Alfa Romeo

Mas não me venham dizer que compram AR devido ao seu passado glorioso...

Em relação à estética, também é discutível... O 147 não é uma obra prima, assim como há pessoas que detestam a 159. São gostos.

Eu, por exemplo, acho um Brera um carro estéticamente muito interessante, mas aquela traseira...

O Gt sim, é muito bonito.

Claro que uma marca não é um clube de futebol, mas às vezes, atendendo ao que alguns alfistas dizem, mais parece...

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Não esquecer que o 75 é para mim o culminar da alfa dos tempos modernos... tem pormenores tão estupidos que fazem do carro algo diferente... arrojado! Luxuoso para a altura (basta comparar com qq mercedes ou bmw da altura) e dinamico até dizer chega!
Para quem não sabe, por exemplo, o 75 tem os travões no eixo traseiro não nas rodas, mas mais para dentro... para reduzir o peso suspenso!
Muitas das técnicas usadas no 75 estavam incluídas no Alfsud, nomeadamente essa dos travões. Claro que depois os semi-eixos é que pagam a factura... E as técnicas revolucionárias tornam-se problemáticas...

Mas não há dúvida de que os anos 70 foram uma época de grande inovação para o automóvel.

A Fiat tinha o fabuloso 125 S, o 124. A NSU com o malogrado RO 80. A BMW com os 2002 e 635csi, a Triumph com o seu Dolomite, a Renault com o seu R16. Além do Alfa 1750 GTV e o 1300 Junior. :)

Taveirada o 75 era um colosso....os BMW de hoje são arrojados demais para ser BMW(para mim algo com uma certa dose de conservadorismo sem exageros mas conservador)) aliás o passado está repleto de modelos nada excentricos...cump

Em estilo de paraquedista, de quem leu o topico todo, mas nunca comentou aqui, diria que a discução até está melhor que o esperado (menos peixeirada) e aí têm os meus parabens.
Mas pela 1a vez vejo algo inédito, os fanáticos aqui são os que tendem a defender a BMW. Explico porque:

por ex, o carlos L ainda nao explicou pq é que o seu BMW é mais racional que o 159.
Caiu no erro de dizer que lá por o dio ter ido ver a Saab 9-3 que já nao era racional. (mas ver a serie 3 já foi racional :) )
Vejo atirado ao ar que a BMW dá mais garantias, e sinceramente, a meu ver, so se for de retoma, mas mesmo assim nada se sabe sobre o 159 (ou pouco se sabe).
Fala-se de ligação homem máquina como algo pró BMW ou pró Alfa como sendo uma verdade absoluta, quando já se viu pontos de vista mt diferentes (cito Taveirada e dio)
Sublinho o que o Taveirada disse, e acrescento, comprar um BMW serie 3 é tao racional quanto um Alfa 159, pois por menos ter-se-ia um carro que satisfaz as condições minimas para o qual foi comprado, satisfaz a condição se ser um veiculo de transporte, com pouco consumo, confortavel e nao um carro de corrida.
Por ultimo penso que se nota os denfensores dos BMW a tentarem afastar o seu status que pode nao ser o caso do Carlos L. e de outros, mas a verdade é que na generalidade, e citando o Carlos L "Com a BWM, compras um símbolo." (sai alfa entra Bmw), pois sim, sao os donos dos bmw que GERALMENTE tendem a andar a mostrar o seu bêeme, mostrar a chavinha, etc etc. Poderia também dizer que dizer que comprar eng automovel tante se faz num BMW como num ALFA, ou estamos aqui a brincar?

E sem mais nada me despeço, referindo uma vez mais que Generalizo, pois o ser humano tem necessidade de o fazer para poder viver, e como nao conheco os users, so me resta pegar no que me é permitido conhecer, correndo o risco de errar (assim como voces correm esse risco, quando dizem " BMW são indiscutivelmente" "Estás a comprar engenharia automóvel" "Com a AR, compras um símbolo." etc)

Bem, sejam mais racionais nas comparações, pois estas frases que citei, nao ficam nada bem, ditas como verdades absolutas.

Ps - como aqui no forum, ser conhecedor nao basta e é preciso conhecer tudo, apenas direi que tive já um 318tds e um alfa 156jtd , sendo que já nao tenho o bmw pois o motor morreu aos 230.000km, mas apartir dos 200.000 que levou uma serie de coisas novas como volante do motor, embraiagem e pouco mais (SEM DUVIDA, um BOM e RESISTENTE carro). O alfa, vai nos 205.000km e so tem ido às revoisoes, espero que nao aconteça o mesmo que o bmw qd ultrapassou os 200.000 :(

Por ultimo, gostava de me dissessem qual a percentagem que voces acham que existe, de pessoas que usam a tracção traseira como vantagem? O meu pai, que é quem geralmente usa os carros mais vezes, isso pouco lhe interessa, nao faz drifts e nao ve vantagem, e alem do bmw tem um C220cdi. O meu irmao, coitado, a tracção traseira serviu-lhe para ficar virado numa rotunda com chuva onde nao ia numa velocidade por aí alem. Ou seja, nao somos uma familia que pensa que as estradas sao pistas, logo nao nos tras muitas vantagens. Já para nao falar de quem nem sabe o que é tracção traseira. Mas deixem que vos diga, para quem gosta de dinamismo, conhece e sabe guiar bem um carro e quer se divertir (aponto para 5% dos condutores dos bmw), esses encontram nos BMW um carro sem igual, mas são poucos ;).

Um abraço e relaxem, e leiam o meu post no global, sem fazer quotes de 1 palavra mal escolhida, e tentem perceber a ideia sff, é isto que vos peço.

discutir o porquê de da Alfa ou otura marca qualquer despertar os sentimentos que desperta é chover no molhado.

E sim, a história da marca tem um papel importantissimo. Toda a sua vivencia dá origem ao que ela é e representa, não são só os ultimos 10 ou 15 anos que contam.

bug concordo com quase contudo mas repara que estamos a falar de carros com carácter desportivo e tracção traseira é muito importante nesse aspecto(não se pode negligenciar este facto) basta ver pelos melhores desportivos do mundo....no entanto também discordo quando dizes que "os pilotos" encontram num BMW um carro sem igual...

citação:Originalmente colocada por homemdonorte

bug concordo com quase contudo mas repara que estamos a falar de carros com carácter desportivo e tracção traseira é muito importante nesse aspecto(não se pode negligenciar este facto) basta ver pelos melhores desportivos do mundo....no entanto também discordo quando dizes que "os pilotos" encontram num BMW um carro sem igual...

Eu concordo com o que dizes. Apenas acho que numa comparacao serie 3 com 159, por exemplo, a RWD de pouco serve, pois é mais um familiar (pelo menos as marcas vendem-nos como tais), já num Z4, a tracção traseira está lá muito bem.
Assim como num Serie 1 e 147, diria que a RWD estaria bem, pois é um caracter mais jovem/desportivo, pois acho invevitavel esta sequencia:
+ anos -> + conforto -> cada vez menos o desportivismo conta.

De facto, exagerei redondamente na coisa dos pilotos. As minhas desculpas :( digamos entao que dinamicamente e comparando o 159 com o Serie 3, a bmw é algo superior. Acho assim mais justo ;)

EDIT - sou novo, nada conheço das historias destas 2 marcas por experiencia, apenas em leitura e video, logo falei apenas da actualidade, CAINDO nesse erro, de falar apenas na actualidade e catalogando as 2 marcas como pouco desportivas, apesar da sua historia, erro meu :( afastando-me assim da maior parte dos alfistas que levam consigo a historia de uma marca, até pq eu nao sou alfista, mt sinceramente. (nem anti Bmw)

exacto bug o passado tem sempre a sua influência no presente.. depois é assim há muitos pais de família por todo o mundo a comprarem Maseratti Quatroportte devido ao seu charme e mesmo desportividade por isso a eficiência dinâmica também conta(eu vejo-me a gostar toda a vida de carros desportivos, apesar de gostar também de outro tipo de carros)mesmo em berlinas....agora se me disseres que o série 3 com tantos dispostivos eletrónicos se limita a fazer o mesmo que um tracção dianteira concordo....se me disseres que grande maioria dos que compram BMW quer lá saber se tem tracção nas rodas de tras da frente ou em todas também concordo...se me disseres que maioritariamente os clientes de um Alfa Romeo sabem o que compram eu também concordo...se a ideia não for drifts(para isso é preciso desligar muitos dispositvos no BMW e poucos são os que desligam) o Alfa Romeo com tracção dianteira tem a mesma eficácia ou se tiver menos a diferença é irrelevante não se anda a medir tempos em pista...

a tracção traseira só começa a mostrar vantagem em carros com potencias acima dos 250cv +- , abaixo dessa linha as vantagens são nulas.
a vantagem da tracção traseira é a maximização da transferencia de potencia para o asfalto, ou seja, durante o arranque e acelerações, onde existe transferencia da massas para traseira, fazendo a frente levantar. daí que carros com muita potencia à frente têm dificuldade em colocá-la no chão. esta é a razão da exsitencia da tracção traseira. a boa dinamica depende da configuração do chassi (suspensão, rigidez torsional, etc) e não do facto de ser RWD ou FWD.

Se o passado contasse muito, a mercedes era uma referencia de desportivismo.

A Ford e a Jaguar também o seriam.

Acho que ninguém compra um mercedes porque há X anos atrás não havia pai para eles nas corridas

citação:Originalmente colocada por Arturval

Se o passado contasse muito, a mercedes era uma referencia de desportivismo.

A Ford e a Jaguar também o seriam.

Acho que ninguém compra um mercedes porque há X anos atrás não havia pai para eles nas corridas

e a mercedes representa o que representa devido a quê?
aos que é nos ultimos anos certamente não será, porque desde que aderiu à electronica, tem estado em rota descendente.

A Jaguar, a unica coisa que a tem salvo é mesmo o passado que construiu.

Quanto à Ford e o seu passado... "Every time I see an Alfa Romeo, I tip my hat" sabes quem disse isto?

Por isso é que isso se faz notar a nivel de vendas. O passado glorioso não a está a salvar deste problemas de electronica.

Mas na AR, o passado anterior à grande crise, vale pela crise e pelo presente??????

citação:Originalmente colocada por AF147

aos que é nos ultimos anos certamente não será, porque desde que aderiu à electronica, tem estado em rota descendente.
Lá estás tu a ser má língua...

A Mercedes foi a marca que nos USA desceu em toda a gama no índice de satisfação do consumidor.

Agora, o meu pai tem um E270 e nunca teve nada de especial. Mas eu não sou grande apreciador da Mercedes.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Lá estás tu a ser má língua...

A Mercedes foi a marca que nos USA desceu em toda a gama no índice de satisfação do consumidor.

Agora, o meu pai tem um E270 e nunca teve nada de especial. Mas eu não sou grande apreciador da Mercedes.

Foi como já disse. A Mercedes está a pagar caro os problemas que tem tido.

a tracção traseira só começa a mostrar vantagem em carros com potencias acima dos 250cv +- , abaixo dessa linha as vantagens são nulas.
Esse número dá para cobrir toda a gama FWD da AR, não dá? :D :D

Depende do que se depreende de vantagens...

Só uma coisinha... ando à procura de um 75... Desde o 1.6 até ao 2.0TS qualquer um me serve. E imagina... são todos RWD e deixa-me que te diga... se não fossem não os queria. O prazer tem-se com 20 ou 200cvs!

Só uma coisinha... ando à procura de um 75... Desde o 1.6 até ao 2.0TS qualquer um me serve. E imagina... são todos RWD e deixa-me que te diga... se não fossem não os queria. O prazer tem-se com 20 ou 200cvs!
Se pretendes um carro para ter a traseira solta, não há dúvida que o 75 é o ideal. :D

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Se pretendes um carro para ter a traseira solta, não há dúvida que o 75 é o ideal. :D

:)

E esse o espirito que a alfa ainda tem que conquistar.

Garanto que quando sair o proximo Alfa RWD com espirito dos anos 70... a alfa volta à ribalta.

Back