Hoje, finalmente, fiz um TD ao C4 1.6 Hdi 110cv. Era um usado que estava para venda, com 40.000 kms, berlina de 5 portas.
Tal como esperava, gostei muito do nivel de conforto, muito bom, mesmo com jante 17. Os bancos são confortáveis e com bom apoio lateral, os comandos estão á mão e são faceis de utilizar, o ecrã translucido é de muito fácil leitura. O volante de centro fixo.......nem dei por ele pois para a minha forma de conduzir não faz a minima diferença para os outros. Tal como já disse, o carro tem quase dois anos e 40 mil kms e não dei por um unico ruido parasita. Acreditem que esperava encontrar um ou outro, mas não consegui, mesmo quando levado propositadamente para uma estrada cheia de remendos e irregularidades.
A nivel dinâmico achei-o muito parecido ao 307, embora com um pisar mais firme devido ao baixo perfil do pneu. Embora não tenha dado para abusar, deu para constatar que o carro é muito estável e seguro, transmitindo grande dose de confiança ao condutor, mesmo que, como era o caso, fosse o primeiro contacto. Posso dar como exemplo que fiz uma recta em estrada aberta de pinhal a 120 km/h como se nada fosse a conversar com o vendedor e, passados 20 minutos, fi-la a 105 com o C3 e parecia que ia a 140.
O motor, bem o motor, para quem tinha acabado de conduzir o C3 1.4 Hdi é um foguetão

calma, estou só a comparar com o 1.4.[

] Agora mais a sério, o motor talvez desiluda os que gostam de brusquidão mas, para mim, achei-o muito suave na progressão, mas sentindo-se bem que tem força quanto baste. Desiludiu-me um pouco quando, atrás de um tractor a 20/30 km/h, pisei (não a fundo) em 2ª para ultrapassar e a resposta não foi imediata, só acordando quando a uma certa rotação, que sinceramente me esqueci de ver qual. Tal como já tinha por aqui ouvido, realmente parece algo amorfo a baixa rotação, mas nada que comprometa.
Em resumo, não vou dizer que fiquei "marabilhado" pois já contava que o carro fosse assim. Não superou as minhas espectativas, mas não as gorou minimamente.
Cumps.