Que carro devo comprar?

Bom tópico! Realmente é um método util para procurar carro.
Há duas coisas que gostava de esclarecer melhor:
- Como pedir descontos. A marcas/vendedores k fazem logo à partida um desconto, às vezes até grande. Deve-se insistir mais? E deve-se pedir logo de início ou só quando é pra fechar?

- Avaliar a fiabilidade. É um ponto inicial para k o investimento seja o menos mau possível. Há estudos estrangeiros variados e cada um tem a sua opinião. Onde nos devemos fiar?
Eu só faço descontos quando é para fechar negocio. Se não for, vou fazer para quê ? Para ele ir com o meu preço a outro stand...? Isso não faço de certeza...

Eu, como vendedor, danço conforme a musica que o cliente toca. A minha postura varia conforme a dele...

Se o cliente abre o jogo, eu abro o jogo....se o cliente tem a mania que é esperto....eu tambem me faço de esperto. Se ele esconde coisas, eu tambem escondo...

Para mim vender automoveis é muito simples e muito claro....se me aparece alguem que insiste em complicar, eu farei o mesmo.

Last edited:
Eu considero sempre pertinente contactar concessionários em vários pontos do país, mesmo do interior se for preciso.

Também é interessante um plano de revisões: no caso de um familiar a marca oferecia uma brochura com o valor de todas as revisões até aos 100.000 aprox. (não contando com coisas extra revisão, claro).

Quando adquiri o meu "prejuízo orçamental", posso-lhe dizer que no processo de test drives e visitas de estudo aos stands, fiquei positivamente surpreendido por modelos que até então pouco ou nada me diziam e desiludido com outros que para mim tinham uma reputação acima de qualquer suspeita.

Com a qualidade de escrita que mostras neste tópico, penso que não ou o único que gostaria de ler outro tópico, escrito por ti, sobre este parágrafo em particular. apr:)

Last edited:
Eu considero sempre pertinente contactar concessionários em vários pontos do país, mesmo do interior se for preciso.

Também é interessante um plano de revisões: no caso de um familiar a marca oferecia uma brochura com o valor de todas as revisões até aos 100.000 aprox. (não contando com coisas extra revisão, claro).

Com a qualidade de escrita que mostras neste tópico, penso que não ou o único que gostaria de ler outro tópico, escrito por ti, sobre este parágrafo em particular. apr:)

Outra coisa que dava um tópico inteiro bem interessante é o teu parágrafo a bold. Mas podes comentar neste. Eu também acho que, especialmente quando se vão fazer mts km, é importante ter uma noção da manutenção necessária e dos seus custos! Mas isso é transparente?

E o que é que isso têm haver ?

lololol..o que têm a haver? ok..volto a escrever... negociei com vendedores de todo o pais...e fizeram-me um preço inferior ao que me pediam inicialmente... MIL euros[:)] cmg nao se podem armar em herois..nao me podiam roubar em lado nenhum...nem nos financiamentos, pq eu nao fiz[:D] desculpa la...um carro que vais la e dizem..sao 27mil e 500...negoceias com os vendedores e baixas para os 27 e de repente utilizas um truque 'baixo' e trazes um carro por 26...gostava de te ver fazer melhor

Varia porque são montados no Após venda, tu encomendaste um 308 e te garanto que o preço dos extras não varia se forem encomendados á fabrica.

Olha o 1º ponto dele(autor do tópico) e vê lá se não te lembra uma certa conversa que tivemos [:D]...

Last edited:
lololol..o que têm a haver? ok..volto a escrever... negociei com vendedores de todo o pais...e fizeram-me um preço inferior ao que me pediam inicialmente... MIL euros[:)] cmg nao se podem armar em herois..nao me podiam roubar em lado nenhum...nem nos financiamentos, pq eu nao fiz[:D] desculpa la...um carro que vais la e dizem..sao 27mil e 500...negoceias com os vendedores e baixas para os 27 e de repente utilizas um truque 'baixo' e trazes um carro por 26...gostava de te ver fazer melhor
Sabes que dependendo da zona do pais tmb varia o preço do automovel devido aos custos de transporte?

Bom tópico! Realmente é um método util para procurar carro.
Há duas coisas que gostava de esclarecer melhor:
- Como pedir descontos. A marcas/vendedores k fazem logo à partida um desconto, às vezes até grande. Deve-se insistir mais? E deve-se pedir logo de início ou só quando é pra fechar?

- Avaliar a fiabilidade. É um ponto inicial para k o investimento seja o menos mau possível. Há estudos estrangeiros variados e cada um tem a sua opinião. Onde nos devemos fiar?

Eu normalmente digo "Estou interessado no carro X com a configuração Y e venho consultá-o quanto ao melhor preço/proposta para o mesmo............isto porque claro, como deve compreender, é uma compra de valor elevado e tenho que consultar o mercado para encontrar a melhor proposta".

Ou seja, sem "pedir" directamente desconto, estás a abrir o jogo e a dizer que vais consultar outros colegas/concessões, o que muito naturalmente, na maioria dos casos leva ao desconto.[;)]

Caro amigo adepto do Star Wars.

Antes de mais deixe-me dar-lhe os parabéns pelo nick mais imagético (penso que a palavra existe) do fórum. É impossível não me lembrar daquela personagem com 2,5m com quase tanto pelo como o Toni Ramos.

Relativamente à sua primeira pergunta de "como pedir descontos" penso que só um vendedor transparente lhe poderá satisfazer a curiosidade.

No entanto por aquilo que sei (um bom amigo meu é dono de um concessionário que responde apenas perante o importador) e experienciei, na minha actual e anteriores aquisições, posso-lhe dizer que "o preço" de um carro chega até nós com as seguintes componentes:

Fiscal

Margem da casa mãe calculada no o preço base sobre o custo real de fabrico. Não se esqueçam que as marcas ajustam o preço base consoante o mercado, fiscalidade, procura de extras e todas as pessoas envolvidas nesta cadeia tiram o lucro desse mesmo valor. Se um hipotético carro custa 50'000 euros este valor tem de sustentar o custo da matéria, o custo da mão de obra fabril, os custos salariais da direcção e cadeia inferior, os custos de transporte até ao consumidor, etc etc. No entanto ao compararmos dois carros com esse mesmo preço de mercado sabemos a que marca A tira de lucro X e a marca B tira de lucro Z;

Margem do importador ou da divisão que directamente representa a casa mãe - comece a somar e desconheço a flexibilidade deste ponto;

Margem de cada concessionário - conforme o volume de vendas e objectivos atingidos nos anos anteriores julgo ser variável, isto é, quanto mais venderem e fizerem pelo bom nome da marca (ex. há marcas que dão prémios por nº de test drives realizados e estabelecem contractos de objectivos ) melhores margem de manobra lhes é permitida.
Por esta razão é que é tão comum falar-se em objectivos semestrais e anuais, com as benesses que podem trazer ao consumidor.

Depois temos de ver como é que cada concessão está organizada. Julgo que a estrutura tradicional, para uma empresa tipo de médio tamanho, é Dono, Gerente (por vezes trata-se da mesma pessoa o que representa menos 1 ordenado) Directores de Secção (comercial, peças e acessórios, oficina, ... ) e vendedores ou agr chamados de gestores de clientes.

Aqui temos vários pontos a serem analisados. Por norma todos têm um salário mínimo fixo sobre o qual recebem comissões à cabeça (vendedores), prémios por objectivos (directores e gerente) e o lucro global da empresa (dono).

Depois de dissecado o preço de um carro temos de ver como surge o desconto. Este vai depender do lucro, da politica interna de cada marca, e/ou do importador e necessariamente sobre do número de vendas pretendido e dimensão da empresa em causa (para os que acham que o último ponto é um paradoxo peço para verem as marcas mais exclusivas. Estas têm listas de espera superiores a 6 meses, um volume de encomendas no 1º ano que lhes garante 70 ou 80% do total de produção prevista para a vida útil do veículo em questão e, mesmo assim mantêm, o volume de produção gota a gota). Caso queiram ter uma ideia das dimensões dos grandes grupos a valor global em bolsa é um óptimo indicador.

Tudo o que referi neste último parágrafo reflecte-se da seguinte forma lógica. Marcas pequenas não vendem, mas ao mesmo tempo também não necessitam pois são pequenas e o oposto se aplica para marcas grandes.
Portanto e voltando aos carros A e B se A for de uma empresa com maior volume de vendas, nomeadamente em segmentos inferiores, a política de desconto será logicamente maior que B.

Os descontos propriamente ditos chegam até nós pela redução das margens, que podem ser feitas na margem do vendedor por este mesmo (o mais comum) na margem da concessão autorizada pela direcção/gerente ou na margem da marca/importador através de "campanhas" ou na maioria dos casos pelo sistema de gestão de frotas através de "contas próprias para grandes clientes"

Tendo uma visão global do mercado é possível justificar diferentes descontos em diferentes marcas ou para diferentes concessões conforme a margem de cada.

Portanto e para terminar esta parte julgo que deve procurar vários vendedores que lhe farão o seu preço. Irá reparar que chegando a um ponto vai ter homogeneização económica. Esse é o momento chave para pegar nos 3 ou 4 melhores e começar a dizer que tem x preço em y sítio e se ele faz melhor. Nesta fase os descontos vão começar a aumentar novamente pois entrará na margem autorizada pela administração. Aqui o que tem a fazer é pegar na melhor proposta e ir ao concessionário da sua residência para ver se igualam ou baixam. Em 99% dos casos vão igualar.

(não me responsabilizo por pontapés na gramática, a fluência a estas horas já não é a melhor)

Continuando a odisseia vamos à sua segunda pergunta: Fiabilidade

Por norma os estudos de fiabilidade são lineares, é preciso é ver se estamos perante que tipo de fiabilidade.

Se há estudos que apenas contabilizam quando o carro deixa efectivamente de funcionar ou o deixa apeado, outros são bastante mais abrangentes. Atenção que ficar com o carro apeado nem sempre é sinónimo de avaria grave. Dou o exemplo de ficar apeado pois o nível do depósito encravou versus algo mais dramático como partir um braço da suspensão por desgaste anormal.

Leia sempre os parâmetros analisados e tire as suas próprias conclusões. Não se fie no dizem os outros pois o "clubismo" cega muita gente.

Outro aspecto comum é a confusão que as pessoas fazem entre satisfação e fiabilidade. A satisfação é altamente subjectiva, e qualquer estudo que entre em linha de conta com opiniões pessoais será tudo menos pragmático. Se bem que muitos estudos de satisfação entram em linha de conta com a fiabilidade ela é apenas uma percentagem do resultado final.

Podemos ter um desportivo que nos deixa de sorriso rasgado mas estarmos insatisfeitos porque é de uma manutenção onerosa, como o inverso termos um desportivo que a nós não nos diz muito (ao vizinho já pode dizer) e a manutenção é acessível. Como será avaliado este carro nesses estudos ?

Acho que pretendia que lhe indicasse qual o estudo a ter como bíblia. Sinceramente não lhe sei dizer, mas em alternativa julgo haver material informático que contém um registo actualizado anualmente (julgo eu) das avarias mais frequentes nos modelos com maior saída. Vai ter é de o tirar da net pois a aquisição é demasiado onerosa caso não esteja no ramo. Quem estiver informado que se acuse.

A sua terceira e última pergunta é relativa à manutenção e transparência.

Julgo ter referido no 2º ponto, do meu post introdutório, para pedir ao vendedor que lhe mostre um extracto anónimo das revisões feitas por 2 ou 3 modelos idênticos ao que deseja comprar. A minha experiência é positiva e até agr este ponto sempre me foi atendido.

Isto dar-lhe-á uma ideia exacta sobre o que poderá vir a gastar.

Caso os valores não sejam simpáticos pense em mudar de estratégia. Actue como faria em circunstâncias normais mas junte ao desconto a 1 e 2 revisões ou um contracto de extensão de garantia ou um contracto de manutenção por X anos e Y km.

Faça-o apenas quando já tiver os preços mais baixos na mão, pois caso as novas propostas não lhe sejam favoráveis poderá sempre dizer "esqueça isso, fica o preço que me fez e fechamos negócio".

Espero ter ajudado

Caro PDCouto o a sua imagem cega um homem. Isso é uma MV Agusta ?

Relativamente ao que me propôs terei muito gosto em contar-lhe a minha experiência por PM.

Porém não tenciono criar nenhum tópico para dizer bem dos modelos x e y e menos bem dos restantes. Estaria a falar da minha experiência e como tal seria algo altamente subjectivo.

Se dissesse que o carro A não era confortável para mim, não significa que não o seja para outra pessoa.

Eu gosto de carros duros e compenso com bancos desportivos, quando mais envolvido melhor, o meu pai gosta de poltronas e prefere coisas mais leves.

Da mesma forma que se falasse da performance dependeria muito, pois se para muitos irem de A para B aceleram e trávão n vezes eu perfiro manter velocidades cruzeiro elevadas e simplesmente levantar o pé na antecipação da próxima curva e voltar a pressionar quando delineio a trajectória de saída.

Como também não sou patrocinado por nenhuma marca e muito menos fui "abusado na infância" por qualquer outra, aqui não há nem ódios nem paixões, apenas o gosto automóveis.

Caso continue interessado, adquiri uma carrinha do segmento D ( isto se não estou a trocar o 206 pelo classe S [:)]), mas também experimentei os carros, visto nem todas as marcas terem carrinhas para test drive.

Cumprimentos.

Varia porque são montados no Após venda, tu encomendaste um 308 e te garanto que o preço dos extras não varia se forem encomendados á fabrica.

Sinto me perseguido [;)]

Os extras são de fábrica. Pelo menos assim foi pedido e pago. Está na factura para comprovar.

Em relação aos descontos...

Eu quando vou a um stand, inicialmente analiso o carro que interessa. Se agrada o atendimento, e realmente mantenho interesse no carro, volto ao stand para fazer um test drive, e pedir valores.

Quando peço os valores não quero saber o pvp, esse normalmente está marcado no papelito perto do carro.

O que me interessa saber é precisamente o preço que aquele carro fica, caso o pretenda comprar.

Essa postura do valor final só mesmo para a concretização do negócio, comigo não pega ; )

Como consumidor quero (e tenho) o direito a escolher o sitio mais barato para adquirir determinado produto.

Faço isto sempre que possível (claro que nem tudo é negociável), e às vezes sei que perco dinheiro a ir de um sitio para o outro...

mas chegamos ao cumulo de um produto de determinada marca numa loja dessa mesma marca custar 170 e noutra, a cerca de 20 kms custar 180...

Dá que pensar ; )

Claro que nem todos temos a mesma ideia, e se o vendedor insistir na tal postura de preço final só para concretização do negócio, não insisto, respeito.

Não falta por aí quem queira vender ; )

Cump.

Caro Peugeot_Sales

Acredite que há stands com preços diferentes para os mesmo extras.

Não estou a generalizar e dizer que é uma prática fraudulenta recorrente, mas de experiência posso-lhe dizer que pelo menos 1 sei que o faz. Se é pelo software estar com actualizações diferentes ou se é por má fé, não me cabe a mim dizê-lo, pois seria pura especulação.

Outra realidade com o qual me deparei noutra concessão, foi a tentativa de me venderem um carro que substituído na linha de produção 1 mês antes. Tentativa de escoar stock ? talvez. Fazerem um cliente de um carro superior a 50'000 euros passar por burro ? Sem dúvida.

Para fechar o lote assisti ainda ao mesmo extra (farois Bi-xenon direccionais) ser cobrado individualmente quando à partida já faria parte de um pack seleccionado.

Cumprimentos

Caro Rui Silva

Se apenas tem um modelo na cabeça estamos perante uma escolha emotiva. Todos sabemos que quando o coração manda pouco ou nada se pode fazer contra isso.

Na minha opinião de certeza que haverá mais alguma coisa que goste, pode é não estar a ver. Faça uma "equação" simples "à lá revista automóvel" e atribua o senhor pontos aos elementos que considere mais importantes (ex. estética, comodidade, performance, componente ambiental, facilidade de acesso aos lugares traseiros, dianteiros e mala e para fechar PREÇO). Se mesmo assim nenhum concorrente directo chegar perto encontrou o vencedor.

No patamar que a generalidade das marcas se encontram nos dias de hoje, julgo ser-me impossível equacionar apenas 1 carro. Nem pelas emoções vou lá pois em todos os segmentos sou capaz de indicar pelo menos 2 ou 3.

Quando adquiri o meu "prejuízo orçamental", posso-lhe dizer que no processo de test drives e visitas de estudo aos stands, fiquei positivamente surpreendido por modelos que até então pouco ou nada me diziam e desiludido com outros que para mim tinham uma reputação acima de qualquer suspeita.

Resumindo, se realmente estamos a falar de uma paixão veja se mais tarde não lhe trará nenhum desgosto. Agora se está receptivo a novas ideias e conceitos perca algum tempo pois quer gaste 5000 ou 50000 mil é seu e custou-lhe a ganhar.

Adquiri recentemente um automóvel e a escolha que fiz foi a que sempre quis, embora numa fase inicial nem sequer a estivesse a considerar, pelo preço. Acabei por ir para o lado "emoracional" (se me permite a expressão) porque se fosse unica e exclusivamente o coração a falar teria ido para um produto distinto. Analisei o mercado e posto isto, o lado do coração veio a demonstrar-se o melhor (penso eu). Por diversos motivos, os ditos concorrentes não me enchiam as medidas, mas estou longe de afirmar que fiz a melhor compra, partindo de uma análise fria das coisas. No entanto quando um carro que se gosta vem parar às nossas mãos, acho que nos damos por satisfeitos. Não sei se teve oportunidade de verificar, mas cheguei a partilhar as minhas dúvidas (ainda que não todas) aqui no fórum. Sou um aficionado por automóveis e considero estar minimamente dentro do que o mercado tem para oferecer.

Cumprimentos.

Caro DocJRA,

Parabéns pelo tópico. É difícil encontrar por cá coisas escritas com tanta objectividade e clareza.

Cumprimentos,

ClioII

Tu não deves saber certamente com quem estas a falar...

Em relação aos descontos...

Eu quando vou a um stand, inicialmente analiso o carro que interessa. Se agrada o atendimento, e realmente mantenho interesse no carro, volto ao stand para fazer um test drive, e pedir valores.

Quando peço os valores não quero saber o pvp, esse normalmente está marcado no papelito perto do carro.

O que me interessa saber é precisamente o preço que aquele carro fica, caso o pretenda comprar.

Essa postura do valor final só mesmo para a concretização do negócio, comigo não pega ; )

Como consumidor quero (e tenho) o direito a escolher o sitio mais barato para adquirir determinado produto.

Faço isto sempre que possível (claro que nem tudo é negociável), e às vezes sei que perco dinheiro a ir de um sitio para o outro...

mas chegamos ao cumulo de um produto de determinada marca numa loja dessa mesma marca custar 170 e noutra, a cerca de 20 kms custar 180...

Dá que pensar ; )

Claro que nem todos temos a mesma ideia, e se o vendedor insistir na tal postura de preço final só para concretização do negócio, não insisto, respeito.

Não falta por aí quem queira vender ; )

Cump.
Do mesmo modo que eu respeito a tua e te respondo do mesmo modo. Não falta por aí quem queira comprar [;)]

Back