Alfa Romeo

rapaz.......50l para 266km dá quase 19 de média.............

mas vê lá uma coisa.......

tu metes 50L para fazer os 266 km, mas se nao vês a luz a acender, nem o carro fica sem gasosa, como é que concluis que ele gastou isso?:confused:

a luz não tem de acender

o que interessa é atestares o depósito pela 1ª vez e o nº de Km que fizeste com esse 1º deposito.

Depois quando fores atestar a 2a vez, vês quantos litros levou para o nº de Km anterior.

Mais fiável não pode haver.

a luz não tem de acender

o que interessa é atestares o depósito pela 1ª vez e o nº de Km que fizeste com esse 1º deposito.

Depois quando fores atestar a 2a vez, vês quantos litros levou para o nº de Km anterior.

Mais fiável não pode haver.

ah tá bem............já percebi, voçês estão a falar com um 2º enchimento para ver quandos litros se mete pela 2ª vez, subtraindo o que ainda existe....ao total do deposito!

ok ok![;)]

eu por acaso como tenho um deposito monstro nunca faço isso [:D]

Antes de mais, os 50L que disse são arredondados. Aquilo levou menos do que isso, mas as contas estão certas.

Paulo, estás a complicar o que é muito simples.[:D]
Se o depósito estava cheio quando arranquei e se, no fim, meti 50L para voltar a encher, é porque gastou 50L.

Antes de mais, os 50L que disse são arredondados. Aquilo levou menos do que isso, mas as contas estão certas.

Paulo, estás a complicar o que é muito simples.[:D]
Se o depósito estava cheio quando arranquei e se, no fim, meti 50L para voltar a encher, é porque gastou 50L.

certo!!!

eu não tinha percebido que tinhas voltado a meter 2ª vez 50L ....por isso é que nao tava a perceber como tinhas calculado![;)]

epá...os 19 l que fiz foi a regra de 3 simples normal.......

266----------50
100----------X

50x100:266= 18.8 +-

[;)]

certo!!!

eu não tinha percebido que tinhas voltado a meter 2ª vez 50L ....por isso é que nao tava a perceber como tinhas calculado![;)]

epá...os 19 l que fiz foi a regra de 3 simples normal.......

266----------50
100----------X

50x100:266= 18.8 +-

[;)]

Sim, mas eu não pus mesmo 50L, foi um bocado menos. Eu disse 50L só para ficar um número mais redondo.

Quanto aos cálculos, não interessa o que pões da primeira vez, só interessa que esteja cheio.

Pois, eu para atestar um depósito de 95 são 91 €!

Para ti deve ser idêntico!

exacto , é +- isso!:sh)

JGTB , sim ...como já disse tens razão, eu é que distraido nem tinha reparado que estavas a falar de um 2º "atestamento" [;)]

epá.....mas então e as velocidades foram aquelas que referiram? epá se foram então acho normal!

se andaram abaixo dos 160km/h ......já é um pouco elevado![:cool:]

mas pensa que pagas para o ouvir [:D] imposto de som

eu sei eu sei!

mas para isso tenho que escarrar quase 200€ de 2 rajadas![:D]

Não obrigatóriamente! Podes fazer o seguinte:

1. Atestas o depósito.
2. Andas 100 km ou 150 km.
3. Voltas a atestar o depósito e vês quanto litros gastaste (quantidade de litros do 2º abastecimento) para andar os 100 ou 150 kms.
4. Depois é só fazer contas com regra de 3 simples.

Esta é a única forma fiável de fazer contas à média de consumo. Todas as outras são aproximações.

Por exemplo:

Se eu quiser averiguar quanto é que o ATR gasta na Lagoa a andar a sério, só tenho que atestar antes (mais próximo possível) fazer o meu percurso (cerca de 3 -4 km, 7 - 8 km ida e volta) e voltar a atestar novamente. Assim posso ver quanto é que gastou nesses 8 kms em condições extremas.

O problema é que não há nenhuma bomba logo ali (tenho que andar pelo menos mais uns 2 kms). Ou, seja, o consumo vai ser para 12 kms enquanto apenas cerca de 8 foram feitos em condições extremas. O que também acaba por não dar uma média nas condições desejadas (apenas 2/3 dos kms acabam por ser feitos nas condições que queriamos testar).

Última edição:
Não sei até que ponto será assim tão poupado.

A honda em cidade diz que ele gasta 11,9 l/100.

Eu nunca fiz muita cidade, logo não dá para ter a certeza de qual o consumo normal, mas em trajectos pequenos (< 10 km) nas mesmas condições de carga e com o pé muito leve manda-se logo para os 8,8 l.
Esqueci-me de dizer que é com caixa automática.

Isso com cx automática não tem nada a ver. Torna-se muito mais gastador. Nesse caso acho os consumos que fazes muito bons.

Com caixa manual esse motor é muito bom em termos de consumos e anda bastante bem. Já guiei um, ainda por cima era uma carrinha (pesada), e fiquei muito surpreendido com a desenvoltura dele. Por incrível que pareça não achei grande diferença para o 2.4 que guiei logo a seguir. Mas o 2.4 era um sedan mas com cx automática (que também não tem nada a ver com o manual).

Não obrigatóriamente! Podes fazer o seguinte:

1. Atestas o depósito.
2. Andas 100 km ou 150 km.
3. Voltas a atestar o depósito e vês quanto litros gastaste (quantidade de litros do 2º abastecimento) para andar os 100 ou 150 kms.
4. Depois é só fazer contas com regra de 3 simples.

Esta é a única forma fiável de fazer contas à média de consumo. Todas as outras são aproximações.

Por exemplo:

Se eu quiser averiguar quanto é que o ATR gasta na Lagoa a andar a sério, só tenho que atestar antes (mais próximo possível) fazer o meu percurso (cerca de 3 -4 km, 7 - 8 km ida e volta) e voltar a atestar novamente. Assim posso ver quanto é que gastou nesses 8 kms em condições extremas.

O problema é que não há nenhuma bomba logo ali (tenho que andar pelo menos mais uns 2 kms). Ou, seja, o consumo vai ser para 12 kms enquanto apenas cerca de 8 foram feitos em condições extremas. O que também acaba por não dar uma média nas condições desejadas (apenas 2/3 dos kms acabam por ser feitos nas condições que queriamos testar).

exacto![:cool:]

mas eu só faço disso quando vou fazer uma viagenzinha.........pq isso de enfiar 100€ no deposito upa upa [:D]

Voltar
Superior