Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Proibição de Tabaco em espaços com menos de 100m2

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Real Ver Post
    O problema, para mim, são os bares e restaurantes que fecharam por causa da proibição... Um gajo agora quer tomar um café e tem de fazer quilómetros para encontrar um que tenha sobrevivido à lei...
    Só se for no Porto, que por aqui cada vez há mais.

    O que se nota é cada vez mais o incumprimento da lei em estabelecimentos com distico azul e sem condições legais para ter zonas de fumadores.
    Devido á má forma como a lei foi feita, a fiscalização é hoje praticamente inexistente e ve-se pessoal a fumar em quase todos os locais, especialmente os nocturnos.

    Comentário


      Originalmente Colocado por GansoLFM Ver Post
      Tu eras/és a favor da lei certo? Então qual é o problema de andar mais um bocado? Ao menos não ficas a cheirar mal nem prejudica a saúde, antes pelo contrário, andar faz bem!
      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
      Só se for no Porto, que por aqui cada vez há mais.

      O que se nota é cada vez mais o incumprimento da lei em estabelecimentos com distico azul e sem condições legais para ter zonas de fumadores.
      Devido á má forma como a lei foi feita, a fiscalização é hoje praticamente inexistente e ve-se pessoal a fumar em quase todos os locais, especialmente os nocturnos.
      Estava a ser irónico

      Relativamente à parte a negrito, é a realidade... Eu estou a pensar denunciar um café onde não existe separação física para fumadores. Aquilo é pequeno e é metade para fumadores e metade para não fumadores. Os extractores estão todos numa janela, sem qualquer tipo de extracção superior... Em dias de jogo, o ar fica irrespirável nos dois lados... A separação é uma coluna a meio da sala.

      O mais engraçado é que tem lá um papel de um técnico qualquer de higiene e segurança no trabalho que diz que desde que o projecto que lhe foi apresentado seja cumprido, aquele estabelecimento pode ter área para fumadores...
      Editado pela última vez por Real; 31 December 2008, 08:55.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
        Só se for no Porto, que por aqui cada vez há mais.

        O que se nota é cada vez mais o incumprimento da lei em estabelecimentos com distico azul e sem condições legais para ter zonas de fumadores.
        Devido á má forma como a lei foi feita, a fiscalização é hoje praticamente inexistente e ve-se pessoal a fumar em quase todos os locais, especialmente os nocturnos.

        Já disse isto há umas páginas atrás. Da maneira que a lei está feita, qualquer "ventax" serve de ventilação...e não há ASAE que valha.

        A maioria dos estabelecimentos não têm é conhecimento e preferem (e bem) não arriscar.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
          Só se for no Porto, que por aqui cada vez há mais.

          O que se nota é cada vez mais o incumprimento da lei em estabelecimentos com distico azul e sem condições legais para ter zonas de fumadores.
          Devido á má forma como a lei foi feita, a fiscalização é hoje praticamente inexistente e ve-se pessoal a fumar em quase todos os locais, especialmente os nocturnos.
          Aqui na minha zona acontece ainda pior, os cafés dizem que são para fumadores e ventilação ou não põem a funcionar ou simplesmente não há e tornam-se em antros de fumo, onde os próprios fumadores ficam incomodados!

          Se há a lei acho que deve ser respeitada, só que também percebo o outro lado, a lei não é clara em quase nada, como é que se cumpre algo desta forma?

          Comentário


            Bem, para obviar à continuação de OFF TOPIC...: Estudo aponta para a proibição de fumar à porta de cafés, bares e restaurantes - Sociedade - PUBLICO.PT

            Comentário


              Ó não, que barulho é este... o que vem aí?

              .... ah, já sei, é uma foto de uma retro-escavadora, não tarda (LOL)!



              Agora mais a sério... querem mesmo banir o "fumo à porta"?

              Eu se fosse fumador nunca fumaria "à porta" de nada, parecem uns tristes... ya, que PRAZER... E que tal fumar e caminhar, ou fumar numa esplanada, ou fumar num ambiente de café/bar com a correcta circulação de ar?

              À porta? Como diz o homem do anúncio do site OLX... "NUNCA!"

              Mas também... proibir porquê?! Porque parece mal?!

              Comentário


                Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                Se um alcoólico beber ao teu lado faz-te mal á saúde?A mim não faz, se um fumador fumar ao meu lado, faz-me mal.

                A questão não é se um indivduo faz mal a ele próprio ou não, mas sim se causa dano na saúde dos outros.

                A parte da doença, a OMS pode-o dizer, a mim deixa muito a desejar.
                Não julgues os outros pelas tuas experiências...

                Além de que eu não estou a defender a lei actual, estou é contra a que vai ser aplicada, deixando de fora a possibilidade de haverem espaço exclusivos para fumadores, como é praticado noutros países com leis semelhantes.
                Um Cigar club...

                Comentário


                  Sou completamente a favor da proibição de fumar em todos e repito todos os locais fechados em Portugal sem existencia de excepções para ninguem.

                  Agora em locais ao ar livre nao vejo qualquer problema.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                    Não julgues os outros pelas tuas experiências...

                    Além de que eu não estou a defender a lei actual, estou é contra a que vai ser aplicada, deixando de fora a possibilidade de haverem espaço exclusivos para fumadores, como é praticado noutros países com leis semelhantes.
                    Um Cigar club...
                    Pela minha experiência pessoal, posso-te dizer que mesmo com a lei actual, via-me impedido de ir a determinados locais, porque o fumo além de incomodar no momento, vem-se para casa com a roupa a cheirar a tabaco.

                    Aqui o que está em causa, é o facto de num sitio fechado, o fumo ficar concentrado e prejudicar os outros, não se devem fumar ou não, é-me indiferente.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                      Sou completamente a favor da proibição de fumar em todos e repito todos os locais fechados em Portugal sem existencia de excepções para ninguem.

                      Agora em locais ao ar livre nao vejo qualquer problema.
                      Plenamente de acordo. Ainda hoje ouvi uma opinião que qualquer pessoa deveria ser livre de fumar onde quiser, esqueceu-se é que enquanto um tem o prazer do cigarro secalhar há meia dúzia que ao mesmo tempo está a levar uma boa garfada de comida para a boca, e lá vai o fumo passivo.

                      Considero que fumar em espaços fechados ao pé de outras pessoas é incomoda-las, respeito os fumadores, não o sou, mas se o fosse fumaria ao ar livre.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                        Pela minha experiência pessoal, posso-te dizer que mesmo com a lei actual, via-me impedido de ir a determinados locais, porque o fumo além de incomodar no momento, vem-se para casa com a roupa a cheirar a tabaco.

                        Aqui o que está em causa, é o facto de num sitio fechado, o fumo ficar concentrado e prejudicar os outros, não se devem fumar ou não, é-me indiferente.
                        Uma lei tendo excepções os espertinhos vao sempre tentar contornar ...

                        É o que acontece agora ... os cafés que instalaram os sistemas de exaustão deixam as pessoas fumar livremente ... mas nao ligam o sistema porque gasta muita energia ... e como circula o ar , faz muito frio ! Em Portugal nao pode haver excepções !

                        Em cima disso tudo... nao existem inspecções. Portanto o crime compensa.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                          Sou completamente a favor da proibição de fumar em todos e repito todos os locais fechados em Portugal sem existencia de excepções para ninguem.

                          Agora em locais ao ar livre nao vejo qualquer problema.

                          Sou completamente a favor da proibição em locais onde estejam terceiros.

                          Um exemplo, considerando um Estádio de Futebol um local aberto / ar livre, detesto apanhar alguém à frente ou ao lado a fumar pois o fumo incomoda sempre. E infelizmente tenho quase sempre o azar de existir um fumador por perto.

                          Comentário


                            Sou eu a única pessoa no mundo a achar que NENHUM fumador tem direito a prejudicar a minha saúde em prol do seu vicio? Porque raio tenho eu de levar com fumo de tabaco quando estou na rua a passear? Ou numa esplanada? Ou pior ainda quando estou na praia? Quem deu o direito aos fumadores de porem o seu vicio acima da vontade das pessoas? E depois quando se fala em proibições ficam todos eriçados! Eu gosto de andar depressa no meu carro mas estou proibido por lei por colocar a minha vida e a vida dos demais em perigo, mas se um fumador quiser obrigar-me a levar com milhares de quimicos nocivos enquanto estou na praia e no fim deixar lá as beatas está à vontade e ainda reclama que não pode fumar no café...

                            Só tenho pena que o estudo que se fez não sirva para realmente proibir o fumo também no exterior! Ainda hoje estava a almoçar numa esplanada e a levar com fumo...Eu peço para parar de fumar e ainda me respondem "está mal vá lá para dentro onde não há fumo!"

                            Comentário


                              Por acaso nunca vi qualquer tipo de fiscalização a esta situação. Vocês viram?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                Por acaso nunca vi qualquer tipo de fiscalização a esta situação. Vocês viram?

                                Nop.

                                Só por denuncia e mesmo assim !! ... De resto nao existe.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                  Nop.

                                  Só por denuncia e mesmo assim !! ... De resto nao existe.
                                  Pois, bem me parecia que há IMENSO por fazer por essa perspectiva...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                    Pois, bem me parecia que há IMENSO por fazer por essa perspectiva...
                                    Até seria uma boa fonte de rendimento para o estado ... é bom que começem a andar da perna ... nao veja só aumentar IVA's e ex Scut's .

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                      Nop.

                                      Só por denuncia e mesmo assim !! ... De resto não existe.
                                      Por acaso isso é uma grande mentira.
                                      Aqui nos Alentejos andaram a visitar todas as tasquinhas por causa desta situação e autuaram varias dezenas de estabelecimentos.




                                      E a ver se eu me explico bem que parece que estou a falar húngaro ou croata ou coisa que tal...

                                      O que eu defendo é a permissão para abertura de instalações comerciais com capacidade real de extracção de fumos (que pode ser bastante legislada, como acontece noutros países ou, até, em vários aeroportos por essa Europa fora), em que o fumo do tabaco não incomodasse quem lá não quisesse entrar.

                                      Mas porque raio é que não podem haver estabelecimentos próprios para fumar??? Isso não será única e exclusivamente fundamentalismo???
                                      Editado pela última vez por Spinnaker; 10 January 2012, 21:14.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por NunoMF Ver Post
                                        Não, mas impedes que force outras pessoas a beber.
                                        Não, mas os malefícios a longo prazo são tão graves como os associados ao tabaco e a curto prazo são piores...
                                        Além disso eles não forçam outros a beber mas forçam os outros a levar com as bebedeiras deles...

                                        Já que é para sermos radicais, então sejamos com tudo, não vale a pena discriminar uns doentes dos outros!!!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                          Por acaso isso é uma grande mentira.
                                          Aqui nos Alentejos andaram a visitar todas as tasquinhas por causa desta situação e autuaram varias dezenas de estabelecimentos.




                                          E a ver se eu me explico bem que parece que estou a falar húngaro ou croata ou coisa que tal...

                                          O que eu defendo é a permissão para abertura de instalações comerciais com capacidade real de extracção de fumos (que pode ser bastante legislada, como acontece noutros países ou, até, em vários aeroportos por essa Europa fora), em que o fumo do tabaco não incomodasse quem lá não quisesse entrar.

                                          Mas porque raio é que não podem haver estabelecimentos próprios para fumar??? Isso não será única e exclusivamente fundamentalismo???
                                          Mas quem é que disse que não podia haver esses espaços? Eu acho é que deviam queria-los! Agora esta palhaçada de numa zona se fumar e noutra não, não passa disso mesmo, palhaçada, porque para além de na maioria dos sitios não serem respeitada, nos sitios em que é o fumo acaba por incomodar os não fumadores...

                                          Comentário


                                            Nossa, que biolência.

                                            Sendo fumador custa-me imenso estar num tasco a beber e não fumar, no entanto, sendo proibido fumar dentro do tasco, que remédio tenho eu senão respeitar e venho cá fora matar o vício. Agora, dizerem que nem cá fora posso fumar ...Não tarda nada, se quiser fumar tenho que ir para dentro do carro e fechar os vidros a 7 chaves, não vá eu prejudicar a saúde alguém.
                                            Já não basta pagar uma carrada de impostos para fumar e mesmo assim se quiser fumar ainda tenho que ir morrer longe...

                                            Com tanta picuisse mais vale ficarem fechados em casa, não vão vocês apanhar com a poluição dos carros, ou coisa que o valha...

                                            Comentário


                                              Aqui no burgo a fiscalização também atacou forte e feio, portanto ela existe e não só por denúncias. O sistema do bar q frequento foi bastante melhorado por causa disso, e o q é certo é q a clientela aumentou... para mal dos meus ouvidos.

                                              Comentário


                                                Depois queixem-se

                                                BBC News - Ban smoking in cars, says British Medical Association

                                                1º vieram pelos judeus.
                                                Um dia destes nem um peido podemos dar por causa do CO2

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                                  Depois queixem-se

                                                  BBC News - Ban smoking in cars, says British Medical Association

                                                  1º vieram pelos judeus.
                                                  Um dia destes nem um peido podemos dar por causa do CO2
                                                  Bem mais importante... é uma fonte de distracção fumar e conduzir ao mesmo tempo, por isso tenho que concordar com essa medida.
                                                  Mas só se o carro for em andamento, sff, senão não faz sentido...

                                                  Comentário


                                                    Começo por dizer que a proibição de fumar em espaços fechados, foi de longe a melhor lei criada em portugal nos últimos muitos anos... e seria ainda mais perfeita se fosse cumprida na integra! Já estava cheio de ser defumado estilo chouriça nos mais diversos espaços.

                                                    Os espaços em que coexistem fumadores e não fumadores são digamos que uma anedota cá por Portugal! Pelo menos em muitos que conheço até podem ter extração, mas de certeza que é só para a foto! Alguns têm ar condicionado e fazem disso extração! E zona fumadores em café aberto dentro de shoping? Como é possivel, passa-se à porta e nem se respira, sinceramente parece-me sala de chuto! A lei deveria simplesmente dizer proibido fumar e nada mais.
                                                    Os que na altura criticaram, nunca mais os ouvi, simplesmente porque não tenho dúvidas que ganharam clientes.

                                                    Quanto a proibirem ás portas de cafés, como ouvi hoje é de moemnto nada mais que um estudo. Mas considero que deveria ser alargado a locais públicos como por exemplo estádios de futebol (embora nestes locais já são muitos os que respeitam os vizinhos e não fumam).

                                                    Comentário


                                                      qualquer dia só podemos fumar em casa e já vamos com sorte

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                                        Começo por dizer (...)
                                                        (...)
                                                        Mas considero que deveria ser alargado a locais públicos como por exemplo estádios de futebol (embora nestes locais já são muitos os que respeitam os vizinhos e não fumam).
                                                        A lei não contemplava que seria proibido fumar em recintos desportivos???

                                                        E a lei foi bem pensada, mas, como de costume, foi mal parida (tipo cartão do cidadão que obriga os utentes com Regime especial de comparticipação de medicamentos a andar com um cartão e com uma folha A4 para ir ao centro de saúde e á farmácia)

                                                        Comentário


                                                          Em Portugal gosta-se muito de fazer leis muito avançadas, que acabam por ser meios de o tuga dar a volta à situação. Mais valia terem feito uma proibição total de fumar em espaços fechados. Muito mais fácil de fiscalizar, e justa, pois todos os estabelecimentos teriam de cumprir de igual modo. Evitava-se custos desnecessários e não havia incentivo para os "espertos" fintarem a lei. Assim como está torna-se difícil ir a um bar e evitar o fumo intenso.

                                                          Quanto a fumar em espaços exteriores, claro que sim, mesmo que seja à porta.

                                                          Comentário


                                                            Desde 2007 segundo a ASAE foram feitas 29 603 fiscalizações !


                                                            Tendo em conta que temos 1 Restaurante por cada 131 habitantes ... façam as contas ...

                                                            E isto nao inclui bares , cafés e afins . É uma gota no oceano.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Corsa1200Sport Ver Post
                                                              Em Portugal gosta-se muito de fazer leis muito avançadas, que acabam por ser meios de o tuga dar a volta à situação. Mais valia terem feito uma proibição total de fumar em espaços fechados. Muito mais fácil de fiscalizar, e justa, pois todos os estabelecimentos teriam de cumprir de igual modo. Evitava-se custos desnecessários e não havia incentivo para os "espertos" fintarem a lei. Assim como está torna-se difícil ir a um bar e evitar o fumo intenso.

                                                              Quanto a fumar em espaços exteriores, claro que sim, mesmo que seja à porta.
                                                              O problema disso é que por exemplo estabelecimentos nocturnos e cafés sem mesas no exterior iam perder imensos clientes com isso

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X