BIODIESEL?

li os 1ºs post sobre o desgaste do motor(de diesel) com os «acidos gordos».
o alcóol é num motor a gasolina, mas não desgasta assim, pois não?
é que vou fazer uma experiença com um oleo (mais molho que oleo) vegetal e com propriedades corrosivas a longo prazo.
se funcionar, seria como os carros a oleo vegetal?
Esses são muitos bons, só libertam CO2 e H2O.

Vou ver se consigo homologar uma vela para por no meu carro quando está vento...ao menos sempre sou amigo da natureza...O país agradece.

citação:Originalmente colocada por caita

Vou ver se consigo homologar uma vela para por no meu carro quando está vento...ao menos sempre sou amigo da natureza...O país agradece.

Se conseguires homologar alguma coisa neste país vai ser uma sorte com tanta brurucracia e tabus que há acerca das novas energias alternativas....

Boas!

Eu até estou a pensar usar entre 20 a 30% de óleo vegetal nos carros cá de casa! Não é uma decisão tomada ao de leve, e após muita informação lida... vou mesmo optar por isso!

Agora...
citação: PURA IGNORÂNCIA... é uma directiva da UE, e o governo tem de acatar. Mais nada.
Também é directiva a abolição do I.A. e... todos anos pagam multa e continuam com este famigerado imposto!!!

Fiquem bem!!!

Desculpem lá mas Às vezes há pessoas q me aborrecem.

Sou amigo de uma rapariga q tá envolvida na inclusao do biodiesel no gasoleo. Esse projecto já decorre À algum tempo, e mtos de voçes ja levaram com biodiesel no gasoleo e nem perceberam. Cmo já disseram, por lei n sao obrigados a avisar q la esta o biodiesel desde q n seja superior a 5%, alem disso tdos os paises da ue serao obrigados a gastar um x de tons por ano de biodiesel, e é claro q ca ninguem s preocupou c isso até chegar a data, e agra temos q o comprar ao estrangeiro.
O biodiesel entra no gasoleo cmo um aditivo, e n c a intençao de o substituir, c as novas regras cda x mais restritivas ao gasoleo teem q se tirar certos elementos e o biodisel compensa outros aditivos q tiveram q sair para a lubrificaçao.

Acham mesmo q as pessoas q trabalham nos combustiveis sao estupidas, é claro q testaram para ver se havia consequencias.
Se devia ser mais barato? Provavelmente.

citação:Originalmente colocada por ESPRIT

Sou amigo de uma rapariga q tá envolvida na inclusao do biodiesel no gasoleo. Esse projecto já decorre À algum tempo, e mtos de voçes ja levaram com biodiesel no gasoleo e nem perceberam. Cmo já disseram, por lei n sao obrigados a avisar q la esta o biodiesel desde q n seja superior a 5%, alem disso tdos os paises da ue serao obrigados a gastar um x de tons por ano de biodiesel, e é claro q ca ninguem s preocupou c isso até chegar a data, e agra temos q o comprar ao estrangeiro.
O biodiesel entra no gasoleo cmo um aditivo, e n c a intençao de o substituir, c as novas regras cda x mais restritivas ao gasoleo teem q se tirar certos elementos e o biodisel compensa outros aditivos q tiveram q sair para a lubrificaçao.

Acham mesmo q as pessoas q trabalham nos combustiveis sao estupidas, é claro q testaram para ver se havia consequencias.

Eu acho de mau tom esconder o que pretendem fazer e, depois, porem-nos perante factos consumados. Não penso que seja o mais honesto, bem à maneira tuga. Há carros diesel que não suportam o óleo vegetal, quer simples, quer em combinação com o gasóleo. Um dos exemplos é o meu carro.
Por cada depósito que encho, meto 2,5 litros de óleo rançoso (o que se aproveita dos restos das batatas fritas). É claro que, se for um só depósito, não fará mal. Agora, pensem áo longo do tempo os depósitos que vou encher e a quantidade de "sucedâneo" de óleo vegetal que vou meter. Isto já vai dando para ir degradando vários elementos do motor, como borrachas, filtros, etc., etc.. Os óleos vegetais contêm ácidos gordos, tendo um pH que não se coaduna com um motor diesel que não está homologado para o biodiesel.
Não sou contra o biodiesel; sou contra a prepotência de quem nos (des)governa, ao pretender impor-nos zurrapa. Isto parece coisa de azeiteiros.
Era mais honesto que este 95%+5% fosse opcional e que houvesse uma bomba de gasóleo puro, mesmo que mais caro um pouco, pois não sairia tão caro como as reparações que eventualmente se terão que fazer por causa desta treta 95%+5%.
Outra coisa, no meu caso e não só, segundo o manual do carro, este não está homologado para o biodiesel, chamando inclusivamente a atenção para os danos que poderá haver se se usar óleo vegetal. Perante isto, sujeito-me a perder a garantia, pois não houve respeito pelas normas aplicáveis ao carro.

citação:Originalmente colocada por pugdealer

segundo sei, e dito por um engenheiro biotecnológico, o biodiesel é igual ao diesel "normal", e funcionaria perfeitamente num qualquer carro a gasoleo e, segundo ele, o unico entrave a isto é o próprio governo, já que o biodiesel é considerado energia verde (salvo erro), nao paga imposto, e todos nós sabemos que o governo ganha mt dinheiro com isso, basta ver que o que pagamos por litro, tem mais de metade de imposto em cima! Enfim...axo que isso seria viavel e mt bom, mas nao me parece que chegue a ser massificado! Axo que, das duas uma, ou o motor de combustao interna morre, ou o hidrogénio substitui os actuais combustiveis!

Mas o hidorgénio não é um bocado perigoso demais?
o hidrogénio seria liquido ou gasoso? para ser liquido tinha de estar a teperaturas muito baixas, o h2 gasoso é muito volatil!
Explica-me se tiver enganado!

citação:Originalmente colocada por Rui_P07

segundo sei, e dito por um engenheiro biotecnológico, o biodiesel é igual ao diesel "normal", e funcionaria perfeitamente num qualquer carro a gasoleo e, segundo ele, o unico entrave a isto é o próprio governo, já que o biodiesel é considerado energia verde (salvo erro), nao paga imposto, e todos nós sabemos que o governo ganha mt dinheiro com isso, basta ver que o que pagamos por litro, tem mais de metade de imposto em cima! Enfim...axo que isso seria viavel e mt bom, mas nao me parece que chegue a ser massificado! Axo que, das duas uma, ou o motor de combustao interna morre, ou o hidrogénio substitui os actuais combustiveis!

Mas o hidorgénio não é um bocado perigodo demais?
o hidrogénio seria liquido ou gasoso? para ser liquido tinha de estar a teperaturas muito baixas, o h2 gasoso é muito volatil!
Penso que seria liquido.
Pois repara, tal como no GPL, é necessario comprimir o gás ao maximo possivel para conte-lo num curto espaço.

citação:Originalmente colocada por António Ribeiro

citação:Originalmente colocada por ESPRIT

Eu acho de mau tom esconder o que pretendem fazer e, depois, porem-nos perante factos consumados. Não penso que seja o mais honesto, bem à maneira tuga. Há carros diesel que não suportam o óleo vegetal, quer simples, quer em combinação com o gasóleo. Um dos exemplos é o meu carro.
Por cada depósito que encho, meto 2,5 litros de óleo rançoso (o que se aproveita dos restos das batatas fritas). É claro que, se for um só depósito, não fará mal. Agora, pensem áo longo do tempo os depósitos que vou encher e a quantidade de "sucedâneo" de óleo vegetal que vou meter. Isto já vai dando para ir degradando vários elementos do motor, como borrachas, filtros, etc., etc.. Os óleos vegetais contêm ácidos gordos, tendo um pH que não se coaduna com um motor diesel que não está homologado para o biodiesel.
Não sou contra o biodiesel; sou contra a prepotência de quem nos (des)governa, ao pretender impor-nos zurrapa. Isto parece coisa de azeiteiros.
Era mais honesto que este 95%+5% fosse opcional e que houvesse uma bomba de gasóleo puro, mesmo que mais caro um pouco, pois não sairia tão caro como as reparações que eventualmente se terão que fazer por causa desta treta 95%+5%.
Outra coisa, no meu caso e não só, segundo o manual do carro, este não está homologado para o biodiesel, chamando inclusivamente a atenção para os danos que poderá haver se se usar óleo vegetal. Perante isto, sujeito-me a perder a garantia, pois não houve respeito pelas normas aplicáveis ao carro.

532.gif

Segundo o Biodiesel.org (tradução livre):
"O Biodiesel pode ser usado em qualquer motor diesel com uma pequena modificação, ou nenhuma, do motor ou do sistema diesel. O Biodiesel tem um efeito solvente que pode libertar depósitos de diesel, acumulados nas paredes do tanque ou nos tubos de alimentação, provocados por uma alimentação diesel anterior. Esta libertação de depósitos pode, inicialmente, entupir filtros, pelo que devem ser tomadas precauções."

Em resumo, para os actuais utilizadores de diesel, sobretudo para aqueles motores com milhares de quilómetros, a partir de Junho devem dedicar mais atenção à limpeza de filtros.
Para os veículos com motores novos ou em rodagem o uso do biodiesel não provocará qualquer encargo.

citação:Originalmente colocada por Rui_P07

Mas o hidorgénio não é um bocado perigoso demais?

Correcto.

Actualmente os sistemas mais evoluidos (não estou a falar de veiculos automoveis) usam o H em estado sólido...ok ... é um pouco de batotice...na realidade o h é combinado numa liga metálica e o composto fica suficientemente estavel para o transporte e basta uma pequena quantidade de energia para se desligar e passar ao estado gasoso(permitindo utilização). O problema é que a liga metálica é carissima.

Ainda no tópico, aqui vai um excerto da declaração que a Volkswagem emitiu nos EU (tradução livre):

" A Volkswagen determinou que o combustível diesel contendo até 5 por cento de biodiesel está conforme às especificações técnicas dos veículos Volkswagen equipados com motores TDI importados para os Estados Unidos. Assim, o combustível diesel vulgarmente conhecido como “B5 biodiesel” é aceitavel para uso em todos os nossos veículos TDI."

Boa noite!

Era para fazer um tópico sobre a noticia de hoje do correio da manha(Gasoleo Verde)
Passo a citar:

"A incorporação de cinco por cento de biodiesel por cada litro de gasóleo a partir de Junho, proporção anunciada ontem pelo primeiro-ministro, não afectará nem a “‘performance’ nem o consumo” dos automóveis, garantiram fontes das petrolíferas. Por outro lado, não alterará o preço do gasóleo.

Quer a BP quer a Repsol já estão, embora ainda parcialmente, a vender este gasóleo.

A principal vantagem é a redução de emissões de CO2 e partículas para o ambiente, confirmaram ao CM fontes das petrolíferas.

A Galp, por sua vez, só deverá iniciar a operação em Junho, prevendo a sua conclusão para o final do mês.

Apesar da carga fiscal sobre o biodiesel ser menor, o impacto nas receitas fiscais desta medida será “nulo”, segundo fonte do Ministério das Finanças."

Desculpa estar a usar o tópico mas é relacionado com o tema e pode influenciar as respostas da poll!Mas se quiseres edito o post.

Vocês concordam em não ser alterado o preço??

Se o imposto de 5% de 1 litro de gasoleo é menor que os outros 95% do mesmo litro, podem eles cobrarem-nos o litro todo com o imposto + alto(dos 95%)?

Eles já tem os preços altos e até nisto nos chulam!

Voltar
Superior