Que carro devo comprar?

Tendo adquirido um "motor e quatro rodas" à pouquíssimo tempo, partilho convosco, a seguir, a minha experiência.

Digam onde agi mal, menos bem ou podia ter agido melhor. Vão-me poupar €€€€ no próximo.

1º Ponto - Altura do ano

Empiricamente, sempre tive a noção que comprar/encomendar um carro no ano corrente para o matricular no ano seguinte é a forma mais simples de poupar dinheiro. Isto pois muitas são as marcas / stands que com o final do ano civil têm de apresentar contas perante as casas mães / bancos concorrendo todos para cotas, metas e prémios.

Esta será então a altura ideal para avançar pois se por um lado os descontos possíveis poderão aumentar, por outro, na aquisição seguinte estamos a falar de um carro que para retoma terá menos 1 ano em papel.

2º Ponto - A escolha

Quer procurem um citadino, pequeno familiar, executivo ou desportivo todos queremos fazer o melhor negócio. Sugiro que escolham 3 modelos no máximo e percam um f-d-s a passear pelos stands a marcarem test drives e informarem-se de campanhas promocionais ou da politica de descontos da marca.

Nem tudo é linear, pois perante carros do mesmo segmento com preços semelhantes podemos assistir a variações de 1000 a 5000 euros de preço final. Tudo dependerá dos extras, motorização e da habilidade para discutir todos os cêntimos.

Peçam que vos seja mostrado o historial de um ou dois carros anónimos ao nível de reparações e manutenção para não serem surpreendidos valores exorbitantes no momento de pagar "os azares". Caso não seja possível falem com amigos que tenham o modelo em causa.

3º Ponto - Escolhido o modelo, os extras

É sabido por todos que diferentes marcas aplicam diferentes preços para o mesmo extra.

Na minha opinião não devemos deixar que a febre de um monitor a cores no painel com uma espanhola a falar nos impeça de ir buscar um carro mais confortável ou performante conforme as prioridades.

Aconselho que também aqui vão ao stand pois apesar de quase todas as marcas já terem configuradores, por vezes encontram-se incompletos, errados e em geral não somam as despesas do stand que também podem variar.

Informem-se também dos acessórios (diferente de extras) que a marca coloca à vossa disposição. Muitas vezes é possível o carro já os trazer de fábrica, mas, mesmo que não seja, normalmente as marcas oferecem a montagem e praticam descontos melhores ao adquirirem junto com o veículo. Não tenham vergonha de pedir, chorar um bocado e argumentar coerentemente.

4º Após o namoro - Orçamento

Dirijam-se ao stand da vossa área de residência, vão ter com um vendedor directamente, de preferência munidos com uma folha onde têm o vosso carro configurado, política de descontos anteriormente recolhida, campanhas promocionais e todos os restantes dados recolhidos anteriormente que achem úteis.

Apresentem-se e digam que estão ali para comprar este modelo com estas características e gostariam que vos fosse apresentado o melhor orçamento possível.

Por experiência própria esta é a abordagem que funciona melhor com os vendedores, pois reconheço que a maioria ande farto de "pseudo-compradores" que apenas querem pregar o pé no fundo em test drives. Sejam sérios e honestos, vão ver que o tratamento melhora em 99% dos casos.

Não se esqueçam que todos podemos ter dias menos bons e os vendedores também têm esse direito (e não, não vendo carros para os defender, mas também eu encaro as coisa de forma diferente conforme me ande a correr a vida).

5º Quem dá menos!

Já com o vosso orçamento na mão telefonem, usem mails, faxes, aproveitem um f-d-s e vão passear a outro lado, mas entrem em contacto com todos os representantes do carro em questão. Mais uma vez sejam sinceros.

Digam que têm uma proposta de x para o carro y com os extras e acessórios z feita pelo stand W e se o representante em causa consegue melhorar a proposta. Estabeleçam ainda um prazo para a vossa compra, por exemplo digam que querem comprar dentro de 1 ou 2 semanas e cumpram. A motivação de quem vende é outra (exp. própria).

À medida que as vão recebendo sejam educados e terminem a vossa relação comercial caso o preço seja igual ou mais elevado. Não digam que depois entram em contacto se não fazem qualquer intenção de ligar.

Seleccionem as 3 melhores e repitam o processo entre elas até não baixar mais.

Com a proposta mais baixa dirijam-se novamente ao concessionário da residência e vejam se conseguem igualar ou descer. Nesta fase as coisas normalmente já andarão com descontos administrativos, tenham paciências pois as podem demorar.

6º Temos vencedor

Encontrado o valor mais baixo, comprem e juntem-se ao grupo de donos babados.
Ao assinar contracto tenham vergonha de pedinchar como oferta uns tapetes, porta chaves, guarda chuvas para a esposa ou um cadeira de bebe para o banco de trás. Não insultem é o vendedor que vos fez o melhor preço a pedir algo tipo GPS, upgrade para jante 18 ou 19.

7º Mostrem o carro aos amigos com orgulho da compra que fizeram e contem a vossa experiência, pois vão estar a ajudá-los certamente.

Espero ter sido útil.
Comentem.
Desculpem o testamento e

Cumprimentos.

Caro Bruno.

Realmente nunca me iria lembrar disso.

Posso acrescentar ao meu 2º ponto , mal não fará certamente.

Nomeadamente e agora que penso nisso poder-se-á levar a situação mais longe e apresentar orçamentos "bomba" de marcas rivais.

Obviamente que o carro já estará escolhido no nosso íntimo, mas se realmente 2000 ou 3000 euros forem suficiente para trocar a paixão pela razão ou para um simples desempate teremos sempre um plano B.

Cumprimentos.

Em jeito de brincadeira desafio a "administração da loja" a subir-me o número de posts.

Isto, porque se cada parágrafo contasse como 1 já tinha subido no ranking [;)].

Cumprimentos.

Exelente post acho muito útil e muito esclarecedor o que escreves te.
Ainda a pouco tempo acabei de fazer a encomenda do meu "Motor em cima de quatro rodas" e foram muitos fins de semana passados em stands mas a decisão final lá chegou. Dos pontos que inumeras te só não mostrei mesmo as propostas de outros stands ao vendedor em questão. Mas digo te que na mesma marca mas representantes diferentes até o valor dos extras varia.

Cumps

Caro Brunaço.

Também me deparei com a mesma situação. Aliás foi bastante caricato pois, o vendedor em questão (com preços mais elevados nos extras), justificou-se após o confrontar com tais discrepâncias pelo uso software diferente.

Mantendo-me fiel ao princípio que estabeleci de não revelar marcas, pois o que aqui interessam são experiências.

Apenas acho inadmissível que uma marca com representação directa no nosso País não tenha uma maior fiscalização sofre os seus intermediários.

De momento lembro-me que o dito "software" me cobrava mais pelos estofos em pele, jantes opcionais e tributava duplamente o xenon visto estar selecionado como extra "singular" e como fazer parte de um "pack de extras".

Nem quero imaginar se o computador tivesse apanhado um vírus. Entrava para comprar um grande executivo e na fábrica preparavam-me um citadino "full extras" torradeira incluída.

Outra "caricatura" que apanhei foram ISV diferentes. Primeiro ainda pensei que tendo a proposta sido enviada por alguém proveniente de uma das cidades mais frias do país, eles contabilizassem o tempo extra que demoraria o carro a entrar na temperatura ideal e lesão que isso provocaria aos consumos.

Após uma análise mais atenda verifiquei que me estavam a vender um carro, que apesar do mesmo motor, tratava-se de um modelo pré-actualização que foi levada a cabo no início do mês em questão. Fiz questão de os alertar e espero que ninguém tenha comprado gato por lebre.

Cumprimentos.

E quando se tem apenas um modelo na cabeça? Valerá a pena, ainda que por descargo de consciência, ver a concorrência?

E quando se tem apenas um modelo na cabeça? Valerá a pena, ainda que por descargo de consciência, ver a concorrência?
Vale sempre a pena.
Eu tinha o Auris na cabeça e... contactei o vendedor que vendeu o Corolla ao meu cota.
"Apertei-o" várias vezes para ele baixar o preço mas ele mostrou-se irredutivel.
Quando já estava quase com os papéis em cima da mesa para encomendar o carro... fui lá dizer-lhe que já estava encomendado a um colega dele (ele já sabia disso[:D] ) que me fez poupar 500€. [:p]
Não é que o tipo ficou todo ofendido??[:)] A minha carteira agradeceu e muito!!!

Caro Rui Silva

Se apenas tem um modelo na cabeça estamos perante uma escolha emotiva. Todos sabemos que quando o coração manda pouco ou nada se pode fazer contra isso.

Na minha opinião de certeza que haverá mais alguma coisa que goste, pode é não estar a ver. Faça uma "equação" simples "à lá revista automóvel" e atribua o senhor pontos aos elementos que considere mais importantes (ex. estética, comodidade, performance, componente ambiental, facilidade de acesso aos lugares traseiros, dianteiros e mala e para fechar PREÇO). Se mesmo assim nenhum concorrente directo chegar perto encontrou o vencedor.

No patamar que a generalidade das marcas se encontram nos dias de hoje, julgo ser-me impossível equacionar apenas 1 carro. Nem pelas emoções vou lá pois em todos os segmentos sou capaz de indicar pelo menos 2 ou 3.

Quando adquiri o meu "prejuízo orçamental", posso-lhe dizer que no processo de test drives e visitas de estudo aos stands, fiquei positivamente surpreendido por modelos que até então pouco ou nada me diziam e desiludido com outros que para mim tinham uma reputação acima de qualquer suspeita.

Resumindo, se realmente estamos a falar de uma paixão veja se mais tarde não lhe trará nenhum desgosto. Agora se está receptivo a novas ideias e conceitos perca algum tempo pois quer gaste 5000 ou 50000 mil é seu e custou-lhe a ganhar.

Amigo, não traga marcas aqui para o tópico, caso contrário não tarda aparecem as brigadas anti e os fanboys pró.

Se eu quisesse visitas metia no título BMW, MB, Alfa, Honda, etc etc etc.

Assim só cá vem quem realmente quer e estiver interessado em contribuir.

Não me leve a mal.

Cumprimentos.

Amigo, não traga marcas aqui para o tópico, caso contrário não tarda aparecem as brigadas anti e os fanboys pró.

Se eu quisesse visitas metia no título BMW, MB, Alfa, Honda, etc etc etc.

Assim só cá vem quem realmente quer e estiver interessado em contribuir.

Não me leve a mal.

Cumprimentos.

Só falei isso devido aos descontos [;)]

Um dado importante é inteirarmo-nos bem do modelo que queremos comprar.

Cada vez mais temos acesso a informação detalhada por parte dos fabricantes, informação essa que muitas vezes por este ou aquele motivo passa ao lado do vendedor, e consequentemente a nós também.

Não é raro lermos aqui que determindado individuo sabia mais de determindo modelo que o próprio vendedor.

Não culpabilizando totalmente o vendedor, pois a oferta é muita, e muda constantemente. Muitas empresas não apostam em formação adequada, e depois quem sofre é o cliente ; )

Cump.

Caro pensante:

Eu percebi e até me ri aqui deste lado, mas quero manter este tópico o mais neutro possível.

Amanhã ou assim talvez pesquise se já anda por aí algum tópico sobre descontos, caso não ande seria igualmente importante criar um e até meter neste o link para facilitar a vida às pessoas.

Cumprimentos.

Exelente post acho muito útil e muito esclarecedor o que escreves te.
Ainda a pouco tempo acabei de fazer a encomenda do meu "Motor em cima de quatro rodas" e foram muitos fins de semana passados em stands mas a decisão final lá chegou. Dos pontos que inumeras te só não mostrei mesmo as propostas de outros stands ao vendedor em questão. Mas digo te que na mesma marca mas representantes diferentes até o valor dos extras varia.

Cumps
Varia porque são montados no Após venda, tu encomendaste um 308 e te garanto que o preço dos extras não varia se forem encomendados á fabrica.

Varia porque são montados no Após venda, tu encomendaste um 308 e te garanto que o preço dos extras não varia se forem encomendados á fabrica.

eu so sei que depois de enviar emails a todos os stands do continente tive sempre ofertas com valores diferentes... depois de receber a melhor proposta e bater muito nas cabeças dos vendedores, peguei no meu portatil foi a marca da area da minha residencia, mostrei a proposta com o mesmo equipamento e em 25 minutos baixaram o valor do carro 1000euros[:D] [:)] apr:)

mas atenção falei directamente com o dono do stand...depois de ter mandado o vendedor do proprio stand a fava

Bom tópico! Realmente é um método util para procurar carro.
Há duas coisas que gostava de esclarecer melhor:
- Como pedir descontos. A marcas/vendedores k fazem logo à partida um desconto, às vezes até grande. Deve-se insistir mais? E deve-se pedir logo de início ou só quando é pra fechar?

- Avaliar a fiabilidade. É um ponto inicial para k o investimento seja o menos mau possível. Há estudos estrangeiros variados e cada um tem a sua opinião. Onde nos devemos fiar?

se no site da marca existem configuradores com valores, para cada motorização e modelo e mesmo para o preço dos extras, os concessionarios podem alterar o preço? ou estão a falar de stands que não representações oficiais?

eu so sei que depois de enviar emails a todos os stands do continente tive sempre ofertas com valores diferentes... depois de receber a melhor proposta e bater muito nas cabeças dos vendedores, peguei no meu portatil foi a marca da area da minha residencia, mostrei a proposta com o mesmo equipamento e em 25 minutos baixaram o valor do carro 1000euros[:D] [:)] apr:)

mas atenção falei directamente com o dono do stand...depois de ter mandado o vendedor do proprio stand a fava
E o que é que isso têm haver ?

Back