Anúncio

Collapse
No announcement yet.

As razões da crise...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
    Lá isso é verdade, para o bem e para o mal.

    O "aborrecido" disto é termos andado estagnados desde 2000 e poucos com a economia em estado miserável para equilibrar contas públicas. E agora que elas se davam por mais ou menos estáveis toma lá com a alta do petróleo (que é coisa que não controlamos).
    Como disse o Medina Carreira, até agora tínhamos problemas Estruturais, não os resolvemos, e passámos a ter em cima problemas Conjecturais.

    Mas ninguém acreditava que estávamos à beira do buraco.

    Ou seja, é como cair, estatelar-se ao comprido, fazer umas feridas no joelho, e quando te vais a levantar a custo vem daí um gajo e dá-te um pontapé nos tomat3s que te faz guinchar e cair outra vez.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
      Como disse o Medina Carreira, até agora tínhamos problemas Estruturais, não os resolvemos, e passámos a ter em cima problemas Conjecturais.

      Mas ninguém acreditava que estávamos à beira do buraco.



      Digam-me uma coisa uma vez que a minha antiguidade não dá para saber mais,
      esse senhor, já pertenceu a um governo, o que fez ele de bom?

      Comentário


        Epá, foi no I Governo constitucional, em 1976, ao Lado do Mário Soares. Não se pode dizer que fosse a melhor das alturas para fazer explodir economicamente Portugal.

        A meu ver, tinhamos que ter acompanhado os timmings espanhois... Principalmente, no que a subsidios da UE diz respeito. Que foram inacreditavelmente usados para enriquecer algumas pessoas, em vez de ser para desenvolver o país... Enfim, pessoas sem consciência nem valores

        EDIT: Já agora, para quem não pode acompanhar:

        http://sic.aeiou.pt/online/scripts/2...-F85F44E18D3C}

        Comentário


          O Carrapatoso para mim foi um excelente patrão. Deviam existir mais gestores como ele para gerir as empresas portuguesas.

          Comentário


            Originalmente Colocado por mjm Ver Post
            Digam-me uma coisa uma vez que a minha antiguidade não dá para saber mais,
            esse senhor, já pertenceu a um governo, o que fez ele de bom?
            É apenas uma das pessoas com mais prestígio em Portugal.

            http://pt.wikipedia.org/wiki/Henrique_Medina_Carreira

            É daquelas pessoas que deveríamos ouvir com toda a atenção.

            Comentário


              Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
              O Carrapatoso para mim foi um excelente patrão. Deviam existir mais gestores como ele para gerir as empresas portuguesas.
              Aqui, estamos 150% de acordo.

              Tiveste com ele na Vodafone ou antes?

              Comentário


                Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                Aqui, estamos 150% de acordo.

                Tiveste com ele na Vodafone ou antes?
                200% daqui...

                Então pá, trabalhamos todos para o Senhor Carrapatoso?

                Eu estive na Telecel e depois Vodafone

                Espero que ele se mantenha... Quero lá voltar um dia, e quero voltar a te-lo como líder.

                EDIT: Torres de Lisboa e Depois Expo
                Editado pela última vez por OneLife; 04 July 2008, 17:15.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                  Aqui, estamos 150% de acordo.

                  Tiveste com ele na Vodafone ou antes?
                  A meio (Telecel-Vodafone) e depois (Vodafone) em Alfragide.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por OneLife Ver Post
                    Epá, foi no I Governo constitucional, em 1976, ao Lado do Mário Soares. Não se pode dizer que fosse a melhor das alturas para fazer explodir economicamente Portugal.

                    A meu ver, tinhamos que ter acompanhado os timmings espanhois... Principalmente, no que a subsidios da UE diz respeito. Que foram inacreditavelmente usados para enriquecer algumas pessoas, em vez de ser para desenvolver o país... Enfim, pessoas sem consciência nem valores

                    EDIT: Já agora, para quem não pode acompanhar:

                    http://sic.aeiou.pt/online/scripts/2007/videopopup2008.aspx?videoId={1D4B7A66-F406-41EC-A76B-F85F44E18D3C}

                    Pensava que tinha sido há bem menos tempo...

                    Se alguém quiser fazer um apanhado das ideias principais que ele deixou, agradeço...

                    Comentário


                      O meu pai já o conhecia pessoalmente, ainda estava na Hoechst a vender Toshiba (fotocopiadoras e depois pcs).

                      Depois o meu pai fez alguns projectos na construção da rede celular, conjuntamente com a PacTel.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                        O meu pai já o conhecia pessoalmente, ainda estava na Hoechst a vender Toshiba (fotocopiadoras e depois pcs).

                        Depois o meu pai fez alguns projectos na construção da rede celular, conjuntamente com a PacTel.
                        Apenas falei com ele uma vez e pareceu-me saber bem o que fazia.


                        A discursar é que era um pouco... secante. Conseguiu quase adormecer metade de um auditório durante um discurso.

                        Comentário


                          Eu já cortei no pão á uns tempos mas é mais para manter a linha, ou melhor para voltar a estar na linha

                          de qualquer modo desde que tenho a maquina de fazer pão tambem tenho por isso comprado muito menos pão.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                            Eu já cortei no pão á uns tempos mas é mais para manter a linha, ou melhor para voltar a estar na linha

                            de qualquer modo desde que tenho a maquina de fazer pão tambem tenho por isso comprado muito menos pão.
                            Essas maquinas de fazer pão são alguma coisa de jeito?
                            Que modelo é?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                              deve ser por isso que a aguas de portugal que nao tem concorrencia tem resulatdos espetaculares
                              As águas de portugal não têm uma comissão de accionistas a fazer um escrutínio às contas... ;)
                              Editado pela última vez por zerorpm; 04 July 2008, 19:43.

                              Comentário


                                Mais uma noticia sem conteudo, de titulo tendencioso, optimo para encher espaço noticioso, mais nada.

                                Mais uma noticia para encher chouriços

                                Comentário


                                  Com as políticas de embuste e fuga para a frente que estão traçadas, o pior está seguramente para vir.

                                  Acabo de ver uma peça com dados sobre a ocupação de aeroportos na Europa.

                                  Mês de Agosto:

                                  Em Londres. Inserir LGW e semana 10 AUG

                                  Em Lisboa Inserir LIS e semana 10AUG.

                                  Comparem...


                                  Alguém fala em fechar o de Londres?

                                  Interesses, tachos e afins conduzem à miséria da maioria e ao enriquecimento rápido de uns quantos.
                                  Editado pela última vez por Manoel; 04 July 2008, 20:49.

                                  Comentário


                                    todos falam do carrapatoso...

                                    não lhe tiro valor...pelo contrário, do pouco que trabalhei com eles pareceu-me uma pessoa com eles no sítio para tomar decisões certas...

                                    mas gostava também de destacar alguém com quem já tive contacto e surpreendeu pela positiva...zeinal bava....na altura ainda estava na TMN...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por pointless Ver Post
                                      todos falam do carrapatoso...

                                      não lhe tiro valor...pelo contrário, do pouco que trabalhei com eles pareceu-me uma pessoa com eles no sítio para tomar decisões certas...

                                      mas gostava também de destacar alguém com quem já tive contacto e surpreendeu pela positiva...zeinal bava....na altura ainda estava na TMN...
                                      São dois excelentes casos de sucesso de gestores portugueses. Dois exemplos a seguir

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                        São dois excelentes casos de sucesso de gestores portugueses. Dois exemplos a seguir
                                        Mas há mais. Muitos mais.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                          Mas há mais. Muitos mais.
                                          Sim, felizmente que sim e não são poucos. Esperemos que venham a ser a regra e não as excepções

                                          Comentário


                                            A Universidade Católica reviu em forte baixa as suas previsões de crescimento da economia portuguesa em 2008 e 2009.

                                            Na folha trimestral do seu Núcleo de Estudos de Conjuntura da Economia Portuguesa, hoje divulgada, alerta que as novas previsões podem ainda a ser revistas em baixa, caso persiste a turbulência nos mercados financeiros e a alta da matéria prima.

                                            Na Folha Trimestral hoje divulgada (pode consultar clicando aqui), o NECEP estima que o PIB português tenha crescido 0,4% no segundo trimestre, face aos três meses anteriores, com a evolução homóloga a situar-se nos 0,8%.

                                            “Apesar da (aparente) melhoria que o crescimento trimestral estimado sugere, a análise do NECEP – que considera fenómenos pontuais e de calendário – revela que estes valores traduzem uma desaceleração da economia face à sua trajectória recente, agravando assim o cenário de abrandamento económico já visível no 1º trimestre do ano”, refere a Católica.

                                            No primeiro trimestre do ano o PIB português recuou 0,2% face aos três meses anteriores. O NECEP culpa o impacto negativo específico sobre Portugal da alteração dos preços internacionais (taxas de juro, petróleo e matérias primas, cotação do euro) pelo abrandamento da economia portuguesa na primeira metade do ano.

                                            Crescimento de 1,2% em 2008

                                            Dadas estas projecções, a Universidade Católica reviu em forte baixa as suas previsões quer para este ano quer para 2009.

                                            O NECEP prevê agora que a economia nacional cresça 1,2% em 2008, menos 6 décimas que na projecção de Abril. Esta previsão contrasta com o crescimento de 1,6% previsto pelo Governo português.

                                            Para 2009, o NECEP está agora a contar com um crescimento do PIB de 1,5%.

                                            Mas estas previsões incorporam uma previsão de que a economia europeia “retomará o seu ritmo de crescimento tendencial na primeira metade de 2009”.


                                            Apesar do cenário negativo, o NECEP conclui que “a actual desaceleração do crescimento não parece ser suficiente para inverter o cenário recente de recuperação cíclica da economia portuguesa”, pelo que “embora se possa falar de interrupção da retoma, seria prematuro concluir que a economia nacional entrou num novo ciclo negativo”.

                                            Se crise continuar, crescimento voltará a ser revisto em baixa

                                            Mas, por outro lado, a actual crise mostra também “quão vulnerável continua a economia portuguesa a oscilações nos preços internacionais e na conjuntura externa, não obstante alguma reestruturação em curso”.

                                            A Católica conclui que “esta vulnerabilidade deverá traduzir-se numa desaceleração do crescimento, com consequências transversais às diversas componentes do PIB e ao mercado de trabalho.

                                            Assim, alerta o documento, “as projecções do NECEP poderão ser ainda revistas em baixa significativa, caso se verifique uma desaceleração da zona euro superior à esperada e persista o cenário de turbulência nos mercados financeiros e de subida do preço das matérias primas”.
                                            Não podemos esquecer a realidade...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                              Não podemos esquecer a realidade...
                                              Isto está lindo...

                                              Não sei se compare Portugal a um avião a pique, um barco ao fundo, ou um carro sem travões...




                                              Mas os 3 devem dar ao mesmo resultado...

                                              Comentário


                                                Portugal é um rio.

                                                Como se faz para que um rio vá para onde queremos?

                                                Não é com certeza a espetar estacas no seu leito que se muda a direcção de um rio.

                                                Comentário


                                                  OCDE: desemprego em Portugal aumentou para 7,5 por cento em Maio

                                                  A taxa de desemprego em Portugal aumentou para 7,5 por cento em Maio, após ter estabilizado nos três meses anteriores nos 7,4 por cento, calcula a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

                                                  Na avaliação da OCDE, a taxa portuguesa é a quarta mais elevada entre os 30 países da organização, apenas ultrapassada pela Eslováquia, que bate o recorde de 10,5 por cento, pela Espanha, cujo desemprego atinge 9,9 por cento, e Hungria, com 7,6 por cento.

                                                  Duas das maiores economias da União Europeia, a Alemanha e a França, apresentaram a mesma taxa de 7,4 por cento, mas a evolução do desemprego nestes dois países demonstra uma tendência de abrandamento, situação diversa daquela que se vive em Portugal.

                                                  Na Alemanha, França e Portugal, as taxas de desemprego afastam-se duas e três décimas, respectivamente, da média da Zona Euro, que era de 7,2 por cento.
                                                  Mais um sintoma da "crise"...

                                                  Comentário


                                                    Classe média afectada
                                                    Mais de dois terços dos portugueses têm dificuldades em pagar as contas no final do mês

                                                    Os portugueses continuam a ser dos mais pessimistas da União Europeia. No Eurobarómetro sobre Portugal, a Comissão Europeia considera muito preocupante o facto de, actualmente, mais de dois terços dos portugueses admitirem que tem dificuldades em pagar as contas no final do mês.

                                                    A Representação da Comissão Europeia em Portugal publicou hoje o Relatório Nacional sobre Portugal elaborado a partir de dados do Eurobarómetro 69, estudo da opinião pública realizado pela Comissão Europeia entre os dias 25 de Março e 4 de Maio de 2008. Clique aqui para o consultar.

                                                    As conclusões principais apontam para que os portugueses “continuam a ser dos cidadãos europeus mais pessimistas quanto à evolução futura da economia do seu país”.

                                                    Uma conclusão que até não representa uma grande novidade face a anteriores barómetros realizados pela Comissão Europeia, mas o hoje divulgado contêm mais sinais preocupantes sobre os índices de confiança dos portugueses.

                                                    A expressão “preocupante” é mesmo utilizada pela Comissão Europeia para qualificar uma das conclusões do relatório: mais de dois terços (71%) dos portugueses admitem que tem dificuldades para pagar as contas no final do mês. É o segundo valor mais elevado entre os 27 países da União Europeia (só a Bulgária está pior) e compara com a média de 47% da UE.

                                                    Bruxelas conclui que esta percepção das famílias, que admitem dificuldades em pagar as contas do mês, não abrange “apenas aos sectores habitualmente mais ‘vulneráveis’ da população, mas também à ‘classe média’ dos trabalhadores urbanos do sector dos serviços”.

                                                    Uma análise a nível individual mostra que é entre os indivíduos com menores níveis de instrução, os mais velhos, os desempregados, os trabalhadores manuais e os trabalhadores menos qualificados do sector dos serviços que encontramos maiores dificuldades no pagamento das contas ao final do mês.

                                                    “Além disso, maioria dos portugueses considera que perdeu poder de compra nos últimos cinco anos”, acrescenta o relatório.

                                                    A agravar a situação, as respostas dos portugueses inquiridos foram dadas entre os dias 25 de Março e 4 de Maio de 2008, altura em que a actual crise não era ainda tão intensa.

                                                    Acerca da sua situação financeira pessoal, 41% dos portugueses estão convencidos que a sua situação financeira pessoal irá piorar no próximo ano, contra 25% da média europeia. È também o segundo valor mais elevado entre os 27 da UE.

                                                    38% dos portugueses dizem-se “não muito satisfeitos” e 10% “nada satisfeitos” com a vida que levam, enquanto 48% se dizem “satisfeitos”.
                                                    ... pelo menos estão melhores que o pessoal do fórum!

                                                    Comentário


                                                      E 71% não é muito exagerado. Existe assim tanta gente que chega ao fim de mês à rasca a contar todas as despesas de 10 Euros para conseguir pagar as contas do mês.

                                                      6,6 Milhões é muita gente e os outros 3,4 Milhões foram à apresentação do Iphone

                                                      Acho que existe muita gente com dificuldade, mas continuo a achar que é exagerado.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                                        ... pelo menos estão melhores que o pessoal do fórum!
                                                        Há malta aqui que acha que nunca lhes vai tocar...

                                                        Imaturidade, talvez....

                                                        Comentário


                                                          BdP prevê maior abrandamento desde 2003


                                                          O Banco de Portugal reviu em forte baixa a previsão de crescimento para a economia portuguesa. O abrandamento de 1,9% em 2007 para 1,2%, este ano, é o maior desde a crise de 2003. Para 2009 o BdP prevê apenas uma ligeira recuperação da actividade, avançado uma taxa de crescimento de 1,3%.

                                                          Estes são valores que contrastam com o Governo que, em Maio, reviu as suas previsões de crescimento para 1,5% este ano e 2% em 2009. As estimativas do Banco de Portugal divulgadas hoje são as mais negativas até agora. Em Abril o FMI previu um crescimento de 1,3% para este ano e de 1,4% para 2009 e em Maio a Comissão Europeia avançou com 1,7% para 2008 e de 1,6% para 2009.

                                                          A contínua degradação da conjuntura internacional, marcada pelos elevados preços do petróleo e das matérias primas, pela turbulência financeira e pelo abrandamento de alguns dos principais parceiros comerciais estão a travar a recuperação.

                                                          “As perspectivas para a economia portuguesa no período 2008-2009 são marcadas por um fraco crescimento da actividade, num contexto de deterioração do enquadramento económico e financeiro internacional”, diz o Banco de Portugal no relatório económico divulgado há minutos, onde os economistas da instituição acrescentam: “A interacção entre a desaceleração económica a nível global e a situação de turbulência nos mercados financeiros internacionais, bem como o aumento dos preços das matérias -primas, com destaque para o petróleo, não deixará de ter um impacto muito significativo numa pequena economia como a portuguesa, fortemente integrada em termos económicos e financeiros”.

                                                          Infelizmente, por muito que se queira pensar o contrário, a crise agudiza-se...

                                                          Na minha zona, paredes/porto, forte zona de móveis, nota-se e bem, com muitos fechos de empresas.
                                                          Onde, por exemplo, o meu pai ficou sem emprego.

                                                          Comentário


                                                            Aonde moro que é Santo Tirso é uma catástrofe, o têxtil colapsou é o concelho com mais desemprego do país com 16% da população activa desempregada...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
                                                              E 71% não é muito exagerado. Existe assim tanta gente que chega ao fim de mês à rasca a contar todas as despesas de 10 Euros para conseguir pagar as contas do mês.

                                                              6,6 Milhões é muita gente e os outros 3,4 Milhões foram à apresentação do Iphone

                                                              Acho que existe muita gente com dificuldade, mas continuo a achar que é exagerado.
                                                              Existe Kopien existe muita gente com dificuldades, muitas vezes é que não queremos ver...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X