Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual é o teu fornecedor de energia (electricidade/gás)? Estás satisfeito?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Celsius Ver Post


    A campeã do lucro foi mesmo a empresa do mercado regulado.
    Em parte sim....
    Mas tambem não esquecer que eles mantiveram os preços congelados quando a energia ficou muita cara no início da guerra....

    Comentário


      Originalmente Colocado por Joseba Ver Post
      Em parte sim....
      Mas tambem não esquecer que eles mantiveram os preços congelados quando a energia ficou muita cara no início da guerra....
      Verdade. E não havendo fidelização, qualquer um pôde mudar para o indexado no início do ano e voltar ao regulado agora. Se não cuidarmos das nossas finanças, quem cuidará?

      Comentário


        Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
        Podemos também ver a outra perspetiva.

        As prestadoras de serviço que andaram a praticar ~0,15€/kwh vêem terminado o "apoio ao lucro extraordinário" proporcionado pelo Estado.


        A taxa ser negativa implica criação de défice tarifário a ser pago pelos contribuintes.

        Quer sejam os contribuintes mais tarde/utilizadores de luz mais tarde ou os utilizadores de luz no imediato, o valor é pago.


        O único objetivo foi descer o preço da luz para controlar a inflação e acho que foi alcançado.

        Se deveriam ter feito alterações mais rapidamente, antes e depois da subida dos preços da eletricidade, é possível que sim, mas é sempre mais fácil verificar e ter certezas à posteriori.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
          O único objetivo foi descer o preço da luz para controlar a inflação e acho que foi alcançado.
          A questão é que não baixou o preço da eletricidade, nem no mercado regulado nem nas EDPs e GALPs desta vida.

          Só os mais informados é que usufruíram da TAR negativa.

          O irónico é que os mais pobres (os que deveriam usufruir desta medida) são exatamente aqueles que se mantêm fieis às EDPs e GALPs que os exploram.

          Comentário


            Originalmente Colocado por eu Ver Post

            A questão é que não baixou o preço da eletricidade, nem no mercado regulado nem nas EDPs e GALPs desta vida.

            Só os mais informados é que usufruíram da TAR negativa.

            O irónico é que os mais pobres (os que deveriam usufruir desta medida) são exatamente aqueles que se mantêm fieis às EDPs e GALPs que os exploram.
            Esqueceste da altura onde havia taxa mibel mais TAR e das facturas gigantes nas empresas.

            A TAR negativa ajudou a equilibrar mais a conta.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Kopien Ver Post

              A taxa ser negativa implica criação de défice tarifário a ser pago pelos contribuintes.

              Quer sejam os contribuintes mais tarde/utilizadores de luz mais tarde ou os utilizadores de luz no imediato, o valor é pago.
              Mas esse défice de 0,09€/kwh (pago pelos contribuintes) entrou nos bolsos de quem?
              No caso dos clientes com preço regulado/fixo os 0,09€/kwh ficou nos bolsos da empresa prestadora do serviço.


              Originalmente Colocado por Kopien Ver Post

              O único objetivo foi descer o preço da luz para controlar a inflação e acho que foi alcançado.

              Se deveriam ter feito alterações mais rapidamente, antes e depois da subida dos preços da eletricidade, é possível que sim, mas é sempre mais fácil verificar e ter certezas à posteriori.
              Não entrei na discussão se a alteração à TAR deveria ter sido feita antes ou depois. Apesar de ter beneficiado com eletricidade praticamente de borla, é obvio que essa situação não era sustentável e até contraproducente.

              Não sei se o único objetivo da diminuição do preço da eletricidade era o controlo da inflação mas posso te dizer duas coisas:
              1. a generalidade dos portugueses não teve qualquer redução no preço da sua eletricidade;
              2. qualquer ação do Estado que implique custo para os contribuintes e a transferência desse benefício para 4 ou 5 grandes empresas (tirando meia dúzia de gatos pingados mais atentos e informados que aderiram ao indexado) é sem dúvida alguma uma má política pública.


              Comentário


                O défice tarifário é uma dívida a ser paga.

                Não pagam os contribuintes/consumidores agora, mas pagam os contribuintes/consumidores depois quando voltar a ser alterada a TAR.


                Não percebo onde está a dúvida. A TAR negativa actual ainda é défice tarifário.

                E normalmente as dívidas pagam-se com juros, só que em suaves prestações para não maçar tanto.


                Lá por estares muito preocupado em saber para onde foram os 0.09€ kwh do mercado regulado também não ficaste muito preocupado quando o valor de mercado passava o preço do mercado regulado.

                Essa preocupação é a mesma em saber que a EDP tem resultados negativos em Portugal.

                É preocupação pouco preocupante e seletiva.

                E é a preocupação que o défice tarifário vai ser pago mais cedo ou mais tarde.

                E é a preocupação que os do regulado não pagavam taxa Mibel e os do não regulado pagavam.


                Aqui ao lado em Espanha, havia muito mais gente com tarifários indexados ao preço Sport do mercado e obviamente houve muito mais comoção social.


                Comentário


                  Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post

                  Mas esse défice de 0,09€/kwh (pago pelos contribuintes) entrou nos bolsos de quem?
                  No caso dos clientes com preço regulado/fixo os 0,09€/kwh ficou nos bolsos da empresa prestadora do serviço.




                  Não entrei na discussão se a alteração à TAR deveria ter sido feita antes ou depois. Apesar de ter beneficiado com eletricidade praticamente de borla, é obvio que essa situação não era sustentável e até contraproducente.

                  Não sei se o único objetivo da diminuição do preço da eletricidade era o controlo da inflação mas posso te dizer duas coisas:
                  1. a generalidade dos portugueses não teve qualquer redução no preço da sua eletricidade;
                  2. qualquer ação do Estado que implique custo para os contribuintes e a transferência desse benefício para 4 ou 5 grandes empresas (tirando meia dúzia de gatos pingados mais atentos e informados que aderiram ao indexado) é sem dúvida alguma uma má política pública.

                  Em relação às duas últimas frases.


                  Não tenho paciência, mas a primeira não é correcta. A TAR afecta todos os contratos de electricidade. Estás a confundir com preços SPOT e como tiveste benefício deles.


                  A segunda é discutível, mas na minha óptica funcionou bem temporariamente e é visível a baixa dos custos de eletricidade para particulares e empresas, mesmo que leve custos para o futuro, os 0,08 ou 0,09 € kwh deram jeito.

                  Como disse, acho que temos memória curta, mas quando o mercado Spot chegou a 700€ MWh não havia tamanha preocupação com 0,09€ KWh, mas por as contas de eletricidade triplicarem ou pior obrigarem a fechar empresas como aconteceu no Reino Unido.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
                    Não tenho paciência, mas a primeira não é correcta. A TAR afecta todos os contratos de electricidade.
                    Não sei se estarei enganado, mas...

                    Antes da descida TAR, alguns contratos tinham o preço por KWh fixo, sem qualquer parcela de TAR.

                    Quando a TAR baixou, o preço por KWh desses contratos manteve-se. Quem ficou com a diferença?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
                      A segunda é discutível, mas na minha óptica funcionou bem temporariamente e é visível a baixa dos custos de eletricidade para particulares e empresas, mesmo que leve custos para o futuro, os 0,08 ou 0,09 € kwh deram jeito.
                      Quem estava no regulado, na EDP ou GALP não teve essa redução.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por eu Ver Post

                        Não sei se estarei enganado, mas...

                        Antes da descida TAR, alguns contratos tinham o preço por KWh fixo, sem qualquer parcela de TAR.

                        Quando a TAR baixou, o preço por KWh desses contratos manteve-se. Quem ficou com a diferença?
                        Aí é que está o gato. A TAR não funciona como o MIBEL que é adicionada "no final". Alterações à TAR dão o direito aos comercializadores de reverem os preços. TAR desceu, comercializadores tomaram a fantástica opção de rever os preços no sentido que ficaram eles com o valor da diferença

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                          Alguns ex-clientes têm sido contactados telefónicamente pela Endesa com uma oferta de 30€ (3€ em 10 faturas) e a promessa de fixação dos preços atuais por 12 meses.
                          Estarão com fezada que o preço no mercado faça uma média neste próximo meio ano ali pelos 60 €/MWH e terem um lucrito? Ou estarão a voluntariar-se para comerem prejuízo? Ou...

                          Gostava de saber a terminologia exata usada pela Endesa para essa fixação

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                            Não sei se estarei enganado, mas...

                            Antes da descida TAR, alguns contratos tinham o preço por KWh fixo, sem qualquer parcela de TAR.

                            Quando a TAR baixou, o preço por KWh desses contratos manteve-se. Quem ficou com a diferença?
                            Existem duas TAR. Por kWh e por potência/dia.
                            Por alguma razão (não devia ser permitido), muitas faturas de preço fixo apresentam apenas uma delas, penso que a da potência/dia é a mais comum. Induzindo os clientes a pensar que não estão a pagar TAR por kWh.

                            Quando a TAR baixou para -0,0958 e o preço kWh final se manteve, o comercializador meteu a diferença ao bolso. Empresas como a Endesa praticaram um preço-empresa de 0,2058/kWh que resultava num preço final (0,2058 - 0,0958) 0,11/kWh, o único que surgia na fatura.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por tacg Ver Post
                              Estarão com fezada que o preço no mercado faça uma média neste próximo meio ano ali pelos 60 €/MWH e terem um lucrito? Ou estarão a voluntariar-se para comerem prejuízo? Ou...​
                              Provavelmente vão comer algum prejuízo para angariar novos clientes. De notar que ainda não se ouviu dizer que os clientes antigos vão manter os preços. Apenas se fala em preços garantidos nos primeiros 12 meses de contrato. Não seria a primeira vez que os novos tinham melhores condições que os existentes. Perdem alguns existentes (outros deixam-se estar), mas conseguem bastantes novos.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por eu Ver Post

                                Quem estava no regulado, na EDP ou GALP não teve essa redução.
                                Porquê?

                                Sendo uma taxa de acesso às redes pagas pelos operadores de eletricidade, o seu custo reflete-se sempre no consumidor final. É como um custo de produção burocrático de um produto e sem isso não haveria 200.000 contratos no mercado indexado, nem possivelmente os operadores não ofereciam tarifários fixos com valores mais baixos que os actuais.

                                Daqui a 6 meses logo se vê se a TAR negativa influenciou tarifários ou não.



                                A EDP chegou a fechar novos contratos no edp online por uns dias na crise energética e chegou a ter valores acima de 0,21€ KWh ou 0,24€ KWh para novos contratos. (Já não me lembro dos valores certos) Neste momento tem a 0.1677 KWh

                                O que obviamente ajudou grandemente a baixar os preços de eletricidade foram a baixa do gás e do carvão nos mercados internacionais, mas não se pode dizer que baixar 0,08€ em tarifas não ajudou também.

                                Mesmo que seja pago futuramente.

                                Podemos é discutir é se o Estado deve adicionar custos para o futuro em vez das pessoas pagarem logo na altura e sofrerem logo em vez de em suaves prestações.





                                As grandes empresas produtoras normalmente vendem a produção para x anos.

                                Acho que das portuguesas conhecida só a GALP tem vendido no Spot a sua curta produção de Solar, portanto podemos dar as voltas que quisermos que não saberemos por quanto vendem a eletricidade a EDP, Iberdrola e Endesa que são as maiores produtoras ibéricas.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
                                  Porquê?
                                  Já não sei se há mesmo algo que não estás a perceber, ou se é apenas teimosia.

                                  Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post
                                  Quando a TAR baixou para -0,0958 e o preço kWh final se manteve, o comercializador meteu a diferença ao bolso
                                  Obviamente.


                                  Comentário


                                    Alguém aqui sabe, com rigor, quando é que a TAR baixou para -0,0958? E qual era o valor da TAR antes de ter passado para esse valor?
                                    Editado pela última vez por PauloRaposo; 20 June 2023, 18:18.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                      Já não sei se há mesmo algo que não estás a perceber, ou se é apenas teimosia.




                                      Então se achas que não existe ligação nenhuma com os valores da TAR, os preços do mercado fixo vai-se manter igual no caso da Galp e da EDP.


                                      E não haveria razão nenhuma para reduzir as TAR para pagar mais tarde, porque só 200 e pouco mil contratos particulares indexados beneficiaram dessa redução e por pouco tempo.


                                      Regulado é um caso à parte pois o valor depende da entidade reguladora e não de actividade comercial livre.



                                      Eu acho que estamos a discutir coisas diferentes.

                                      Alguns estão muito preocupados em perceber quem é que beneficiou com a baixa dos 0,08€ da TAR.

                                      Se acham que não foi o consumidor final, então não deveria ter sido feito.

                                      Eu digo que foram todos os intervenientes no curto prazo.


                                      A média aritmética da eletricidade em 2022 foi de 167.52 MWh e segundo a calculadora de preços https://luzboa.bygato.pt/ para 117.06 MWh já dá um valor no indexado de 0.15028 € KWh ainda com a TAR ligeiramente negativa.

                                      Ora assim em todo o ano de 2022, deveria ter sido pago aos valores de TAR não negativa preços acima de 0,20€ KWh em média pelo menos, sem picos.
                                      Editado pela última vez por Kopien; 20 June 2023, 18:39.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                        Alguém aqui sabe, com rigor, quando é que a TAR baixou para -0,0958? E qual era o valor da TAR antes de ter passado para esse valor?
                                        jan a jun 2022: 0,0340 (diretiva)
                                        jul a dez 2022: -0,0019 (diretiva)
                                        jan a jun 2023: -0,0958 (diretiva)
                                        jul a dez 2023: -0,0121 (diretiva)

                                        Comentário


                                          existem agora opções mais baratas


                                          Comentário


                                            O caso da Coopernico é muito interessante pois funciona como uma cooperativa, o problema é que obriga a investir 60€ (se não estou em erro) para ser "dono"/cliente

                                            Comentário


                                              Finalmente mudei da EDP.
                                              Daqui a 1 mês espero estar a colocar a conta da Repsol

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                Finalmente mudei da EDP.
                                                Daqui a 1 mês espero estar a colocar a conta da Repsol
                                                fogo, só agora ?!?!

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Altar Ver Post

                                                  fogo, só agora ?!?!
                                                  Demorou mais 1 semana do que previsto

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por JDEM Ver Post

                                                    Demorou mais 1 semana do que previsto
                                                    não era isso que queria dizer

                                                    é que a EDP é de longe a pior das opções desde há meses, para não dizer anos

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                      Finalmente mudei da EDP.
                                                      Daqui a 1 mês espero estar a colocar a conta da Repsol
                                                      Olha que a partir de 1 de Julho a Repsol vai provavelmente ter preços iguais aos da EDP, vão subir imenso.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post

                                                        Olha que a partir de 1 de Julho a Repsol vai provavelmente ter preços iguais aos da EDP, vão subir imenso.
                                                        É indexado

                                                        Mas como não tenho obrigação de estar na Repsol, muda-se

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post

                                                          Olha que a partir de 1 de Julho a Repsol vai provavelmente ter preços iguais aos da EDP, vão subir imenso.
                                                          Como assim? Houve alguma comunicação nesse sentido? Eu tenho repsol e não recebi nada.

                                                          Ainda estou a ver se mudo para o indexado, mas só em Julho lá está, ia ver isso mas até hoje não recebi nenhuma indicação de aumento

                                                          Enviado do meu KB2003 através do Tapatalk

                                                          Comentário


                                                            Actualmente ainda compensa estar na luzboa, certo?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Nu9 Ver Post
                                                              Como assim? Houve alguma comunicação nesse sentido? Eu tenho repsol e não recebi nada.
                                                              No contrato deves ter algo deste género: "Os preços incluem as tarifas de acesso às redes, nos termos definidos pela ERSE, a qual, caso sejam objeto de alteração, serão refletidos diretamente no preço final"

                                                              Ora, a tarifa de acesso às redes vai subir 8,37 cêntimos por Kwh em Julho, por isso, podes esperar um aumento na mesma ordem de grandeza.
                                                              Editado pela última vez por eu; 25 June 2023, 17:18. Razão: Edit: colocação do valor exato da subida da TAR

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X