Bolsa e investimentos

Já agora o q consideram perder??

1. Estar abaixo do q se podia ter ganho com as acções no máximo, ou

2. Estar com valores abaixo dos de compra?

É relativo.

O primeiro caso apenas se comprei uma acção em 2001 e já estive a ganhar 5€ por acção e neste momento estou a ganhar apenas 0.5€, então considero uma perda.

De resto apenas a 2 é uma perda. A 1 é apenas um deixar de ganhar (que, bem vistas as coisas, é algo que acontece todos os dias... só se tivessemos uma bola de cristal é que conseguiamos aproveitar todas as oportunidades)

É relativo.

O primeiro caso apenas se comprei uma acção em 2001 e já estive a ganhar 5€ por acção e neste momento estou a ganhar apenas 0.5€, então considero uma perda.

De resto apenas a 2 é uma perda. A 1 é apenas um deixar de ganhar (que, bem vistas as coisas, é algo que acontece todos os dias... só se tivessemos uma bola de cristal é que conseguiamos aproveitar todas as oportunidades)
É o perder objectivo vs o perder relativo!

Concerteza. Mas qdo o PMCT diz q tem menos €5000 na conta não quer dizer q esteja a perder...

ainda estou cerca de 8 mil por cima.

mas eu ando aqui so pra comprar, so vendo quando ha exageros tipo BCP a 4.25 !

não tenciono vender nos proximo anos .

dai que vou ali ao bar beber um jack daniels com o URSO

Dá para pôr isto em miúdos? [:D] :sh) :sh)

ele quer dizer que se compras mais unidades de participaçao do fundo a preços mais baixos estás a reduzir o custo médio por cada unidade de participaçao comprada.

pode ser uma boa estratégia, tudo depende da tua leitura da evoluçao futura do fundo e dos prazos que estás a gerir.... se é médio longo prazo pode ser uma boa opçao porque acabas por entrar em zona de "lucro" mais rapidamente...

Isso de baixar o preço médio, acho muito bonito quando a acção transacciona a desconto.

i.e., depois de um periodo longo de descidas comprar. Se desce mais ainda, comprar mais, etc, pois teremos a "quase certeza" que mais dia, menos dia, o mercado avaliará a acção pelo valor justo (quando passar o medo que está instalado há muito tempo).

Mas por exemplo, imaginemos que eu tenho acções da pararede (claro que não tenho, nunca jamais em tempo algum, mas enfim...). Imagine-se que tinha o preço médio a 0,40€. Elas desceram. Reforço a 0,35€. Desceram. Reforço a 0,30€. Etc etc etc e hj reforço a 0,20 ou 0,19€. Isto é apenas perder guito. Baixar preço médio (bom para o nosso ego que vê que perdemos pouco por acção) mas mau para a carteira que em vez de tar a perder 10000€ já tá a perder 100000€.

Na minha opiniao quando a sobrevalorização é excessiva, baixar preço médio não faz sentido. Antes largar tudo e vir comprar de novo cá abaixo. A meu ver, nesta altura está tudo sobrevalorizado ainda. Há muito por descer para se poder investir com seriedade. Até lá é continuar a especular (ou não, porque, como aqui referi, estou totalmente líquido desde 24 de julho devido à falta de confiança na situação actual. Ainda bem)

cumps

ele quer dizer que se compras mais unidades de participaçao do fundo a preços mais baixos estás a reduzir o custo médio por cada unidade de participaçao comprada.

pode ser uma boa estratégia, tudo depende da tua leitura da evoluçao futura do fundo e dos prazos que estás a gerir.... se é médio longo prazo pode ser uma boa opçao porque acabas por entrar em zona de "lucro" mais rapidamente...
É isto mesmo e reforço:

Uma vez q a maior parte da entrada de capital já está feita, tb já levasta a grande "palmada" da desvalorização.

Qto ao ex. do Colin, esse fundo é bem diferente de acções e mto mais das da pararede.

No fundo tudo se resume ao mesmo e não tem a ver com os reforços da tua pergunta inicial. Se achas q vai subir é manter e reforçar se não é vender sempre tendo em conta as comissões de resgate antecipado.

ainda estou cerca de 8 mil por cima.

mas eu ando aqui so pra comprar, so vendo quando ha exageros tipo BCP a 4.25 !

não tenciono vender nos proximo anos .

dai que vou ali ao bar beber um jack daniels com o URSO

A semana passada comprei REN a 3,61...pouco depois subiu aos 3,67...podia ter vendido....de qq maneira nem vou reforçar nem vou vender....medo...do quê?!?!!? BCP é que não tive coragem de comprar....

Última edição:
eu reforçei em julho a REN a 3,65, podiam ter vendido a 4,08 mas nao o fiz.

Entrei este mes no BES a 16,95 e na Galp a 10.76.

Claro que é chato ver a descer mas como nao preciso do $ e é um aposta a longo prazo isto nao me afecta muito. Só fico com pena de estar sem liquidez para ir as compras:(

eu reforçei em julho a REN a 3,65, podiam ter vendido a 4,08 mas nao o fiz.

Entrei este mes no BES a 16,95 e na Galp a 10.76.

Claro que é chato ver a descer mas como nao preciso do $ e é um aposta a longo prazo isto nao me afecta muito. Só fico com pena de estar sem liquidez para ir as compras:(

Sinceramente, não me parece a melhor estratégia.
Falo por experiência própria, e com os mesmos títulos, tinha a mesma ideia que tu e fui deixando descer, perdendo oportunidades de venda...

Hoje vendi 2/3 da minha carteira, com perdas...
E amanhã talvez venda o resto, não dá para segurar mais.

Volto a entrar num momento mais oportuno, entretanto, enquanto esperas pelas recuperações, perdes a oportunidade de estar a ganhar.

As perdas custam o dobro a ganhar...

Pois....eu vendi REN a 4 há cerca de 1 mês e foi muito bom....ainda rendeu algum....pena não ter esperado esta semana para entrar novamente na REN...mas isto é mm assim....agora tb não vou vender com perdas...mais vale deixar estar....Nem que leve 6 meses a recuperar!!!!

Voltar
Superior