citação:
Originalmente colocada por António Ribeiro
citação:Originalmente colocada por ESPRIT
Desculpem lá mas Às vezes há pessoas q me aborrecem.
Sou amigo de uma rapariga q tá envolvida na inclusao do biodiesel no gasoleo. Esse projecto já decorre À algum tempo, e mtos de voçes ja levaram com biodiesel no gasoleo e nem perceberam. Cmo já disseram, por lei n sao obrigados a avisar q la esta o biodiesel desde q n seja superior a 5%, alem disso tdos os paises da ue serao obrigados a gastar um x de tons por ano de biodiesel, e é claro q ca ninguem s preocupou c isso até chegar a data, e agra temos q o comprar ao estrangeiro.
O biodiesel entra no gasoleo cmo um aditivo, e n c a intençao de o substituir, c as novas regras cda x mais restritivas ao gasoleo teem q se tirar certos elementos e o biodisel compensa outros aditivos q tiveram q sair para a lubrificaçao.
Acham mesmo q as pessoas q trabalham nos combustiveis sao estupidas, é claro q testaram para ver se havia consequencias.
Se devia ser mais barato? Provavelmente.
Eu acho de mau tom esconder o que pretendem fazer e, depois, porem-nos perante factos consumados. Não penso que seja o mais honesto, bem à maneira tuga. Há carros diesel que não suportam o óleo vegetal, quer simples, quer em combinação com o gasóleo. Um dos exemplos é o meu carro.
Por cada depósito que encho, meto 2,5 litros de óleo rançoso (o que se aproveita dos restos das batatas fritas). É claro que, se for um só depósito, não fará mal. Agora, pensem áo longo do tempo os depósitos que vou encher e a quantidade de "sucedâneo" de óleo vegetal que vou meter. Isto já vai dando para ir degradando vários elementos do motor, como borrachas, filtros, etc., etc.. Os óleos vegetais contêm ácidos gordos, tendo um pH que não se coaduna com um motor diesel que não está homologado para o biodiesel.
Não sou contra o biodiesel; sou contra a prepotência de quem nos (des)governa, ao pretender impor-nos zurrapa. Isto parece coisa de azeiteiros.
Era mais honesto que este 95%+5% fosse opcional e que houvesse uma bomba de gasóleo puro, mesmo que mais caro um pouco, pois não sairia tão caro como as reparações que eventualmente se terão que fazer por causa desta treta 95%+5%.
Outra coisa, no meu caso e não só, segundo o manual do carro, este não está homologado para o biodiesel, chamando inclusivamente a atenção para os danos que poderá haver se se usar óleo vegetal. Perante isto, sujeito-me a perder a garantia, pois não houve respeito pelas normas aplicáveis ao carro.