Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Realmente continua a fazer-me confusão. Hoje, num percurso de vários kms, vi talvez mais de 2 dezenas de condutores com as luzes apagadas e com nevoeiro presente. Até um carro de uma escola de condução passou com elas desligadas. Chegavam a ser 4 ou 5 carros seguidos sem qualquer luz. Ainda dei sinais de luzes, mas acaba por não adiantar nada. Um deles até ficou a olhar para mim com cara de mau. [8b]

Mais à frente apanhei mais dois carros de escolas de condução e um deles vinha com os faróis todos ligados. Isto já sem qualquer nevoeiro e com sol.

Vi também um clio cinza recente com os faróis de nevoeiro ligados e NEM UM farol com mínimo ou médio. Deve ter feito uma alteração qualquer e passou a andar assim.

As pessoas estão cada vez mais burras. Qualquer dia estamos com uma mentalidade da idade média.

Quem anda com pessoas dentro do carro tem que se preocupar com a sua segurança e bem-estar. Pelos vistos não chega. Temos que tomar conta dos outros também que este mundo está cada vez pior

Tens que relaxar mais...não vais conseguir mudar o mundo, nem as mentalidades, para que chatearmos-nos com isso?

Faz a tua parte e segue tranquilo a tua vida.

Realmente continua a fazer-me confusão. Hoje, num percurso de vários kms, vi talvez mais de 2 dezenas de condutores com as luzes apagadas e com nevoeiro presente. Até um carro de uma escola de condução passou com elas desligadas. Chegavam a ser 4 ou 5 carros seguidos sem qualquer luz. Ainda dei sinais de luzes, mas acaba por não adiantar nada. Um deles até ficou a olhar para mim com cara de mau. [8b]

Mais à frente apanhei mais dois carros de escolas de condução e um deles vinha com os faróis todos ligados. Isto já sem qualquer nevoeiro e com sol.

Vi também um clio cinza recente com os faróis de nevoeiro ligados e NEM UM farol com mínimo ou médio. Deve ter feito uma alteração qualquer e passou a andar assim.

As pessoas estão cada vez mais burras. Qualquer dia estamos com uma mentalidade da idade média.

Quem anda com pessoas dentro do carro tem que se preocupar com a sua segurança e bem-estar. Pelos vistos não chega. Temos que tomar conta dos outros também que este mundo está cada vez pior

Nem mais, vai fazendo a Tua parte e deixa os outros! Não há nada que se possa fazer para mudar certas mentalidades....mas noutros casos é a idade ao volante que castra muitas faculdades...

Grande topico
So tenho pena é de as brigadas de transito não repararem nisso tantas vezes.
O pior é qd se chama a atenção fazendo sinais de luzes ou buzinando e eles nada, não se passa nada e seguem la na deles,lol.MEDO , lol, muito MEDO.

Por falarem em regular a altura dos faróis e dos sensores de luzes...
Na minha opinião é muito mais importante um carro vir com o regulador automático dos faróis do que vir com sensor de luz de série. Os carros com xenon são obrigados a ter todos a regulação automática, agora nos carros que possuem halogénio é ver muitos deles mal regulados e por consequência a encadear os outros condutores. Isto sim, é um equipamento que na minha opinião é importante e que melhora a segurança. O sensor de luz não passa de uma comodidade para aquelas pessoas que tem preguiça de rodar o manípulo. Aposto que a maioria dos condutores raramente regula a altura dos faróis consoante o peso que o carro possui.

Este apanhei-o à duas horas atrás na A1

Opel Astra dos novos na faixa do meio e 4 "olhos" acesos com tempo limpo...

posso adicionar que os piscas possivelmente eram extras, por isso este mesmo não os fazia:sh)

Actualmente, de dia, os veículos que transportem mercadorias perigosas, têm de ter os médios acesos....Se todos os veículos passarem a ter os médios de dia, já não vai ser distinguível um veículo de mercadorias perigosas, e um "normal"...

Nisso tens razão, o que deves desconhecer por exemplo é que para esses mesmos carros entrarem em alguns lugares, (refinarias etc ) não as podem ter ligadas, e isso em muitos paises da europa, o que acontece é ter-se de andar a aldrabar sistemas eletricos para desligar as luzes a entrada das mesmas.

Para mim esta medida não aquece nem arrefece, se por ventura me troxer mais custos que os actuais, como é logico nao concordo em nada com ela,
agora acho que existem dezenas de outras opcões com um recultado por ventura bemmais satisfatorio e visivel.
COmo alguem disse e bem, no meio de de 20 carros um com luzes ligadas ve-se melhor, todos com elas acesas ganha-se algo ? ve-se melhor esse carro numa determinada manobra ? atenção que se pro ventura, existir nevoeiro, muita chuva forte, ai compreendo, agora em pleno Alentejo com 40º. ....

cumps
MC

Última edição:
Por mim nãotem problema nenhum ,é que nem tenho que mudar os meu hábitos. Ando com os médios ligados durante o dia desde o ano 2000 sensivelmente, seja verão ou inverno, nublado ou céu limpo. Lampadas H1 ja devo ter comprado umas 8 :)

Nisso tens razão, o que deves desconhecer por exemplo é que para esses mesmos carros entrarem em alguns lugares, (refinarias etc ) não as podem ter ligadas, e isso em muitos paises da europa, o que acontece é ter-se de andar a aldrabar sistemas eletricos para desligar as luzes a entrada das mesmas.

Para mim esta medida não aquece nem arrefece, se por ventura me troxer mais custos que os actuais, como é logico nao concordo em nada com ela,
agora acho que existem dezenas de outras opcões com um recultado por ventura bemmais satisfatorio e visivel.
COmo alguem disse e bem, no meio de de 20 carros um com luzes ligadas ve-se melhor, todos com elas acesas ganha-se algo ? ve-se melhor esse carro numa determinada manobra ? atenção que se pro ventura, existir nevoeiro, muita chuva forte, ai compreendo, agora em pleno Alentejo com 40º. ....

cumps
MC

A obrigatoriedade é para evitar os casos que elas são mesmo precisas e não se usam. Tal como nas motas, os carros irão começar a ligar as luzes automaticamente mal o ligas.

Se as pessoas ligassem as luzes, quando as devem ligar... penso que seria desnecessário impor esta medida... mas pelo menos que sejam DRL( sempre controláveis), do que médios. Não acho piada nenhuma ter as luzes ligadas aquando do momento em que ligo o motor... é sabido que isso não abona muito a favor do sistema eléctrico, nem da duração das próprias lâmpadas. Depois coloco a seguinte questão : se quiser ter o carro " a trabalhar", mas sem luzes... vou ser obrigado a ter luzes ligadas?

Por falar em desgaste, acho que o desgaste sofrido, pela constante circulação com luzes ligadas não favorece a luminosidade das mesmas ao longo da vida de um automóvel... Faço 200000km a cada 4 anos, no meu carro... se andar com luzes sempre ligadas, ao fim de 2 anos as ópticas estão todas queimadas... para não abordar o tema das luzes interiores, etc...

Depois vou ver, caso seja obrigatório o uso de médios, quem vai fazer a manutenção correcta do sistema de iluminação...

Na minha mota, as luzes não desligam. Mal rodo a chave elas acendem. Quando dou ao Start elas apagam até o motor pegar. É simples e não custa nada.

Todos os carros deviam vir assim. Andar com as luzes ligadas de dia só têm vantagens.

Acho boa a medida se é para evitar acidentes apesar de q dúvido um bocado q vá fazer mta diferença. As pessoas q conduzem de forma irresponsável vão provavelmente continuar a fazê lo, e com maior visibilidade se calhar até vai dar a alguns uma confiança extra para ultrapassar em situações apertadas.

Voltar
Superior