Carta de Mota...

Esta é a minha situação neste momento. Alguém sabe preços mais ou menos recentes na zona de Lisboa?

Eu inscrevi-me na sexta-feira para a carta sem limite cc.
Moro nos arredores do Porto, ficou em 250€+24€ pa documentação e mais não sei o que.

Em algumas escolas chegava aos 450€.

Há um ano atrás fui tirar a carta de mota sendo que já possuía a carta de ligeiros de passageiros. O melhor que consegui foi um pouco menos de 400€. [s)]
A Escola Segurança Maxima em Lisboa está a fazer 220€ pela A/A1 (não incluindo o preço do exame), pelo que suponho que não ultrapasse os 350€ no total.
Categoria A: Habilita a condução de motociclos de cilindrada superior a 50cm3, com ou sem carro lateral. A idade de obtenção deste título de condução é por regra 18 anos. Não obstante, só pode conduzir motociclos de potência superior a 25 KW e com uma relação potência/peso superior a 0,16 kW/kg, ou, se tiver carro lateral, com uma relação potência/peso superior a 0,16KW/kg, quem:
a) Esteja habilitado, há pelo menos dois anos, a conduzir veículos da categoria A, descontado o tempo em que tenha estado proibido ou inibido de conduzir (“acesso gradual”); ou
b) Seja maior de 21 anos e tenha sido aprovado em prova prática realizada em motociclo sem carro lateral e de potência igual ou superior a 35 KW (“acesso directo”).
Queria pedir uma explicação se for possivel:
Eu tenho carta de ligeiros (B), tenho mais de 21 anos, e queria tirar agora a A (para motociclos superiores a 250cc), e gostava de saber em que consiste o exame. Tenho que fazer codigo de novo? Tenho numero de aulas minimo a cumprir? ou basta fazer exame prático e ficamos logo aprovados?

Cumprimentos

Última edição:
Tens que ter aulas de teoricas e praticas.

Sem te querer induzir em erro, pq nao tenho a certeza, mas acho que sao 10 teoricas e 20 praticas.

A Escola Segurança Maxima em Lisboa está a fazer 220€ pela A/A1 (não incluindo o preço do exame), pelo que suponho que não ultrapasse os 350€ no total.

Eu tenho carta de ligeiros (B), tenho mais de 21 anos, e queria tirar agora a A (para motociclos superiores a 250cc), e gostava de saber em que consiste o exame. Tenho que fazer codigo de novo? Tenho numero de aulas minimo a cumprir? ou basta fazer exame prático e ficamos logo aprovados?

Cumprimentos

Basta teres aulas práticas e exame prático. O código é igual para carros e motas, por isso não é necessário repetir.

Cumprimentos

Tens de ter aulas teóricas e práticas. Como sempre, há um mínimo de aulas que deves presenciar mas todos sabemos que por vezes as escolas facilitam nesse aspecto.

Nas aulas teóricas, a matéria é sobre equipamento (teu e da mota), regras de trânsito, comportamento na condução, vias de trânsito e mais alguns aspectos.

Nas aulas práticas, basicamente é condução e também deverás aprender conceitos básicos da mota.

Basta teres aulas práticas e exame prático. O código é igual para carros e motas, por isso não é necessário repetir.

Não é bem assim.
São obrigatórias aulas de teoria e um exame de 10 pertuntas. Depois existem aulas práticas obrigatórias (aqui já varia um pouco, já vi escolas a darem um mínimo de 12 e outras 16).
O melhor preço que consegui até agora foi cerca de 305€, já com exames incluídos, mas sem o manual (que espero conseguir "arrancar" na inscrição!).

Já alguém anda a ter aulas?

4 aulas teóricas, de matéria especifica de moto e exame teórico de especifica com apenas 10 perguntas dessa matéria(aconselho-te a frequentar essas aulas, estudar o livro e fazer muitos testes, aquilo parece fácil, mas tem muitas rasteiras e algumas perguntas estranhas, só podes errar uma resposta), quando passares a teoria passas para as aulas práticas(se não estou em erro, são a volta de 15 a 20 aulas, depende da tua...genica) e exame prático.

Obrigado pelas respostas tao rápidas!

Em relação ao teste teórico.. deve ser fácil, não? E sobre as aulas práticas e o exame, sabem se eles são minuciosos como são na carta B? Pegam em pormenores ou praticamente estamos passados? Andar de mota não é um problema, o problema são os examinadores...

A carta de ligeiros dá para conduzir moto até que limite de cilindrada?
(14Ago2009)Entra em vigor a Lei que permite a condutores com carta de condução de ligeiros conduzir motos de cilindrada não superior a 125cm3 e de potência máxima até 11kw.
Em comunicado, a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) explica que esta alteração aplica-se a "todos os titulares de carta B que cumpram uma das seguintes condições:
a) Tenham idade igual ou superior a 25 anos;
b) Sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores."
Relativamente a situações fora destas condições haverá "lugar a um exame prático, sendo facultativa a instrução em escola de condução", acrescenta a ACAP.

Em relação ao teste teórico.. deve ser fácil, não? E sobre as aulas práticas e o exame, sabem se eles são minuciosos como são na carta B? Pegam em pormenores ou praticamente estamos passados? Andar de mota não é um problema, o problema são os examinadores...

O teste não é difícil mas também é preciso que haja algum empenho da tua parte, quer no estudo quer depois em fazer testes. Como disse não é difícil - para algumas respostas basta apenas bom-senso - mas não será exactamente um passeio no parque.

Não acho que o exame prático seja particularmente complicado, se souberes o que fazes e estiveres confiante, passarás sem dificuldade.

(14Ago2009)Entra em vigor a Lei que permite a condutores com carta de condução de ligeiros conduzir motos de cilindrada não superior a 125cm3 e de potência máxima até 11kw.
Em comunicado, a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) explica que esta alteração aplica-se a "todos os titulares de carta B que cumpram uma das seguintes condições:
a) Tenham idade igual ou superior a 25 anos;
b) Sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores."
Relativamente a situações fora destas condições haverá "lugar a um exame prático, sendo facultativa a instrução em escola de condução", acrescenta a ACAP.

Fiquei completamente esclarecido.

É que eu tenho uma moto 4 de 100cc para dar umas voltas, mas tenho evitado andar em via pública porque não tinha a certeza não estar em incumprimento. Assim sendo, é só fazer o seguro e fazer-me ao alcatrão.

Abraço

É que eu tenho uma moto 4 de 100cc para dar umas voltas, mas tenho evitado andar em via pública porque não tinha a certeza não estar em incumprimento. Assim sendo, é só fazer o seguro e fazer-me ao alcatrão.

Abraço

125cc e 11KW de potência (+- 15 cavalos), logo uma NSR 125 (que é a 2T) não pode ser, porque tem 31cavalos (só como exemplo)...

Boas,

Eu estou neste momento a tirar a carta de mota, sem limite de cilindrada.
Já tenho a carta de carro há 16 anos.
Devo alertar-te de que não é muito facil o exame teórico. Eu fiz o meu a semana passada e passei com uma resposta errada mas se tivesse reprovado não seria escandalo nenhum. 80% das perguntas são óbvias mas há 2 ou 3 que são um pouco complicadas. Ler bem as perguntas e não responder precipitadamente são um bom principio.
Lê o livrinho, faz bastantes testes e não subestimes o exame caso contrario pode correr mal.
Podes também ir ao site do imtt e ver as perguntas que normalmente saem nos exames.

www.imtt.pt

No separador lateral esquerdo clicar em: Condutores
Depois clicar em: Perguntas Exames
Clicar em: Categoria 5 A/A1

As perguntas estão divididas em 4 grupos.
Clicando em cada um deles podes ver o tipo de perguntas que podes apanhar.

Boa sorte, se precisares de alguma ajuda é só dizer.

Um abraço.

Boas,

Em relação ao exame prático posso dizer pouco.
Estou a fazer as aulinhas e a unica coisa chata é fazer oitos.
Eu faço, até porque andei de mota durante anos, mas a verdade é que aquilo não serve para nada.
O meu instrutor disse-me que o importante é respeitar a sinalização, sinalizar bem todas as manobras e não andar muito rapido.
No máximo o exame demora 10 minutos se houver muito transito e entre 5 e 7 se nao houver movimento.
Em geral só reprovam se fizerem alguma coisa muito grave, do genero de passar stop sem parar, não ligar as luzes de cruzamento, nao sinalizar ultrapassagens a veiculos parados etc...

Em todos os exames de mota o examinador começa o exame pedindo ao condutor que ande com a mota desligada pela mão durante 100 mts. Isto para permitir perceber se tem fisico para aguentar com motas pesadas.

O meu instrutor contou-me que no mes passado estava lá um rapaz que ía fazer exame e o examinador pediu-lhe para andar com a mota a pé. Como tinha chovido e ele tinha sapatos de sola escorregou e caiu. Nem chegou a ligar a mota. Ficou logo reprovado. A ironia é que o rapaz era o chamado "armário". Enorme e cheio de fisico, simplesmente escorregou porque força ele tinha.

Um abraço.

Última edição:

Abraço

Boas,

Para andar de moto 4 só precisas de ter carta de categoria B.
Eu já tive uma moto 4 e sempre estive receoso da carta B não dar mas perguntei na escola de condução e disseram-me que estava legal.

Um abraço.

Quando se começam a contar histórias há sempre tendência para exageros. No dia do exame, quando foi a minha vez de pegar na mota, as minhas mãos tremiam mais que a roupa no estendal num dia de vento. [:D] Lá me acalmei e andei com a mota a pé, foram para aí uns 10 metros, e penso que já estou a exagerar...

Acima de tudo aconselho muita calma, bom-senso e consciência na condução. Se assim for e não acontecer nenhum azar passam sem dificuldade.

125cc e 11KW de potência (+- 15 cavalos), logo uma NSR 125 (que é a 2T) não pode ser, porque tem 31cavalos (só como exemplo)...

Boas Wolfman, eles ainda vendem a NSR 125 2T?

Sei que existe ou existia uma CBR 125 4T...

Bons velhos tempos das NSR, RS125, AF1, TZR a 2T... Mesmo a RGV e RS250 2T!!!!

Voltar
Superior