Bolsa e investimentos

Como disse, não tenho nada no BANIF.[;)]

Mas custa-me ver que a CMVM cometer erros atrás de erros.

Como disse, tinha duas hipóteses: Ou tinha suspenso a negociação com as primeiras notícias e quedas vertiginosas (na minha opinião, era o que devia ter feito) ou não cancelava (os motivos eram os mesmos).

Houve muita gente iludida pelo baixo preço das ações (0.5 cent) e pensou que se subissem para 1 cent. ganhava o dobro, mas esqueceu-se que para subir 0.5 cent teriam que subir 100%...

"O Novo Banco tinha uma insuficiência de capitais para resolver depressa, e o alvo foram os detentores de dívida sénior que o Banco de Portugal tinha protegido quando fez a intervenção no BES há cerca de um ano e meio. Através da medida comunicada esta terça-feira à noite, o regulador faz regressar ao BES, o banco “mau”, obrigações com um valor de balanço de 1985 milhões de euros (emitidas pelo banco antes da resolução de Agosto do ano passado)."

isto quer dizer que os detentores de obrigações e aplicações, já ficaram definitivamente sem os €?
ou só para empresas e instituições e os particulares safam-se para já?
só falam em grandes investidores... mas um particular com 100.000€ investidos como é considerado?

"O Novo Banco tinha uma insuficiência de capitais para resolver depressa, e o alvo foram os detentores de dívida sénior que o Banco de Portugal tinha protegido quando fez a intervenção no BES há cerca de um ano e meio. Através da medida comunicada esta terça-feira à noite, o regulador faz regressar ao BES, o banco “mau”, obrigações com um valor de balanço de 1985 milhões de euros (emitidas pelo banco antes da resolução de Agosto do ano passado)."

isto quer dizer que os detentores de obrigações e aplicações, já ficaram definitivamente sem os €?
ou só para empresas e instituições e os particulares safam-se para já?
só falam em grandes investidores... mas um particular com 100.000€ investidos como é considerado?

Não discrimina investidores.

Se a obrigação faz parte da lista, então fica só com o direito de processar o Banco Mau para reaver o capital, isto se este não desaparecer antes...

Edit: Enganei-me. Discrimina por institucionais com disse, e bem, o Celcius.

Última edição:
Só entram os institucionais e não entram a 100%, dado que há mais de 7 mil milhões colocados neles e são precisos 1985.

Um particular com 100 mil é considerado como particular.
Um particular com 100 milhões é considerado como particular.

Não discrimina investidores.

Se a obrigação faz parte da lista, então fica só com o direito de processar o Banco Mau para reaver o capital, isto se este não desaparecer antes...

"2. Com base na evidência de que a situação económica e financeira do Novo Banco, S.A., desde a data da sua criação, tem vindo a ser negativamente afetada por perdas decorrentes de factos originados ainda na esfera do Banco Espírito Santo, S.A. e anteriores à data de resolução, o Banco de Portugal determinou retransmitir para o BES a responsabilidade pelas obrigações não subordinadas por este emitidas e que foram destinadas a investidores institucionais, identificadas em anexo." sublinhado meu.

Texto completo e descriminação: https://www.bportugal.pt/pt-PT/OBan...otasdeInformacao/Paginas/combp20151229-2.aspx

Mesmo assim o particular pode ser prejudicado se por exemplo um Banco lhe vendeu um Fundo em que entram essas obrigações.

Mas o que eu gostava de saber é: quanto dinheiro o Estado ou empresas públicas, tinham investido nessas obrigações?
A segurança social tinha lá alguma coisa?

Mesmo assim o particular pode ser prejudicado se por exemplo um Banco lhe vendeu um Fundo em que entram essas obrigações.

Mas o que eu gostava de saber é: quanto dinheiro o Estado ou empresas públicas, tinham investido nessas obrigações?

Exacto. Esse é um risco que pode afectar muita gente, pequenos investidores que não fazem a mínima ideia do que têm nos fundos que subscreveram, seja no BES seja noutros bancos, seguradoras ou instituições financeiras quaisquer.

Exacto. Esse é um risco que pode afectar muita gente, pequenos investidores que não fazem a mínima ideia do que têm nos fundos que subscreveram, seja no BES seja noutros bancos, seguradoras ou instituições financeiras quaisquer.

A parte engraçada é que um Banco que coloca as obrigações em fundos que revende a clientes particulares não vai perder nada e isso parece-me que vai contra a ideia do regulador...

Objectivamente só entram os detentores de obrigações institucionais.

Objectivamente só entram os detentores de obrigações institucionais.

Mas há informação concreta que permita concluir que as obrigações sénior presentes nos fundos de comercialização a investidores não institucionais, não qualificados, e não profissionais, estão de facto de fora? Eu não a vejo em lado nenhum e nem percebo bem como poderia isso ser feito.

Mas há informação concreta que permita concluir que as obrigações sénior presentes nos fundos de comercialização a investidores não institucionais, não qualificados, e não profissionais, estão de facto de fora? Eu não a vejo em lado nenhum e nem percebo bem como poderia isso ser feito.

"2. Com base na evidência de que a situação económica e financeira do Novo Banco, S.A., desde a data da sua criação, tem vindo a ser negativamente afetada por perdas decorrentes de factos originados ainda na esfera do Banco Espírito Santo, S.A. e anteriores à data de resolução, o Banco de Portugal determinou retransmitir para o BES a responsabilidade pelas obrigações não subordinadas por este emitidas e que foram destinadas a investidores institucionais, identificadas em anexo." sublinhado meu.

Texto completo e descriminação: https://www.bportugal.pt/pt-PT/OBan...otasdeInformacao/Paginas/combp20151229-2.aspx

O que queres mais?

É evidente que os fundos são investidores institucionais.

Deve ser pelo NIF...

Faz-me alguma confusão esta negociata das obrigações seniores do NB/BES

Todo o processo de resolução do dos bancos tem sido uma imensa confusão... E as constantes trocas de activos do NB para o BES são de uma arbitrariedade absolutamente inaceitável num pais em que se espera existir alguma certeza jurídica..

O papel dos supervisores e governamental, não só portuguesa como também europeia, em toda a banca tem sido absolutamente lamentável. Nos últimos anos limitam-se a produzir regulamentos, regras, rácios, testes sintéticos, etc.. etc.. etc.. etc.. e depois é claro, os batalhões de auditores e de técnicos que é necessário para verificar se as regras que acabaram de inventar estão a funcionar, numa fúria burocrática que tem tido um efeito absolutamente demolidor e vai acabar por destruir em parte o sistema bancário europeu e deixar a Europa sem capacidade de investimento e de crescimento por não ter uma banca sólida e robusta...

Os únicos vencedores são os burocratas, que se multiplicam nos gabinetes do BdP, BCE e demais bancos centrais..

Quanto aos bancos, obrigados a exigências atrás de exigências, acumulam prejuízos, obrigam-se bancos em situação de solvência a fechar porque não cumprem as regras que entretanto foram inventadas, supostamente para trazer estabilidade ao sistema, mas que no fundo estão a levar os bancos como um dominó, note-se que tanto o BES como o Banif não estavam falidos e cumpriam todas as regras existentes desde o tempo dos primeiros bancos do século XVII até há cerca de 5 anos, apenas não cumprem as exigências actuais. Estas novas regras acabaram também com a capacidade que os bancos mais saudáveis tinham de absorver os bancos que tinham mais dificuldades sem que estes se tornassem um fardo para a economia..

Do ponto de vista do cidadão comum... Tem sido um sucesso estrondoso.. Conforme se tem percebido, esta montanha de regulamentos, exigências absurdas de níveis de capitalização, etc.. etc.. tem trazido uma enorme estabilidade ao sistema financeiro, com bancos a falir uns atrás dos outros e toda a gente a pensar quando é que será o próximo. Por outro lado, como todo este batalhão de reguladores, supervisores, inspectores, testadores de stress, etc.. etc.. não trabalha de graça, a factura da supervisão como é óbvio lá vai sendo passada aos clientes através das comissões bancárias, que nos últimos anos mais do que duplicaram de valor..

Não admira que com um cenário destes, já existam grandes bancos europeus a pensar simplesmente abandonar a banca comercial de retalho e concentrarem-se apenas na banca de investimento.

Aconselho vivamente este filme => http://www.imdb.com/title/tt1596363/

Acabei de ver e gostei bastante :)

the-big-short-book_.jpg

Eu acho que os bancos nunca mais vão regressar ao niveis de rentabilidade da década passada, seja pela desalavancagem na banca de investimento, seja no fixed income, seja na banca comercial, seja no wealth management.

mas como não estou dentro do sector, tbm não tenho uma ideia mais precisa.

Voltar
Superior