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Os 10 motivos para o sucesso das marcas alemãs

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    #31
    Originalmente Colocado por Insekt77 Ver Post
    A revista americana Fortune fez uma reportagem a respeito do sucesso das empresas alemãs no ramo automóvel. Na matéria, a publicação propunha-se a desvendar os segredos da boa reputação de companhias como Audi, BMW, Mercedes-Benz, Porche e Volkswagen. Concluiu-se, em análise de mercado, que há 10 motivos para tamanho respeito do quinteto.

    OS 10 MOTIVOS

    1 – Tradição. A Alemanha trabalha no ramo automóvel há muito mais tempo que a maioria dos países. Em 1879, Karl Benz registou o primeiro projeto de motor de combustão
    interna. Em 1886, recebeu a patente do primeiro automóvel.


    2 – Automobilismo. As marcas deste país têm tradição em competições automóveis, especialmente as que levam os veículos ao limite. Além disso, autódromos míticos como o de Nürburgring, o “Inferno Verde”, ficam lá.


    3 – Autobahn. Com quase 13 mil quilômetros de rodovias sem limite de velocidade, não é difícil que o público demande produtos que correspondam ao rendimento permitido.


    4 – Imagem. As marcas alemãs construíram uma posição sólida ao longo do tempo, sendo consideradas principalmente autênticas. A BMW, por exemplo, prima por trações traseiras, mas com distribuição de peso de 50%.


    5 – Tecnologia. As empresas dão todas as condições para que os engenheiros desenvolvam produtos avançados, primando pela tecnologia e pela qualidade.


    6 – Adaptabilidade. Apesar de a maioria delas atuar no segmento premium, as marcas alemãs fazem bastante sucesso em países emergentes. Os seus veículos são objetos de culto e desejo, ganhando consumidores não apenas onde o poder aquisitivo é alto.

    7 – “Arrogância”. As alemãs sabem que seus veículos têm qualidade e fazem questão de frisá-la em seus slogans. A Mercedes, por exemplo, usa o “The best or nothing”, traduzido em “O melhor ou nada”.


    8 – Preço. Os modelos germânicos contam com preços finais “no alvo”. Eles são altos, mas não chegam a ser exagerados, criando a vontade de comprar nos consumidores.


    9 – Exclusividade. Pelo alto preço final, os produtos acabam tendo certa dose de exclusividade. No entanto, aí que se criam os desejos de ter ainda mais restrição, com modelos como Série 5 x M5 ou Classe E x E63 AMG.


    10 – Liderança. Elas são aclamadas por estarem sempre à frente. As outras sempre correm atrás das alemãs, o que as deixa como referência do mercado
    1 - Naaa... Podem ter sido os primeiros, mas os americanos é que tornaram o negócio naquilo que é hoje, criando os métodos para a massificação do automóvel.

    2 - Dúbio, no minimo. Mal "nasceu" o automóvel, competição automóvel apareceu um pouco por toda a parte. Nestes tempos pioneiros, a competição era a única forma de separar o trigo do joio. E tanto se pode falar na Alemanha, como nos EUA, Italia, FRança ou UK.

    3 - O único ponto que realmente concordo. A Alemanha foi a pioneira das auto-estradas. E os seus produtos tiveram de dar um salto evolutivo grande para garantir os ritmos que estas super-estradas permitiam. E falo em integridade estrutural como também real qualidade e fiabilidade dos componentes para aguentarem ritmos elevados durante longos períodos. A autobahn foi dos principais motivadores para a caracteristica tradicional de robustez do típico carro alemão. Facto.
    Não significa que outros o conseguissem fazer. A checoslovaca Tatra deu sem dúvida algo para os alemães pensarem nos anos 20, 30.

    4 - A questão da imagem pode ter sido consequência do ponto 3. A necessidade de ter algo que aguentasse os ritmos da Autobahn, permitiu aumento geral da qualidade de construção, começando a criar bases sólidas para uma imagem de superioridade, qualidade, robustez.

    5 - Muito discutivel. Historicamente, temos visto os alemães a pegar nas boas ideias dos outros e executá-las melhor. Mas a nivel criativo, os italianos arrumam-nos a um canto. Não falo de styling, mas avanços tecnológicos. Mesmo os americanos têm bastante mais contribuições para a evolução do automóvel, e na primeira metade do séc XX eram a referência a seguir.

    6 - Não entendo bem este ponto. Fala-se em adaptabilidade e contrapõe-se com culto e desejo. E culto e desejo não tem muito a ver com adaptabilidade. Mas mais com um certo conjunto de características, misturados com imagem forte. Na realidade, os carros alemães são dos que menos se adaptam aos diversos mercados (apesar de hoje em dia, dado a sua expansão por todos os segmentos e nichos, demonstrar essa necessidade de se adaptar a qualquer gosto ou fetiche do mercado), mantendo um ponto de vista absolutista em como deve ser o automóvel. Têm produtos verdadeiramente globais, que ultrapassam todos os códigos sociais e culturais, não necessitando de alterações para vingar em qualquer mercado. É uma das suas melhores caracteristicas.

    7 - Também concordo. E trata-se mais de uma questão cultural. É natural que transpareça da sociedade alemã para os produtos que concebem.

    8 - Acho que aqui é brincar com a "psique" do consumidor. Se é caro, deve ser melhor, apesar de nem sempre corresponder à realidade.

    9 - Exclusividade talvez o fosse no passado. Com a entrada nos segmentos mais populares, torna-se cada vez menos um clube restrito e exclusivo.

    10 - Aqui poderíamos separar a coisa por construtores. Talvez o arquétipo do que é o automóvel lider alemão seja melhor personificado pela Mercedes na maior parte do séc. XX. Sem dúvida, tornou-se a lider, universalmente conhecida e desejada, o que os outros construtores pretendiam alcançar. Durante muito tempo foi considerada a melhor marca do mundo e com razão. Perdeu o rumo no final dos anos 90, quando iniciou o caminho de dinamização da sua imagem, de modo a ir atrás de um target mais jovem, e decidiu começar a entrar em segmentos mais baixos e outros nichos. E o facto da engenharia ter perdido a liderança conceptual nos projectos deu origem a coisas como o "alce" classe A (apesar da excelência conceptual do mesmo) ou os problemas de fiabilidade/qualidade que afectaram o ínicio da década passada na Mercedes. Felizmente está a recuperar, mas actualmente a marca como que banalizou-se em excesso. Até nas opções estilisticas tomadas.

    Mas sim, hoje em dia todos tentam ser como os alemães. E ver a evolução de uma VW, que nos anos 70 vendia apenas coisas obsoletas com tecnologia dos anos 30, chegar onde chegou é realmente um percurso notável. Um sintoma revelador do que caracteriza o povo alemão. Metódico, profissional, incansáveis...

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      #32
      Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
      Maserati!
      Epah, esta foi imperdoável

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        #33
        Originalmente Colocado por crash Ver Post
        (...) A Alemanha foi a pioneira das auto-estradas. (...)
        Foi na Itália que se construiram as primeiras auto-estradas; tendo sido a primeira aberta em 1922, enquanto que o primeiro troço de auto-estrada alemã só será inaugurado dez anos mais tarde.

        Na minha opinião, a razão do sucesso da indústria automóvel alemã alicerça-se, essencialmente numa marca: Mercedes-Benz, pois tornou-se o arquétipo da marca que cria carros fiavéis, confortáveis, de desenho simples e clássico, que custa mais caro do que outras porque é, em quase tudo, melhor.

        E esta interpretação passou a associar-se a outras marca automóveis alemãs.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por To Ver Post
          Foi na Itália que se construiram as primeiras auto-estradas; tendo sido a primeira aberta em 1922, enquanto que o primeiro troço de auto-estrada alemã só será inaugurado dez anos mais tarde.

          Na minha opinião, a razão do sucesso da indústria automóvel alemã alicerça-se, essencialmente numa marca: Mercedes-Benz, pois tornou-se o arquétipo da marca que cria carros fiavéis, confortáveis, de desenho simples e clássico, que custa mais caro do que outras porque é, em quase tudo, melhor.

          E esta interpretação passou a associar-se a outras marca automóveis alemãs.
          Exactamente. Acho que a as outras marcas aproveitaram a onda da Mercedes para ficarem também reconhecidas como tal.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
            Não concordo, no entanto vou para o trabalho no meu veiculo baratucho e segundo a tua opinião sem qualidade ou mesmo com alguma bastante reduzida que tem mais probabilidade de chegar ao fim de vida com a maioria das peças de origem, enquanto o seu veiculo mais caro e com o marketing a puchar preços em excesso, na segunda ou terceira revisão já trocou componentes que em comparação duram a vida inteira num qualquer veiculo utilitário.
            Excepções existem sempre, agora não é por acaso que os 190, os w1223, os w124, etc, foram e ainda são ícones de fiabilidade, o Beetle foi o modelo que mais tempo esteve em produção de sempre desde 1938 até 2003 (!!!), ou os BMW são referência dinâmicas, ou o 911 é ininterruptamente uma das referência dos super desportivos desde que foi criado. A fama não aparece por acaso. Tudo tem uma razão de ser. Se o conseguiram foi porque foram os melhores ou estiveram sempre entre os melhores.

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              #36
              Em relação ao primeiro post, o único ponto que está errado é em relação à competição. Os Alemães são bons na competição mas nunca foram as referências. Por exemplo na F1 quem tem mais vitórias como equipa é a Ferrari, a marca que mais forneceu motores para vitórias é a Cosworth//Ford, a Mercedes só vem e 4º, atrás da Cosworth, Ferrari e Renault.

              No WRC quem tem mais vitórias como Grupo é a PSA. Como marca penso que é a Citroen.

              As corridas de automóveis foram criadas em França, em 1894. O primeiro carro a ganhar um Grand Prix foi um Renault Grand Prix 90CV, conduzido por Ferenc Szisz em 1906.



              Essa questão da competição não está bem correcta.
              Editado pela última vez por Olimpo; 30 July 2012, 11:48.

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                #37
                Os alemães são todos uns cinzentões... tal como todas as mulheres portuguesas têm bigode! Gostaram?

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                  #38
                  Originalmente Colocado por To Ver Post
                  Foi na Itália que se construiram as primeiras auto-estradas; tendo sido a primeira aberta em 1922, enquanto que o primeiro troço de auto-estrada alemã só será inaugurado dez anos mais tarde.

                  Na minha opinião, a razão do sucesso da indústria automóvel alemã alicerça-se, essencialmente numa marca: Mercedes-Benz, pois tornou-se o arquétipo da marca que cria carros fiavéis, confortáveis, de desenho simples e clássico, que custa mais caro do que outras porque é, em quase tudo, melhor.

                  E esta interpretação passou a associar-se a outras marca automóveis alemãs.
                  Nunca concordei tanto com um post, venham mais destes

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    Os alemães são todos uns cinzentões... tal como todas as mulheres portuguesas têm bigode! Gostaram?

                    Tomara alguns alemães serem como os povos do sul e mesmo algumas alemãs terem bigode.
                    Editado pela última vez por m4nn1pul0; 30 July 2012, 12:39.

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                      #40
                      Sim, especialmente em termos económicos os alemães devem invejar bastante os portugas!

                      Aliás, eles trocariam de bom grado todo o seu portento industrial, económico e tecnológico se isso apenas lhes permitisse ter mais umas alemãs barbudas... ou "ser" como os portugueses!
                      Editado pela última vez por LinoMarques; 30 July 2012, 12:54.

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                        #41
                        Originalmente Colocado por crash Ver Post
                        5 - Muito discutivel. Historicamente, temos visto os alemães a pegar nas boas ideias dos outros e executá-las melhor. Mas a nivel criativo, os italianos arrumam-nos a um canto. Não falo de styling, mas avanços tecnológicos. Mesmo os americanos têm bastante mais contribuições para a evolução do automóvel, e na primeira metade do séc XX eram a referência a seguir.
                        Não é mais o contrário?
                        Acho que na maioria das vezes, são os outros a pegar na tecnologia alemã para proveito proprio.

                        Para meter o homem na lua foi preciso um alemão e tecnologia alemã.
                        Muita da tecnologia militar foi "roubada" aos alemães, que estavam muito à frente no seu tempo (com o bom e o mau que isso acarreta).
                        Os submarinos eram considerados os melhores do mundo.
                        A electrónica que fazem é da mais avançada e mais inovadora (em aplicações específicas, pricipalmente).
                        Não há quase nada que façam mal feito (naquilo em que se metem).

                        E é curioso falares dos americanos, que são os que mais benificiaram da tecnologia dos outros para proveito próprio. Até a dos japoneses.

                        Não morro de amores por alemães, mas reconheço-lhes o valor.
                        E tecnologia é muito mais do que automóveis...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                          Não é mais o contrário?
                          Acho que na maioria das vezes, são os outros a pegar na tecnologia alemã para proveito proprio.

                          Para meter o homem na lua foi preciso um alemão e tecnologia alemã.
                          Muita da tecnologia militar foi "roubada" aos alemães, que estavam muito à frente no seu tempo (com o bom e o mau que isso acarreta).
                          Os submarinos eram considerados os melhores do mundo.
                          A electrónica que fazem é da mais avançada e mais inovadora (em aplicações específicas, pricipalmente).
                          Não há quase nada que façam mal feito (naquilo em que se metem).

                          E é curioso falares dos americanos, que são os que mais benificiaram da tecnologia dos outros para proveito próprio. Até a dos japoneses.

                          Não morro de amores por alemães, mas reconheço-lhes o valor.
                          E tecnologia é muito mais do que automóveis...
                          Isso tem tanto que se lhe diga... Os Alemães beneficiaram bastante com a WWII. Não só pelo facto de terem desenvolvido muitas tecnologias militares, como pelo facto de terem invadido e roubado tecnologia a outros países. Por exemplo, antes da WWII os Franceses eram quem tinha mais marcas de automóveis a nível Europeu, depois da WWII grande parte das marcas acabaram ou foram parar às mãos dos Alemães. Aconteceu o mesmo com outras industrias e noutros países por onde eles passaram .

                          Hoje em dia as economias que mais crescem são as Asiáticas, primeiro foram os Japoneses depois os Coreanos e agora os Chineses.

                          Os Japoneses tendo em conta o tamanho, é fascinante o seu domínio de grande parte da industria e tecnologia.

                          Por exemplo, os Europeus a nível de electrónica de consumo são completamente dizimados pelos Asiáticos e Americanos. Até a Nokia que em tempo foi referência na sua área, hoje está em grandes dificuldades.

                          Uma coisa é certa, os Alemães são muito competentes naquilo que fazem, agora essa de serem os melhores a inventarem tecnologia não é assim tão linear...

                          Há países que deram muito ao Mundo, nomeadamente Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Japão, Estados Unidos.

                          Comentário


                            #43
                            Até as gaiolas que são maiores para cumprir com a legislação da UE acerca das galinhas terem espaço, são alemãs.

                            Só é pena não fazerem uma gaiola um pouco maior para meter lá a Merkel.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                              Não é mais o contrário?
                              Acho que na maioria das vezes, são os outros a pegar na tecnologia alemã para proveito proprio.

                              Para meter o homem na lua foi preciso um alemão e tecnologia alemã.
                              Muita da tecnologia militar foi "roubada" aos alemães, que estavam muito à frente no seu tempo (com o bom e o mau que isso acarreta).
                              Os submarinos eram considerados os melhores do mundo.
                              A electrónica que fazem é da mais avançada e mais inovadora (em aplicações específicas, pricipalmente).
                              Não há quase nada que façam mal feito (naquilo em que se metem).

                              E é curioso falares dos americanos, que são os que mais benificiaram da tecnologia dos outros para proveito próprio. Até a dos japoneses.

                              Não morro de amores por alemães, mas reconheço-lhes o valor.
                              E tecnologia é muito mais do que automóveis...
                              Não tenho nada contra os alemães. Também lhes reconheço o valor. Ou aquilo que escrevi foi algum manifesto anti-germano? Sensibilidade a mais?
                              Como é que não poderia gostar dos alemães, se foram eles que oficialmente criaram essa bela disciplina que é o design? (mas curiosamente foi a GM a primeira a abrir um departamento de styling, posteriormente evoluindo para design, pós crise de 29)

                              Mas maior parte das evoluções tecnológicas associadas ao automóvel, e que ainda hoje permanecem como elementos característicos deste objecto, temos de ir a outras nações.
                              Durante a primeira metade do séc. XX tinhas italianos, americanos e franceses na linha da frente da inovação. Até os checos já tinham chegado mais longe, servindo de forte inspiração para coisas como o carro do povo.
                              Do lado alemão temos o sr. Karl Benz, Nikolaus Otto e Rudolph Diesel e ninguém lhes tira o mérito pelo que criaram e alcançaram. O trabalho do sr.Porsche na Lohner no ínicio do século, criando o "Prius" da altura é notável até pelo que conseguiu já alcançar na altura, que não fica longe do que temos hoje em dia.

                              Mas no campo da evolução auto, desde as carroçarias monocoque, às suspensões independentes, aos avanços aerodinÂmicos, a packagings mais eficientes, até coisas mais comuns, como o arranque por motor eléctrico ou transmissões automáticas, temos de procurar em outro lado.
                              Não significa que os alemães não o saibam fazer, ou não tivessem capacidade para o inventar, pois na maior parte dos casos, tornaram algumas destas inovações viáveis, mas crédito a quem é devido. Pode-se dizer que é uma questão de cronologia, apenaS?

                              A primeira metade do séc XX andou a um ritmo alucinante, com 2 Guerras a produzir avanços brutais em termos tecnológicos. A Alemanha, pelas razões conhecidas, estava lá bem no meio disso tudo. E não significa que não tenham inovado.
                              A única coisa que referi, e focando apenas no automóvel, é que, apesar da aura de superioridade que os seus modelos parecem ter, não significa que tenham tido o protagonismo do inédito.

                              Mas do meu ponto de vista, e indo à essência das coisas, acaba por pouco interessar de onde vem, interessando que apenas venha. Desde que seja bom ou melhor que solução do passado e que permita avançar com as regras do jogo, bora lá.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                Até as gaiolas que são maiores para cumprir com a legislação da UE acerca das galinhas terem espaço, são alemãs.

                                Só é pena não fazerem uma gaiola um pouco maior para meter lá a Merkel.
                                Pois eles têm as gaiolas..... Nós em portugal tivemos 12 anos para nos adaptar.... E o que fizemos? Absolutamente nada. Depois os alemães e outros que são organizados, metódicos, pragmáticos, e que nos querem lixar..... Como se nós próprios não fizessemos um bom trabalho nesse aspecto....

                                Comentário


                                  #46
                                  A partir do momento em que estes motivos são feitos através de uma reportagem de uma revista Americana penso que ta tudo dito

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                    Não é mais o contrário?
                                    Acho que na maioria das vezes, são os outros a pegar na tecnologia alemã para proveito proprio.

                                    Para meter o homem na lua foi preciso um alemão e tecnologia alemã.
                                    Muita da tecnologia militar foi "roubada" aos alemães, que estavam muito à frente no seu tempo (com o bom e o mau que isso acarreta).
                                    Os submarinos eram considerados os melhores do mundo.
                                    A electrónica que fazem é da mais avançada e mais inovadora (em aplicações específicas, pricipalmente).
                                    Não há quase nada que façam mal feito (naquilo em que se metem).

                                    E é curioso falares dos americanos, que são os que mais benificiaram da tecnologia dos outros para proveito próprio. Até a dos japoneses.

                                    Não morro de amores por alemães, mas reconheço-lhes o valor.
                                    E tecnologia é muito mais do que automóveis...
                                    Não é perseguição, mas vou citar-te outra vez
                                    Esse aproveitamento que falas dos americanos, presumo que seja num cenário pós-subida ao poder pelos nazis.
                                    Claro que nem todos os alemães concordavam com o sr. do bigodinho, e houve um êxodo avultado de crâneos.
                                    Estou mais dentro das implicações que isso teve em design, numa altura que a Bauhaus ditava as regras do jogo na área e após ter sido invadida pelos nazis nos anos 30, grande parte dos seus mestres e alunos foram aterrar nos EUA, em cidades como Nova York ou Chicago.

                                    Seria de esperar percurso semelhante pelas mentes científicas que também decidiram abandonar o seu país.
                                    E é óbvio que o país que os acolheu beneficiou imenso desse incremento de neurónios. Parvinhos não são, né?
                                    Também em design e até arte, verificou-se um aumento do protagonismo dos EUA nesse campo, durante os anos que antecederam à 2ª Guerra Mundial.
                                    Mas não significa que os americanos já não tivessem na linha da frente.
                                    Desde arquitectura aos objectos rolantes, nas grandes cidades americanas reinava prosperidade, crescimento e espaço para inovar. Paralelismo que se poderia encontrar nas principais capitais europeias.
                                    A primeira metade do séc. XX foi realmente alucinante em diversos aspectos, com grande carga criativa/inovadora. Europa e EUA nesse aspecto, estavam a uma velocidade completamente distinta do restante mundo.

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                                      #48
                                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                      Pois eles têm as gaiolas..... Nós em portugal tivemos 12 anos para nos adaptar.... E o que fizemos? Absolutamente nada. Depois os alemães e outros que são organizados, metódicos, pragmáticos, e que nos querem lixar..... Como se nós próprios não fizessemos um bom trabalho nesse aspecto....
                                      Nós nunca fizémos um bom trabalho. E os produtores querem é meter o dinheiro ao bolso, não investir, e ainda assim ter subsidios.

                                      E isto enquanto a Alemanha quer novamente ter a Europa toda na mão.

                                      Bem mas isto já é off topic.

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                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                                        Isso tem tanto que se lhe diga... Os Alemães beneficiaram bastante com a WWII. Não só pelo facto de terem desenvolvido muitas tecnologias militares, como pelo facto de terem invadido e roubado tecnologia a outros países. Por exemplo, antes da WWII os Franceses eram quem tinha mais marcas de automóveis a nível Europeu, depois da WWII grande parte das marcas acabaram ou foram parar às mãos dos Alemães. Aconteceu o mesmo com outras industrias e noutros países por onde eles passaram .

                                        Hoje em dia as economias que mais crescem são as Asiáticas, primeiro foram os Japoneses depois os Coreanos e agora os Chineses.

                                        Os Japoneses tendo em conta o tamanho, é fascinante o seu domínio de grande parte da industria e tecnologia.

                                        Por exemplo, os Europeus a nível de electrónica de consumo são completamente dizimados pelos Asiáticos e Americanos. Até a Nokia que em tempo foi referência na sua área, hoje está em grandes dificuldades.

                                        Uma coisa é certa, os Alemães são muito competentes naquilo que fazem, agora essa de serem os melhores a inventarem tecnologia não é assim tão linear...

                                        Há países que deram muito ao Mundo, nomeadamente Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Japão, Estados Unidos.
                                        Ficaram com as marcas não por "roubar" ou apoderarem-se ilicitamente. Antes, compraram-nas quando estavam em dificuldades.

                                        Ainda não percebi o que tanto a itália deu ao mundo...
                                        Só se foi no tempo dos romanos...

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                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                          Ficaram com as marcas não por "roubar" ou apoderarem-se ilicitamente. Antes, compraram-nas quando estavam em dificuldades.

                                          Ainda não percebi o que tanto a itália deu ao mundo...
                                          Só se foi no tempo dos romanos...

                                          Não percebi, estás a falar a sério ou a brincar ?

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                                            #51
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Nós nunca fizémos um bom trabalho. E os produtores querem é meter o dinheiro ao bolso, não investir, e ainda assim ter subsidios.

                                            E isto enquanto a Alemanha quer novamente ter a Europa toda na mão.

                                            Bem mas isto já é off topic.
                                            Mas então explica lá o que a Alemanha pode fazer? Dar dinheiro?

                                            Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                            Não percebi, estás a falar a sério ou a brincar ?
                                            Estou a falar a sério.
                                            Sem falar de automóveis nem de arte (que muitos passam bem sem ela).

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                                              #52
                                              A Mercedes será a marca alemã mais influente na imagem que o mundo terá dos produtos de 4 rodas que de lá saem, mas seria injusto dizer que tudo se deve essencialmente a uma marca. A BMW, VW e até mesmo a Opel tiveram produtos de grande fiabilidade e foram reconhecidas por isso.

                                              Para mim o factor diferenciador dos alemaes é a homogeneidade e a sua forma que segue impecávelmente a função.
                                              Os carros alemães podem não ter o conforto dos franceses, a paixão dos italianos e a fiabilidade do japoneses, mas têm em regra tudo isto em boa quantidade com a atenção ao detalhe própria deles mesmo.

                                              O desenho pode não ser tão exuberante como o italiano ou arrojado como o francês, mas transmite uma maior solidez que ambos, o que aos olhos do cliente configura maior qualidade sendo que muitas vezes até envelhecem melhor. Não se deixam facilmente seguir por novas tendencias de gosto duvidoso, optam geralmente por dar um passo seguro mas que ofereça mais garantias.

                                              Com ambas estas caracteristicas conseguem formar a sua imagem no mercado e eles trabalham para isso, são metódicos e atentos, não são como os italianos que sabem fazer bem feito mas continuam a cometer o mesmo erro básico geração após geração.
                                              Fruto disto os transalpinos têm má fama a nível de qualidade e fiabilidade principalmente do sistema electrico (e hoje pagam-no em vendas, talvez injustamente), os franceses que são mal montados e de qualidade duvidosa, os japoneses que são frigorificos ou meras cópias dos outros mas com menos sabor.

                                              E os alemães? Que são caros? Que são aborrecidos?
                                              Bom, é claramente mais dificil de lhes colar um rótulo e isso têm toda a importancia na hora de comprar carro, aquela coisa que temos de trabalhar durante tanto tempo e vamos manter durante anos. Ponderando tudo muito bem os alemães continuam com propostas extremamente competitivas na hora de comprar carro.
                                              Editado pela última vez por FernandoAc; 30 July 2012, 15:40.

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                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                Estou a falar a sério.
                                                Sem falar de automóveis nem de arte (que muitos passam bem sem ela).

                                                Tens os romanos que inventaram o betão, o conceito de estradas, os aquedutos, barcos de pedaleira, um tipo de casas chamado domus, o calendário de 365 dias como o conheces hoje...

                                                Depois tens feitos individuais como o Alessandro Volta que inventou a pilha eléctrica, o Guglielmo Marconi que foi o primeiro a estabelecer comunicações à distância com ondas radioeléctricas, e talvez o mais conhecido, Galileu Galilei, físico, matemático, astrónomo e filósofo. Descobriu tanta coisa e foi uma mente tão importante da história mundial que nem tenho vontade de enumerar tudo .


                                                E estes foram os que me vieram assim à cabeça...

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                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                  Ficaram com as marcas não por "roubar" ou apoderarem-se ilicitamente. Antes, compraram-nas quando estavam em dificuldades.

                                                  Ainda não percebi o que tanto a itália deu ao mundo...
                                                  Só se foi no tempo dos romanos...
                                                  Focando no automóvel:
                                                  Suspensão independente, carroçaria monocoque e motores V6.
                                                  Packagings mais eficazes pelo mestre Dante Giacosa.
                                                  E pegaram no packaging do referencial Mini de 59 e deram o passo seguinte, colocando caixa ao lado do motor, com semi-eixos de comprimento diferente (e criando o infame torque-steer no processo), sendo ainda a arquitectura/layout mais usada na industria actualmente.
                                                  Construção por módulos, usada de forma referencial pela VW nos dias de hoje.
                                                  Estruturas do tipo space-frame em aço.
                                                  Introdução da injecção directa em diesel e common-rail (com patente vendida à ... Bosch)
                                                  Tecnologia Multiair.

                                                  E mais coisas pelo meio...

                                                  Mas podemos ver isto de outra forma.
                                                  Os italianos deram-nos o VW Golf, Scirocco e o Passat.
                                                  A Italdesign foi peça fundamental no processo de reinvenção da VW nos anos 70.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                                    Tens os romanos que inventaram o betão, o conceito de estradas, os aquedutos, barcos de pedaleira, um tipo de casas chamado domus, o calendário de 365 dias como o conheces hoje...

                                                    Depois tens feitos individuais como o Alessandro Volta que inventou a pilha eléctrica, o Guglielmo Marconi que foi o primeiro a estabelecer comunicações à distância com ondas radioeléctricas, e talvez o mais conhecido, Galileu Galilei, físico, matemático, astrónomo e filósofo. Descobriu tanta coisa e foi uma mente tão importante da história mundial que nem tenho vontade de enumerar tudo .


                                                    E estes foram os que me vieram assim à cabeça...
                                                    Lógico.

                                                    E quanto à Grécia, ainda os alemães não sabiam ler nem escrever e já a Grécia tinha folósofos.

                                                    Bom, a Alemanha nunca perdeu a vontade de ter a Europa na mão.

                                                    Mas isso é off topic e não me alongo mais para não afectar o topico.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                      Focando no automóvel:
                                                      Suspensão independente, carroçaria monocoque e motores V6.
                                                      Packagings mais eficazes pelo mestre Dante Giacosa.
                                                      E pegaram no packaging do referencial Mini de 59 e deram o passo seguinte, colocando caixa ao lado do motor, com semi-eixos de comprimento diferente (e criando o infame torque-steer no processo), sendo ainda a arquitectura/layout mais usada na industria actualmente.
                                                      Construção por módulos, usada de forma referencial pela VW nos dias de hoje.
                                                      Estruturas do tipo space-frame em aço.
                                                      Introdução da injecção directa em diesel e common-rail (com patente vendida à ... Bosch)
                                                      Tecnologia Multiair.

                                                      E mais coisas pelo meio...

                                                      Mas podemos ver isto de outra forma.
                                                      Os italianos deram-nos o VW Golf, Scirocco e o Passat.
                                                      A Italdesign foi peça fundamental no processo de reinvenção da VW nos anos 70.

                                                      Verdade ! E grandes vw nessa altura .

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                        Focando no automóvel:
                                                        Suspensão independente, carroçaria monocoque e motores V6.
                                                        Packagings mais eficazes pelo mestre Dante Giacosa.
                                                        E pegaram no packaging do referencial Mini de 59 e deram o passo seguinte, colocando caixa ao lado do motor, com semi-eixos de comprimento diferente (e criando o infame torque-steer no processo), sendo ainda a arquitectura/layout mais usada na industria actualmente.
                                                        Construção por módulos, usada de forma referencial pela VW nos dias de hoje.
                                                        Estruturas do tipo space-frame em aço.
                                                        Introdução da injecção directa em diesel e common-rail (com patente vendida à ... Bosch)
                                                        Tecnologia Multiair.

                                                        E mais coisas pelo meio...

                                                        Mas podemos ver isto de outra forma.
                                                        Os italianos deram-nos o VW Golf, Scirocco e o Passat.
                                                        A Italdesign foi peça fundamental no processo de reinvenção da VW nos anos 70.
                                                        Resumindo os Italianos são... uns artistas...


                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                                                          Porsche.

                                                          O segredo na minha opinião é simples. As marcas Alemãs são as únicas que não vendem pelo preço baixo. Como já expliquei noutro tópico, existem duas formas de uma empresas fazer sucesso, ou faz produtos melhores que a concorrência, ou faz produtos mais baratos.

                                                          O problema é que quem faz produtos mais baratos arrisca-se a longo prazo a pagar por isso, porque o barato tem menor qualidade.

                                                          Quem faz produtos com qualidade, a longo prazo, recebe esses dividendos, que é o reconhecimento do mercado. É o que acontece à Volkswagen, Audi, Porsche, Mercedes-Benz e BMW.

                                                          São as marcas que se destacam na sua história por produtos superiores aos seus concorrentes e nunca optaram pela via mais fácil, que é vender barato. É normal que hoje em dia sejam reconhecidas pelo seu valor acrescentado e haja disposição da parte do cliente em dar mais € por algo melhor.
                                                          Olha q nao é assim tao linear.
                                                          Tens marcas como SAAB, Jaguar, Land Rover e outras q sempre apostaram na qualidade e um publico especifico que exige diferenciacao e nao foi o suficiente.
                                                          Foram todas vendidas a terceiros pq estavam a ir a banca rota. E tinham prestige e fiabilidade.
                                                          Actualmente acho q tambem é importante serem bons mas generalistas... As marcas hoje mesmo as alemas tiveram de ser mais generalistas. Ate a Mercedes hoje em dia é muito mais do agrado de todos q antigamente.

                                                          à uma coisa q nao podesmos esquecer. Dinheiro... O Dinheiro permite a uma marca aguentar porrada nas epocas más... E se calhar foi o q faltou os q mencionei acima

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                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                                            Tens os romanos que inventaram o betão, o conceito de estradas, os aquedutos, barcos de pedaleira, um tipo de casas chamado domus, o calendário de 365 dias como o conheces hoje...

                                                            Depois tens feitos individuais como o Alessandro Volta que inventou a pilha eléctrica, o Guglielmo Marconi que foi o primeiro a estabelecer comunicações à distância com ondas radioeléctricas, e talvez o mais conhecido, Galileu Galilei, físico, matemático, astrónomo e filósofo. Descobriu tanta coisa e foi uma mente tão importante da história mundial que nem tenho vontade de enumerar tudo .


                                                            E estes foram os que me vieram assim à cabeça...

                                                            Entre outros exemplos, há também o Leonardo da Vinci, com os estudos sobre o helicoptero, submarino, tanque de guerra, o para-quedas... estudo do embrião humano.
                                                            Editado pela última vez por nto; 30 July 2012, 15:31.

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                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                              Focando no automóvel:
                                                              Suspensão independente, carroçaria monocoque e motores V6.
                                                              Packagings mais eficazes pelo mestre Dante Giacosa.
                                                              E pegaram no packaging do referencial Mini de 59 e deram o passo seguinte, colocando caixa ao lado do motor, com semi-eixos de comprimento diferente (e criando o infame torque-steer no processo), sendo ainda a arquitectura/layout mais usada na industria actualmente.
                                                              Construção por módulos, usada de forma referencial pela VW nos dias de hoje.
                                                              Estruturas do tipo space-frame em aço.
                                                              Introdução da injecção directa em diesel e common-rail (com patente vendida à ... Bosch)
                                                              Tecnologia Multiair.

                                                              E mais coisas pelo meio...

                                                              Mas podemos ver isto de outra forma.
                                                              Os italianos deram-nos o VW Golf, Scirocco e o Passat.
                                                              A Italdesign foi peça fundamental no processo de reinvenção da VW nos anos 70.
                                                              Suspensão independente é algo que já existe há tanto tempo que é dificil de verificar. Mas os alemães nos anos 30 já tinham suspensão independente nas 4 rodas, os italianos tenho ideia que não, mas sem certeza.
                                                              Motores V6, é igual ao litro, além de já existirem antes.
                                                              Monocoque tenho ideia que o primeiro carro de produção em massa foi a Arrastadeira.
                                                              Packaging mais eficaz, por obra do Dante Giacosa, bem, o carocha como sabes tinha um motor boxer, aproveitava aquele aquele espaço no compartimento do motor, já o 500 não. Além de que a refrigeração a ar do beetle permitia coisas como sacar o motor fora em poucos minutos, até há um tipo que fez um record qualquer com base nisso. O carro é estupidamente engenhoso.

                                                              Não sabia que o mini não tinha caixa ao lado, fui ver e realmente é atrás, está em banho com o motor, não deixa de ser engenhosa mas não foi esse o desenho que vingou, já aprendi algo hoje!
                                                              Esse avanço é realmente notável e pouco falado, eles aplicaram esse conceito em que carro, no 500? Curiosamente de motor atrás. Ainda assim tiravam melhor aproveitamento do espaço com um motor boxer de 2 cilindros com caixa atrás.

                                                              Para a construção por modulos... Sei que não tem nada a ver mas nisso os alemães são espertos que nem um alho, o beetle serviu para, monovolumes, familiares, coupés de luxo, carros de competição e o mais conhecido utilitário.
                                                              Quanto ao space frame também não sabia, qual foi o modelo?

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