Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"O cantinho das motos"-

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
    Continuando com o tema da Yamaha SR400, é impressionante como este modelo esteve 43 anos em produção!

    Deixo aqui um artigo muito interessante sobre este modelo:

    BIKES: After 43 years, it’s the end of the road for the Yamaha SR400
    E que máquina de guerra, a minha primeira aula de condução foi numa SR 125 com uns bons anos, a 400 deve ser semelhante!

    Comentário


      Originalmente Colocado por ibnelmuftar Ver Post

      E que máquina de guerra, a minha primeira aula de condução foi numa SR 125 com uns bons anos, a 400 deve ser semelhante!
      Quando tirei a carta, no ano passado, também cheguei a andar numa SR 125, tinha uns 80 000km. A moto era de 2000, prai.

      Comentário


        gosto desta


        Comentário


          Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
          Este grupo está a ficar muito saudosista de velharias, mas aposto que é só paleio, se meterem à frente uma dessas e uma moderna, estou para ver quem vai escolher a velha
          Sou gajo para escolher a velha... Se for do meu agrado

          Cump.

          Comentário


            Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post

            Alguém com mais experiência que diga de sua justiça, mas acho que a mota andando 1 semana por mês é suficiente para garantir a manutenção da bateria.

            No teu caso acho que vais desperdiçar dinheiro no carregador da bateria pk não vai ser por isso que ela vai durar mais.

            2/ 3 anos penso que é a vida útil das baterias normalmente. Mesmo as que andam todos os dias.
            A minha hd, por causa do alarme, ao fim de 2 semanas tem a bateria descarregada. Já a anterior sportster era quase igual.

            Mesmo colocando em modo de transporte, onde supostamente desliga o alarme, dura o mesmo tempo. Deve calar o alarme, mas mantém o varrimento da coisa...

            Cump.

            Comentário


              Originalmente Colocado por ice Ver Post

              Sou gajo para escolher a velha... Se for do meu agrado

              Cump.
              Há velhas e velhas.
              referia-me mais aos machimbombos que estavam a ser falados aqui no tópico

              Comentário


                Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                uma pergunta

                se eu desligar um dos cabos, por exemplo o negativo

                a bateria já não descarrega, pois não ? quando a mota está parada por semanas
                Descarrega mais devagar. Mas por exemplo se a bateria estiver a apanhar temperaturas muito frias, descarrega bem mais depressa. Um inverno numa garagem fria, descarrega-te a bateria sem poderes usar, dependendo do estado da mesma.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post

                  Alguém com mais experiência que diga de sua justiça, mas acho que a mota andando 1 semana por mês é suficiente para garantir a manutenção da bateria.

                  No teu caso acho que vais desperdiçar dinheiro no carregador da bateria pk não vai ser por isso que ela vai durar mais.

                  2/ 3 anos penso que é a vida útil das baterias normalmente. Mesmo as que andam todos os dias.
                  Sim é suficiente, mas lá está, vai durar 2-3 anos e morrer.

                  Mas a mesma bateria se em vez de andar 1 vez por mes, andar todos os dias ou todas as semanas, é capaz de durar prai 5 ou 6 anos.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                    Há velhas e velhas.
                    referia-me mais aos machimbombos que estavam a ser falados aqui no tópico
                    Olha que aprecio bastante a SR, até pensei nela quando comprei a chamussa. O preço das motos usadas é que me afastaram logo essas ideias...

                    Já a tt, preferia a rival xr. Tinha vários exemplares próximos, sendo a 600 uma máquina que me deixava a babar.

                    Claro que para pegar era igualmente um martírio

                    Cump.

                    Comentário


                      Já agora, a grande maioria das baterias de litio (que têm BMS) não precisa de nenhum carregador especial, pode ser carregado por qualquer carregador (sem modo dessulfatação)

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                        Não me parece que seja matemática certa.

                        Com exceção do período da pandemia, férias ou períodos contínuos de chuva, ando de moto praticamente todos os dias, ou seja, raramente passa mais de uma semana seguida parada.
                        Acontece que mesmo assim, e metendo passeios maiores pelo meio onde a bateria deveria repor os níveis, nem sempre é suficiente e na Transalp cheguei a ficar apeado por a mota não pegar de manhã. Isto com uma bateria com cerca de 1 ano...

                        Basicamente, no meu caso troquei uma bateria em fim de 2019, na altura comprada de urgência na Honda (Unibat, acho), durante a pandemia fui recarregando para não morrer, e mesmo assim ao fim de uns meses fiquei apeado. Depois comecei a notar os sinais que ela dava (mais dificilmente a ligar, lâmpadas a vibrar) e volta e meia punha a carregar. Até que em julho do ano passado começou a dar sinais de dificuldade para arrancar, e tive de a trocar antes de vender a mota

                        O facto de usar diariamente em trajectos de 15/20km, provavelmente em dadas alturas não era o suficiente para repor todo o nível de carga que gastava, principalmente no inverno.
                        Eu já tive esses problemas... Resolve isso com bateria de lítio, e acabam os dramas e ansiedades. Custa mais um bocadinho, mas ao menos a mota pega sempre. Até o motor de arranque tem melhor vida, porque as baterias de vídeo tem melhor CCA que as de chumbo.

                        Paguei prai 120€ pela minha bateria de litio há mais de 2 anos, mas acho que daqui a mais 2 ou 3 anos já fica mais barato que andar a substituir baterias constantemente, fora o descanso mental de saber que vou pegar na mota e ela pega num ápice

                        E são sempre 2-3 kg a menos na mota, para quem tem a bateria na parte de cima da mota já se nota.
                        Editado pela última vez por Oliveiraz33; 08 February 2023, 09:09.

                        Comentário


                        • brunomeleiro
                          brunomeleiro commented
                          Editing a comment
                          Nessa já resolvi, e ainda recebi dinheiro 😅

                        Originalmente Colocado por ice Ver Post

                        A minha hd, por causa do alarme, ao fim de 2 semanas tem a bateria descarregada. Já a anterior sportster era quase igual.

                        Mesmo colocando em modo de transporte, onde supostamente desliga o alarme, dura o mesmo tempo. Deve calar o alarme, mas mantém o varrimento da coisa...

                        Cump.
                        então se calhar não é do alarme, e tens alguma perda parasita. Até porque mesmo o alarme não devia esgotar a bateria em 2 semanas.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post

                          Eu já tive esses problemas... Resolve isso com bateria de lítio, e acabam os dramas e ansiedades. Custa mais um bocadinho, mas ao menos a mota pega sempre. Até o motor de arranque tem melhor vida, porque as baterias de vídeo tem melhor CCA que as de chumbo.

                          Paguei prai 120€ pela minha bateria de litio há mais de 2 anos, mas acho que daqui a mais 2 ou 3 anos já fica mais barato que andar a substituir baterias constantemente, fora o descanso mental de saber que vou pegar na mota e ela pega num ápice

                          E são sempre 2-3 kg a menos na mota, para quem tem a bateria na parte de cima da mota já se nota.
                          e onde compro essa bateria de lítio ?

                          as dimensões são standard para as motas ?

                          sou um bocado nabo nisto, daí perguntar

                          Comentário


                            Ainda usam baterias normais? Aquela marca chinesa que começa por Z e acaba em ONTES trazem de lítio desde 2018.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post

                              então se calhar não é do alarme, e tens alguma perda parasita. Até porque mesmo o alarme não devia esgotar a bateria em 2 semanas.
                              Não é defeito, é feitio. Mesmo a bateria de lítio que lá está, vai-se em 2 semanas. Já a anterior moto, também hd, padecia do mesmo problema. Amaricanisses...

                              Resolvi com o optimizador.

                              Cump.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Altar Ver Post

                                e onde compro essa bateria de lítio ?

                                as dimensões são standard para as motas ?

                                sou um bocado nabo nisto, daí perguntar
                                Eu comprei na eurobikes. Comprey uma Skyrich porque também não percebia nada de baterias de litio, mas pelos vistos esta marca já vinha de origem nas Panigale R, então assumi que era de confiança. A bateria de lítio é fisicamente mais pequena, mas costumam vir com umas "almofadas" para calçar a bateria e ficar segura no suporte da mota. Se bem que a bateria pesa tipo 200 ou 300gr, e só os cabos da bateria já seguram nela :p

                                A propria bateria tem um indicador de carga em cima. Depois ainda há umas baterias de litio ainda mais sofisticadas que estas, que "nunca morrem".

                                Imagina que não pegas na mota há muito tempo (muitos mêses), a bateria chega aos 10% e corta a corrente dela propria. Quando chegas à mota a bateria está "morta", cliclas num botão da bateria para "acordar" a mesma, e meter a mota a trabalhar com esses 10%. ao fim de 5-10minutos a andar a bateria já está a 100% outra vez.

                                É só importante comprar uma bateria que tenha BMS (Battery management system), que basicamente é um microsistema integrado que faz a gestão da bateria, não deixa descarregar de menos nem deixa carregar demais (como os telemoveis e computadores) de modo a não deixar danificar a bateria. Mas acho que 99% das baterias à vanda já são todas com BMS.

                                Na eurobikes ali na descrição diz que baterias substitui, no meu caso foi a Yuasa YT12B-BS.

                                Posso-te dizer da minha experiencia (e de outras que li antes de comprar) que posso deixar a minha mota 2 ou 3 meses sem lhe tocar, que vou lá e ela pega melhor do que com uma bateria novinha em folha de ácido acabada de colocar. A minha mota sempre teve preguiça em pegar, mesmo com baterias novas, isso acabou com a de lítio.

                                Screenshot 2023-02-08 at 10.44.25.png

                                Comentário


                                  Anda a acontecer um situação estranha com o abastecimento da CB500X. Quando a abasteci da primeira vez meti o descanso central para a mota ficar direita. Enchi o deposito e ele aparentou ficar cheio, o indicador ficou com todas as barras ligadas. Mas foi por meia dúzia de km, o ultimo segmento apagou logo. Achei estranho esse comportamento.

                                  Ontem voltei a abastecer. Voltei a meter o descanso central e enchi até a pistola ja não permitir mais. Quando sai da bomba fui ver o indicador e faltava a ultima barra para indicar que estava cheio.

                                  Será e estar a abastecer com a mota no descanso central? Será mau funcionamento do indicador? Da próxima vez abasteço com a mota no descanso lateral.

                                  A mota está com 340km e o consumo medio deu 3.5 l/100 km, sensivelmente.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                                    Anda a acontecer um situação estranha com o abastecimento da CB500X. Quando a abasteci da primeira vez meti o descanso central para a mota ficar direita. Enchi o deposito e ele aparentou ficar cheio, o indicador ficou com todas as barras ligadas. Mas foi por meia dúzia de km, o ultimo segmento apagou logo. Achei estranho esse comportamento.

                                    Ontem voltei a abastecer. Voltei a meter o descanso central e enchi até a pistola ja não permitir mais. Quando sai da bomba fui ver o indicador e faltava a ultima barra para indicar que estava cheio.

                                    Será e estar a abastecer com a mota no descanso central? Será mau funcionamento do indicador? Da próxima vez abasteço com a mota no descanso lateral.

                                    A mota está com 340km e o consumo medio deu 3.5 l/100 km, sensivelmente.

                                    nunca abasteci com o descanso central, mas não julgo ser este o problema, se calhar do sensor ou boia, ou algo assim, mas sou nabo nisto

                                    quando atesto a minha Integra fica com os riscos todos, e 13 euros +/- dá para uma semana inteira, 44 km ( 22 km ida e volta, casa trabalho )

                                    Comentário


                                      Não faz diferença abastecer com a mota direita ou inclinada (em termos de quantidade de gasolina máxima) se o bocal for centrado no depósito.

                                      Fica aqui um vídeo rápido para quem tem duvidas:

                                      https://youtu.be/WOVS27ED8MI
                                      Editado pela última vez por Kijk; 08 February 2023, 16:09.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                                        Anda a acontecer um situação estranha com o abastecimento da CB500X. Quando a abasteci da primeira vez meti o descanso central para a mota ficar direita. Enchi o deposito e ele aparentou ficar cheio, o indicador ficou com todas as barras ligadas. Mas foi por meia dúzia de km, o ultimo segmento apagou logo. Achei estranho esse comportamento.

                                        Ontem voltei a abastecer. Voltei a meter o descanso central e enchi até a pistola ja não permitir mais. Quando sai da bomba fui ver o indicador e faltava a ultima barra para indicar que estava cheio.

                                        Será e estar a abastecer com a mota no descanso central? Será mau funcionamento do indicador? Da próxima vez abasteço com a mota no descanso lateral.

                                        A mota está com 340km e o consumo medio deu 3.5 l/100 km, sensivelmente.
                                        Não percebi muito bem uma coisa: metes a pistola e abasteces até ela disparar? Ou depois acabas de encher o que falta?

                                        Eu não faço assim, caso contrário trazia o deposito com menos 2 ou 3 litros
                                        O que faço é levantar a pistola e ir despejando até estar no limitador conforme refere no manual da mota. Abasteço sempre no descanso lateral.

                                        Já vi umas teorias que não se deve abastecer no central por causa de verter pelos respeitos depois aos colocar no lateral...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                          Já vi umas teorias que não se deve abastecer no central por causa de verter pelos respeitos depois aos colocar no lateral...
                                          Aprendi logo, eu e a pintura do tanque....

                                          Comentário


                                            Já há preços para a Transalp em Portugal: 10.750€ + despesas

                                            Se quiserem adicionar o quickshifter e um carregador USB são mais 300€ (276€+24€).
                                            Editado pela última vez por PauloRaposo; 09 February 2023, 06:56.

                                            Comentário


                                            • Macavenco
                                              Macavenco commented
                                              Editing a comment
                                              não era 10.600€?

                                            Entretanto a Yamaha já começou com as promos nas T7....,

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                                              Não percebi muito bem uma coisa: metes a pistola e abasteces até ela disparar? Ou depois acabas de encher o que falta?

                                              Eu não faço assim, caso contrário trazia o deposito com menos 2 ou 3 litros
                                              O que faço é levantar a pistola e ir despejando até estar no limitador conforme refere no manual da mota. Abasteço sempre no descanso lateral.

                                              Já vi umas teorias que não se deve abastecer no central por causa de verter pelos respeitos depois aos colocar no lateral...
                                              Abasteci com a pistola metida no furo da chapa no interior do bocal. Não despejei para não salpicar a Mota, mesmo assim ao aproximar caiu um resto de gasolina na pintura do depósito.

                                              Destas duas primeiras vezes abasteci com Repsol de 98 io que tem 10% de etanol. É o máximo permitido pelo fabricante. Ainda não decidi se continuo com esta ou se quando estiver na reserva, abasteço com 95 aditivada. Uso Repsol pois tenho desconto.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                Já há preços para a Transalp em Portugal: 10.750€ + despesas

                                                Se quiserem adicionar o quickshifter e um carregador USB são mais 300€ (276€+24€).
                                                Não me parece chocante, o que é diferente de ser barata! Falta saber também quais as margens no preço de venda. Mesmo sendo um novo modelo deve existir alguma folga...

                                                Estou desejoso de lhe colocar as unhas em cima, apesar de não estar comprador!

                                                Imagino que as gerações anteriores (600, 650 e 700) vão desvalorizar bastante! Tenho um conhecido que tem uma 650 e já está a pensar na troca pela nova. Nunca comprou a 700 por a "achar feia como ó ca...." palavras dele!

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post

                                                  Não me parece chocante, o que é diferente de ser barata! Falta saber também quais as margens no preço de venda. Mesmo sendo um novo modelo deve existir alguma folga...

                                                  Estou desejoso de lhe colocar as unhas em cima, apesar de não estar comprador!

                                                  Imagino que as gerações anteriores (600, 650 e 700) vão desvalorizar bastante! Tenho um conhecido que tem uma 650 e já está a pensar na troca pela nova. Nunca comprou a 700 por a "achar feia como ó ca...." palavras dele!
                                                  As 700 acredito que venham a desvalorizar, agora as 600 e as 650, não sei se vai ser tanto assim.

                                                  E digo isto porque as 700 andam a pedir preços absurdos por elas, muito próximo do que elas custavam novas, sendo que as qualidades delas relativamente às mais antigas (melhores consumos, p.e.) devem ser facilmente batidos por este novo modelo.

                                                  Relativamente às mais antigas, há muita especulação de preços, e eu percebi logo isso mal anunciei a minha à venda.
                                                  Como fiz o "trabalho de casa" na altura, acabei por conseguir vender em cerca de 3 semanas/1 mês, mas a maioria das que estavam anunciadas à meio ano continuam lá. Algumas há que já baixaram mais de 500€ ao preço inicial anunciado, e se não baixam outros 500 divido que se safem se querem mesmo vender.

                                                  Com a crescente procura de motas devido a cada vez mais motociclistas na estrada, associado aos preços mínimos cada vez serem mais elevados, parece-me que não vão baixar assim tanto, e nesse aspecto temos o exemplo das Teneré 660, que havendo as 700 ao pontapé melhor em tudo, continuam a preços exagerados.

                                                  O maior defeito que apontava à 650 eram os consumos, no meu caso quase sempre acima dos 6L. De resto, e tirando a pouca potência para os padrões atuais, achei uma mota porreira que é fácil os donos aprenderem a gostar, e fez-me também perceber que uma Teneré não seria o ideal para mim, por isso fui sempre afastando a ideia.
                                                  Já estou naquela fase que sei o que preciso: uma mota confortável que dê para utilizar em muitos cenários diferentes e que não precisa de ser o ex-líbris para Offroad, que me parece ser o foco da maioria das pessoas que opinam, esquecendo-se de tudo o resto

                                                  Esta nova Transalp tem sido altamente criticada em alguns aspectos (eu incluído), alguns facilmente resolvidos (€).
                                                  Tecnologicamente devia ter vindo mais evoluída (Cruise Control e tubless, pelo menos) importante para o utilizador tipo desse modelo.
                                                  O preço até acho que está interessante para os padrões atuais, mas falta ver ao vivo e a qualidade geral.

                                                  Posto isto, à partida era gajo para fazer como esse teu conhecido e dar o salto de uma 650 para esta 750.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                                                    Anda a acontecer um situação estranha com o abastecimento da CB500X. Quando a abasteci da primeira vez meti o descanso central para a mota ficar direita. Enchi o deposito e ele aparentou ficar cheio, o indicador ficou com todas as barras ligadas. Mas foi por meia dúzia de km, o ultimo segmento apagou logo. Achei estranho esse comportamento.

                                                    Ontem voltei a abastecer. Voltei a meter o descanso central e enchi até a pistola ja não permitir mais. Quando sai da bomba fui ver o indicador e faltava a ultima barra para indicar que estava cheio.

                                                    Será e estar a abastecer com a mota no descanso central? Será mau funcionamento do indicador? Da próxima vez abasteço com a mota no descanso lateral.

                                                    A mota está com 340km e o consumo medio deu 3.5 l/100 km, sensivelmente.
                                                    Não saio da mota para atestar/pagar. Com isso ainda meto mais uns litritos

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por JCF Ver Post

                                                      Abasteci com a pistola metida no furo da chapa no interior do bocal. Não despejei para não salpicar a Mota, mesmo assim ao aproximar caiu um resto de gasolina na pintura do depósito.

                                                      Destas duas primeiras vezes abasteci com Repsol de 98 io que tem 10% de etanol. É o máximo permitido pelo fabricante. Ainda não decidi se continuo com esta ou se quando estiver na reserva, abasteço com 95 aditivada. Uso Repsol pois tenho desconto.
                                                      Eu evitava o etanol..

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por JCF Ver Post

                                                        Abasteci com a pistola metida no furo da chapa no interior do bocal. Não despejei para não salpicar a Mota, mesmo assim ao aproximar caiu um resto de gasolina na pintura do depósito.

                                                        Destas duas primeiras vezes abasteci com Repsol de 98 io que tem 10% de etanol. É o máximo permitido pelo fabricante. Ainda não decidi se continuo com esta ou se quando estiver na reserva, abasteço com 95 aditivada. Uso Repsol pois tenho desconto.
                                                        O problema está em abasteceres com a pistola dentro do furo, assim nunca consegues encher o depósito.
                                                        Eu inicialmente meto a pistola dentro e encho até disparar. Quando dispara, coloco a pistola ligeiramente acima do furo e encho até chegar à chapa do furo.

                                                        Isto sempre no descanso lateral, atestar no depósito central pode dar asneira.

                                                        E se queres um conselho, esquece a gasolina 98 porque nesse caso só serve para deitar dinheiro fora.
                                                        Esses motores são feitos para gasolina 95, qualquer melhoria com a 98 é muito provavelmente efeito placebo.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por sat Ver Post

                                                          Eu evitava o etanol..
                                                          Como evitas o etanol?

                                                          Tenho ideia que hoje em dia é tudo 10 ou 11% de biocombustíveis, pelo menos é essa a informação que costuma vir no talão (sim, acima do normal descrito como máximo no DUA dos veículos...).

                                                          No caso da 98 o teor de biocombustível ainda será pior que na 95.
                                                          ​​​​​

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X