roda quadrada, porque isso já abre as perspectivas a automóveis muito decentes.
                                                  É um facto que o carro a gasolina ainda potenciará este "decentes", mas se pensarmos numa coisa um bocadinho ambiciosa e formos para um "simples" 2.5 de 6 cilindros, toda a manutenção e impostos (IUC por exemplo) vão ser de acordo com esse estatuto de luxo que esses motores gozam por cá. Em termos de manutenção, a simples troca de óleo passa dos típicos 4 - 4.x litros de um diesel 2.0 de 4 cilindros para algo que com alguma facilidade se multiplica por 1,5x ou 2x.
                                                  estás de novo a por no mesmo patamar carros completamente distintos, acho muito difícil que carros tão distintos como 2.5 6 cilindros a gasolina e um 2.0 de 4 cilindros sejam comparáveis em performance.
                                                  Agora pode dizer-se "então mas porquê não comparar com o 2.0 a gasolina?", ao que eu respondo o seguinte:

                                                  - Para ter um BMW 320i a gasolina de 4 cilindros, prefiro de longe o 320d pelo simples facto do turbo fazer mover o peso elevado do carro de um modo mais "leve". Um 320i nunca na vida será um carro desportivo (ou um 320d, claro), e não o sendo também não quero ouvir motores aos gritos para fazer o que outros fazem sem gritar.
                                                  de novo? assim naturalmente o gpl sai sempre a perder.
                                                  Adicionalmente neste exercício ainda levo com o autocolante no "rabo", fico na rua quando chega à altura de ir a uma enorme quantidade de centros comerciais (e logo eu que tenho profissionalmente de usar com frequência), e sem que tenha alguma mais valia.
                                                  tens razão excepto quando dizes que não terias nenhuma mais valia, terias a mais valia de poupares pelo menos na compra.
                                                  Antes que venham os petrolheads todos de faca na mão, eu adoro queimar gasolina na mota, onde tenho 1100cc e 162cv para 200 kg. Adoro queimar gasolina no S2000, num carro com 240cv.
                                                  Adoraria queimar gasolina num 6 cilindros...
                                                  ...mas num carro familiar de 4 cilindros atmosférico com 1500 kg, desculpem lá, mas eu fico do lado da esmagadora maioria dos Portugueses que preferem o diesel.
                                                  ninguém anda de faca na mão, mas deves admitir que o teu critério de comparação não faz sentido. o facto de apenas estares disposto a ter um carro a gasolina com comportamento superior ao carro que estás disposto a ter a diesel estás a enviesar a questão.
                                                  E se alguém duvidar que os Portugueses preferem a condução dos diesel nestes segmentos (ou dos turbo a diesel, para ser mais preciso), coloquem aqui a tabela de vendas dos últimos anos de carros do segmento D e vamos contar os modelos a gasolina...
                                                  ...se o top for suficientemente longo para que apareça algum!!!
                                                  é irrelevante se aparece ou não porque até ao momento o diesel compensa com relativa facilidade em relação à gasolina mas isso não durará para sempre.

                                                  Este factor das vendas hoje vai influenciar a disponibilidade de usados amanhã, como a do passado influenciou a actual.
                                                  sim? e? ninguém te garante que daqui a 4 anos tenhas um mercado disposto a comprar com as tuas expectativas actuais para venda.

                                                  Num carro de 60.000 euros, dificilmente alguém vai andar com um autocolante no rabo e ficar proibido de entrar num estacionamento!
                                                  Era o que mais faltava!
                                                  olha que mesmo aqui no fórum há diversos exemplos de carros de 60000 e mais euros com um autocolante no rabo, nem toda gente tem esse complexo de "parece mal ter um grande carro a GPL".
                                                  Aqui restam duas opções: ou se é um "purista" da gasolina e compra-se o carro assumindo os seus custos, ou compra-se o diesel.
                                                  ou compra-se gpl, ou compra-se gasolina e converte-se.
                                                  Se pensarmos que raramente quem compra um carro de 60.000 euros fica com ele até morrer (ele o carro), trocando-o antes de ter um valor ridículo, percebe-se o porquê da maior aceitação dos diesel.
                                                  o facto de o valor dos diesel estar inflaccionado pelo facto de andarem com combustível subsidiado.

                                                  De notar que eu não tenho nada contra o GPL.
                                                  Tal como escrevi atrás, para mim seria uma opção muito lógica e "óbvia" se pensasse em gastar até um determinado valor num carro.
                                                  tu não é toda gente.
                                                  Daí para cima as coisas vão mudando, até porque a lei em nada ajuda o GPL. Quando um carro a GPL é proibido de entrar em certos locais (quando até é o diesel que "devia" ser proibido pela poluição extra que causa), está-se a matar o GPL à partida.
                                                  existem motivos lógicos e perfeitamente aceitáveis para a proibição de entrada em alguns sítios e para o autocolante.
                                                  Continuarão a existir sempre os carros convertidos, muitos deles sem o autocolante, mas na altura de passar o cheque a partir de determinados valores o GPL sai fora da equação.
                                                  mais uma vez para ti.

                                                  Claro que há sempre alguém que é (ou quer ser) diferente e compra o novo, convertendo-o a GPL logo e arriscando a garantia, mas isso são excepções, pois se fossem a regra, as tabelas de vendas tinham uma distribuição menos virada para os motores diesel.
                                                  as tabelas de vendas reflectem aquilo que as pessoas querem comprar, o que não quer dizer que seja a opção mais racional e/ou económica.

                                                  Em último caso, os números têm uma certa frieza, mas são o que são!

                                                  quais números? os que existem na tua cabeça.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                    O que eu sei é que para aí 80% dos carros que vejo a GPL ( e que tem distico) são umas autênticas sucatas.
                                                    Há muitos que andam sem o autocolante, pelo que essa análise se torna complexa. É claro que daqueles que andam sem autocolante também há muitas sucatas na mesma, mas haverão certamente bons "maquinões".


                                                    Há aqui uma coisa que convém perceber: a maior ou menor validade do GPL depende muito também do mercado e da percepção do mercado, sendo esta visão moldada por outros factores.

                                                    Se fosse tão comum estarem nos stands modelos a GPL quanto é os diesel (sendo que até alguns gasolina deixaram de estar em exposição), se fosse habitual venderem-se carros a GPL em níveis equitativos com os outros combustíveis (o que faria sentido), seria tudo diferente.

                                                    Mais aceitação = mais valor do carro = mais vendas = mais informação correcta sobre o GPL, e considero honestamente que só ficávamos a ganhar.

                                                    Mesmo a 82 cêntimos o litro, continua a ser certamente mais agradável do que o 1.43 € o litro do diesel, e sempre mais agradável de ver do que as "bufas" de fumo que os diesel lá vão largando.

                                                    Eu acredito piamente (e cada vez mais) que o GPL é uma solução interessante.

                                                    O "problema" está na forma como o mercado e as leis estão feitas.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                                                      quais números? os que existem na tua cabeça.
                                                      Nem vou discutir ponto a ponto até tu colocares aqui a tabela de vendas de automóveis em Portugal dos últimos 5 anos até agora.

                                                      A partir daí vemos quem está na realidade e quem anda na terra dos sonhos.

                                                      Os defensores do GPL acham-se sempre visionários (especialmente depois da conversão), e até o podem ser. Longe de mim contestar isso!

                                                      Mas coloca lá os números que solicitei aqui, porque estamos em Portugal e é aqui que os carros são comprados/vendidos.

                                                      Aguardo.


                                                      PS: É que tu (e mais uns quantos) gostam de usar a expressão "para ti", o que é redundante pelo facto de quando eu escrevo que "prefiro" já me refiro à primeira pessoa do singular.
                                                      A questão que resta saber é se eu pertenço a uma minoria ou a uma maioria, e isso as tabelas de venda espelham bem.

                                                      Visto na perspectiva pura e simplesmente económica de quem compra um carro novo e anda com ele até acabar, o GPL compensa na esmagadora maioria das situações.

                                                      Mas tens de convencer primeiro os compradores a sério a gastarem 20/30/40/50/60.000 euros num carro e andar com um autocolante atrás e apanharem chuva para entrar no El Corte Inglês porque o carro de 12.000 contos está proibido de entrar no parque.


                                                      Aguardo os dados.
                                                      Editado pela última vez por rca33; 16 March 2011, 21:08.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                        Nem vou discutir ponto a ponto até tu colocares aqui a tabela de vendas de automóveis em Portugal dos últimos 5 anos até agora.

                                                        A partir daí vemos quem está na realidade e quem anda na terra dos sonhos.

                                                        Os defensores do GPL acham-se sempre visionários (especialmente depois da conversão), e até o podem ser. Longe de mim contestar isso!

                                                        Mas coloca lá os números que solicitei aqui, porque estamos em Portugal e é aqui que os carros são comprados/vendidos.

                                                        Aguardo.


                                                        PS: É que tu (e mais uns quantos) gostam de usar a expressão "para ti", o que é redundante pelo facto de quando eu escrevo que "prefiro" já me refiro à primeira pessoa do singular.
                                                        A questão que resta saber é se eu pertenço a uma minoria ou a uma maioria, e isso as tabelas de venda espelham bem.

                                                        Aguardo os dados.
                                                        como te disse é irrelevante o que as tabelas de vendas dizem, as empresas vendem o que as pessoas querem comprar o que não significa que isso seja a opção mais racional/económica. tá difícil perceber essa parte?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                                                          como te disse é irrelevante o que as tabelas de vendas dizem, as empresas vendem o que as pessoas querem comprar o que não significa que isso seja a opção mais racional/económica. tá difícil perceber essa parte?
                                                          Se queres elevar o tom vais ficar a falar sozinho.

                                                          Mas respondendo-te, eu não disse que o GPL não fica mais barato.

                                                          Digo que no global não tem de ser uma melhor opção do que o diesel, pelos factores associados ao GPL.

                                                          Agora pergunto-te eu: isto é assim tão difícil de perceber?

                                                          Se tu queres comprar um carro de 10.000 contos e seres obrigado a deixa-lo na rua, força nisso.

                                                          Mas não podes esperar que um consumidor convencional aceite que um carro que custa mais do que algumas casas prontas a habitar em Portugal seja alvo de descriminação negativa como é!

                                                          Isto parece-me excessivamente óbvio, apesar de poderes fazer o que quiseres com o teu dinheiro...
                                                          ...mas nunca com o dos outros.

                                                          Eu falo da realidade de Portugal, tu estás a falar de quê???

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                            Se queres elevar o tom vais ficar a falar sozinho.

                                                            Mas respondendo-te, eu não disse que o GPL não fica mais barato.

                                                            Digo que no global não tem de ser uma melhor opção do que o diesel, pelos factores associados ao GPL.

                                                            Agora pergunto-te eu: isto é assim tão difícil de perceber?

                                                            Se tu queres comprar um carro de 10.000 contos e seres obrigado a deixa-lo na rua, força nisso.

                                                            Mas não podes esperar que um consumidor convencional aceite que um carro que custa mais do que algumas casas prontas a habitar em Portugal seja alvo de descriminação negativa como é!

                                                            Isto parece-me excessivamente óbvio, apesar de poderes fazer o que quiseres com o teu dinheiro...
                                                            ...mas nunca com o dos outros.

                                                            Eu falo da realidade de Portugal, tu estás a falar de quê???
                                                            mas não era de custos que se estava a falar? a discriminação tu consideras negativa, eu considero necessária.

                                                            eu estou a falar dos custos de aquisição/utilização carros diesel e carros equivalentes a gpl.

                                                            não era este o assunto a ser discutido?

                                                            quanto ao facto de só mandar no meu dinheiro isso é mais que óbvio, mas se vamos por aí então não se discute assunto nenhum porque cada um só manda no seu dinheiro, eu como só mando no meu dinheiro nem tenho carro a GPL nem a diesel, anda a gasolina.
                                                            Editado pela última vez por Eliminado0008; 16 March 2011, 21:23.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                              Façam as contas. Tenho um clio dci que gasta 4.9 aos 100. Um Astra a gasolina que gasta 7.4. Portanto o Astra a GPL gastaria quanto? 9? Qualquer coisa como 6.5€ para o diesel e 6.3€ para o Gasolina. E o custo do KIT? As Revisões do Astra são sempre mais caras que o clio e ainda por cima o clio faz de 30000 em 30000 ou 2 anos e o astra anualmente. Portanto será que o GPL compensava? Não me parece. Até pk o astra a Gpl continuaria uma autêntica porcaria em termos de motor.
                                                              Primeiro não me parece uma comparação com pés e cabeça pegar em dois carros de segmentos diferentes, com pesos e dimensões diferentes.

                                                              Que tal Clio dci Vs Clio a gasolina?

                                                              Vais sempre buscar argumentos sem pés nem cabeça. Essa de classificar como manhosas as instalações gpl é de rir. Será que os filtros de particulas não sao uns adaptadores manhosos para colocar em carros poluentes por natureza?

                                                              Admite, gostas de carro a gasóleo e ponto final, ninguém te obriga a andar com outro tipo de combustível.

                                                              O meu anterior carro era a diesel, o actual é a gpl e no futuro se calhar será electrico ou %&%&/ de vaca

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X