Que carro devo comprar?

Espero que se lembrem das vossas palavras quando os vossos filhos perguntarem porque é que têm a água racionada, porque é que vivem num deserto, num mundo árido e sem árvores, porque têm tantos problemas respiratórios...
aí poderão dizer:
"...porque o papá e os amigos tiraram um gozo danado de conduzir um automóvel cheio de potência e velocidade..."

Alguem num país como portugal com a economia que (nao)temos preocupar se primeiro com um carro ecologico primeiro do que um bom negocio axo uma comedia autentica. Portugal vai mudar os destinos do mundo quando USA's e chinas se estao simplesmente a borrifar para esses assuntos? é como estares num barco a remar para um lado e mais cem pessoas remar para o outro, nem dao por ti la.
Que me desculpe o ambiente, faço tudo ao meu alcance mas quando interfere com os meus tostoes é ai que para.
Os carros agora sao o alvo abater ja ninguem se lembra dos outros grandes poluidores do mundo é incrivel.

Simplesmente ASSUSTADOR!
Infelizmente este tipo de raciocínio “tuga” ainda não está extinto. Talvez por isso o país se esteja a afundar cada vez mais.

Alguem num país como portugal com a economia que (nao)temos preocupar se primeiro com um carro ecologico primeiro do que um bom negocio axo uma comedia autentica.
Primeiro o negócio, claro! Se verdadeiramente quisesse poderia comprar um auto ecológico mas por esse preço compro um maior, mais potente e mais rápido! Nisso sim, vale a pena investir.

Portugal vai mudar os destinos do mundo quando USA's e chinas se estao simplesmente a borrifar para esses assuntos? é como estares num barco a remar para um lado e mais cem pessoas remar para o outro, nem dao por ti la.
Claro! Porque ei de ser eu o primeiro a parar de atirar pedras?
Se os outros poluem não vou ser eu conter-me! Os outros primeiro!

Que me desculpe o ambiente, faço tudo ao meu alcance mas quando interfere com os meus tostoes é ai que para.
Evidente! Faço tudo o que posso desde que vá de encontro aos meus desejos. Abdico de tudo o que não quero! O resto incomoda e não dá jeito.

Os carros agora sao o alvo abater ja ninguem se lembra dos outros grandes poluidores do mundo é incrivel.
É incrível mesmo! Enquanto houver uma vaca a expelir metano não vou parar de usar o meu pópó com 8923cv e que faz 0-100 em 5ns! Primeiro o resto! Isto tem tempo!

Simplesmente ASSUSTADOR!
Infelizmente este tipo de raciocínio “tuga” ainda não está extinto. Talvez por isso o país se esteja a afundar cada vez mais.

Primeiro o negócio, claro! Se verdadeiramente quisesse poderia comprar um auto ecológico mas por esse preço compro um maior, mais potente e mais rápido! Nisso sim, vale a pena investir.

Evidente! Faço tudo o que posso desde que vá de encontro aos meus desejos. Abdico de tudo o que não quero! O resto incomoda e não dá jeito.

É incrível mesmo! Enquanto houver uma vaca a expelir metano não vou parar de usar o meu pópó com 8923cv e que faz 0-100 em 5ns! Primeiro o resto! Isto tem tempo!

tas a ser ridiculo e extrapolar o que escrevi mas ja é algo tipico.
Nao, nao vou mudar para um carro mais ecologico se isso nao se traduzir numa economia para a minha carteira ponto final.

discordo em parte de ti, porque antes de pensar em tomar essas medidas ambientalistas, tenho que ter estabilidade financeira! e nao me vou por a perder €€ e a perder bons negocios sabendo que o carro que vou comprar emite mais umas miligramas de CO2 ou porque a marca nao faz nao sei o que... (claro que o programa 1 Toyota 1 Arvore nao influenciou a compra do meu corolla! comprei pq era um bom carro, dentro do meu orçamento, e nao ia gastar mais €€ ou comprar um carro inferior so pq era mais gastador e tinha mais emissoes!

concordo com a defesa do ambiente mas é preciso não cair no ridículo que é o que acontece com a quercus e os verdes e esses todos.
qualquer dia entras em casa e vês que tens lá ratos e arranjas uma ratoeira ou veneno pra matar os ratos e no outro dia tens lá os rapazes destruídores de milho transgénico a partirem-te a casa toda e a esmurrarem-te à grande porque mataste um pobre e indefeso ratinho xyz....pá, "não havia necessidade zzzz zzzz"

Obviamente que nesta como noutras questões é preciso ter bom senso e não cair em extremos.
Eu não estou a dizer para pararmos de andar de carro e usarmos todos bicicletas no nosso dia-a-dia. Seria utópico. Seria demasiado disruptor.

No entanto, isso não nos deve impedir de termos em conta as questões ambientais em todas as nossas decisões. E a compra de um carro é uma decisão muito importante.

O que é isso afinal de “fazer um bom negócio”? ou o que é um “carro inferior”? Tudo depende do que é valorizado.
Para mim, mesmo que esteja a um grande preço, adquirir um carro muito poluente será sempre um mau negócio por muitos cv, km/h, extras, cm3 … que esse carro tenha. Porque esse será sempre um “carro inferior” - e não aquele que é menor em dimensão, em status ou potência.

Existem carros caros e carros menos caros em todos os segmentos e em todas as dimensões, inclusive a ambiental - a poluição não é de forma alguma inversamente proporcional ao preço.
Essa é a desculpa mais fácil.

Minimizemos as explicações que teremos de dar aos nossos filhos/netos pelo que (não) estamos a fazer para preservar o que deveria chegar a eles também.

Last edited:
Eu acho que o primeiro passo tem sempre de ser dado por qualquer um de nós. Não será por alguem poluir que nós passamos a ter o direito de o fazer ou deixamos de ter o dever moral de o dentro das nossas limitações dar o exemplo ou contribuirmos com o pouco que podemos...

Acho que isto é valido para seja o que for na nossa vida...

Se todos pensarmos..."Há e tal....eu sou apenas uma gota no Oceano não faz diferença" então estamos todos tramados que ninguem faz nada porque todos somos apenas um...

Acho que a Ecologia, seja naquilo que for deve ser uma preocupação de todos nós. Dentro das limitações que cada um têm...mas têm e deve exitir.

Não me estou a ver a escolher um carro pelo factor ecológico...
...ou por outra, se tivesse dois iguais e um fosse mais ecológico, escolheria naturalmente esse.

Mas acho que indirectamente, muita gente acaba por comprar o mais ecológico, porque tenta comprar o que consome menos.

Estando as duas coisas interligadas...

Não me estou a ver a escolher um carro pelo factor ecológico...
...ou por outra, se tivesse dois iguais e um fosse mais ecológico, escolheria naturalmente esse.

Mas acho que indirectamente, muita gente acaba por comprar o mais ecológico, porque tenta comprar o que consome menos.

Estando as duas coisas interligadas...

Não necessariamente, e que o digam o pessoal que tem FPA regenerativos, quando aquilo liga para queimar o que lá está acumulado os consumos disparam enquanto o mesmo estiver a trabalhar, se com o mesmo motor e tecnologia, o FPA lá não estivesse o carro gastaria menos, uma insignificância mas menos.
Depois há os FPA não regenerativos que tens que ir à marca fazer não sei o quê, não pagas em combustível mas pagas em assistência

Outro exemplo do tempo de quando os catalisadores começaram a serem utilizados generalizadamente havia carros sem e com o mesmo e os carros sem catalisador consumiam menos e tinham melhores prestações

O que nos dá essa falsa sensação é que os motores evoluem e os consumos descem ao mesmo tempo que soluções para reduzir a poluição passar a serem integradas no veiculo. Mas se os novos motores saissem sem catalisadores, FPAs, EGRs, e afins, gastariam menos e teriam melhores prestações.

Se é só pelo factor consumo versus combustivel certos carros conseguem consumir mais e poluir menos aliás essa é a grande quezília entre gasolina e gasoleo

Abraço

Last edited:
Actualmente, exceptuanso SUV's e carros de altas cilindradas, praticamente todos os carros novos dos segmentos A ao D emitem o menor valor de sempre de emissões, e nota-se k todas as marcas cada vez + se preocupam c/iso. Por isso, no nosso mercado em Portugal, onde estes 4 segmentos devem representar cerca de 90-95% das vendas, as variações de emissões entre eles não são muito significativas (tirando, como disse, as altas ciloindradas, k são as k vendem menos).

O principal problema penso k está efectivamente nos países emergentes, China, Índia, e EUA claro. Mas até estes parece k já começam a mudar as mentalidades, já não vivem só de Hummers e grandes banheiras c/grandes cilindradas, pois a gota tb já começa a pesar na carteira deles.

O principal problema penso k está efectivamente nos países emergentes, China, Índia, e EUA claro. Mas até estes parece k já começam a mudar as mentalidades, já não vivem só de Hummers e grandes banheiras c/grandes cilindradas, pois a gota tb já começa a pesar na carteira deles.

O problema da china e india é o uso de tecnologia ultrapassada devido ao baixo custo desta. Um bom exemplo, Shangai pelo cheiro lembra-me sempre um aeroporto devido ao cheiro a combustível mal queimado
Mas se os problemas deles fossem só os carros estava o mundo bem

Abraço

...

O que nos dá essa falsa sensação é que os motores evoluem e os consumos descem ao mesmo tempo que soluções para reduzir a poluição passar a serem integradas no veiculo. Mas se os novos motores saissem sem catalisadores, FPAs, EGRs, e afins, gastariam menos e teriam melhores prestações.

Abraço

Se reparares, é isso que tem acontecido.

Um astra 1.7 TDS de 93 gasta mais e anda menos que um C4 1.6 HDI.

E a diferença de peso de um para o outro é substancial, penalizando o C4 (que ainda por cima tem jantes 17 que ainda aumentam o consumo).

Mesmo nos carros a gasolina tem havido uma redução dos consumos, apesar dos aumentos de peso enorme que sofreram.

Um alfa 33 1.5 (105 cv que pesava cerca de 900 kg) gastava bem mais do que um Accord 2.0 (155 cv e 1350 kg) actual.

O que tem perdido é em performances, nomeadamente acelerações (por causa do peso). Estes dois ultimos fazem o mesmo tempo de 0-100 km/h.

Actualmente, exceptuanso SUV's e carros de altas cilindradas, praticamente todos os carros novos dos segmentos A ao D emitem o menor valor de sempre de emissões, e nota-se k todas as marcas cada vez + se preocupam c/iso. Por isso, no nosso mercado em Portugal, onde estes 4 segmentos devem representar cerca de 90-95% das vendas, as variações de emissões entre eles não são muito significativas (tirando, como disse, as altas ciloindradas, k são as k vendem menos).

Esta é a postura habitual: arranjar argumentos para nos convencermos que o que fazemos não está mal e que o problema está nos outros.

O objectivo só pode ser um: 0% de emissões poluentes. Chegámos lá? Então estamos tão mal como os outros!

Agora o CO2 está na moda mas o CO2 nem sequer é um gas nocivo para o meio ambiente. A questão é que contribui para o efeito de estufa.
E dizer que não há grandes variações de emissões entre os veículos é falso. Se um veículo emite 100gr/km e outro 150gr/km estamos a falar de uma diferença de + 50%!!! Mesmo se fosse 40 ou 30% ainda seria imenso! Você aceitaria reduzir o seu ordenado em 50, 40 ou 30%?

Como disse anteriormente para além do CO2 há gases bem mais nocivos: arsénio, selénio, cádmio, zinco, para além dos nitratos e dos sulfatos de enxofre - é escandaloso o subsídio ao diesel no preço dos combustíveis.

Esta é a postura habitual: arranjar argumentos para nos convencermos que o que fazemos não está mal e que o problema está nos outros.

O objectivo só pode ser um: 0% de emissões poluentes. Chegámos lá? Então estamos tão mal como os outros!

Agora o CO2 está na moda mas o CO2 nem sequer é um gas nocivo para o meio ambiente. A questão é que contribui para o efeito de estufa.
E dizer que não há grandes variações de emissões entre os veículos é falso. Se um veículo emite 100gr/km e outro 150gr/km estamos a falar de uma diferença de + 50%!!! Mesmo se fosse 40 ou 30% ainda seria imenso! Você aceitaria reduzir o seu ordenado em 50, 40 ou 30%?

0% de emissões poluentes só mm a pé e de bicicleta... Você aceitaria levar-me de bicicleta 30km até ao meu emprego? [;)]

Ou é melhor de repente acabar c/a mobilidade e voltarmos à idade da pedra?

É óbvio k a responsabilidade é de todos nós, mas comparar as emissões de poluentes num país como o nosso, c/as dos países k referi é quase como comparar uma lambreta c/uma frota de aviões!

Retórica é mt fácil ter, fazer é k já é diferente. E nota-se k as marcas estão continuamente a fazer esforços p/reduzir as emissões e procurar combustíveis alternativos. Se estão a ser + lentas ou não do k deveriam, isso já não sei. Mas o k se pode fazer + actualmente? Híbridos, fuel cells, hidrogénio etc...

É impossível nos dias de hoje padronizar as emissões de CO2 p/menos de 100g/km por ex. Senão como fariam os camiões, camionetas, aviões, barcos, autocarros etc... Tenho fortes esperanças k nos próximos anos isto se verifique, mas temos k continuar a viver na nossa realidade do dia-a-dia.

E eu estou perfeitamente de consciência tranquila c/as minhas atitudes k tomo diariamente, quer em casa, em termos de diminuição de consumos energéticos, quer de reciclagem, quer qd vou a conduzir o meu carro a gasolina c/emissões de cerca 140g/km... podia ser menos mas não posso de maneira nenhuma ter 1 citadino, a não ser k dps tivesse k levar às costas toda a bagagem... e p/ter 1 híbrido, precisava de t€€mpo, além de k estes ainda precisam de muita evolução, naturalmente.

Nunca se falou (e fez) tanto como actualmente em termos de ambiente, ecologia e preocupação c/as emissões, os efeitos de estufa, e aumento das temperaturas. A atitude e tomada de consciência é de longe melhor do k em gerações anteriores, e parece-me k estamos a evoluir no bom caminho (apesar de lentamente a meu ver).

Daí k parece-me 1 pouco radical demais este tipo de discursos ecológicos catastrofistas k põem a culpa em toda a gente do mundo. Criticar por criticar é fácil, criticar construtivamente é k está ao alcance de poucos [;)]

(...)
Retórica é mt fácil ter, fazer é k já é diferente. E nota-se k as marcas estão continuamente a fazer esforços p/reduzir as emissões e procurar combustíveis alternativos. Se estão a ser + lentas ou não do k deveriam, isso já não sei. Mas o k se pode fazer + actualmente? Híbridos, fuel cells, hidrogénio etc...
As marcas não fazem mais simplesmente porque não querem/não é vantajoso para elas.

É impossível nos dias de hoje padronizar as emissões de CO2 p/menos de 100g/km (...)
Até pode ser para os aviões e para os camiões mas não é de forma alguma para os automóveis.

(...) qd vou a conduzir o meu carro a gasolina c/emissões de cerca 140g/km... podia ser menos mas não posso de maneira nenhuma ter 1 citadino, a não ser k dps tivesse k levar às costas toda a bagagem... e p/ter 1 híbrido, precisava de t€€mpo, além de k estes ainda precisam de muita evolução, naturalmente. (...)
Não sei quanto pagaste pelo teu carro que emite 140g/km mas pelo preço das viaturas que eu vejo aqui no forum a serem discutidas poder-se-ia muito bem comprar outras mais "limpas".

Daí k parece-me 1 pouco radical demais este tipo de discursos ecológicos catastrofistas k põem a culpa em toda a gente do mundo. Criticar por criticar é fácil, criticar construtivamente é k está ao alcance de poucos [;)]
Exacto! Por isso digo - façam algo.
E esse algo bem pode começar por "boicotar" a compra das viaturas mais poluentes.

Aqui encontram as que foram avaliadas como sendo as melhores em PT nos vários segmentos:
http://www.topten.pt/index.php?page=...ars&fromid=137

Simplesmente ASSUSTADOR!

O mais curioso de tudo é que os carros ecologicos até são mais baratos que os outros aqui no nosso cantinho a beira mar plantado, por conta dos impostos, por isso dicutirem isto desta forma é turrisse.

mas esqueço-me, só os hibridos é que não fazem os consumos indicados, todos os outros os fazem...

Como comprar um carro novo ! O Guia!

Como comprar um carro novo ! O Guia!

Boa tarde a todos.

Antes de mais peço desculpa caso esteja a repetir um tópico, mas tentei procurar por algo semelhante e não obtive resultados. Ainda estou muito verde neste fórum, pode ter sido essa a razão.

Numa leitura vertical do fórum encontrei centenas de tópicos dirigidos à compra de um automóvel, no entanto todos tinham como comum objectivo a escolha entre modelos predefinidos ou sujeitos a um preço referência.

Com este tópico pretendo deixar antipatias / julgamentos automobilísticos de parte e explorar apenas todo o processo antecedente à assinatura do contracto. Ou seja, escusam de referir marcas, pois o objectivo é aprender negociar a nossa próxima aquisição de uma forma honesta e lucrativa.

Embora um automóvel seja 99% das vezes um desinvestimento, isto não o fará sempre um mau negócio.

Se tudo correr como eu gostava, julgo que com a vossa ajuda, conseguiremos criar um padrão de actuação para que, quem procure este tópico, fique totalmente esclarecido.

Contem as vossas experiências, forma de actuar e estejam livres para criticar construtivamente o colega do lado, pois estarão a ajudá-lo.

Uma técnica engraçada e muito útil quando o meu pai adquiriu o Corsa foi arranjar catálogos dos rivais e ir ao stand da Opel negociar o carro com os catálogos debaixo do braço...[:D]
Entrou lá no stand com os catálogos de Clio, Jazz, Punto, Yaris....enfim...[:D]

Back