Nem um Ferrari, ou ao menos um Maseratizito?
Acho normal haver alguma prevalência de Alfistas aqui, porque quem se dá ao trabalho de participar num fórum sobre automóveis é porque tem alguma paixão por automóveis, e um Alfa Romeo, com todas as suas qualidades e defeitos, tem tendência para gerar paixões assolapadas.
Objectivamente, nem sei bem porque é que isto acontece. Deve ser um misto entre um passado histórico glorioso, modelos muito bonitos, pormenores como a direcção superdirecta, motores com sonoridades cativantes, pequenos pormenores estilísticos deliciosos como o desenho dos piscas laterais do 147 semelhante às ópticas frontais, o lettering "Alfa Romeo" desenhado em relevo no patinete da porta ou nos limpa pára-brisas, o insistir em não ceder ao enfadonho "rpm" e chamar-lhe "giri" ou "benzina" em vez de utilizar a omnipresente língua inglesa, enfim, um conjunto de miudezas que dão a um Alfa um estilo muito peculiar.
No meu caso, a "doença" resume-se a dizer que conduzo diariamente uma carrinha Megane. É super-confortável, tem um motor q.b., nunca me deixou apeado e a fiabilidade não me preocupa porque é da empresa, em suma, não tenho nada de mal a dizer do carro, objectivamente. No entanto, ao fim de 1,5 anos já estou mais que farto do raio da Megane!
Pelo contrário, pelo-me por conduzir o 147 da minha mulher. Tem uma suspensão dura que nem cornos, não é tão insonorizado, o motor é bom mas também não é do outro mundo (JTD 115cv), mas é lindo, guia-se como um kart, agarra-se à estrada como uma lapa, tem melhor posição de condução, é mais nervosinho, e mesmo o mais simples botão denota um cuidado no design que outras marcas não têm.
Eu não era minimamente entusiasta da Alfa Romeo mas hoje em dia pode-se dizer que sou quase Alfista, apesar de globalmente ainda continuar a preferir a BMW. Aliás, já o disse aqui em tempos, acho que a BMW, Honda e Alfa Romeo são marcas que, com as suas especificidades, partilham um elan comum, que é difícil de encontrar em outras marcas generalistas.