Ora bem mais um belo Tópico de encher chouriços, então vamos lá falar do império germanico.
A unica marca Alemã que acho que realmente é digna de registo é a BMW. Tem excelentes modelos em automóveis e excelentes motociclos. Tem uma gestão tal maneira eficaz que é a unica marca que garante qualquer peça para os seus modelos mais antigos, notável de facto...
Mercedes Benz - Grande marca igualmente, apenas peca pelo facto de ser a preferida dos Taxistas e construtores civis (a bala camisa aberto com o fio de oiro e o pelame à mostra) e de andarem com aquele problema de incendiar. Ai se fosse a Alfa Romeo....
De resto o Grupo Vag é que acho digno de Case Study. Do ponto de vista da gestão é soberba...
Começou com o Carocha, um produto realmente bom e que vendeu 22 milhões de unidades. Quando foi para o substituir fez meia duzia de carros terrivelmente mauzinhos até ter chegado ao Golf. Teve ainda a sorte de ter passado os terriveis anos 80 sem qualquer problema no seu nome, também não era dificil visto os carros que vendia.
Veja-se bem a Vw tinha o Golf que de um motor de 1300cc tirava 65cv. Tinha carburador e todos os equipamentos eram manuais. Na mesma altura a Alfa Romeo tinha o 33 (esse cancro e charuto e tal) que de um motor de cilindros opostos e 1300cc a injecção electronica tirava 90cv. Tinha de série vidros electricos, fecho centralizado, direcção assistida e ar condicionado e abertura da mala pelo interior do carro... Assim é bem mais facil ter um carro a dar problemas..
A Audi foi uma bela manobra de marketing da VW. Fechada a Auto Union desde os anos 40, decidiu revitalizar o nome 30 anos depois pois não conseguia vender o VW K70 pois a VW era mais procurada em segmentos inferiores. E acho uma graça o marketing Vag conseguir apagar o fosso de 30 anos e tentar vender a Audi actual como aquela de antes da 2ª grande guerra....
Mas a Vw tem mérito pois até conseguiu colocar uma marca amorfa como a Seat a vender "diesel desportivo" em Portugal......
Em conpensação temos o Grupo Fiat com o seu patrão il padrinho Sergio Marcolhone que não sabe o que quer. Tem duas marcas miticas como a Alfa e a Lancia sem grande rumo (a Alfa melhorzinha), marcas cheias de historia e produtos inovadores e miticos. A Lancia, a marca europeia mais inovadora de sempre está a levar com rebadges de carros americanos....
Só vos digo isto. Alfa e Lancia na mão de bons gestores e ui ui, eram vendas a sério. Agora na mão deste cepo, sem visão do que quer que seja, está tudo dito. Por isso os alemães e especialmente o grupo Vag vai continuar a vender o que quiser em todo o lado pois os italianos com a Fiat, a Alfa com dois modelos e a Chrisler, perdão Lancia nunca irá a lado nenhum....
A unica marca Alemã que acho que realmente é digna de registo é a BMW. Tem excelentes modelos em automóveis e excelentes motociclos. Tem uma gestão tal maneira eficaz que é a unica marca que garante qualquer peça para os seus modelos mais antigos, notável de facto...
Mercedes Benz - Grande marca igualmente, apenas peca pelo facto de ser a preferida dos Taxistas e construtores civis (a bala camisa aberto com o fio de oiro e o pelame à mostra) e de andarem com aquele problema de incendiar. Ai se fosse a Alfa Romeo....
De resto o Grupo Vag é que acho digno de Case Study. Do ponto de vista da gestão é soberba...
Começou com o Carocha, um produto realmente bom e que vendeu 22 milhões de unidades. Quando foi para o substituir fez meia duzia de carros terrivelmente mauzinhos até ter chegado ao Golf. Teve ainda a sorte de ter passado os terriveis anos 80 sem qualquer problema no seu nome, também não era dificil visto os carros que vendia.
Veja-se bem a Vw tinha o Golf que de um motor de 1300cc tirava 65cv. Tinha carburador e todos os equipamentos eram manuais. Na mesma altura a Alfa Romeo tinha o 33 (esse cancro e charuto e tal) que de um motor de cilindros opostos e 1300cc a injecção electronica tirava 90cv. Tinha de série vidros electricos, fecho centralizado, direcção assistida e ar condicionado e abertura da mala pelo interior do carro... Assim é bem mais facil ter um carro a dar problemas..
A Audi foi uma bela manobra de marketing da VW. Fechada a Auto Union desde os anos 40, decidiu revitalizar o nome 30 anos depois pois não conseguia vender o VW K70 pois a VW era mais procurada em segmentos inferiores. E acho uma graça o marketing Vag conseguir apagar o fosso de 30 anos e tentar vender a Audi actual como aquela de antes da 2ª grande guerra....
Mas a Vw tem mérito pois até conseguiu colocar uma marca amorfa como a Seat a vender "diesel desportivo" em Portugal......
Em conpensação temos o Grupo Fiat com o seu patrão il padrinho Sergio Marcolhone que não sabe o que quer. Tem duas marcas miticas como a Alfa e a Lancia sem grande rumo (a Alfa melhorzinha), marcas cheias de historia e produtos inovadores e miticos. A Lancia, a marca europeia mais inovadora de sempre está a levar com rebadges de carros americanos....
Só vos digo isto. Alfa e Lancia na mão de bons gestores e ui ui, eram vendas a sério. Agora na mão deste cepo, sem visão do que quer que seja, está tudo dito. Por isso os alemães e especialmente o grupo Vag vai continuar a vender o que quiser em todo o lado pois os italianos com a Fiat, a Alfa com dois modelos e a Chrisler, perdão Lancia nunca irá a lado nenhum....
Comentário