A Guerra

Isso era muito raro!
Os negros o brancos viviam em harmonia, tanto em Angola, como em Moçambique!
O Apartheid foi mais para Sul; mais um grande exemplo do civismo inglês...................

Que mito tão conveniente!...

Em sociedades assim todos vivem em harmonia desde que uma das partes tenha o domínio para impôr o seu status quo...

Isso era muito raro!
Os negros o brancos viviam em harmonia, tanto em Angola, como em Moçambique!
O Apartheid foi mais para Sul; mais um grande exemplo do civismo inglês...................

Não era bem assim, mesmo na mais tolerante Angola olhas para fotos de praias, por exemplo, e nas praias de brancos não vias um único negro. Moçambique por outro lado já estava muito mais próximo da Rodésia e de África do Sul no que tocava a segregação racial. Os negros tinham de se sentar na parte de trás dos autocarros por exemplo.

Não era bem assim, mesmo na mais tolerante Angola olhas para fotos de praias, por exemplo, e nas praias de brancos não vias um único negro. Moçambique por outro lado já estava muito mais próximo da Rodésia e de África do Sul no que tocava a segregação racial. Os negros tinham de se sentar na parte de trás dos autocarros por exemplo.

Não havia negros misturados com brancos? Claro que havia! Se quiseres posso mostrar algumas fotos de Angola dos meus pais, o que não falta são negros. [:D]

Lembro-me de algumas fotografias de Sá da Bandeira num local chamado "parque nossa senhora do monte", vesse bem. Aguarda.

Não havia negros misturados com brancos? Claro que havia! Se quiseres posso mostrar algumas fotos de Angola dos meus pais, o que não falta são negros. [:D]

Lembro-me de algumas fotografias de Sá da Bandeira num local chamado "parque nossa senhora do monte", vesse bem. Aguarda.

Estou a falar das praias especificamente. Vi fotos de praias em Luanda e onde havia brancos não vias um único negro.

Em sociedades assim todos vivem em harmonia desde que uma das partes tenha o domínio para impôr o seu status quo...

Zen é curioso que quem fala assim são os que nunca estiveram Angola, ou os que não conhecem testemunhos suficientes.

Sobre a descriminação racial, ela existe em todo o mundo, desde o pais mais rasca ao mais evoluido, evidentemente que em Angola não era excepção mas estava longe de ser como alguns querem dar a entender, estava longe de ser a causa do conflicto.

Já agora acho que seria oportuno que se fala-se também no racismo de alguns negros contra nativos de outras etnias, e até mesmo contra brancos porque evidentemente existiam.

Quem se der ao trabalho de pesquisar um pouco mais a fundo concluira que na verdade o branco era o mais civilizado de entre todas as raças ou etnias de Angola... os brancos foram o cerebro do progresso daquele territorio... no tempo dos brancos não havia fome, hoje tem, e muita... no tempo dos brancos a taxa de mortalidade infaltil era infinitamente menor do que agora... mesmo depois dos brancos terem saido de Angola as matanças não só continuaram como aumentaram em quantidade e brutalidade, e por ai fora... penso que este ultimo facto diz tudo.

Não é mito!
Já vários documentarios e fotos que colegas meus moçambicanos (anos 60) e via-se uma autentica harmonia entre brancos e africanos!
Nas esplanadas, nas prais, etc, não se via nenhum tipo de separação!
Claro que, no meio do mato, haveira casos de escravatura, mas isso não era a regra; era a excepção!

Ah... esses meus colegas que tem os videos e fotos que vi, são negros![;)]

Estranhas fotos num paraíso multirracial de maioria negra:

http://imageshack.us
http://imageshack.us

A ideia que queres pasar é uma tanga, é uma ofensa aos que lá viveram.

As fotos não provam rigorosamente nada do que queres fazer acreditar, a unica coisa que prova é que naquele momento só estavam brancos...e prova também que estas a ser preconceituoso... que estas a tirar conclusões são precipitadas.

NENHUM negro estava proibido de circular em locais publicos. É tão verdadeiro quanto 1 branco + 1 negro = mulato.

Se os brancos tinham uma situação economica melhor e mais tempo para o lazer é porque fizeram por isso. Sabes o que fez o meu avo quando chegou em Angola no final dos anos 40? Trabalhou lado a lado com os negros na construção de caminhos de ferro, foi subindo na vida até se tornar nos ultimos anos socio da maior panificadora da região. Enriqueceu depois de 25 anos de arduo trabalho, e nunca teve "escravos" a trabalhar para ele...

Não é mito!
Já vários documentarios e fotos que colegas meus moçambicanos (anos 60) e via-se uma autentica harmonia entre brancos e africanos!
Nas esplanadas, nas prais, etc, não se via nenhum tipo de separação!
Claro que, no meio do mato, haveira casos de escravatura, mas isso não era a regra; era a excepção!

Ah... esses meus colegas que tem os videos e fotos que vi, são negros![;)]

Vivi os meus primeiros 12 anos da minha vida, em Moçambique, (Lourenço Marques e vale do Limpopo), e claro que assisti a praticas racistas, e bem colonialistas (dominadoras), eramos nós.... e os pretos! :( :( :(
Não fomos dos piores colonialistas, e segregadores?, tambem acho que não, mas não sentavamos os "mufanos" á mesa, nem os "convidavamos" a dormir nas nossas casas!!![s)] [s)]
agora podemos (claro!) 40 anos depois recordar "apenas" o que nos atormenta menos...

Vivi os meus primeiros 12 anos da minha vida, em Moçambique, (Lourenço Marques e vale do Limpopo), e claro que assisti a praticas racistas, e bem colonialistas (dominadoras), eramos nós.... e os pretos! :( :( :(
Não fomos dos piores colonialistas, e segregadores?, tambem acho que não, mas não sentavamos os "mufanos" á mesa, nem os "convidavamos" a dormir nas nossas casas!!![s)] [s)]
agora podemos (claro!) 40 anos depois recordar "apenas" o que nos atormenta menos...

O racismo sempre existiu e ainda hoje existe, mesmo nos paises ditos do 1º mundo, em pleno seculo XXI...

Infelizmente nem todos tem a sorte de ter um pai como o da Mariza (a fadista).

Last edited:
????????:confused: :confused: :confused: :confused:
explica-te[;)]

O pai da Mariza não casou com uma negra?

O que quero dizer é que os territorios portugueses de africa não eram apenas habitado por bichos brancos, havia também muitissimos brancos decentes que merecem o nosso respeito.

O pai da Mariza não casou com uma negra?

O que quero dizer é que os territorios portugueses de africa não eram apenas habitado por bichos brancos, havia também muitissimos brancos decentes que merecem o nosso respeito.

Casou? nem sabia que era branco ou preto!!!
eu nao disse o contrario, nem poderia, porque 90% da minha familia, viveu e cresceu em Moçambique e Angola.

eu nao disse o contrario, nem poderia, porque 90% da minha familia, viveu e cresceu em Moçambique e Angola.

Ainda bem que podemos contar com uma "testemunha" aqui no forum para falar de africa, so lamento que apenas tenhas testemunhado um pouco das tuas experiencias negativas... é que ajudava a desfazer a ideia distorcida de muitos se falases "também" dos aspectos positivos da vida em Moçambique, que deviam ser muitos comparados com a realidade actual do pais. Há por aqui quem pense que no ultramar havia o "apartheid", que os brancos eram uns malvados etc e tal... que eu saiba não existia a discriminação racial institucionalizada como nos EUA e Africal do Sul, pelo menos não em Angola. Como era em Moçambique? Havia "apartheid"?

Estranhas fotos num paraíso multirracial de maioria negra:

Não acho nada estranho!
Depende do sitio e das pessoas que aí viviam!

Se vires fotos actuais em determinadas praias (por ex,) da Tailandia, também não vês lá quase nenhum asiatico e não há racismo, nem nada do genero; é apenas a realidade local!

Até tenho fotos em praias do Brasil e sem nenhum brasileiro!!!
Não é por aí............

O que significa isto? :

arrastao.jpg
http://imigrantes.no.sapo.pt/arrastao.jpg

Arrasto.jpg
http://ovelhodamontanha.blogs.sapo.pt/arquivo/Arrasto.jpg

Como dá ver é a praia de Carcavelos em pleno século XXI, como se ve na foto a maioria das pessoas são de raça negra… o que podemos concluir?

Que estamos a ser oprimidos por uma minoria na nossa própria terra?

Náaaaaaaaaaaada dissso! Os negros andam ali a “curtir”, a desfrutar de um belo dia de sol… quando de repente sofrem um ataque racista brutal dos polícias:

arrastao1.jpg
http://pissarro.home.sapo.pt/arrastao1.jpg

imagem.jpg
http://pensandobem.files.wordpress.com/2006/11/imagem.jpg

arrastao.jpg
http://www.realidadeoculta.com/arrastao.jpg

É inadmissível!

INDEPENDENCIA PARA CARCAVELOS JÁ!

Zen é curioso que quem fala assim são os que nunca estiveram Angola, ou os que não conhecem testemunhos suficientes.

.../...

Mendes77, se perguntares a idade ao Zen, provavelmente terás uma agradável surpresa e temos um dos temiveis teóricos que populam em Portugal e que infelizmente conseguem fazer passar a sua "banha da cobra"

Mendes77, se perguntares a idade ao Zen, provavelmente terás uma agradável surpresa e temos um dos temiveis teóricos que populam em Portugal e que infelizmente conseguem fazer passar a sua "banha da cobra"

Aquilo que eu defendo se fundamenta nos testemunhos de meus familiares e amigos da familia que (por acaso alguns são negros) nasceram e viveram muitos anos naqueles territorios, a minha mãe e muitos de meus tios nasceram em Angola etc e tal, penso que esses testemunhos tem algum peso.

Cada quem esta a relatar o que conhece, parece-me optimo poder contar que muitos testemunhos, mesmo os mais "comprometedores"... agora ninguem é obrigado a aceitar as conlusões que alguns queres dar. Se alguem não concordar com meu ponto de vista, não há crise. Ninguem é obrigado a isso.

Não acho nada estranho!
Depende do sitio e das pessoas que aí viviam!

Se vires fotos actuais em determinadas praias (por ex,) da Tailandia, também não vês lá quase nenhum asiatico e não há racismo, nem nada do genero; é apenas a realidade local!

Até tenho fotos em praias do Brasil e sem nenhum brasileiro!!!
Não é por aí............

Bem visto!

A foto é deste link:

http://www.sanzalangola.com/galeria...ente_floresta_1971_cedida_por_Victor_Carrilho

Dá uma olhada nos comentarios.

Back