Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do Arrendamento, Senhorios e Inquilinos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
    Já estou a ver que não é assim tão fácil

    A falares assim parece que todos os senhorios são santos. Meu caro, vivo na casa arrendada e ainda deixo melhor do que quando vim para aqui, dei-me ao trabalho de pintar a casa porque o senhorio disse que estava em bom estado, no fim nem um Obrigado.
    Há senhorios que não merecem os inquilinos que têm e como casas há muitas... inquilinos que pagam antes do tempo há poucos, por isso, têm mais a perder os senhorios do que inquilinos.
    Quando pedi uma baixa de renda, veio com a conversa que a casa já teve arrendada por X valor há muito tempo atrás. Ainda não me mudei por preguiça, mas mais uns 2 meses e lá vai a cartinha.
    Claro que não são, há bons e maus dos dois lados. O chato da questão é ter de passar pelos maus até que os bons se encontrem...

    É mais ao menos como a nossa mulher, uns têm sorte e encontram à primeira, outros passam por muita porcaria até achar a certa

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Brabus Ver Post
      Já agora aproveito o tópico para colocar uma questão, os inquilinos podem assistir às assembleias gerais mesmo sabendo que não podem votar?
      Se podem ou não, não sei, mas quando estava em casa arrendada, o meu senhorio perguntou-me se tinha algo a expor, e se tivesse que fosse com ele.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Brabus Ver Post
        Já agora aproveito o tópico para colocar uma questão, os inquilinos podem assistir às assembleias gerais mesmo sabendo que não podem votar?
        No meu prédio há um casal que arrenda um dos apartamentos e que nos últimos anos tem estado presente nas assembleias. Na primeira assembleia que foram não votaram, mas participaram, com autorização dos restantes condóminos presentes. Nas seguintes já levaram uma procuração assinada pela senhoria e votaram.

        Comentário


          #64
          Tenho uma boa "estória" com um senhorio.

          Ele era dono do meu apartamento mas tb do prédio todo.

          Combinámos que a renda seria de x, incluindo despesas de luz, gás e água, desde que não fossem exageradas.

          A razão de ser desse acordo era que passava mto pco tempo em casa e aos fds ia para a "minha" casa noutra localidade distante.

          Certo dia ele apresenta-me as contas da EDP, tipo 100 ou 150€ por mês, só de luz e eram de facto mto elevadas e queria alterar o acordo para eu as assumir.

          O problema é que era impossível eu gastar esses valores dado q pco estava em casa, e quando estava era tão criterioso nos gastos como se fosse eu a pagar.

          Uma vez que fiquei com a factura para análise e como tinha o numero do contador decidi fazer experiências, tais como tirar a contagem na sexta-feira e nas segunda-feia para ver quanto gastava nos períodos em q a casa estava vazia, ou ligar o aquecimento todo durante 30 minutos parta ver a evolução do contador.

          O problema é que nos fds, a contagem disparava. Nos periodos em que eu efectivamente gastava o contador mal mexia.

          Basicamente o problema foi que o senhorio me apresentou os consumos do vizinho do lado que vivia lá permanentemente e vice-versa. Ou seja o viznho, que pagava as contas à parte, estava a pagar os meus reduzidos consumos.

          Ainda hj estou para perceber se foi "lapso" do senhorio ou se me queria apanhar na curva.

          De resto tb já tive um ou outro senhorio impecável.
          Editado pela última vez por Celsius; 28 November 2014, 14:05.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
            Já estou a ver que não é assim tão fácil

            A falares assim parece que todos os senhorios são santos. Meu caro, vivo na casa arrendada e ainda deixo melhor do que quando vim para aqui, dei-me ao trabalho de pintar a casa porque o senhorio disse que estava em bom estado, no fim nem um Obrigado.
            Há senhorios que não merecem os inquilinos que têm e como casas há muitas... inquilinos que pagam antes do tempo há poucos, por isso, têm mais a perder os senhorios do que inquilinos.
            Quando pedi uma baixa de renda, veio com a conversa que a casa já teve arrendada por X valor há muito tempo atrás. Ainda não me mudei por preguiça, mas mais uns 2 meses e lá vai a cartinha.
            Até consigo compreender o teu ponto de vista, mas a falares assim até parece que todos os inquilinos são uns santos!

            Se o senhorio entendeu que não devia pintar a casa e tu a teu custo foste pintar..é simples, foi unicamente uma opção tua, talvez porque mesmo assim seria bom negócio para ti

            De qualquer modo, é sempre bom colocar no contrato que qualquer obra/alteração na habitação o senhorio tem que autorizar.

            A julgar pelos teus comentários um pouco mais, digamos, "tensos", penso que não sejas proprietário de qualquer habitação nem tão pouco andas no mercado de arrendamentos como senhorio, porque se sonhasses o problema que é por um inquilino para fora por falta de pagamentos, de certo não falarias assim. E era bom que o problema fosse unicamente um "problema", porque tens que dispender de recursos financeiros com advogados e tribunais, dai o facto de não entenderes o porquê de se pedir fiadores

            É um negócio como outro qualquer, se tiveres um crédito habitação e não tiveres grande poder financeiro, certamente que tens que ter fiadores, se falhares com os pagamentos, achas que o banco não vai chatear os fiadores?

            Isto ninguém dá nada a ninguém, se não estas contente com o valor mensal é simples, o mercado de arrendamente é gigante! Mas só para quem quer.

            Comentário


              #66
              Uma coisa é um contrato de arrendamento outra coisa é um crédito, daqui a pouco estamos a pedir fiador para contrato da água. Mas tudo bem...de alguma forma tento perceber os 2 pontos de vista.

              No caso do não pagamento também não tens de meter justiça ao barulho para chamar fiador? Ou vais a casa dele pedir o €?

              Comentário


                #67
                Na minha experiência (tenho vários prédios de rendimento em Lisboa) o que acontece é o inquilino não pagar, não sair e enquanto ação se arrasta em tribunal lá vai ele ficando com uma casa de borla. Entretanto o senhorio lá vai pagando manutenção e impostos. Passados uns anos, quando finalmente se chega a presença do juiz, rapidamente o senhorio é "obrigado" a perdoar as rendas em falta só para mais rapidamente chegar a acordo e ver-se livre do inquilino caloteiro.

                Isto claro no caso dos inquilinos problemáticos, graças a deus a maioria dos meus atuais inquilinos são gente séria.

                Comentário


                  #68
                  Atenção que actualmente o procedimento é mto mais rápido, seja pela tramitação, seja pela natureza urgente.

                  Claro q o despejo não é de um dia para o outro mas o tempo de espera encurtou significativamente.

                  Isto claro se o citius ajudar.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                    Atenção que actualmente o procedimento é mto mais rápido, seja pela tramitação, seja pela natureza urgente.

                    Claro q o despejo não é de um dia para o outro mas o tempo de espera encurtou significativamente.

                    Isto claro se o citius ajudar.
                    Tem dias...

                    E depois há as situações fraudulentas que normalmente só são detetadas quando os prédios são alvo de obras de reabilitação profundas, normalmente relacionadas com a não comunicação do falecimento do arrendatários garantindo dessa forma uma renda mais baixa.

                    Ainda há dois ou três anos comprei um prédio ali no Principie Real em que quando se foi analisar os contratos de arrendamento se detetou um inquilino com bem mais de 100 anos. Acho que esse foi um recorde.

                    E garanto-vos que resolver problemas com contratos de arrendamento alguns deles com várias dezenas de anos não é rápido. Acresce que, só para ajudar, frequentemente é se confrontado com o argumento de que o inquilino tem um contrato de arrendamento verbal com o antigo senhorio... Para ajudar ainda mais, muitas vezes o tal de senhorio já faleceu há uns anos. É lindo!

                    Acreditem, o negócio do arrendamento é um negócio que até ver dá mais chatices e despesas do que lucros.

                    Isto claro neste tipo de prédios antigos no centro de Lisboa, porque já percebi que em zonas de habitação mais "remota" o arrendamento é um excelente negócio, uma festa para os proprietários, festa essa que muitas das vezes nem impostos paga.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                      Na minha experiência (tenho vários prédios de rendimento em Lisboa) o que acontece é o inquilino não pagar, não sair e enquanto ação se arrasta em tribunal lá vai ele ficando com uma casa de borla. Entretanto o senhorio lá vai pagando manutenção e impostos. Passados uns anos, quando finalmente se chega a presença do juiz, rapidamente o senhorio é "obrigado" a perdoar as rendas em falta só para mais rapidamente chegar a acordo e ver-se livre do inquilino caloteiro.

                      Isto claro no caso dos inquilinos problemáticos, graças a deus a maioria dos meus atuais inquilinos são gente séria.
                      Pois o problema apesar de minorado continua o mesmo, em caso de disputa perde quem tem. E quem tem é o senhorio.

                      A fluidez do negócio imobiliário está muitas vezes dependente da celeridade da justiça. E aqui quem por norma perde....é o senhorio. Por isso bons ou maus senhorios/inquilinos por norma o primeiro é o único que está preso a algo e algo tem a perder, o outro pode sempre ir à sua vida.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por betel Ver Post
                        Portanto, pagavas 340€ e pediste para baixar...

                        Vamos só fazer umas contas rápidas, imaginando que pediste para baixar para 300€ (não sei se foi ou não) e que a senhoria tinha aceite...
                        eu ajudo-te a fazeres as continhas... ou não! pedi para baixar e não referi valores, apenas o que achasse justo. não baixou, não enviou carta, não mandou dizer por terceiros.

                        o condomínio eram 22€.

                        não sei quanto pagava em 2006 até 2010 de IRS...

                        a agência sim, levava algum, não sei que percentagem mensal, mas apenas porque a mulher lhes pagava. eles só me facultavam o NIB ou então ia à agência pagar ao dia 8.

                        não houve despesas imprevistas em 4 anos e meio.

                        como não houve resposta, partiu-se do princípio que quem não dá a mão não merece que o "devedor" ajude também. posto isto, passados uns meses pusemo-nos à procura de algo noutro lado. teve azar em ter aquilo às moscas pelo menos 3 meses, em que perdeu cerca de 900€. pelo menos esses 3 meses esteve a casa vazia. quem tudo quer, tudo perde. podia ter tirado os 40€, podia ter tirado 15€, podia não querer tirar nada, mas ao menos dava uma resposta. só pela falta de princípios percebe-se muito e quando não os há, mais vale não perder tempo...

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                          eu ajudo-te a fazeres as continhas... ou não! pedi para baixar e não referi valores, apenas o que achasse justo. não baixou, não enviou carta, não mandou dizer por terceiros.

                          o condomínio eram 22€.

                          não sei quanto pagava em 2006 até 2010 de IRS...

                          a agência sim, levava algum, não sei que percentagem mensal, mas apenas porque a mulher lhes pagava. eles só me facultavam o NIB ou então ia à agência pagar ao dia 8.

                          não houve despesas imprevistas em 4 anos e meio.

                          como não houve resposta, partiu-se do princípio que quem não dá a mão não merece que o "devedor" ajude também. posto isto, passados uns meses pusemo-nos à procura de algo noutro lado. teve azar em ter aquilo às moscas pelo menos 3 meses, em que perdeu cerca de 900€. pelo menos esses 3 meses esteve a casa vazia. quem tudo quer, tudo perde. podia ter tirado os 40€, podia ter tirado 15€, podia não querer tirar nada, mas ao menos dava uma resposta. só pela falta de princípios percebe-se muito e quando não os há, mais vale não perder tempo...
                          Fizeste bem.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                            Ainda há dois ou três anos comprei um prédio ali no Principie Real em que quando se foi analisar os contratos de arrendamento se detetou um inquilino com bem mais de 100 anos. Acho que esse foi um recorde.
                            ena, és tu o senhorio do Manoel de Oliveira?

                            Comentário


                              #74
                              Tenho uma dúvida relativamente urgente:

                              Estou a fechar um contrato de arrendamento habitacional e estou a analisar a minuta do contrato. O prazo será de 2 anos, ou seja, contrato de de arrendamento com prazo certo. No entanto, pretendia apresentar as facturas do arrendamento em sede de IRS para obter algum benefício fiscal.

                              Que alterações tenho que realizar na minuta de forma a que possa deduzir o seu valor? Já me disseram que o contrato tem de ser no mínimo de 5 anos e a habitação tem de ser permanente....?!

                              Obrigado.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                ena, és tu o senhorio do Manoel de Oliveira?
                                Não creio, aquele inquilino tinha falecido em 1975 sem que isso fosse comunicado ao anterior proprietário.

                                Comentário


                                  #76
                                  Boa noite

                                  Recentemente mudei-me para um apartamento em que o senhorio já era meu conhecido, em Setembro do ano passado foi combinado a renda e outros detalhes, perguntei logo pelo contrato de arrendamento e ele sempre se mostrou prestável e atencioso, numa segunda conversa perguntei o que ele necessitava para fazer o contrato, cópia do cartão de cidadão, etç, ai a conversa já mudou de tom, ele diz que nos primeiros dois, três meses não fazia contrato, porque segundo ele tinha outros apartamento arrendados em que os inquilinos saiam passados uns meses e já tinha dado entrada com o contrato nas finanças...

                                  Na minha boa fé concordei, dei a entrada no apartamento a meio de Setembro paguei por transferência bancária, depois o mês de Novembro e Dezembro ele pediu que fosse pago em dinheiro, logo vi que era para não ser declarado o valor pelo senhorio. no final do ano fui pedir esclarecimentos sobre o contrato, porque quero meter essas despesas no irs, a conversa mais uma vez não me agradou, sempre a desculpar-se, porque tinha que pagar ao engenheiro por causa do certificado energético da casa, inclusive diz que em relação ao irs não há problema que posso declarar os valores das rendas porque ele também vai declarar que recebeu os meses deste ano que entrou, e tem passado recibos, isso é mesmo assim?

                                  não convencido insisti que quero o contrato, que foi isso que foi acordado verbalmente, e que além do mais em qualquer lado pedem o comprovativo de morada. dito isto ele disse então que ia tratar disso, que posso fazer mais para pressiona-lo? depois do natal ainda não tive oportunidade de ir falar com ele, devo ir falar com ele e levar algum documento, cópia do cartão de cidadão e mais alguma coisa?


                                  obrigado

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por darkpsycho Ver Post
                                    Boa noite

                                    Recentemente mudei-me para um apartamento em que o senhorio já era meu conhecido, em Setembro do ano passado foi combinado a renda e outros detalhes, perguntei logo pelo contrato de arrendamento e ele sempre se mostrou prestável e atencioso, numa segunda conversa perguntei o que ele necessitava para fazer o contrato, cópia do cartão de cidadão, etç, ai a conversa já mudou de tom, ele diz que nos primeiros dois, três meses não fazia contrato, porque segundo ele tinha outros apartamento arrendados em que os inquilinos saiam passados uns meses e já tinha dado entrada com o contrato nas finanças...

                                    Na minha boa fé concordei, dei a entrada no apartamento a meio de Setembro paguei por transferência bancária, depois o mês de Novembro e Dezembro ele pediu que fosse pago em dinheiro, logo vi que era para não ser declarado o valor pelo senhorio. no final do ano fui pedir esclarecimentos sobre o contrato, porque quero meter essas despesas no irs, a conversa mais uma vez não me agradou, sempre a desculpar-se, porque tinha que pagar ao engenheiro por causa do certificado energético da casa, inclusive diz que em relação ao irs não há problema que posso declarar os valores das rendas porque ele também vai declarar que recebeu os meses deste ano que entrou, e tem passado recibos, isso é mesmo assim?
                                    Não tenho a certeza mas acho que poderás sempre colocar isso como despesa no formulário do IRS. O problema é que, se fores auditado posteriormente, terás de apresentar os recibos ou contrato para justificar essa despesa.

                                    Originalmente Colocado por darkpsycho Ver Post
                                    não convencido insisti que quero o contrato, que foi isso que foi acordado verbalmente, e que além do mais em qualquer lado pedem o comprovativo de morada. dito isto ele disse então que ia tratar disso, que posso fazer mais para pressiona-lo? depois do natal ainda não tive oportunidade de ir falar com ele, devo ir falar com ele e levar algum documento, cópia do cartão de cidadão e mais alguma coisa?


                                    obrigado
                                    Se foi acordado verbalmente a assinatura de contrato e a passagem de recibos e o senhorio não está a cumprir, então a única sugestão que posso dar é ameaçar (e cumprir depois, claro) sair da casa.
                                    Define um prazo para que ele regularize a situção. Se, findo o prazo, não estiver tudo resolvido, vens-te embora.
                                    Agora, isto tem que ser apresentado é de uma maneira a não hostilizar o senhorio. Tenta dizer que estavas a contar com os descontos no IRS e que, nestas condições, não vale a pena ficares nessa casa e preferes procurar outro local.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por darkpsycho Ver Post
                                      Boa noite

                                      Recentemente mudei-me para um apartamento em que o senhorio já era meu conhecido, em Setembro do ano passado foi combinado a renda e outros detalhes, perguntei logo pelo contrato de arrendamento e ele sempre se mostrou prestável e atencioso, numa segunda conversa perguntei o que ele necessitava para fazer o contrato, cópia do cartão de cidadão, etç, ai a conversa já mudou de tom, ele diz que nos primeiros dois, três meses não fazia contrato, porque segundo ele tinha outros apartamento arrendados em que os inquilinos saiam passados uns meses e já tinha dado entrada com o contrato nas finanças...

                                      Na minha boa fé concordei, dei a entrada no apartamento a meio de Setembro paguei por transferência bancária, depois o mês de Novembro e Dezembro ele pediu que fosse pago em dinheiro, logo vi que era para não ser declarado o valor pelo senhorio. no final do ano fui pedir esclarecimentos sobre o contrato, porque quero meter essas despesas no irs, a conversa mais uma vez não me agradou, sempre a desculpar-se, porque tinha que pagar ao engenheiro por causa do certificado energético da casa, inclusive diz que em relação ao irs não há problema que posso declarar os valores das rendas porque ele também vai declarar que recebeu os meses deste ano que entrou, e tem passado recibos, isso é mesmo assim?

                                      não convencido insisti que quero o contrato, que foi isso que foi acordado verbalmente, e que além do mais em qualquer lado pedem o comprovativo de morada. dito isto ele disse então que ia tratar disso, que posso fazer mais para pressiona-lo? depois do natal ainda não tive oportunidade de ir falar com ele, devo ir falar com ele e levar algum documento, cópia do cartão de cidadão e mais alguma coisa?


                                      obrigado
                                      Percebo que tenhas agido de boa fé, confiando no senhorio, mas está mais que visto que as coisas não estão a correr bem...para ti diga-se. Não sei o que se possa fazer para além de uma queixa nas finanças, nem tão pouco sei quais as implicações disso. E digo-o uma vez que não tens comprovativos de ter pago as 2 últimas rendas. Seja como for, não era de todo descabido ires às finanças e perguntar o que podes fazer em relação a esta situação.

                                      Quanto às justificações do senhorio, parecem-me desculpas de mau pagador. Se as pessoas saem ao fim de poucos meses, o que é que isso tem a ver com o passar ou não contrato? Simplesmente deve querer ganhar uns cobres sem os declarar, muito frequente neste ramo. Ele tem é que se precaver com o tipo de contrato que faz.

                                      Boa sorte.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                        Percebo que tenhas agido de boa fé, confiando no senhorio, mas está mais que visto que as coisas não estão a correr bem...para ti diga-se. Não sei o que se possa fazer para além de uma queixa nas finanças, nem tão pouco sei quais as implicações disso. E digo-o uma vez que não tens comprovativos de ter pago as 2 últimas rendas. Seja como for, não era de todo descabido ires às finanças e perguntar o que podes fazer em relação a esta situação.

                                        Quanto às justificações do senhorio, parecem-me desculpas de mau pagador. Se as pessoas saem ao fim de poucos meses, o que é que isso tem a ver com o passar ou não contrato? Simplesmente deve querer ganhar uns cobres sem os declarar, muito frequente neste ramo. Ele tem é que se precaver com o tipo de contrato que faz.

                                        Boa sorte.
                                        Eu não iria por aí.
                                        Convém não esquecer que provavelmente o senhorio estará na posse da caução. Sendo este, ao que parece, uma pessoa menos séria, entrar em confronto directo com ele será meio caminho andado para ter ainda mais chatices até ver a cor do dinheiro.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Desde já obrigado pelas respostas, eu não quero conflitos, apenas gosto das coisas todas direitinhas e feitas a horas e foi o ar despreocupado do senhorio que me está a irritar, porque se ele quer a renda paga a tempo e horas eu também quero os meus direitos todos garantidos.

                                          Hoje paguei a renda por transferência bancária e amanha ou depois vou pedir o meu recibo e mais uma vez pedir o contrato, se não ficar resolvido neste mês então vou pensar em sair desta casa, mas nessa altura vou dizer-lhe umas verdades, de pessoa séria que eu sempre pensei que fosse não tem nada.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Sais do apartamento, recebes a caçau e depois fazes queixa às finanças..

                                            Como já foi dito, são desculpas de mau pagador.. Os recibos podem ser falsos..a casa pode nem ser dele, a mim aconteceu enquanto estudava alugar uma casa sem recibos e a casa era sub arrendada, o gajo não pagou a renda aos verdadeiros donos, desapareceu prai com quatro meses e eu tiver que sair da casa..

                                            Comentário


                                              #82
                                              A desculpa dele para a demora no contrato é que o apartamento tem que ter o certificado energético, isto é mesmo assim, sem certificado energético não pode fazer contrato? é que assim pelo vagar da coisa vou estar uma eternidade até que o homem peça para se fazer o certificado energético.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por rotiv85 Ver Post
                                                Sais do apartamento, recebes a caçau e depois fazes queixa às finanças..

                                                Como já foi dito, são desculpas de mau pagador.. Os recibos podem ser falsos..a casa pode nem ser dele, a mim aconteceu enquanto estudava alugar uma casa sem recibos e a casa era sub arrendada, o gajo não pagou a renda aos verdadeiros donos, desapareceu prai com quatro meses e eu tiver que sair da casa..
                                                Onde a coisa já vai...

                                                Realmente todo o prodecimento inicial não foi o correcto. Assim que deste entrada no apartamento deverias ter logo assinado o contrato e acordado se o mesmo iria dar entrada nas finanças ou não. Isto é..haver recibos e o senhorio pagar o imposto.

                                                Aconselho-te a falar novamente com máxima calma com o senhorio, se possivelmente pessoalmente porque troca de e-mails, sms e telefonemas é sempre adiar o problema para a frente. Se vires que não existe acordo e o senhorio não foi uma pessoa honesta como calculavas, pede a caução e procura outro apartamento.

                                                Casas para arrendar há muitas, não vale a pena perder tempo com problemas.

                                                Já agora aproveito para informar, que parece já existir cruzamento de dados das entidades fornecedoras de serviços, EDP, Gás e Água..com a finalidade de apanhar inquilinos e senhorios cujo contrato não se encontra declarado.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por darkpsycho Ver Post
                                                  A desculpa dele para a demora no contrato é que o apartamento tem que ter o certificado energético, isto é mesmo assim, sem certificado energético não pode fazer contrato? é que assim pelo vagar da coisa vou estar uma eternidade até que o homem peça para se fazer o certificado energético.
                                                  Salvo erro o certificado energético ronda os 100€ e tal +ou-...corrijam-me se estiver errado.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por darkpsycho Ver Post
                                                    A desculpa dele para a demora no contrato é que o apartamento tem que ter o certificado energético, isto é mesmo assim, sem certificado energético não pode fazer contrato? é que assim pelo vagar da coisa vou estar uma eternidade até que o homem peça para se fazer o certificado energético.
                                                    Certificado energético obrigatório nos anúncios de venda ou arrendamento - DECO PROTESTE

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Mas por exemplo o certificado energético tem que ser feito sempre que o senhorio aluga a casa? ou é válido por x tempo?

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por darkpsycho Ver Post
                                                        Mas por exemplo o certificado energético tem que ser feito sempre que o senhorio aluga a casa? ou é válido por x tempo?
                                                        Uma única vez.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          O certificado energético é válido por 10 anos e o seu valor depende das empresas, mas costuma ser 200 e picos €. E sim, é obrigatório. Como também é o da inspecção de gás (ou pelo menos convém fazer, para que o seguro não se desresponsabilize em caso de algum problema).

                                                          Agora, se ainda não tem o certificado energético, só fará contrato depois de o ter (se o fizer) e pior que isso, tu só podes colocar as rendas no IRS depois do contrato, portanto isso é uma valente banhada para ti. Como já disseram, casa há muitas.

                                                          Zar, a queixa nas finanças seria em caso de litígio, saindo da casa ao mesmo tempo. Não seria no intuito de resolver nada ficando lá, até porque já se percebeu como as coisas correm por aqueles lados.

                                                          Como é que conseguiste colocar os contratos de EDP, gás e água no teu nome?

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                            O certificado energético é válido por 10 anos e o seu valor depende das empresas, mas costuma ser 200 e picos €. E sim, é obrigatório. Como também é o da inspecção de gás (ou pelo menos convém fazer, para que o seguro não se desresponsabilize em caso de algum problema).

                                                            Agora, se ainda não tem o certificado energético, só fará contrato depois de o ter (se o fizer) e pior que isso, tu só podes colocar as rendas no IRS depois do contrato, portanto isso é uma valente banhada para ti. Como já disseram, casa há muitas.

                                                            Zar, a queixa nas finanças seria em caso de litígio, saindo da casa ao mesmo tempo. Não seria no intuito de resolver nada ficando lá, até porque já se percebeu como as coisas correm por aqueles lados.

                                                            Como é que conseguiste colocar os contratos de EDP, gás e água no teu nome?
                                                            Ainda não está nada no meu nome, o que foi falado antes de entrar na casa é que seria feito contrato e depois passado para o meu nome o contrato da luz, água e gás, aos poucos estou a ver que ando a levar grande banhada do senhorio, não vejo vontade nenhuma da parte dele e já falta pouco para me passar, como disse amanhã vou ver se o "apanho" para pressiona-lo.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Hoje fui novamente falar com o senhorio, pedir o recibo de Janeiro que onde ele colocou a nº de contribuinte dele e uma nota a dizer declarar para o irs, não sei até que ponto isto seja assim, ele afirma que não á problema nenhum que os recibos são passados com o meu nº de contribuinte e o dele e que posso meter no irs...

                                                              Depois perguntei qual era a disponibilidade dele para combinarmos uma dia para ser tratado o certificado energético da casa para depois então se fazer o contrato, ele perguntou em que dias estava disponível e eu disse que não havia problemas quanto a isso que consigo estar em casa no dia combinado, ele colocou uma nota para tratar desse assunto com um engenheiro e depois liga-me...

                                                              Quero acreditar que ainda este mês fica resolvido, senão terei que falar outra vez.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X