Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Construção de habitação(discussão sobre valores)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    Voces cortam pouco nos materiais...

    Eu estava a ver uma remodelação de um apartamento de 70M2 e estou a apontar para valores de 40.000€
    Cada um tem as suas prioridades.

    Comentário


      #62
      Tópico interessante...

      Por acaso orçamentei há tempo uma casa de +-380m2 q ficou pelos 168.000eur... Muito barato achei eu!!!
      Mas era uma casa simples.

      Os tais 50.000eur q falam aqui, se o homem é do ramo e consegue desconto de empresa é bem possível q consiga esse preço. Mas acho q o q vai decidir o preço vai ser a mão de obra da estrutura

      Eu gostava muito de fazer casa rápido, para aproveitar a baixa do ferro e dos materiais no geral, mas se fizer, só "compro" a estrutura fora. O resto coloco aqui os meus vizinhos a trabalhar ao sábado cmg à troca de umas febras na brasa, e espero ficar barata!!!
      Para mim estou a apontar na casa dos 250/300m2 mais Anexos (garagem e arrumos...)

      Continua aí o DB

      EDIT: e não quero gastar mais de 150.000eur, q eu n tenho dinheiro!!!!

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Drifting Ver Post

        Eu gostava muito de fazer casa rápido, para aproveitar a baixa do ferro e dos materiais no geral, mas se fizer, só "compro" a estrutura fora. O resto coloco aqui os meus vizinhos a trabalhar ao sábado cmg à troca de umas febras na brasa, e espero ficar barata!!!
        Para mim estou a apontar na casa dos 250/300m2 mais Anexos (garagem e arrumos...)

        Continua aí o DB

        EDIT: e não quero gastar mais de 150.000eur, q eu n tenho dinheiro!!!!

        250/300m2 mais garagem e arrumos é uma area já mto grande, já dá um bom casarão para colocar num terreno grande.

        No meu caso como é um lote urbano a camara nao deixa fazer nada assim tao grande, só dentro do padrao de area normal.

        No meu caso a garagem eu ja tenho e até tem arrumos e wc pequena com polibam e o muro, é mesmo só a casa, o que é diferente de ter de fazer tudo em termos de dinheiro.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Drifting Ver Post

          Eu gostava muito de fazer casa rápido, para aproveitar a baixa do ferro e dos materiais no geral, mas se fizer, só "compro" a estrutura fora. O resto coloco aqui os meus vizinhos a trabalhar ao sábado cmg à troca de umas febras na brasa, e espero ficar barata!!!
          !!!!
          Fazem alvenarias rebocos e telhados? é que se for só ao sabado isso vai demorar mto tempo e alem disso é preciso alguma maquinaria e andaimes.
          E conhecimento e mao de obra a trabalhar duro.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
            Fazem alvenarias rebocos e telhados? é que se for só ao sabado isso vai demorar mto tempo e alem disso é preciso alguma maquinaria e andaimes.
            E conhecimento e mao de obra a trabalhar duro.
            Os meus vizinhos têem isso tudo

            E alvenarias a trabalhar bem não demora assim tanto.
            Quando eu falei que comprava a estrutura incluía cobertura invertida.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
              Cada um tem as suas prioridades.
              Para fazer algo mal feito ou a poupar, sou da opinião que não vale a pena fazer.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                Os meus vizinhos têem isso tudo

                E alvenarias a trabalhar bem não demora assim tanto.
                Quando eu falei que comprava a estrutura incluía cobertura invertida.
                Sim eu sei...mas tem que ser varias pessoas, alguem a fazer massa e colocar tijolos e depois outros a assentar... ou seja para ser rapido é preciso uma equipa de trabalho.
                Na minha casa tive a fazer contas por alto só tijolos do R/C eram mais de 4000 e outros tantos para o 1ºandar... fora as telhas e as abobadilhas das vigotas da cobertura...ou seja mto material e mto trabalho.

                Cobertura invertida como assim?

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                  Voces cortam pouco nos materiais...

                  Eu estava a ver uma remodelação de um apartamento de 70M2 e estou a apontar para valores de 40.000
                  Xiii ... mas que remodelação é essa? ou melhor o que implica para ser tao caro?
                  é que para valores desta natureza só se levar mtas janelas e carissimas.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                    Para fazer algo mal feito ou a poupar, sou da opinião que não vale a pena fazer.

                    Concordo em absoluto... a se fazer é algo com qualidade e a poupança nunca pode ser na qualidade dos materiais.

                    A poupança pode existir mas tera a ver com o tipo de arquitectura e com a escolha dos materiais dentro de produtos com qualidade , promoções e descontos, e poupa-se mto ao comprar e sermos nós a aplicar.

                    Agora fazer mal e porcarias sem qualidade nao vale a pena.

                    Comentário


                      #70
                      Já que se fala de materiais e acabamentos a minha ideia será: (vou optar por mto material portugues de alta qualidade)

                      Feito pelo empreiteiro:

                      Estrutura
                      Paredes duplas de tijolos tradicionais , caixa de ar, e isolamento wallmate (o normal portanto)
                      Telhas por cima de isolamento roofmate , as telhas serão telha lusa, e queria(tenho de depois definir isso) um beirado tipicamente portugues.


                      Aguas: ainda nao sei se será em PEX ou multicamada ...

                      electricidade estera varios ponos de luz



                      Nao tera estuque interior.


                      Feito depois por mim...(eu por alguem que eu arranje)

                      Loiças de wc... será tudo as linhas modernas da Valadares, comandos de iluminação Efapel ou eventualmente Legrand.
                      Revestimentos ceramicos, revigres ou outra marca portuguesa de boa qualidade.

                      Madeiras ainda nao sei qual sera o fornecedor pois irao revestir os tectos do 1º andar que serao inclinados.

                      Talbem levará em algumas zonas pladur a fazer tectos falsos.

                      Queria colocar tb uma rede estruturada com sistema de comunicação e internet em varios locais.

                      Quaria mtas zonas com revestimento ceramino ou de pedra(esta mais cara mas espectacular e poupa-se na pintura e no estuque)


                      enfim sao ideias por alto nada tá ainda definido, mas qualidade terá isso sem duvida.

                      Comentário


                        #71
                        Estive há uns dias a ver um orçamento de um pequeno apartamento 68m2, com renovação completa.

                        Chão em flutuante normalíssimo, casa de banho e cozinha com azulejo 10x10 ou 15x15 simples cor única, loiças sanitárias nacionais, 3 janelas em pvc, cozinha do IKEA a mais barata de todas, electricidade toda nova, águas e esgotos novos. Pintura geral e um pequeno tecto falso. Renovação de dois armários já existentes. (penso que não me esqueci de nada).

                        Ficou em 23.000€ se não estou em erro!

                        Por isso vejo-vos falar em 40.000€ para casas construídas de raiz.... Com acabamentos... Parece-me muito complicado.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                          Estive há uns dias a ver um orçamento de um pequeno apartamento 68m2, com renovação completa.

                          Chão em flutuante normalíssimo, casa de banho e cozinha com azulejo 10x10 ou 15x15 simples cor única, loiças sanitárias nacionais, 3 janelas em pvc, cozinha do IKEA a mais barata de todas, electricidade toda nova, águas e esgotos novos. Pintura geral e um pequeno tecto falso. Renovação de dois armários já existentes. (penso que não me esqueci de nada).

                          Ficou em 23.000€ se não estou em erro!

                          Por isso vejo-vos falar em 40.000€ para casas construídas de raiz.... Com acabamentos... Parece-me muito complicado.
                          Defacto 40.000€ para uma casa construida de raiz só se for um barracão genero garagem com wc

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                            Estive há uns dias a ver um orçamento de um pequeno apartamento 68m2, com renovação completa.

                            Chão em flutuante normalíssimo, casa de banho e cozinha com azulejo 10x10 ou 15x15 simples cor única, loiças sanitárias nacionais, 3 janelas em pvc, cozinha do IKEA a mais barata de todas, electricidade toda nova, águas e esgotos novos. Pintura geral e um pequeno tecto falso. Renovação de dois armários já existentes. (penso que não me esqueci de nada).

                            Ficou em 23.000€ se não estou em erro!

                            Por isso vejo-vos falar em 40.000€ para casas construídas de raiz.... Com acabamentos... Parece-me muito complicado.
                            Bem, isso pelo que contas estamos perante preços desta ordem.

                            Azuleijos de 10euro m2 (media) P.flutuante 10-15eurosm2. se for 100m2 seria 1000euros. e pavimento flutuante. outro 1000

                            electricidade 1500euros, tou a contabilizar 1klm de cabos e tubagem 3Gx2.5mm e interruptores e tomadas e quadro electrico

                            Agua depende mas da distancia ao contador....mas 1000euros.

                            Pinturas com tinta boa(acetinado ou outra de alta qualidade) uns 400euros.

                            Loiças 300--400euros por wc (sem jakuzis)

                            Janelas é que sao carissimas e depende da dimensão.

                            a mao de obra e que o empreiteiro mete ao bolso é que faz isso ser caro.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                              12 metros de profundidade? Isso é para fazer um Metro? Heheh

                              No teu concelho? Quem te deu essa informação, suponho que os 12 metros sejam o no comprimento do terreno.

                              Mas isso é muito estranho. É preciso ver o PDM da zona e o que diz.
                              Calma que há aqui uma má interpretação tua, por causa dos termos que se usam nas diversas regiões deste país.

                              A profundidade que me referi não é no solo ( para baixo do solo), referia-me sim à distancia entre a entrada da casa até ao fundo ( parte traseira)

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                Depois acabamentos mtos devo eu me entreter com eles, e se precisar de ajuda arranjo e assim fica por um bom preço, alem disso esses preços que falas sao mto altos, eu nao sei a qualidade de que falas mas eu se for eu a colocar por 30euros e metro quadrado nao ponho azuleijo mas sim pedra natural.
                                Bons azuleijos para mim saem se forem simples de uma cor 6-10euros m2 se for uma coisa mais especial cerca de 10-20euros m2 mas estes ja mto especificos. E tudo o resto é comprado pelo preço mais barato á fabrica com os descontos todos pois compro como se fosse para a empresa.
                                Dos posts que vais pondo sobre este topico penso que queres afirmar que é possível fazer um T4 com as caracteristicas definidas por 50 mil € e isso é impossível!
                                Pela descrição que fazes, mesmo os trabalhos que vais tu fazer, não possibilitam uma economia ao ponto a que falas.
                                Mas onde é que tu poês pedra natural por 30€??Só quem não anda a ver destas coisas é que manda uma pérola destas!20 euros por m2 de azulejo especifico??Mas tens a noção do que estás a escrever?
                                Um mestre de obras numa remodelação vai buscar materiais aos revendedores com um desconto entre os 20 a 40% no máximo.
                                Andei a ver pavimentos revigres com acabamento polido e rectificado, a imitar pedra...E falamos em 50 € por m2!Por 20 euros como falas vai buscar azulejos vulgares de 2ª categoria e não especificos!Agora se tu os consegues ir buscar directamente à fabrica aí a coisa muda de figura!Mas da maneira como escreves isso parece banal...
                                Só em janelas de vidro duplo com caixilharia com corte termico é um balurdio em janelas...
                                O chão...Há por aí muita coisa tipo AKI e LEROY por 5 a 10€.Mas sao aglomerados que mal apanham 1 gota de agua acabou...Se fores para chao de qualidade com folha de madeira genuina com 1mm e expessura total de 11 mm sao pelos menos 50€.
                                Por 50 mil € este tipo de acabamento não está certamente contemplado...

                                Comentário


                                  #76
                                  Carissímos...
                                  Sem querer entrar em campos que não domino, acabo por concordar com a generalidade das opiniões aqui expostas! Já algum tempo que acompanho este tópico, mas sem nunca ter dado a minha opinião acerca do mesmo! Acompanho-o porque estou a construir uma moradia.

                                  Penso que os valores aqui apresentados pelo amigo Nephilim um pouco "fora de moda"!!
                                  Isto é: ou o Nephilim tem muitos e bons conhecimentos (como acredito que tenha) assumindo que trabalha na área (como afirmou... se a memória não me falha) e mesmo assim é o cabo dos trabalhos! Sendo certo que se o afirma é porque tem base para fundamentar a sua opinião acerca dos gastos monetários!! Para mim (e para muitos de nós) que não trabalhamos na área é completamente impossível!!

                                  Como já referi estou a construir uma moradia (e até tenho a sorte de a minha cara metade trabalhar numa empresa de construção) mas mesmo assim não existem milagres!!

                                  Apenas quis deixar aqui a minha opinião, sem por em causa a veracidade das palavras do amigo Nephilim!!

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por indiferente Ver Post
                                    Dos posts que vais pondo sobre este topico penso que queres afirmar que é possível fazer um T4 com as caracteristicas definidas por 50 mil € e isso é impossível!
                                    Pela descrição que fazes, mesmo os trabalhos que vais tu fazer, não possibilitam uma economia ao ponto a que falas.
                                    Mas onde é que tu poês pedra natural por 30€??Só quem não anda a ver destas coisas é que manda uma pérola destas!20 euros por m2 de azulejo especifico??Mas tens a noção do que estás a escrever?
                                    Um mestre de obras numa remodelação vai buscar materiais aos revendedores com um desconto entre os 20 a 40% no máximo.
                                    Andei a ver pavimentos revigres com acabamento polido e rectificado, a imitar pedra...E falamos em 50 € por m2!Por 20 euros como falas vai Agora se tu os consegues ir buscar directamente à fabrica aí a coisa muda de figurabuscar azulejos vulgares de 2ª categoria e não especificos!!Mas da maneira como escreves isso parece banal...
                                    Só em janelas de vidro duplo com caixilharia com corte termico é um balurdio em janelas...
                                    O chão...Há por aí muita coisa tipo AKI e LEROY por 5 a 10€.Mas sao aglomerados que mal apanham 1 gota de agua acabou...Se fores para chao de qualidade com folha de madeira genuina com 1mm e expessura total de 11 mm sao pelos menos 50€.
                                    Por 50 mil € este tipo de acabamento não está certamente contemplado...
                                    Em primeiro lugar esses tais 50mil que falei era uma teoria, nunca fiz um orçamento em rigor, o empreiteiro faz 80mil...nem eu acredito que gaste só 50mil mas acredito que nao gaste mto acima disso. Mas é ainda cedo para falar em valores concretos da estrutura ou alvenarias pois o empreiteiro ainda vai ganhar com isso obviamente.

                                    Agora acabamentos posso e quero faze-los eu...da-me algum prazer ser eu a tratar disso e tb poupo...

                                    e sim os materiais nao sao a preço de supermercado mas sim de fabrica com descontos comerciais...e se forem poucos ate podem ser alguns de borla(espero que sim)

                                    Eu trab em orçamentação e preparação de acabamentos e equipamento especial. Não digo tudo mas tenho noção dos preços de mta coisa que existe no mercado. Eu compro ao preço que os "supermercados" compram e tenho acesso a todo o tipo de materiais e sao os vendedores que ve falar comigo aqui, nao sou eu que vou ter com eles. Sao as vantagens de conhecer a area.

                                    Ainda ha dias um tio meu me falou que teve a ver preços e que ia gastar uns 1000euros em 2 caixas de contador e tubo isogris e cabos electricos para colocar contador electrico no muro do terreno dele.... eu falei com o fabricante e vai aqui deixar o material por 450euros...

                                    outro exemplo:

                                    ha 2 meses para a minha garagem tive de comprar iluminação... comprei 4 armaduras de lampadas flourescentes 2x36... e 2 olhos de boi estanques de exterior (IP 65), um deles de tamanho medio, 8 lampadas flourescentes e 3 lampadas economizadoras para os olhos de boi... o fornecedor fez-me tudo 60euros

                                    agora vai ao "supermercado" e vê qdo esse material custava...só nos olhos de boi gastava isso.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por indiferente Ver Post


                                      Mas onde é que tu poês pedra natural por 30€??Só quem não anda a ver destas coisas é que manda uma pérola destas!20 euros por m2 de azulejo especifico??Mas tens a noção do que estás a escrever?
                                      Um mestre de obras numa remodelação vai buscar materiais aos revendedores com um desconto entre os 20 a 40% no máximo.
                                      Andei a ver pavimentos revigres com acabamento polido e rectificado, a imitar pedra...E falamos em 50 € por m2!Por 20 euros como falas vai buscar azulejos vulgares de 2ª categoria e não especificos!
                                      Xiii até nos leroy e akis e afins tem agora bons azuleijos a menos de 10euros m2... foi dessa gama que levou a minha garagem e sao bem bons e estao montados á 5 anos.



                                      Só em janelas de vidro duplo com caixilharia com corte termico é um balurdio em janelas...
                                      ...
                                      é sem duvida o mais caro...uns 400-500euros se forem janelas de cerca de 1.20m.
                                      claro que quem quiser vaos grandes e especiais o preço dispara.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                        Sim eu sei...mas tem que ser varias pessoas, alguem a fazer massa e colocar tijolos e depois outros a assentar... ou seja para ser rapido é preciso uma equipa de trabalho.
                                        Na minha casa tive a fazer contas por alto só tijolos do R/C eram mais de 4000 e outros tantos para o 1ºandar... fora as telhas e as abobadilhas das vigotas da cobertura...ou seja mto material e mto trabalho.

                                        Cobertura invertida como assim?
                                        Sem telhas.

                                        Laje / Betonilha / Telas (isolamento água) / isolamento térmico / protecção pesada (godo ou seixo rolado)

                                        Não necessariamente por aquela ordem, relativamente à betonilha/isolamento térmico...

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                          Sem telhas.

                                          Laje / Betonilha / Telas (isolamento água) / isolamento térmico / protecção pesada (godo ou seixo rolado)

                                          Não necessariamente por aquela ordem, relativamente à betonilha/isolamento térmico...
                                          ok... sem telhas fica mais barato... mas a minha levará telhas pois o aspecto exterior será de casa tradicional portuguesa.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Mudando um pouco de conversa.

                                            Alguem sabe o que se tem que se apresentar na camara na entrega do projecto de arquitectura e abertura de processo? ou seja é entregue o projecto com a memoria discritiva e a declaração da ordem, mapa de materiais e desenho de topografia.... e que documentação se tem de apresentar tambem mais?

                                            Tenho aquela sensação que vai sempre faltar alguma coisa...telefono para a camara e nao me sabem dizer nada...

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                              Xiii até nos leroy e akis e afins tem agora bons azuleijos a menos de 10euros m2... foi dessa gama que levou a minha garagem e sao bem bons e estao montados á 5 anos.





                                              é sem duvida o mais caro...uns 400-500euros se forem janelas de cerca de 1.20m.
                                              claro que quem quiser vaos grandes e especiais o preço dispara.
                                              Pronto já percebi que lançaste o valor para o ar sem pensar na "adaptação" ao valor real e contando com as derrapagens.
                                              Concluo mais que esse valor tem em conta que o grosso da obra no que toca a acabamentos será low cost...
                                              Agora também te digo que se estás na área, azulejos 1ª categoria por 20 euros não existem!Se me disseres quais são os azulejos da leroy de 1ª categoria por esse preço...Falaste num topico teu em revigres...Ora se estás na area sabes melhor do que eu que, numa Largiro por ex, um revigres 20*20 de 1ª categoria custa muito mais que 20€ cada m2.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                Mudando um pouco de conversa.

                                                Alguem sabe o que se tem que se apresentar na camara na entrega do projecto de arquitectura e abertura de processo?
                                                Prepara-te:

                                                Se o terreno é urbano, deve ter o plano de pormenor definido, então tens que obter o licenciamento através de "comunicação prévia". Basicamente tens que entregar logo tudo de uma vez, pois a Câmara não vai analisar os projectos; a responsabilidade passa a ser dos respectivos técnicos.

                                                Então, tens que entregar:
                                                • Projecto de arquitectura;
                                                • Projecto de estabilidade, escavação e contenção;
                                                • Projecto de electricidade (pode ser só a ficha electrotécnica);
                                                • Projecto de gás;
                                                • Projecto de redes prediais;
                                                • Projecto de esgotos;
                                                • Projecto de arranjos exteriores;
                                                • Projecto de ITED;
                                                • Estudo de comportamento térmico;
                                                • Projecto acústico;
                                                • Apólice de seguro de construção (construtor);
                                                • Apólice de seguro de acidente de trabalho (construtor)
                                                • Termos de responsabilidade pelo director de obra;
                                                • Declaração de titularidade de alvará (construtor)
                                                • Livro de obra com termo de abertura;
                                                • Plano de segurança e saúde;


                                                Tudo isto em PDF e DWF.

                                                Nem sabes o que te espera Só para esta burocracia toda, não penses gastar menos que 3000 a 4000 euros.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por indiferente Ver Post
                                                  , azulejos 1ª categoria por 20 euros não existem!Se me disseres quais são os azulejos da leroy de 1ª categoria por esse preço...Falaste num topico teu em revigres...Ora se estás na area sabes melhor do que eu que, numa Largiro por ex, um revigres 20*20 de 1ª categoria custa muito mais que 20€ cada m2.
                                                  o que é para ti azulejos de 1ªcategoria?

                                                  no Leroy recebi o catalogo e ha azuleijos apartir 4euros o m2... claro isso é o mais barato , por isso dá para ter uma ideia.
                                                  Para o chão é diferente tem de ser resistentes e sao mais caros que os azulejos de parede.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                    Prepara-te:

                                                    Se o terreno é urbano, deve ter o plano de pormenor definido, então tens que obter o licenciamento através de "comunicação prévia". Basicamente tens que entregar logo tudo de uma vez, pois a Câmara não vai analisar os projectos; a responsabilidade passa a ser dos respectivos técnicos.

                                                    Então, tens que entregar:
                                                    • Projecto de arquitectura;
                                                    • Projecto de estabilidade, escavação e contenção;
                                                    • Projecto de electricidade (pode ser só a ficha electrotécnica);
                                                    • Projecto de gás;
                                                    • Projecto de redes prediais;
                                                    • Projecto de esgotos;
                                                    • Projecto de arranjos exteriores;
                                                    • Projecto de ITED;
                                                    • Estudo de comportamento térmico;
                                                    • Projecto acústico;
                                                    • Apólice de seguro de construção (construtor);
                                                    • Apólice de seguro de acidente de trabalho (construtor)
                                                    • Termos de responsabilidade pelo director de obra;
                                                    • Declaração de titularidade de alvará (construtor)
                                                    • Livro de obra com termo de abertura;
                                                    • Plano de segurança e saúde;

                                                    Tudo isto em PDF e DWF.

                                                    Nem sabes o que te espera Só para esta burocracia toda, não penses gastar menos que 3000 a 4000 euros.
                                                    É possivel entregar tudo de uma vez ou entregar só a arquitectura.
                                                    Vão ser entregue só 2 agora , assim que o topografo der a planta.

                                                    Vou gastar nesta fase pouco mas no companhamento da obra e no plano de segurança sim vou gastar algum se bem que a maioria dos projectros sao feitos por conhecidos, mas embora a preço de amigo tudo somado é algum dinheiro, eu há 5anos tratei das coisas numa moradia de um familiar meu sei como foram as coisas.
                                                    Nesta altura o topografo ficou de ir lá para a semana e assim que tiver será entregue a 1ªfase.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                      Para fazer algo mal feito ou a poupar, sou da opinião que não vale a pena fazer.
                                                      Sou da opinião que não se deve gastar acima das possibilidades. Se para isso for necessário colocar um mosaico ou azulejo mais barato, ou reduzir na qualidade das louças, porque não?

                                                      Poupar em isolamentos e material estrutural, isso não.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Realmente Nephilim, reparei que a que pretendes fazer é um T4...

                                                        Se eu para uma T3, de um piso apenas(térreo), com sótão inabitável e sem garagem(esta pretendo fazê-la mais tarde ao lado), aponto cerca de 45/50 000€(caso não tenha tempo para ser eu a fazer o projecto, ainda fica mais caro/e mesmo assim já é mais para os 60 000€ que para os 50 000€), mesmo sendo tu a fazeres acabamentos, acho esse valor precipitado.

                                                        Repara, eu só para a estrutura da minha ficar de pé(alvenarias, telhado, reboco exterior), aponto mais ou menos para 3,5/4 meses(pago á diária a um trolha e um servente), valores de aproximadamente 90€ por dia...9000€/10 000€...Mais o material...Cimento, areia e brita ou godo, aço... Cofragem...

                                                        Depois falta o estuque, que aponto para uns 4000€;
                                                        Serralharias 6000€;
                                                        Carpintarias 3500€/4 000€;
                                                        Instalação eléctrica 3500€;
                                                        Águas e esgotos 3500€;
                                                        E ainda faltam os acabamentos...

                                                        A casa é modesta, é um simples T3...

                                                        Com quartos normais, nada de muito grandes, sala normal...Só a cozinha é que é maior...E isto claro, em fase preliminar, depois ainda falta discutir as dimensoes melhor... Estas são o minimo exigido, agora vai-se aperfeiçoando(acho que um projecto de arquitectura não deve ser coisa de uma noite).

                                                        E no projecto poupo em detalhes, sejam palas(se bem que devo ter que considerar um, mas ainda tenho de estudar o caso), consolas ou outros elementos(tambem ter consolas num piso térreo...já o fiz...mas em minha casa nao quero).

                                                        Os valores são por experiencia do que tenho feito... Devem andar á volta disso, mais coisa, menos coisa...

                                                        Cumps,
                                                        Miguel.
                                                        Editado pela última vez por NMiguel; 23 January 2009, 09:46.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Também devo começar este ano a casa. É uma vivenda T5+1 terrea, com 4 frentes e cerca de 250m2 de area mais 35m2 de garagem fechada ao fundo do terreno. Não vai haver caves, terraços, sotãos e afins! Não tenho orçamento ainda mas segundo o arquitecto há uma previsão para +- 165.000 euros. Vamos ver.
                                                          As divisões são "normais" - Quartos de +- 15m2, 2 deles suites. Sala 40m2, cozinha 20 m2, escritório 16m2 e um total de 4 casas de banho.
                                                          Editado pela última vez por edununo; 23 January 2009, 10:34.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post

                                                            Depois falta o estuque, que aponto para uns 4000€;
                                                            Serralharias 6000€;
                                                            Carpintarias 3500€/4 000€;
                                                            Instalação eléctrica 3500€;
                                                            Águas e esgotos 3500€;
                                                            E ainda faltam os acabamentos...

                                                            A casa é modesta, é um simples T3...

                                                            .
                                                            Existe aqui uma ideia de certo modo generalizada que um T4 tem de ser mais caro que um T3 ou um T2 e isso não é necessáriamente verdade.
                                                            Na realidade o qu faz o preço nao é o ser T4 ou T3 o meis mais uns metros ou ter menos uns metros mas sim a complexidade da estrutura (isto se falarmos da casa em bruto sem acabamentos nem serralharia de vaos)

                                                            Por isso é que acho piada essa dos orçamentos ao metro...pois a complexidade é que faz o preço e nao necessariamente só os metros.

                                                            No entanto esses valores que colocaste aí fiquei com algumas duvidas:

                                                            Depois falta o estuque, que aponto para uns 4000€; no meu caso levará poucas zonas com estuque, isto se levará estuque que nem gosto mto.

                                                            Serralharias 6000€; sim tb penso gastar por volta desse valor de caixilharias

                                                            Carpintarias 3500€/4 000€; Que carpintarias te referes? se forem as portas tenciono gastar bastante menos, alias tenho quem me venda as portas e sei as colocar
                                                            Instalação eléctrica 3500€; devo gastar menos...mas nao mto menos só contado com aparelhagens de comando e tb porque quero pontos de luz em mtas zonas. por esse valor pode ficar logo toda a iluminação e tudo.
                                                            Águas e esgotos 3500€; isso inclui as louças de wc e lavaloiças e respectivas torneiras? no meu caso para tubagens de aqua e esgoto sarao baratos pois a cozinha fica perto da wc e as 2 wc estao por cima uma da outra logo o material é mto pouco a nivel linear.

                                                            E ainda faltam os acabamentos...carpintarias , torneiras etc... ja fazem parte dos acabamentos, mas julgo que te referes a revestimentos de chão e paredes e pinturas.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                              Existe aqui uma ideia de certo modo generalizada que um T4 tem de ser mais caro que um T3 ou um T2 e isso não é necessáriamente verdade.
                                                              Na realidade o qu faz o preço nao é o ser T4 ou T3 o meis mais uns metros ou ter menos uns metros mas sim a complexidade da estrutura (isto se falarmos da casa em bruto sem acabamentos nem serralharia de vaos)

                                                              Por isso é que acho piada essa dos orçamentos ao metro...pois a complexidade é que faz o preço e nao necessariamente só os metros.

                                                              No entanto esses valores que colocaste aí fiquei com algumas duvidas:

                                                              Depois falta o estuque, que aponto para uns 4000€; no meu caso levará poucas zonas com estuque, isto se levará estuque que nem gosto mto.

                                                              Serralharias 6000€; sim tb penso gastar por volta desse valor de caixilharias

                                                              Carpintarias 3500€/4 000€; Que carpintarias te referes? se forem as portas tenciono gastar bastante menos, alias tenho quem me venda as portas e sei as colocar
                                                              Instalação eléctrica 3500€; devo gastar menos...mas nao mto menos só contado com aparelhagens de comando e tb porque quero pontos de luz em mtas zonas. por esse valor pode ficar logo toda a iluminação e tudo.
                                                              Águas e esgotos 3500€; isso inclui as louças de wc e lavaloiças e respectivas torneiras? no meu caso para tubagens de aqua e esgoto sarao baratos pois a cozinha fica perto da wc e as 2 wc estao por cima uma da outra logo o material é mto pouco a nivel linear.

                                                              E ainda faltam os acabamentos...carpintarias , torneiras etc... ja fazem parte dos acabamentos, mas julgo que te referes a revestimentos de chão e paredes e pinturas.
                                                              Sim, é exactamente a isso que me refiro.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X