Em estilo de paraquedista, de quem leu o topico todo, mas nunca comentou aqui, diria que a discução até está melhor que o esperado (menos peixeirada) e aí têm os meus parabens.
Mas pela 1a vez vejo algo inédito, os fanáticos aqui são os que tendem a defender a BMW. Explico porque:
por ex, o carlos L ainda nao explicou pq é que o seu BMW é mais racional que o 159.
Caiu no erro de dizer que lá por o dio ter ido ver a Saab 9-3 que já nao era racional. (mas ver a serie 3 já foi racional

)
Vejo atirado ao ar que a BMW dá mais garantias, e sinceramente, a meu ver, so se for de retoma, mas mesmo assim nada se sabe sobre o 159 (ou pouco se sabe).
Fala-se de ligação homem máquina como algo pró BMW ou pró Alfa como sendo uma verdade absoluta, quando já se viu pontos de vista mt diferentes (cito Taveirada e dio)
Sublinho o que o Taveirada disse, e acrescento, comprar um BMW serie 3 é tao racional quanto um Alfa 159, pois por menos ter-se-ia um carro que satisfaz as condições minimas para o qual foi comprado, satisfaz a condição se ser um veiculo de transporte, com pouco consumo, confortavel e nao um carro de corrida.
Por ultimo penso que se nota os denfensores dos BMW a tentarem afastar o seu status que pode nao ser o caso do Carlos L. e de outros, mas a verdade é que na generalidade, e citando o Carlos L "Com a BWM, compras um símbolo." (sai alfa entra Bmw), pois sim, sao os donos dos bmw que GERALMENTE tendem a andar a mostrar o seu bêeme, mostrar a chavinha, etc etc. Poderia também dizer que dizer que comprar eng automovel tante se faz num BMW como num ALFA, ou estamos aqui a brincar?
E sem mais nada me despeço, referindo uma vez mais que Generalizo, pois o ser humano tem necessidade de o fazer para poder viver, e como nao conheco os users, so me resta pegar no que me é permitido conhecer, correndo o risco de errar (assim como voces correm esse risco, quando dizem " BMW são indiscutivelmente" "Estás a comprar engenharia automóvel" "Com a AR, compras um símbolo." etc)
Bem, sejam mais racionais nas comparações, pois estas frases que citei, nao ficam nada bem, ditas como verdades absolutas.
Ps - como aqui no forum, ser conhecedor nao basta e é preciso conhecer tudo, apenas direi que tive já um 318tds e um alfa 156jtd , sendo que já nao tenho o bmw pois o motor morreu aos 230.000km, mas apartir dos 200.000 que levou uma serie de coisas novas como volante do motor, embraiagem e pouco mais (SEM DUVIDA, um BOM e RESISTENTE carro). O alfa, vai nos 205.000km e so tem ido às revoisoes, espero que nao aconteça o mesmo que o bmw qd ultrapassou os 200.000
Por ultimo, gostava de me dissessem qual a percentagem que voces acham que existe, de pessoas que usam a tracção traseira como vantagem? O meu pai, que é quem geralmente usa os carros mais vezes, isso pouco lhe interessa, nao faz drifts e nao ve vantagem, e alem do bmw tem um C220cdi. O meu irmao, coitado, a tracção traseira serviu-lhe para ficar virado numa rotunda com chuva onde nao ia numa velocidade por aí alem. Ou seja, nao somos uma familia que pensa que as estradas sao pistas, logo nao nos tras muitas vantagens. Já para nao falar de quem nem sabe o que é tracção traseira. Mas deixem que vos diga, para quem gosta de dinamismo, conhece e sabe guiar bem um carro e quer se divertir (aponto para 5% dos condutores dos bmw), esses encontram nos BMW um carro sem igual, mas são poucos

.
Um abraço e relaxem, e leiam o meu post no global, sem fazer quotes de 1 palavra mal escolhida, e tentem perceber a ideia sff, é isto que vos peço.