Caro amigo adepto do Star Wars.
Antes de mais deixe-me dar-lhe os parabéns pelo nick mais imagético (penso que a palavra existe) do fórum. É impossível não me lembrar daquela personagem com 2,5m com quase tanto pelo como o Toni Ramos.
Relativamente à sua primeira pergunta de "como pedir descontos" penso que só um vendedor transparente lhe poderá satisfazer a curiosidade.
No entanto por aquilo que sei (um bom amigo meu é dono de um concessionário que responde apenas perante o importador) e experienciei, na minha actual e anteriores aquisições, posso-lhe dizer que "o preço" de um carro chega até nós com as seguintes componentes:
Fiscal
Margem da casa mãe calculada no o preço base sobre o custo real de fabrico. Não se esqueçam que as marcas ajustam o preço base consoante o mercado, fiscalidade, procura de extras e todas as pessoas envolvidas nesta cadeia tiram o lucro desse mesmo valor. Se um hipotético carro custa 50'000 euros este valor tem de sustentar o custo da matéria, o custo da mão de obra fabril, os custos salariais da direcção e cadeia inferior, os custos de transporte até ao consumidor, etc etc. No entanto ao compararmos dois carros com esse mesmo preço de mercado sabemos a que marca A tira de lucro X e a marca B tira de lucro Z;
Margem do importador ou da divisão que directamente representa a casa mãe - comece a somar e desconheço a flexibilidade deste ponto;
Margem de cada concessionário - conforme o volume de vendas e objectivos atingidos nos anos anteriores julgo ser variável, isto é, quanto mais venderem e fizerem pelo bom nome da marca (ex. há marcas que dão prémios por nº de test drives realizados e estabelecem contractos de objectivos ) melhores margem de manobra lhes é permitida.
Por esta razão é que é tão comum falar-se em objectivos semestrais e anuais, com as benesses que podem trazer ao consumidor.
Depois temos de ver como é que cada concessão está organizada. Julgo que a estrutura tradicional, para uma empresa tipo de médio tamanho, é Dono, Gerente (por vezes trata-se da mesma pessoa o que representa menos 1 ordenado) Directores de Secção (comercial, peças e acessórios, oficina, ... ) e vendedores ou agr chamados de gestores de clientes.
Aqui temos vários pontos a serem analisados. Por norma todos têm um salário mínimo fixo sobre o qual recebem comissões à cabeça (vendedores), prémios por objectivos (directores e gerente) e o lucro global da empresa (dono).
Depois de dissecado o preço de um carro temos de ver como surge o desconto. Este vai depender do lucro, da politica interna de cada marca, e/ou do importador e necessariamente sobre do número de vendas pretendido e dimensão da empresa em causa (para os que acham que o último ponto é um paradoxo peço para verem as marcas mais exclusivas. Estas têm listas de espera superiores a 6 meses, um volume de encomendas no 1º ano que lhes garante 70 ou 80% do total de produção prevista para a vida útil do veículo em questão e, mesmo assim mantêm, o volume de produção gota a gota). Caso queiram ter uma ideia das dimensões dos grandes grupos a valor global em bolsa é um óptimo indicador.
Tudo o que referi neste último parágrafo reflecte-se da seguinte forma lógica. Marcas pequenas não vendem, mas ao mesmo tempo também não necessitam pois são pequenas e o oposto se aplica para marcas grandes.
Portanto e voltando aos carros A e B se A for de uma empresa com maior volume de vendas, nomeadamente em segmentos inferiores, a política de desconto será logicamente maior que B.
Os descontos propriamente ditos chegam até nós pela redução das margens, que podem ser feitas na margem do vendedor por este mesmo (o mais comum) na margem da concessão autorizada pela direcção/gerente ou na margem da marca/importador através de "campanhas" ou na maioria dos casos pelo sistema de gestão de frotas através de "contas próprias para grandes clientes"
Tendo uma visão global do mercado é possível justificar diferentes descontos em diferentes marcas ou para diferentes concessões conforme a margem de cada.
Portanto e para terminar esta parte julgo que deve procurar vários vendedores que lhe farão o seu preço. Irá reparar que chegando a um ponto vai ter homogeneização económica. Esse é o momento chave para pegar nos 3 ou 4 melhores e começar a dizer que tem x preço em y sítio e se ele faz melhor. Nesta fase os descontos vão começar a aumentar novamente pois entrará na margem autorizada pela administração. Aqui o que tem a fazer é pegar na melhor proposta e ir ao concessionário da sua residência para ver se igualam ou baixam. Em 99% dos casos vão igualar.
(não me responsabilizo por pontapés na gramática, a fluência a estas horas já não é a melhor)