Bolsa e investimentos

Só me comecei a meter nisto dos investimentos em fundos e afins no meio deste ano.

Eis as posições que fechei:

[FONT=&quot]
TqUahkt.png
[/FONT]

Estou capaz de pegar em 2k e entrar nisto das acções.

Pegando no post do rasec, e sendo eu um completo analfabeto em compra de fundos e acções, como se processa para comprar as mesmas ?

Nestle / Hasbro / Tesla etc ..

O meu foi fraco... Tá tudo em DP excepto uma conta com ações, que fechou 2020 com +30% de subida... Se eu vender agora.

Eu no último ano não comprei nenhumas acções. Já não acontecia há uns 5 anos.

Ainda tenho uns fundos de obrigações e correram bem.

Curiosamente com tantos desempregados e lay-off este é ou foi um bom tempo para especulação de subidas.

E curiosamente até correu bem a especulação de produtos muito especulativos.

Tenho +-80% parado há espera de oportunidades. Eu tenho paciência, mas espero que não demore mais de um ano.[:D]

Disclamer: Acho o mercado de acções extremamente irracional em tempo de crise mundial.

Pegando no post do rasec, e sendo eu um completo analfabeto em compra de fundos e acções, como se processa para comprar as mesmas ?

Primeiro, é necessário que te mentalizes que podes perder tudo o que lá metes. Nunca investir dinheiro que faz falta.
2º, Roma não se faz num dia, podes em 2 anos não ter mais de 5% do que lá meteste, e de repente, em 2 ou 3 anos, duplicar. Paciência.
3º, nunca investir porque um gajo qq mandou uma laracha num forum ou no café. Na dúvida investe em Index Funds.
4º Os gajos que são pagos principescamente, não batem os indices, é provável que tu também não o faças.
5º Quanto mais compras e vendas fizeres, mais dinheiro perdes. Compra pouco, e vende menos!
6º Os dividendos são teus amigos. Compounding é a 8ª maravilha do mundo!

Os fundos de obirgações ate aqui valorizam-se muito devido às quedas consecutivas das taxas de juro, que por sua vez valorizam as obrigações, aqui já não vejo grande espaço para valorização das obrigações e comprar com taxas negativas nem pensar,

as acções penso que irão ter uma correcção em breve, o mercado é irracional exagera nas subidas e nas descidas, a economia real não está bem e as acções em máximos históricos de um modo geral? algo irá acontecer em breve e as acções irão cair, o mercado de acções lembra-me 2008, as moratorias ainda existem, quando acabarem vamos ver como sera com o mal parado

Os fundos de obirgações ate aqui valorizam-se muito devido às quedas consecutivas das taxas de juro, que por sua vez valorizam as obrigações, aqui já não vejo grande espaço para valorização das obrigações e comprar com taxas negativas nem pensar,

as acções penso que irão ter uma correcção em breve, o mercado é irracional exagera nas subidas e nas descidas, a economia real não está bem e as acções em máximos históricos de um modo geral? algo irá acontecer em breve e as acções irão cair, o mercado de acções lembra-me 2008, as moratorias ainda existem, quando acabarem vamos ver como sera com o mal parado
O mercado de acções tem muita coisa irracional mas não me parece que esteja tão irracional como muitos dizem.

Por exemplo, aqui em Portugal está como toda a economia: mal

No caso dos States ouço falar muito de um desligamento entre a economia real e os mercados mas na verdade continua a haver criação de riqueza e nalguns sectores mais que nunca. Vês acções de cadeias de hotéis, restaurantes, petrolíferas, cinemas entre outras com quebras históricas. Mas onde estão os grandes crescimentos é nas tech e neste sector tens muita malta com ganhos record. Junta-lhe uma injecção de milhares de milhões de dólares por todo o mundo com a crescente facilidade de acesso às bolsas e as taxas de juro ridículas em opções mais conservadores como depósitos a prazo (o meu banco chegou-me a oferecer um DP maluco com 0,1% TANB mas depois nem sabia o que fazer com tanto dinheiro).

Claro que esta corrida louca depois acaba por ser sistémica e contamina empresas do mesmo sector que não justificariam esse crescimento, anda tudo à procura da "nova Apple/Amazon/Tesla/insira acção aqui" e, contradizendo-me um pouco, pode levar a algumas sobrevalorizações. Há ainda sectores que estão a nascer ou a amadurecer com cyber segurança, cloud, data software onde há muito espaço para crescer. Aí, o meu palpite é que vamos ter mais bolhas a estourar mas também mais empresas a prosperar. Portugal está livre de uma bolha especulativa destas porque por aí não há nada a especular, a criação de valor está simplesmente estagnada.

Este ano correu bem, desde 2015 que metia € na Yamana Gold, acabei por fazer uma venda este ano perto dos 6,70usd, com lucros de 5 dígitos.

Para já tenho alguns fundos e estou de fora a ver o que isto vai dar.

Passei do virtual ao tijolo, e assim será o próximo ano.

Acredito nas Matérias prima, acho que vão ter um boom se houver apoios á economia. Seria o meu alvo se estivesse no jogo.

Depende do Longo prazo...[:D]

Olha o meu longo no BANIF ainda dura em manutenção [:)]
Não tenho fundos do PSI 20
Só um exemplo, o meu fundo mais recente, coloquei cerca de 9k e vai com 14.5k, em breve vou reforçar com mais 4k, que vou resgatar do Eurovida, apenas este está no BCP.
A restante carteira com 16 fundos está no BEST, com Fundos a render mais de 100%.

As duas regras básicas do investimento são: tempo e diversificação.

Investir apenas em acções do Banif falha logo uma das regras básicas. [;)]

meu não tinha apenas Banif, não foi isso que eu disse.
Era uma das que tinha em carteira, é que infelizmente o manter algum tempo e não vender deu nisso.

Dollar Cost Averaging é o que eu recomendo para ti.

E começar a ler alguns livros para ires entrando na onda mais atento.

É uma péssima altura para comprar, pois anda tudo maluco e os valores estão hiper inflacionados.

A correção é inevitável e deve estar para breve.

Concordo contigo... Mas a verdade é que a pensar assim bem me lixei e limpei quase os ganhos todos do ano... ETF's reverse [8b]

Voltar
Superior