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Originalmente Colocado por ibnelmuftar Ver Post
E que máquina de guerra, a minha primeira aula de condução foi numa SR 125 com uns bons anos, a 400 deve ser semelhante!
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Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver PostEste grupo está a ficar muito saudosista de velharias, mas aposto que é só paleio, se meterem à frente uma dessas e uma moderna, estou para ver quem vai escolher a velha
Cump.
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Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
Alguém com mais experiência que diga de sua justiça, mas acho que a mota andando 1 semana por mês é suficiente para garantir a manutenção da bateria.
No teu caso acho que vais desperdiçar dinheiro no carregador da bateria pk não vai ser por isso que ela vai durar mais.
2/ 3 anos penso que é a vida útil das baterias normalmente. Mesmo as que andam todos os dias.
Mesmo colocando em modo de transporte, onde supostamente desliga o alarme, dura o mesmo tempo. Deve calar o alarme, mas mantém o varrimento da coisa...
Cump.
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Originalmente Colocado por Altar Ver Postuma pergunta
se eu desligar um dos cabos, por exemplo o negativo
a bateria já não descarrega, pois não ? quando a mota está parada por semanas
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Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
Alguém com mais experiência que diga de sua justiça, mas acho que a mota andando 1 semana por mês é suficiente para garantir a manutenção da bateria.
No teu caso acho que vais desperdiçar dinheiro no carregador da bateria pk não vai ser por isso que ela vai durar mais.
2/ 3 anos penso que é a vida útil das baterias normalmente. Mesmo as que andam todos os dias.
Mas a mesma bateria se em vez de andar 1 vez por mes, andar todos os dias ou todas as semanas, é capaz de durar prai 5 ou 6 anos.
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Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
Há velhas e velhas.
referia-me mais aos machimbombos que estavam a ser falados aqui no tópico
Já a tt, preferia a rival xr. Tinha vários exemplares próximos, sendo a 600 uma máquina que me deixava a babar.
Claro que para pegar era igualmente um martírio
Cump.
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Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
Não me parece que seja matemática certa.
Com exceção do período da pandemia, férias ou períodos contínuos de chuva, ando de moto praticamente todos os dias, ou seja, raramente passa mais de uma semana seguida parada.
Acontece que mesmo assim, e metendo passeios maiores pelo meio onde a bateria deveria repor os níveis, nem sempre é suficiente e na Transalp cheguei a ficar apeado por a mota não pegar de manhã. Isto com uma bateria com cerca de 1 ano...
Basicamente, no meu caso troquei uma bateria em fim de 2019, na altura comprada de urgência na Honda (Unibat, acho), durante a pandemia fui recarregando para não morrer, e mesmo assim ao fim de uns meses fiquei apeado. Depois comecei a notar os sinais que ela dava (mais dificilmente a ligar, lâmpadas a vibrar) e volta e meia punha a carregar. Até que em julho do ano passado começou a dar sinais de dificuldade para arrancar, e tive de a trocar antes de vender a mota
O facto de usar diariamente em trajectos de 15/20km, provavelmente em dadas alturas não era o suficiente para repor todo o nível de carga que gastava, principalmente no inverno.
Paguei prai 120€ pela minha bateria de litio há mais de 2 anos, mas acho que daqui a mais 2 ou 3 anos já fica mais barato que andar a substituir baterias constantemente, fora o descanso mental de saber que vou pegar na mota e ela pega num ápice
E são sempre 2-3 kg a menos na mota, para quem tem a bateria na parte de cima da mota já se nota.
Editado pela última vez por Oliveiraz33; 08 February 2023, 09:09.
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Originalmente Colocado por ice Ver Post
A minha hd, por causa do alarme, ao fim de 2 semanas tem a bateria descarregada. Já a anterior sportster era quase igual.
Mesmo colocando em modo de transporte, onde supostamente desliga o alarme, dura o mesmo tempo. Deve calar o alarme, mas mantém o varrimento da coisa...
Cump.
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Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
Eu já tive esses problemas... Resolve isso com bateria de lítio, e acabam os dramas e ansiedades. Custa mais um bocadinho, mas ao menos a mota pega sempre. Até o motor de arranque tem melhor vida, porque as baterias de vídeo tem melhor CCA que as de chumbo.
Paguei prai 120€ pela minha bateria de litio há mais de 2 anos, mas acho que daqui a mais 2 ou 3 anos já fica mais barato que andar a substituir baterias constantemente, fora o descanso mental de saber que vou pegar na mota e ela pega num ápice
E são sempre 2-3 kg a menos na mota, para quem tem a bateria na parte de cima da mota já se nota.
as dimensões são standard para as motas ?
sou um bocado nabo nisto, daí perguntar
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Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
então se calhar não é do alarme, e tens alguma perda parasita. Até porque mesmo o alarme não devia esgotar a bateria em 2 semanas.
Resolvi com o optimizador.
Cump.
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Originalmente Colocado por Altar Ver Post
e onde compro essa bateria de lítio ?
as dimensões são standard para as motas ?
sou um bocado nabo nisto, daí perguntar
A propria bateria tem um indicador de carga em cima. Depois ainda há umas baterias de litio ainda mais sofisticadas que estas, que "nunca morrem".
Imagina que não pegas na mota há muito tempo (muitos mêses), a bateria chega aos 10% e corta a corrente dela propria. Quando chegas à mota a bateria está "morta", cliclas num botão da bateria para "acordar" a mesma, e meter a mota a trabalhar com esses 10%. ao fim de 5-10minutos a andar a bateria já está a 100% outra vez.
É só importante comprar uma bateria que tenha BMS (Battery management system), que basicamente é um microsistema integrado que faz a gestão da bateria, não deixa descarregar de menos nem deixa carregar demais (como os telemoveis e computadores) de modo a não deixar danificar a bateria. Mas acho que 99% das baterias à vanda já são todas com BMS.
Na eurobikes ali na descrição diz que baterias substitui, no meu caso foi a Yuasa YT12B-BS.
Posso-te dizer da minha experiencia (e de outras que li antes de comprar) que posso deixar a minha mota 2 ou 3 meses sem lhe tocar, que vou lá e ela pega melhor do que com uma bateria novinha em folha de ácido acabada de colocar. A minha mota sempre teve preguiça em pegar, mesmo com baterias novas, isso acabou com a de lítio.
Screenshot 2023-02-08 at 10.44.25.png
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Anda a acontecer um situação estranha com o abastecimento da CB500X. Quando a abasteci da primeira vez meti o descanso central para a mota ficar direita. Enchi o deposito e ele aparentou ficar cheio, o indicador ficou com todas as barras ligadas. Mas foi por meia dúzia de km, o ultimo segmento apagou logo. Achei estranho esse comportamento.
Ontem voltei a abastecer. Voltei a meter o descanso central e enchi até a pistola ja não permitir mais. Quando sai da bomba fui ver o indicador e faltava a ultima barra para indicar que estava cheio.
Será e estar a abastecer com a mota no descanso central? Será mau funcionamento do indicador? Da próxima vez abasteço com a mota no descanso lateral.
A mota está com 340km e o consumo medio deu 3.5 l/100 km, sensivelmente.
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Originalmente Colocado por JCF Ver PostAnda a acontecer um situação estranha com o abastecimento da CB500X. Quando a abasteci da primeira vez meti o descanso central para a mota ficar direita. Enchi o deposito e ele aparentou ficar cheio, o indicador ficou com todas as barras ligadas. Mas foi por meia dúzia de km, o ultimo segmento apagou logo. Achei estranho esse comportamento.
Ontem voltei a abastecer. Voltei a meter o descanso central e enchi até a pistola ja não permitir mais. Quando sai da bomba fui ver o indicador e faltava a ultima barra para indicar que estava cheio.
Será e estar a abastecer com a mota no descanso central? Será mau funcionamento do indicador? Da próxima vez abasteço com a mota no descanso lateral.
A mota está com 340km e o consumo medio deu 3.5 l/100 km, sensivelmente.
nunca abasteci com o descanso central, mas não julgo ser este o problema, se calhar do sensor ou boia, ou algo assim, mas sou nabo nisto
quando atesto a minha Integra fica com os riscos todos, e 13 euros +/- dá para uma semana inteira, 44 km ( 22 km ida e volta, casa trabalho )
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Não faz diferença abastecer com a mota direita ou inclinada (em termos de quantidade de gasolina máxima) se o bocal for centrado no depósito.
Fica aqui um vídeo rápido para quem tem duvidas:
https://youtu.be/WOVS27ED8MI
Editado pela última vez por Kijk; 08 February 2023, 16:09.
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Originalmente Colocado por JCF Ver PostAnda a acontecer um situação estranha com o abastecimento da CB500X. Quando a abasteci da primeira vez meti o descanso central para a mota ficar direita. Enchi o deposito e ele aparentou ficar cheio, o indicador ficou com todas as barras ligadas. Mas foi por meia dúzia de km, o ultimo segmento apagou logo. Achei estranho esse comportamento.
Ontem voltei a abastecer. Voltei a meter o descanso central e enchi até a pistola ja não permitir mais. Quando sai da bomba fui ver o indicador e faltava a ultima barra para indicar que estava cheio.
Será e estar a abastecer com a mota no descanso central? Será mau funcionamento do indicador? Da próxima vez abasteço com a mota no descanso lateral.
A mota está com 340km e o consumo medio deu 3.5 l/100 km, sensivelmente.
Eu não faço assim, caso contrário trazia o deposito com menos 2 ou 3 litros
O que faço é levantar a pistola e ir despejando até estar no limitador conforme refere no manual da mota. Abasteço sempre no descanso lateral.
Já vi umas teorias que não se deve abastecer no central por causa de verter pelos respeitos depois aos colocar no lateral...
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Já há preços para a Transalp em Portugal: 10.750€ + despesas
Se quiserem adicionar o quickshifter e um carregador USB são mais 300€ (276€+24€).Editado pela última vez por PauloRaposo; 09 February 2023, 06:56.
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Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
Não percebi muito bem uma coisa: metes a pistola e abasteces até ela disparar? Ou depois acabas de encher o que falta?
Eu não faço assim, caso contrário trazia o deposito com menos 2 ou 3 litros
O que faço é levantar a pistola e ir despejando até estar no limitador conforme refere no manual da mota. Abasteço sempre no descanso lateral.
Já vi umas teorias que não se deve abastecer no central por causa de verter pelos respeitos depois aos colocar no lateral...
Destas duas primeiras vezes abasteci com Repsol de 98 io que tem 10% de etanol. É o máximo permitido pelo fabricante. Ainda não decidi se continuo com esta ou se quando estiver na reserva, abasteço com 95 aditivada. Uso Repsol pois tenho desconto.
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Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver PostJá há preços para a Transalp em Portugal: 10.750€ + despesas
Se quiserem adicionar o quickshifter e um carregador USB são mais 300€ (276€+24€).
Estou desejoso de lhe colocar as unhas em cima, apesar de não estar comprador!
Imagino que as gerações anteriores (600, 650 e 700) vão desvalorizar bastante! Tenho um conhecido que tem uma 650 e já está a pensar na troca pela nova. Nunca comprou a 700 por a "achar feia como ó ca...." palavras dele!
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Originalmente Colocado por petrus Ver Post
Não me parece chocante, o que é diferente de ser barata! Falta saber também quais as margens no preço de venda. Mesmo sendo um novo modelo deve existir alguma folga...
Estou desejoso de lhe colocar as unhas em cima, apesar de não estar comprador!
Imagino que as gerações anteriores (600, 650 e 700) vão desvalorizar bastante! Tenho um conhecido que tem uma 650 e já está a pensar na troca pela nova. Nunca comprou a 700 por a "achar feia como ó ca...." palavras dele!
E digo isto porque as 700 andam a pedir preços absurdos por elas, muito próximo do que elas custavam novas, sendo que as qualidades delas relativamente às mais antigas (melhores consumos, p.e.) devem ser facilmente batidos por este novo modelo.
Relativamente às mais antigas, há muita especulação de preços, e eu percebi logo isso mal anunciei a minha à venda.
Como fiz o "trabalho de casa" na altura, acabei por conseguir vender em cerca de 3 semanas/1 mês, mas a maioria das que estavam anunciadas à meio ano continuam lá. Algumas há que já baixaram mais de 500€ ao preço inicial anunciado, e se não baixam outros 500 divido que se safem se querem mesmo vender.
Com a crescente procura de motas devido a cada vez mais motociclistas na estrada, associado aos preços mínimos cada vez serem mais elevados, parece-me que não vão baixar assim tanto, e nesse aspecto temos o exemplo das Teneré 660, que havendo as 700 ao pontapé melhor em tudo, continuam a preços exagerados.
O maior defeito que apontava à 650 eram os consumos, no meu caso quase sempre acima dos 6L. De resto, e tirando a pouca potência para os padrões atuais, achei uma mota porreira que é fácil os donos aprenderem a gostar, e fez-me também perceber que uma Teneré não seria o ideal para mim, por isso fui sempre afastando a ideia.
Já estou naquela fase que sei o que preciso: uma mota confortável que dê para utilizar em muitos cenários diferentes e que não precisa de ser o ex-líbris para Offroad, que me parece ser o foco da maioria das pessoas que opinam, esquecendo-se de tudo o resto
Esta nova Transalp tem sido altamente criticada em alguns aspectos (eu incluído), alguns facilmente resolvidos (€).
Tecnologicamente devia ter vindo mais evoluída (Cruise Control e tubless, pelo menos) importante para o utilizador tipo desse modelo.
O preço até acho que está interessante para os padrões atuais, mas falta ver ao vivo e a qualidade geral.
Posto isto, à partida era gajo para fazer como esse teu conhecido e dar o salto de uma 650 para esta 750.
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Originalmente Colocado por JCF Ver PostAnda a acontecer um situação estranha com o abastecimento da CB500X. Quando a abasteci da primeira vez meti o descanso central para a mota ficar direita. Enchi o deposito e ele aparentou ficar cheio, o indicador ficou com todas as barras ligadas. Mas foi por meia dúzia de km, o ultimo segmento apagou logo. Achei estranho esse comportamento.
Ontem voltei a abastecer. Voltei a meter o descanso central e enchi até a pistola ja não permitir mais. Quando sai da bomba fui ver o indicador e faltava a ultima barra para indicar que estava cheio.
Será e estar a abastecer com a mota no descanso central? Será mau funcionamento do indicador? Da próxima vez abasteço com a mota no descanso lateral.
A mota está com 340km e o consumo medio deu 3.5 l/100 km, sensivelmente.
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Originalmente Colocado por JCF Ver Post
Abasteci com a pistola metida no furo da chapa no interior do bocal. Não despejei para não salpicar a Mota, mesmo assim ao aproximar caiu um resto de gasolina na pintura do depósito.
Destas duas primeiras vezes abasteci com Repsol de 98 io que tem 10% de etanol. É o máximo permitido pelo fabricante. Ainda não decidi se continuo com esta ou se quando estiver na reserva, abasteço com 95 aditivada. Uso Repsol pois tenho desconto.
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Originalmente Colocado por JCF Ver Post
Abasteci com a pistola metida no furo da chapa no interior do bocal. Não despejei para não salpicar a Mota, mesmo assim ao aproximar caiu um resto de gasolina na pintura do depósito.
Destas duas primeiras vezes abasteci com Repsol de 98 io que tem 10% de etanol. É o máximo permitido pelo fabricante. Ainda não decidi se continuo com esta ou se quando estiver na reserva, abasteço com 95 aditivada. Uso Repsol pois tenho desconto.
Eu inicialmente meto a pistola dentro e encho até disparar. Quando dispara, coloco a pistola ligeiramente acima do furo e encho até chegar à chapa do furo.
Isto sempre no descanso lateral, atestar no depósito central pode dar asneira.
E se queres um conselho, esquece a gasolina 98 porque nesse caso só serve para deitar dinheiro fora.
Esses motores são feitos para gasolina 95, qualquer melhoria com a 98 é muito provavelmente efeito placebo.
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Originalmente Colocado por sat Ver Post
Eu evitava o etanol..
Tenho ideia que hoje em dia é tudo 10 ou 11% de biocombustíveis, pelo menos é essa a informação que costuma vir no talão (sim, acima do normal descrito como máximo no DUA dos veículos...).
No caso da 98 o teor de biocombustível ainda será pior que na 95.
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