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Governo vai introduzir mais portagens nas ex-SCUT e na A3

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    #91
    Originalmente Colocado por guisas Ver Post
    Pessoal vai uma apostinha:

    Quando os cromos do PS, ou se eventualmente o PCP e/ou o BE forem para o governo, vai a apostinha que todas estas portagens se vão manter ????

    Mas preparem-se que é isso mesmo, andaram a fazer tanta via rápida que agora chegou a hora de pagar o asfalto.....vai haver portagens em tudo o que tenha 2 ou mais faixas no mesmo sentido....vão epsrando pela pancada meus caros......

    Infelizmente é para aí que caminhamos.....toda a gente quiz ter a sua via rápida....algumas eram necessárias outras não são, conforme se irá demonstrar no futuro.
    Toda a gente quem ? Os amigos dos sucessivos governos para mamarem do bom ?

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      #92
      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
      Eu não disse isso... Não falei na má gestão.
      Mas acho que as AE's devem ter custo, talvez não tão elevado, mas devem ter. As coisas custam dinheiro a fazer e a manter e não pode ser só direitos e nada de obrigações. Em qualquer país civilizado pagas portagens e bem mais caras que as nossas.

      Espanha começa agora a ver alguns dos problemas das AutoVias... Muitas deles estão a degradar-se porque não há dinheiro para as manter. Enquanto as AE's pagas estão boas.

      Claro que também não concordo com esta corrida parva ás portagens. Muitas não deviam existir e outras até não são caras. É tudo uma questão de gestão.

      Por exemplo posso ir do centro de Lisboa a Oerias por 0,35€ parece-me justo! Já ter de pagar 1,60€ para a ponte 25 de Abril não acho justo. Cada caso é um caso!


      Por exemplo a ligar a Dinamarca com a Suécia tens uma Ponte (a Öresund Bridge), que tem 8km e custa cerca de 45€ um carro! (ok são paises ricos... mas!)
      Ok então estamos de acordo. Cada caso é um caso, sem duvida, e na verdade há portagens completamente desajustadas e outras já mais justas.

      Só que se calhar muitos acham justo, mas eu considero um roubo ir de Lx-Porto e pagar 21 euros de portagem, somando os impostos altissimos do IA, IUC e ISV.

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        #93
        Na VCI no porto, caso metam portagens, quais as alternativas? ir por dentro da cidade?

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
          logico que ninguem as vai retirar

          quando estão na oposição tem muitas ideias e faziam assim e assado, quando passam a governo metade não fazem

          acham mesmo que se o ps for para o governo as portagens vão ser menos??
          que as taxas moderadoras vão baixar??
          etc etc
          Só há uma coisa que muda : Os tachos.

          Comentário


            #95
            Repetido.
            Editado pela última vez por After; 18 January 2013, 15:12.

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              #96
              Fazia muitos mais sentido colocar todos os estacionamentos pagos (e bem pagos), e por períodos máximos de tempo, nas grandes cidades do que a colocação de portagens, aí sim é que era uma medida de valor para todos.

              Obrigava as pessoas a andarem de transportes públicos, eliminavam a poluição nos centros urbanos, filas de trânsito, diminuição da sinistralidade, etc.

              Quem já viveu ou já foi a Sydney por exemplo sabe bem do que falo.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por After Ver Post
                Fazia muitos mais sentido colocar estacionamentos pagos, e por períodos máximos de tempo, nas grandes cidades do que a colocação de portagens, aí sim é que era uma medida de valor para todos.

                Obrigava as pessoas a andarem de transportes públicos, eliminavam a poluição nos centros urbanos, filas de trânsito, diminuição da sinistralidade, etc.

                Quem já viveu ou já foi a Sydney por exemplo sabe bem do que falo.
                Eu pago imposto de circulação para quÊ? Pago para circular e depois pago para estacionar? Até compreendo o pagar para estacionar, mas nunca tendo valores de impostos sobre os automóveis que já temos.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  A N10 é maravilhosa, e iria ficar ainda melhor. O IC2 não consegue escoar todos os carros.

                  Temos a linha de comboios de Alverca e Azambuja cheio de gente com comboios de 5 em 5 min, temos IC2 cheio, temos N10 miserável, A1 cheia e ainda queres portagens ?
                  E de Vfxira para Alverca tens a A1 a pagar e como alternativa tens comboios de 5 em 5 min (dessa mesma linha) cheios e uma N10 caótica, logo as pessoas que moram em Alverca têm mais alternativas e gratuitas.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por After Ver Post
                    Fazia muitos mais sentido colocar estacionamentos pagos, e por períodos máximos de tempo, nas grandes cidades do que a colocação de portagens, aí sim é que era uma medida de valor para todos.

                    Obrigava as pessoas a andarem de transportes públicos, eliminavam a poluição nos centros urbanos, filas de trânsito, diminuição da sinistralidade, etc.

                    Quem já viveu ou já foi a Sydney por exemplo sabe bem do que falo.
                    Era preciso que houvesse uma grande melhoria nos transportes.

                    Por exemplo eu vivo a 5km do meu emprego e demoro 10min de carro, de transportes teria de fazer quase o dobro 10km e demorava mais de 30min e ainda tinha de fazer duas partes de ligação a pé. Para além de ter de mudar de transporte pelo menos 1 vez.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por After Ver Post
                      Fazia muitos mais sentido colocar todos os estacionamentos pagos (e bem pagos), e por períodos máximos de tempo, nas grandes cidades do que a colocação de portagens, aí sim é que era uma medida de valor para todos.

                      Obrigava as pessoas a andarem de transportes públicos, eliminavam a poluição nos centros urbanos, filas de trânsito, diminuição da sinistralidade, etc.

                      Quem já viveu ou já foi a Sydney por exemplo sabe bem do que falo.
                      Isso é tudo muito bonito na teoria, mas na prática Portugal tem uma rede de transportes públicos miserável que não serve a maioria da população.

                      E os transportes públicos não poluem? Autocarros dos anos 80 e 90 importados são exemplos de uma consciência ecológica?

                      Comentário


                        Carrega passos!

                        Rumo à destruição total do País!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                          Eu pago imposto de circulação para quÊ? Pago para circular e depois pago para estacionar? Até compreendo o pagar para estacionar, mas nunca tendo valores de impostos sobre os automóveis que já temos.
                          Se pagas portagens para andar em estradas cómodas porque não pagar estacionamentos cómodos?

                          Não vejo a diferença, é até muito mais benéfico para todos no global adoptar um sistema de estacionamento por cores (que definem o tempo máximo que se pode estacionar em certo local), e com preços mais elevados. Isto é o que se faz nas grandes cidades de países desenvolvidos mas certamente que esses exemplos não interessam a muita gente...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por After Ver Post
                            Fazia muitos mais sentido colocar todos os estacionamentos pagos (e bem pagos), e por períodos máximos de tempo, nas grandes cidades do que a colocação de portagens, aí sim é que era uma medida de valor para todos.

                            Obrigava as pessoas a andarem de transportes públicos, eliminavam a poluição nos centros urbanos, filas de trânsito, diminuição da sinistralidade, etc.

                            Quem já viveu ou já foi a Sydney por exemplo sabe bem do que falo.
                            Era bonito se existisse uma rede de transportes publicos decente no minimo, mas a tua ultima frase diz tudo sobre o teu conhecimento do sistema de tranportes.

                            Porque já todos fomos a Sidney passear!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                              Era preciso que houvesse uma grande melhoria nos transportes.

                              Por exemplo eu vivo a 5km do meu emprego e demoro 10min de carro, de transportes teria de fazer quase o dobro 10km e demorava mais de 30min e ainda tinha de fazer duas partes de ligação a pé. Para além de ter de mudar de transporte pelo menos 1 vez.
                              Lá está o comodismo de que falava, se queremos comodismo de estradas, pagamos, se queremos comodismo de estacionamento, pagamos também.

                              Como ex-estudante universitário esse argumento dos transportes públicos e do tempo extra que gasta não serve, é tudo uma questão de hábitos e claro, se mais pessoas usassem os transportes públicos melhores eles se tornariam, isso é certo.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                Era bonito se existisse uma rede de transportes publicos decente no minimo, mas a tua ultima frase diz tudo sobre o teu conhecimento do sistema de tranportes.

                                Porque já todos fomos a Sidney passear!
                                É o comentário típico de quem olha para a capital de um país como exemplo, e o resto "é paisagem".

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por After Ver Post
                                  Se pagas portagens para andar em estradas cómodas porque não pagar estacionamentos cómodos?

                                  Não vejo a diferença, é até muito mais benéfico para todos no global adoptar um sistema de estacionamento por cores (que definem o tempo máximo que se pode estacionar em certo local), e com preços mais elevados. Isto é o que se faz nas grandes cidades de países desenvolvidos mas certamente que esses exemplos não interessam a muita gente...
                                  Os estacionamentos não são cómodos, não sei como é em Sydney, mas em Lisboa falta tinta na delimitação de lugares e o bom aproveitamento dos espaços é de lógica incoerente.

                                  Nos países teoricamente mais desenvolvidos que nós, as pessoas pagam os impostos devidos. Não pagam imposto de circulação+ISP+IA+Ecovalor+IVA.
                                  Também não fazem ondas porque se passam facturas. Não se aproveitam com orgulho de subsídios estatais quando deles não deviam beneficiar. Não existem ministros que após se saber que mentiram publicamente continuam em cargo. Não se pede juros de demora por dividas ao Estado quando não se paga juros por demora de pagamento aos seus fornecedores. Não se desconta para a segurança social sobre valores que não são reflectidos se dela precisarmos beneficiar. Não se cobra taxas sobre serviços que são correntes no seu funcionamento. Não se cobra taxas decorrentes dos custos de serviço quando recebem um valor do orçamento geral do Estado que só deve cobrir esse mesmo valor. Não se cria parcerias público privadas para gerar lugares e lucros para ex-funcionários. Queres que continue?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                    Eu pago imposto de circulação para quÊ? Pago para circular e depois pago para estacionar? Até compreendo o pagar para estacionar, mas nunca tendo valores de impostos sobre os automóveis que já temos.
                                    Obviamente. Já para não falar de quem trabalha anda em centros urbanos com carro da empresa, seja para carregar / descarregar ou para ir a clientes, etc, que precisam de estacionar o carro.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                      Isso é tudo muito bonito na teoria, mas na prática Portugal tem uma rede de transportes públicos miserável que não serve a maioria da população.

                                      E os transportes públicos não poluem? Autocarros dos anos 80 e 90 importados são exemplos de uma consciência ecológica?
                                      Momento de retórica:

                                      O que polui mais?

                                      - 1 autocarro com +50 pessoas (sem contar com o efeito entrada saída ao longo do percurso)
                                      - +50 pessoas utilizarem o carro particular

                                      Comentário


                                        Acho engraçado, muito se fala dos custos de manutenção, de construção, bla, bla bla....

                                        1º Li uma notícia, há uns anos atrás, se não me engano referente à A2 que dizia que o seu custo por km ficou mais caro do que a construção de uma estrada semelhante em França WTFFF


                                        2º na suíça as auto-estradas não são mais baratas de manter, nem de construir, nem por isso têm portagens a custos astronómicos.....talvez porque as empresas exploradoras não tenham lá bois dos partidos do poder a chular a máquina........
                                        Editado pela última vez por luissousa6; 18 January 2013, 17:12.

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                                          Originalmente Colocado por After Ver Post
                                          Lá está o comodismo de que falava, se queremos comodismo de estradas, pagamos, se queremos comodismo de estacionamento, pagamos também.

                                          Como ex-estudante universitário esse argumento dos transportes públicos e do tempo extra que gasta não serve, é tudo uma questão de hábitos e claro, se mais pessoas usassem os transportes públicos melhores eles se tornariam, isso é certo.
                                          E um comodista como eu que para fazer 30km até ao emprego teria de andar a pé até uma estação de metro, fazer 45 minutos até uma estação de comboios, apanhar um comboio para fazer uma distância idêntica à de casa-trabalho (porque os 45 minutos de metro foram a andar para o lado), sair do comboio e apanhar uma camioneta até próximo do local de trabalho e acrescentar mais uns minutos a pé.

                                          Pimenta no rabinho dos outros é refresco, não é?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por After Ver Post
                                            Se pagas portagens para andar em estradas cómodas porque não pagar estacionamentos cómodos?

                                            Não vejo a diferença, é até muito mais benéfico para todos no global adoptar um sistema de estacionamento por cores (que definem o tempo máximo que se pode estacionar em certo local), e com preços mais elevados. Isto é o que se faz nas grandes cidades de países desenvolvidos mas certamente que esses exemplos não interessam a muita gente...
                                            Eu pago impostos altíssimos não é para andar a encher ainda mais os bolsos dos amigos dos governos e das empresas municipais e afins. Enfim.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                              Os estacionamentos não são cómodos, não sei como é em Sydney, mas em Lisboa falta tinta na delimitação de lugares e o bom aproveitamento dos espaços é de lógica incoerente.

                                              Nos países teoricamente mais desenvolvidos que nós, as pessoas pagam os impostos devidos. Não pagam imposto de circulação+ISP+IA+Ecovalor+IVA.
                                              Também não fazem ondas porque se passam facturas. Não se aproveitam com orgulho de subsídios estatais quando deles não deviam beneficiar. Não existem ministros que após se saber que mentiram publicamente continuam em cargo. Não se pede juros de demora por dividas ao Estado quando não se paga juros por demora de pagamento aos seus fornecedores. Não se desconta para a segurança social sobre valores que não são reflectidos se dela precisarmos beneficiar. Não se cobra taxas sobre serviços que são correntes no seu funcionamento. Não se cobra taxas decorrentes dos custos de serviço quando recebem um valor do orçamento geral do Estado que só deve cobrir esse mesmo valor. Não se cria parcerias público privadas para gerar lugares e lucros para ex-funcionários. Queres que continue?
                                              Estás a chegar ao ponto que eu queria, então porque raio pagamos portagens?!

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por After Ver Post
                                                Momento de retórica:

                                                O que polui mais?

                                                - 1 autocarro com +50 pessoas (sem contar com o efeito entrada saída ao longo do percurso)
                                                - +50 pessoas utilizarem o carro particular
                                                Se o autocarro for um Mercedes dos anos 80/90 carregado de km a fumar que nem uma chaminé e os 50 carros forem elétricos...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  Obviamente. Já para não falar de quem trabalha anda em centros urbanos com carro da empresa, seja para carregar / descarregar ou para ir a clientes, etc, que precisam de estacionar o carro.
                                                  Olha que era mais benéfico para quem anda em distribuições, sempre haveriam mais lugares disponíveis e não estariam os lugares todos ocupados com carros parados durante 9h por dia como agora.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                                    Se o autocarro for um Mercedes dos anos 80/90 carregado de km a fumar que nem uma chaminé e os 50 carros forem elétricos...
                                                    No Porto já há autocarros a hidrogénio

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por After Ver Post
                                                      Estás a chegar ao ponto que eu queria, então porque raio pagamos portagens?!
                                                      Se gostas de ir buscar exemplos de outros países, há vários países por essa Europa fora que têm portagens. E muitos no formato que para mim seria aceitável. Ter valores de portagens que ajudem a pagar o investimento, paguem a manutenção e possibilitem também porque não a capacidade de gerar alguma mais valia para futuros investimentos.
                                                      Não querendo ser injusto, mas não me parece valores de 0,30 € por 2 kms como ainda hoje de manhã vi sejam os correctos.
                                                      Para já não falar na aberração de 1,60 na ponte sobre o tejo e 2,5 na Vasco da Gama salvoerro.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por After Ver Post
                                                        No Porto já há autocarros a hidrogénio
                                                        Mesmo assim não servem toda a população. O metro idem. Se não há investimento na rede de transportes públicos como se convence as pessoas a deixar o carro em casa?

                                                        Já para nem falar dos buracos financeiros dessas empresas. Quem paga estes buracos? Quem usa o seu automóvel em detrimento dos transportes públicos (com todos os impostos e taxas que esta utilização acarreta) está isento de pagar a má gestão destas empresas?

                                                        Comentário


                                                          A machadada final para o já moribundo distrito de Viana do Castelo que agora ficará "cercado" por todos os cantos e esquinas.... obrigado Sócrates, obrigado Coelho!

                                                          Comentário


                                                            Só não percebo porque é que a alternativa é sempre entre transportes públicos versus automóvel.

                                                            Já é tempo de acordarem para a vida e verem como é que as coisas funcionam nas capitais civilizadas.

                                                            Londres:




                                                            Paris



                                                            Roma



                                                            Madrid



                                                            Mas continuem a andar de carro, a gastar dinheiro e paciência.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                              Se gostas de ir buscar exemplos de outros países, há vários países por essa Europa fora que têm portagens. E muitos no formato que para mim seria aceitável. Ter valores de portagens que ajudem a pagar o investimento, paguem a manutenção e possibilitem também porque não a capacidade de gerar alguma mais valia para futuros investimentos.
                                                              Não querendo ser injusto, mas não me parece valores de 0,30 € por 2 kms como ainda hoje de manhã vi sejam os correctos.
                                                              Para já não falar na aberração de 1,60 na ponte sobre o tejo e 2,5 na Vasco da Gama salvoerro.
                                                              Cada um pode escolher os exemplos que quiser, o que é certo é que se todos pudessem utilizar estradas mais cómodas e seguras era mais vantajoso, nem que seja pela segurança dos condutores, aumento da produtividade derivado da maior rapidez de deslocações, entre muitas outras variáveis.

                                                              O mesmo se passa com os estacionamentos e utilização de transportes públicos, a começar pelo número de automóveis por família, o seu custo de aquisição, manutenção, etc, tudo isso era dinheiro que podia ser aproveitado para outras coisas bem mais importantes.

                                                              Comentário

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